domingo, 6 de junho de 2010

Sigam-Me!

Lição 11 do Jardim da Infância 12 de junho de 2010
COMUNIDADE
Significa mostrar amor aos familiares e amigos.
VERSO PARA DECORAR
“Vocês são Meus amigos.” João 15:14, NTLH.
REFERÊNCIAS
Luc as 5:1-11; João 1:35-42; O Desejado de Todas as Nações, p. 244-251.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que Jesus deseja que sejamos Seus amigos e Seus ajudantes.
SENTIR que ela pode ajudar a Jesus e ser amiga dEle.
RESPONDER procurando maneiras de ser uma ajudante de Jesus.
MENSAGEM CENTRAL
Jesus nos chama para sermos Seus amigos.
Resumo da Lição André, um pescador, encontrou-se com Jesus e Lhe apresentou seu irmão Pedro (conhecido como Simão), também um pescador. Mais tarde, André e Pedro e seus amigos Tiago e João, após uma noite de pescaria, viram Jesus chegando à praia. Ele entrou no barco que pertencia a Pedro e André e lhes pediu que afastassem o barco um pouquinho da praia a fim de que o povo se reunisse à volta a fim de poder ouvir. Depois, Jesus disse que eles lançassem a rede em águas mais profundas. Eles obedeceram e pescaram tantos peixes que precisaram chamar seus amigos Tiago e João para ajudá-los a puxarem as redes da água. Jesus os convidou a segui-Lo e se tornarem pescadores de homens.
Esta lição fala sobre comunidade. As pessoas que se preocupam umas com as outras procuram maneiras de ajudar umas às outras. Jesus ajudou André e Pedro a pescar grande quantidade de peixes. Tiago e João que os ajudaram trazendo as redes se tornaram também amigos especiais de Jesus. Nós podemos ser Seus amigos especiais também quando ajudamos outras pessoas a buscar maneiras de falar aos outros sobre Jesus.
Decoração da Sala Ver Lição 1. Se possível, colocar as crianças perto do cenário de praia.
Lição Bíblica Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 112, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Montagem do cenário: Com antecedência, fazer o contorno de um barco com fita-crepe ou colocar um papel grande sobre o piso para representar um barco.
Contar a história para as crianças enquanto elas ajudam com os gestos.
Certo dia, muito tempo atrás, Jesus estava contando Suas histórias. Quem gosta de ouvir histórias?
Jesus era o melhor contador de histórias! Todos gostavam de ouvi-Lo. Ele dizia a todas as pessoas que as amava. Naquele dia, André, um pescador, ouvia a Jesus. O que um pescador faz? Vocês acham que ele apanha peixe com as mãos? Algumas pessoas pescam com uma vara de pescar. Mais ou menos assim: [Fazer movimento de atirar a vara e puxar a linha.] Vamos fazer de conta que estamos pescando com uma vara de pescar. [Fazer os gestos juntos.] André não pescava com vara de pescar, pois ele precisava pescar grande quantidade de peixes para que pudesse vendê-los e comprar alimento e roupas. Os pescadores, como André, usavam grandes e pesadas redes! Elas eram parecidas com grandes lençóis com uma porção de buracos pequenos para deixar passar a água. Os peixes ficavam presos na rede. Vamos fazer de conta que estamos puxando uma rede muito pesada para junto do barco? [Fazer os gestos com as crianças.]
André estava ouvindo Jesus contar histórias, e ouviu-O dizer algo que era realmente uma boa notícia! Vocês sabem o que era? Desejam saber? Fiquem bem pertinho, vou contar para vocês! [As crianças vêm para frente. Sussurrar aos ouvidos delas:] “Jesus ama você! Digam a seus amigos.” [As crianças sussurram a boa notícia de uma para as outras até que todas tenham ouvido.] Qual era a boa notícia? Sim, Jesus ama vocês. André ficou tão emocionado que correu para contar para seu irmão, Pedro. Pedro também ficou muito emocionado!
Pouco tempo depois, André e Pedro estavam consertando suas redes junto ao seu barco quando Jesus Se aproximou para contar histórias para as pessoas. André e Pedro estavam muito cansados, pois eles haviam pescado a noite inteira. Mas estavam felizes por ouvirem Jesus. Jesus até entrara no barco deles para que todas as pessoas pudessem ouvi-Lo melhor. Quem deseja vir e entrar no “barco”? [Apontar para a forma de barco feita no piso com fita-crepe. Permitir que as crianças se revezem.] Depois de algum tempo, Jesus pediu a André e Pedro para fazer algo realmente estranho. Pediu-lhes que entrassem de volta em seus barcos para pescar. Mas os pescadores sempre pescavam à noite. Ninguém pescava com redes durante o dia! Mas Pedro e seu irmão, André, entraram de novo em seus barcos porque Jesus lhes pedira que fizessem isso. Vamos todos sentarmos no barco. [Dar tempo.] Eles remaram para longe da praia. Vamos fazer de conta que remamos juntos [fazer os gestos de remar]. Eles lançaram para o fundo suas pesadas redes. Vamos fazer de conta que erguemos nossas redes sobre a beira do barco. [Fazer gestos de puxar as redes da água.] Vocês podem adivinhar o que aconteceu? [Dar tempo.] Pedro e André não podiam acreditar! Tantos peixes se mexiam dentro de suas redes que, quando eles tentaram puxá-las, quase não conseguiram levantá-las, pois estavam muito pesadas! [Fazer gestos de levantar redes pesadas.] Eles pediram aos seus amigos do barco vizinho, Tiago e João, que os ajudassem a tirar as redes da água! Façam de conta que ajudam uns aos outros. [Dar tempo.]
Finalmente, as redes e todos os peixes estavam em dois barcos. Então, Jesus tinha algo especial para dizer a André, Pedro, Tiago e João. Ele disse: “Sigam-Me, e os farei pescadores de homens.” Mateus 4:19, NVI. Jesus não queria dizer que eles usariam redes para pescar homens quando estivessem nadando! Que coisa estranha! Jesus queria dizer que desejava que eles fossem Seus ajudantes especiais! Ele queria que André, Pedro, Tiago e João O ajudassem a falar às pessoas que Ele as amava.
Jesus tinha doze ajudantes e amigos especiais. Eles foram chamados de doze discípulos. E Jesus deseja que sejamos Seus ajudantes. Nós também podemos ser ajudantes de Jesus. Como? Amando e ajudando as pessoas. Porque as pessoas na família de Deus ajudam umas às outras.
Encerramento Cantar “Ir Para o Culto” (ver p. 104, CD faixa 12).
Como encerramento, encorajar uma criança a orar pelo grupo. Desejar que todos tenham uma semana muito feliz.

De Volta ao Lar

Lição 11 dos Primários 12 de junho de 2010

COMUNIDADE
Somos membros da família de Deus.
VERSO PARA DECORAR
“Este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi
achado.” Lucas 15:24, NVI.
REFERÊNCIAS
Lucas 15:11-32; Parábolas de Jesus, p. 198-211.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que as pessoas na família de Deus não deixam de se preocupar umas com as outras.
SENTIR-SE ansioso para aceitar a todos como parte da família de Deus.
RESPONDER sendo amigável e útil aos outros em nossa comunidade da fé.
MENSAGEM CENTRAL
As pessoas na família de Deus nunca deixam de cuidar umas das outras.
Resumo da Lição Um homem tinha dois filhos. Um deles se sentia limitado em casa e exigiu sua herança para que ele pudesse sair no mundo para viver sua própria vida. O pai consentiu e o filho saiu e desperdiçou todo o dinheiro com prazeres mundanos. Sem dinheiro e amigos, ele percebeu que cometeu um erro terrível. Ele voltou para casa e foi calorosamente recebido por seu pai, que ofereceu uma festa em sua honra.
Esta lição fala sobre comunidade. Nossa família é uma comunidade. Nossa família da igreja também é uma comunidade, uma comunidade de fé. Exatamente como o pai amoroso recebeu e cuidou do filho pródigo, assim devemos ser amáveis em receber e cuidar de todos que desejam unir-se à nossa comunidade de fé como membros da família de Deus.
Lição Bíblica Vivenciando a História
Personagens: filho pródigo e pai
Montagem do cenário: com antecedência, colocar em uma caixa os seguintes objetos:
CD, carrinho de brinquedo, alimentos, brinquedos, doces, roupas, etc. Essas coisas devem representar o tipo de coisas com as quais o filho pródigo provavelmente gastou seu dinheiro: entretenimento musical, viagem, comida especial, sobremesas caras e roupas especiais. Deixar separado em algum lugar o casaco bonito e o anel. Permitir que as crianças encenem a história enquanto é contada.
– Papai, por favor, desejo o dinheiro da minha parte da herança agora! – o jovem falou firmemente, enquanto colocava a mão no ombro do pai. Ele desejava afastar-se de sua família... e do cansativo trabalho que julgava fazer. O pai suspirou.
– Você tem solicitado isso tantas vezes. É isso que você deseja? Talvez tenha chegado o tempo de eu dar a sua parte.
O filho não pôde deixar de perceber que o pai tinha lágrimas nos olhos enquanto falava.
Pouco tempo depois, o dinheiro da herança foi dividido e o jovem empacotou suas coisas e partiu. Foi para outro país, longe da vida do campo que ele conhecia. Ele possuía muito dinheiro para gastar, e foi isto justamente o que fez! Comprava tudo que desejava. Deu grandes festas. Gastava dinheiro em tudo quanto seu coração desejava. [As crianças escolhem objetos na caixa que representam as coisas com as quais o filho pródigo gastou seu dinheiro. Pedir que mencionem o que cada objeto representa.]
Chegou, porém, o terrível dia em que ele percebeu que seu dinheiro acabara. Não havia mais festas! Não podia mais comprar tudo o que desejava! Não possuía mais amigos! Tudo acabara!
Ele começou a procurar trabalho, mas o país passava por tempos difíceis. De fato, havia um período de fome ali. Não havia trabalho, nem se conseguia alimento.
Finalmente, alguém lhe conseguiu um trabalho para alimentar porcos. Era o trabalho mais nojento que ele podia imaginar, mas pelo menos era um trabalho. No entanto, ele começou a passar fome e teve que comer da comida dos porcos.
De repente, ele disse consigo mesmo: Que estou fazendo aqui? Por que me meti nesta encrenca? Até mesmo os servos na casa de meu pai têm bastante comida! De fato, eles têm alimento de sobra! Já sei o que vou fazer! Voltarei para casa e pedirei a meu pai para me empregar como um servo!
Tão depressa quanto suas pernas enfraquecidas pela fome podiam transportá-lo, o jovem partiu em direção ao lar. [O “filho pródigo” caminha para o outro lado da sala.] Ele ensaiava o que diria quando chegasse em casa.
Quando ainda faltava um pouco para alcançar o lar, seu pai o avistou. [O pai fica em pé, do lado oposto do “filho pródigo”.] Seria ele? pensou o pai. Será realmente meu filho?
Correndo em direção à estrada, ele envolveu o filho em um caloroso abraço. [O “pai” corre até o “filho pródigo” e o abraça.] Eles riram e choraram juntos. Então o filho começou seu discurso:
– Pai, por favor, perdoe-me. Eu pequei contra Deus e contra você. Já não mereço ser chamado seu filho...
Antes que pudesse terminar o que planejara dizer, o pai chamou seus servos:
– Depressa! Tragam a melhor roupa para meu filho. Coloquem um anel em seu dedo e sandálias nos pés. [Colocar o casaco e o anel no “filho pródigo”.] Corram para casa e preparem uma festa. Meu filho voltou ao lar e vamos comemorar. Este meu filho estava perdido. Eu pensei que estivesse morto, mas ele está vivo!
Hoje, em nossa própria família e na família da igreja, nós desejamos ser como aquele pai. Desejamos cuidar das pessoas, mesmo quando elas fazem más escolhas. Desejamos aceitar todos com amor. Desejamos comemorar quando alguém vem a Jesus.
Encerramento Orar para que as crianças tenham coragem de mostrar que elas se preocupam com os filhos de Deus, mesmo que eles não sejam seus amigos.


Amor de Rei

Lição 11 dos Juvenis 12 de junho de 2010
COMUNIDADE – Compartilhamos o amor de Deus em nossos relacionamentos.
Verso Para Memorizar
“Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta.” Lucas 6:35.
Referências
Lucas 6:27-36; O Maior Discurso de Cristo, p. 73-75.
Objetivos
O aluno deverá:
Saber que Deus quer que amemos aos nossos inimigos.
Sentir gratidão pelo amoroso sacrifício que Jesus fez por todos nós.
Estar disposto a enfrentar os conflitos que surgirem em sua vida, tendo como apoio o amor de Deus.
Mensagem Central
Como filhos e filhas de Deus, devemos amar a todos, mesmo aos nossos inimigos.
Resumo da Lição Após uma noite de oração, Jesus escolheu doze de Seus seguidores mais próximos para serem Seus discípulos. O povo estava reunido num campo para ser curado e para ouvi-Lo falar. Ele e os discípulos desceram para encontrá-los e Jesus curou algumas pessoas.
Em seguida, dirigiu-Se aos discípulos e fez uma lista dos princípios do reino dos Céus. Um desses princípios diz que os filhos de Deus devem amar aos inimigos. Esta lição fala sobre comunidade. Infelizmente, muitas vezes são pessoas de nossa convivência que se viram contra nós ou nos magoam de alguma forma. Entretanto, Deus dá poder aos Seus filhos para que compartilhem o amor que receberam dEle com aqueles que ainda não aceitaram esse amor. Para os mais jovens, os “inimigos” muitas vezes são os “valentões” que gostam de ameaçar os que são menores ou mais fracos que eles.
Estudo da Lição Introduzindo a História Bíblica
Quantos aqui já sentiram alguém sendo cruel, ou tentando tirar vantagem de vocês? (Dependendo da situação, alguns alunos podem querer responder em voz alta, enquanto outros talvez só queiram levantar a mão. Permitir os dois tipos de respostas.) Um inimigo pode ser o valentão da escola, ou alguém que não tem nada contra vocês pessoalmente, mas que detesta seu país, ou sua etnia, ou uma ideia que sua família defende. Em qualquer desses casos, Jesus nos deu orientações sobre como tratar nossos inimigos se nos consideramos filhos e filhas de Deus.
Vivenciando a História Com antecedência, combinar com um adulto para que estude o sermão encontrado em Lucas 6:27-36 e relate à classe, como se estivesse contando a alguns amigos. Ele também pode comentar um pouco sobre o que sentiu ao ouvir esses ensinamentos.
Aplicação da Lição Tentando do Jeito Bíblico
Dividir a classe em dois grupos equilibrados e fazer um tipo de cabo-de-guerra, cujo prêmio seja algo simples, como uma bala para cada aluno do grupo vencedor. Deixar que os grupos tentem,
por pouco tempo, puxar a outra equipe para o seu lado, usando a força. Após três tentativas, pedir tempo e dizer: Pensem em formas bíblicas de lidar com pessoas que gostam de humilhar os outros. Vamos tentar essa atividade outra vez, só que desta vez vocês devem reagir de forma que honre a Deus.
Ver como os alunos reagem. Podem deixar a outra equipe ganhar, negociar uma saída sem usar a força, ou simplesmente concordar em dividir o prêmio. Providenciar para que todos recebam o prêmio no final quando agirem de forma certa.
Partilhando a Lição Praticando o Amor
Fazer planos com os alunos para um evento social patrocinado por sua classe de Escola Sabatina.
Envolver todos os alunos, especialmente aquele com quem tem sido mais difícil trabalhar.
Distribuir as tarefas de maneira que todos participem: confecção dos convites, equipe responsável pela alimentação, pelas brincadeiras, arrumação e limpeza.
Alternativa: Debater as seguintes situações com os alunos. Quais são as melhores maneiras de demonstrar o amor cristão?
1. Ajudar alguém de quem você não gosta a fazer o dever de casa.
2. Recusar-se a devolver os R$ 4,00 que você pegou emprestado com um amigo.
3. Brigar pelo melhor lugar na classe.
4. Doar parte de seu lanche ao garoto que costuma zombar de você.
5. Convidar um colega que tem aparência de sujo para passar um fim de semana em sua casa.
6. Tentar tratar bem o cachorro do vizinho que comeu seu sapato na semana passada.
Quando for orar hoje à noite, ore por alguém com quem você tem dificuldade de se dar bem.
COMO FILHOS E FILHAS DE DEUS, DEVEMOS AMAR A TODOS, MESMO AOS NOSSOS INIMIGOS.
Encerramento Pedir a Deus que dê aos alunos uma visão mais clara de Seu amor por eles, para que possam refletir esse amor para outros, mesmo àqueles que os tratam mal.

Preso Numa Ilha

Lição 11 dos Adolescentes 12 de junho de 2010

Texto Bíblico: Apocalipse 1:9
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulo 56.
Verso Bíblico: Apocalipse 1:9.
I. SINOPSE Perseguição. Até mesmo a palavra causa desconforto aos fiéis de todos os credos – e os cristãos não ficam de fora. Não somos masoquistas. Não temos prazer em sentir dor. Entretanto, nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, afirmou: “Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes Me odiou” (João 15:18). O apóstolo João estava ciente de que sua fé em Jesus resultaria em conflito com os líderes judeus e as autoridades romanas. Ele viu os fiéis sendo assassinados e presenciou a execução de seu irmão, Tiago, em 44 d.C. Mesmo assim, João não tinha a menor dúvida de seu amor a Deus e à Verdade. Suas pregações e milagres evocaram a ira do imperador romano Domiciano, que primeiro tentou matar o apóstolo jogando-o num caldeirão de óleo fervente antes de exilá-lo na ilha de Patmos. Muitos anos antes disso acontecer, João e seu irmão, Tiago, asseguraram ao Salvador que estavam dispostos a beber do cálice que Jesus beberia (Mateus 20:22). Na ocasião, João não imaginava que o cálice de Jesus representava tantas difi culdades e perseguições. Geralmente, o Senhor conduz as coisas de tal forma que o mal que o ser humano intenta causar acaba exaltando e glorificando Seu santo nome – e foi exatamente isso que aconteceu na ocasião em que João foi perseguido. Os alunos precisam saber que não devem temer a perseguição. Em meio à grande prova de fé ao ser julgado e sentenciado ao exílio numa ilha no Mar Egeu, Deus falou a João e mostrou-lhe a revelação de Jesus Cristo, os eventos que aconteceriam no final deste mundo e a gloriosa volta de nosso Salvador. Em sua velhice, João retornou da ilha de Patmos com sua fé e testemunho fortalecidos. Ele usou sua experiência para continuar a edificar a fé cristã. João foi uma fiel testemunha até a morte – que ocorreu por causas naturais. Não sabemos se pereceremos durante uma perseguição ou não, mas podemos estar certos de que Deus nos concederá a graça necessária para enfrentarmos as provações.
II. ENSINANDO A HISTÓRIA Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Tristes relatos como o descrito acima estão se tornando cada vez mais frequentes. Alguns acreditam que os seres humanos estão evoluindo para um estado mais elevado e iluminado, mas isso não condiz com a realidade, especialmente diante do ódio e da intolerância às diferenças religiosas presentes no mundo atualmente. De que maneira nós, cristãos, devemos encarar essa onda de oposição e o terror da agressão física? Como devemos reagir? Devemos “dar a outra face” e fingir que não fomos prejudicados? De que forma Deus Se relaciona conosco ao enfrentarmos tais situações? Essas são algumas das perguntas para as quais muitos cristãos gostariam de saber a resposta e a lição desta semana nos oferece um estudo de caso com o qual podemos aprender muito.
Apresentando o Contexto e o Cenário Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. 1. O Homem que Exilou João. Seu nome era Tito Flávio Domiciano. Ele nasceu em 24 de outubro de 51 d.C. Assim como muitos outros imperadores romanos, Domiciano era muito inseguro, o que o levou a agir com tremenda violência e brutalidade. Domiciano não confiava em ninguém. Alguns historiadores relatam que cada cômodo de seu palácio era equipado com espelhos para que pudesse ver quem estava à sua volta o tempo todo. Nas questões políticas, Domiciano exigia estrita lealdade do Senado romano, executando os membros que discordavam dele. Insistia em ser chamado de Dominus et Deum (Senhor e Deus). A pequena seita cristã em Roma começou a sofrer perseguições durante o governo do imperador Nero em 64 d.C. Muitos suspeitaram que o incêndio que destruiu quase três quartos da cidade de Roma foi causado pelo próprio imperador Nero por puro prazer. Para desviar a atenção de seus acusadores, Nero começou a perseguir os cristãos, torturandoos até entregar os amigos e assassinando milhares das formas mais terríveis que alguém possa imaginar. O apóstolo Paulo morreu como resultado dessa perseguição. Duas décadas mais tarde, o imperador Domiciano tentou matar outra testemunha poderosa – João. Muitos estudiosos acreditam que foi durante o reinado de Domiciano – 85-96 d.C. – que João escreveu o livro de Apocalipse, segundo as visões que recebeu de Deus.
2. Perante o Imperador. Ellen White descreveu a cena do julgamento de João perante o imperador com as seguintes palavras: “João foi por conseguinte convocado a Roma para ser julgado por sua fé. Aqui perante as autoridades, as doutrinas do apóstolo foram deturpadas. Falsas testemunhas acusaram-no de ensinar sediciosas heresias. Por essas acusações esperavam seus inimigos levar em breve o discípulo à morte. “João respondeu por si de maneira clara e convincente, e com tal simplicidade e candura que suas palavras tiveram efeito poderoso. Seus ouvintes ficaram atônitos com sua sabedoria e eloquência. Porém, quanto mais convincente seu testemunho, mais profundo era o ódio de seus opositores. O imperador Domiciano estava cheio de ira. Não podia contrafazer as razões do fiel advogado de Cristo, nem disputar o poder que lhe acompanhava a exposição da verdade; determinou, contudo, fazer silenciar sua voz. “João foi lançado dentro de um caldeirão de óleo fervente; mas o Senhor preservou a vida de Seu fiel servo, da mesma maneira como preservara a dos três hebreus na fornalha ardente.” – Atos dos Apóstolos, p. 569, 570. O servo de Deus não esmoreceu nem por um instante sob a pressão do imperador romano. João nunca abandonou sua fé, e a demonstração do poder de Deus na vida desse apóstolo ao protegê-lo de perecer no caldeirão de óleo fervente significou um golpe para o coração orgulhoso do imperador. Ele ordenou que o apóstolo fosse tirado do caldeirão e mais tarde o exilou na ilha de Patmos. Se Deus pôde proteger esse servo em tais circunstâncias, sem dúvida também pode fazer
o mesmo por nós.
Resumo Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: A lição desta semana nos mostra que não nos tornamos cristãos do dia para a noite. As provações são instrumentos de Deus para aperfeiçoar nosso caráter e nos atrair para mais perto dEle. João testemunhou muitas vezes isso ao longo de sua vida. Seu irmão, Tiago, foi decapitado em 44 d.C. Filipe foi torturado na Frígia, lançado na prisão e mais tarde crucificado em 54 d.C. Mateus foi morto com uma alabarda (arma antiga) em 60 d.C. Tiago, o menor, irmão de Jesus e autor do livro de Tiago, foi apedrejado pelos judeus até a morte, aos 94 anos. A lista não para por aí... João sabia que sua vida corria perigo, mesmo assim permaneceu fiel a Deus. Como podemos permanecer fiéis em meio à adversidade? A vida de João responde a essa pergunta: Ele entregou sua vida a Jesus. Para João, o sacrifício do Filho de Deus foi tão precioso que considerou uma verdadeira honra partilhar dos sofrimentos de Cristo. Não devemos nos preocupar quanto à questão se seremos capazes de permanecermos fiéis em provações semelhantes. Nossa única responsabilidade é sermos fiéis a Deus todos os dias e confiarmos nEle para suprir cada uma de nossas necessidades no momento da provação. Se permanecermos fiéis, nós também, assim como João, receberemos novas revelações de Jesus Cristo em nossa vida.
Dicas Para um Ensino de Primeira Linha Simplifique
Há muitos temas que podem ser abordados ao estudar uma lição como a desta semana.
Porém, certamente não há tempo suficiente para discutir todos eles. Um dos segredos da arte de ensinar que fez de Jesus um professor tão eficaz foi Sua simplicidade. Jesus conhecia as pessoas comuns – a forma como andavam, pensavam e assim por diante. Importou-Se em observá-las e relacionar-Se com elas. Jesus fazia questão de ensinar as verdades preciosas do Reino de Deus de maneira simples e prática, que pudessem ser aplicadas a algum desafio real que Seus alunos estavam enfrentando ou viriam a enfrentar no futuro. Ele utilizava palavras simples e do cotidiano para transmitir Suas mensagens.
Muitos ouvintes de Jesus não compreendiam a profundidade de Seus ensinamentos, mas saíam com mais do que o suficiente para interessar-se em estudar mais. Ao ensinar a lição desta semana, pense em algumas coisas do mundo dos adolescentes que podem ser utilizadas para criar parábolas da vida moderna com o objetivo de transmitir a mensagem dessa lição. Qual linguagem simplificará ao máximo a mensagem a ser ensinada? Peça a Deus que lhe conceda o dom da simplicidade que Jesus tinha ao ensinar.

0 Comments:

O maior acontecimento da história do mundo!!! A volta de JESUS!!!

Como chegar a IASD de Miguel Couto

Alguns trabalhos que já fiz...


MADRINHA do blog "Artes" da Vânia

MADRINHA do blog "Artes" da Vânia
Malu Lacerda, mulher vitoriosa em CRISTO JESUS. Amiga nas horas em que precisei, amiga que divide, ensina e que sempre que possível ajuda. Que Jesus te abenço te dando muita paz, saúde e $uce$$o e que sua família permaneça aos pés do SALVADOR... Escolhi vc para madrinha do blog, porque entre muitas que conheço usa sua inteligência voltada para a educação das crianças de DEUS e além disso é minha irmã em CRISTO JESUS e isso é muito importante. Bjinhos no seu coração.

EU AMO!!!

EU AMO!!!

Aqui vc encontra tudo para o seu blog!!!