segunda-feira, 12 de julho de 2010



Adoração Infantil

Buscando a Deus
Verso para Memorizar: “Como são felizes os que obedecem
aos Seus estatutos e de todo o coração O buscam!” Salmo 119:2
Materiais
Bíblia, venda para os olhos, papel e lápis.
Lição Objetiva Seguimos as instruções de Deus porque sabemos que é o melhor para nossa vida. Mas, algumas vezes, temos dificuldade para seguir estas instruções. Vejam o que acontece quando colocamos
impecilhos para seguir as instruções.
Coloque uma venda nos olhos de um voluntário. Peça-lhe que escreva seu nome completo em uma folha de papel e em seguida desenhe um coração. Caso julgue conveniente, repita a atividade com outro voluntário. Enquanto ele tenta realizar a tarefa, pergunte: Como seria mais fácil realizar essa tarefa? Se você realmente tivesse de escrever seu nome rapidamente, o que deveria fazer? (Tirar a venda dos olhos.)
Ter os olhos vendados faz com que a tarefa seja mais difícil.
Ignorar ou desobedecer às instruções de Deus é como colocar algo tapando os olhos, e faz com que tenhamos muitos problemas. Escutem o que diz o Salmo 119:2 para descobrir o que acontece com as pessoas que guardam e buscam conhecer o que Deus diz. Leia o verso em voz alta.
“Testemunhos” é outra palavra para nos referirmos às instruções, ou mandamentos de Deus. Quando buscamos ou verdadeiramente tentamos seguir as instruções de Deus, damo-nos conta de que é forma melhor para vivermos. Foi isso o que o Germán descobriu em sua própria vida.
image
História Germán é um adolescentes que vive na cidade de Trinidad, na Bolívia. Ele tem treze anos. Desde pequeno ele gosta de falar a seus amigos do amor de Jesus. Certo dia, quando Ruth, sua mãe, estava visitando pessoas que vieram à igreja pela primeira vez, Germán e seu irmão, Brian, quiseram acompanhá-la ao dar os estudos bíblicos. Enquanto a mãe ensinava a Bíblia para a dona da casa, os meninos incentivaram as duas filhas, Daniela e Mayta, a estudarem a Bíblia com eles. As meninas aceitaram e assim foi dado início a um animado Pequeno Grupo com os quatro amigos.
O Espírito Santo foi fazendo Sua obra no coração de Daniela e de Mayta e, à medida que avançavam nos estudos bíblicos, novas amigas tomaram a decisão de seguirem a Jesus e juntamente com a mãe tomaram a decisão de serem batizadas.
Germán se sente muito feliz por trabalhar para Jesus. Como ele faz isso? A cada dia busca a Deus e a Sua vontade de todo o coração. Quando se levanta, faz seu culto pessoal, meditando na Palavra de Deus, lê a meditação e estuda sua lição da Escola Sabatina. Antes de sair para qualquer lugar, conversa com Deus através da oração e, antes de dormir, lembra de agradecer a Deus por Suas bênçãos e proteção.
Se buscarmos a Deus de todo o coração e se tentarmos seguir Sua vontade em nossa vida, a cada dia, Jesus estará conosco e, como Germán, será muito fácil contar aos outros as boas notícias a respeito de nosso melhor Amigo. Lembre-se de buscar a Deus e seguir Suas instruções de todo o coração, a cada dia!

Ouvidos Atentos

Lição 3 Jardim da Infância 17 de julho de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Fala, Senhor, pois o Teu servo está ouvindo.” 1 Samuel 3:9, NVI.
image
Resumo da Lição
Samuel era uma criança não muito mais velha do que as crianças do jardim da infância que ouvem a história. Ele foi morar no tabernáculo com o sacerdote Eli. Certa noite, enquanto estava deitado, ouviu uma voz chamando-o. Ele se levantou e foi ao encontro de Eli. Então, lhe perguntou o que ele queria. Eli disse não ter chamado Samuel e o enviou de novo para a cama. Isso aconteceu mais duas vezes. Na terceira vez, Eli disse para Samuel responder à voz e dizer: “Fala, Senhor, que o Teu servo está ouvindo.” Samuel fez o que Eli lhe disse para fazer, e Deus lhe deu uma mensagem para Eli. Durante o resto de sua vida, Samuel recebeu mensagens de Deus para partilhar com outras pessoas.
Esta lição fala sobre serviço. Samuel ouviu a Eli e a Deus, e seguiu as instruções recebidas deles. Deus ainda fala com as crianças através de Sua Palavra. Podemos ouvir e seguir Suas instruções para ajudar outras pessoas. Quando seguimos Suas instruções, estamos ouvindo a Deus.
Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Pedir às crianças que façam de conta que são Samuel, e você conta a história como se fosse Eli. Elas podem se deitar em tapetes ou toalhas de banho. Encorajá-las a virem até você e repetirem as palavras de Samuel nos momentos apropriados. Pedir para um adulto se esconder e imitar a voz de Deus. – Olá! Eu sou o sacerdote Eli. Eu já estou bem idoso e minha visão não é mais tão boa. Eu preciso de ajuda, por isso tenho o meu bom amigo Samuel. Ele é apenas um pouco maior que vocês. Quero lhes contar uma história sobre algo que aconteceu no tabernáculo. Era uma noite bem silenciosa. Eu estava dormindo calmamente em minha cama. O menino Samuel também dormia profundamente ali perto.
De repente, ele foi acordado por uma voz chamando-lhe pelo nome: [A voz de Deus chama:
“Samuel!”] O que me lembro a seguir foi ver Samuel em pé ao lado de minha cama, dizendo: “Estou aqui. Você precisa de alguma coisa?” [As crianças vêm até você e repetem esta fala.] Eu abri os olhos e disse: “Eu não chamei você. Volte para a cama.” [As crianças se deitam novamente.]
Samuel obedeceu. Ele rapidamente voltou a dormir. Novamente Samuel ouviu seu nome sendo chamado. [A voz de Deus chama: “Samuel!”] Os olhos de Samuel se abriram rapidamente.
Ele teve certeza de que eu o estava chamando. Ele correu até meu quarto. “Estou aqui. Você precisa de alguma coisa?” disse ele. [As crianças vêm até você e repetem esta fala.]
Abri os olhos novamente. Bocejei e virei para o outro lado. “Eu não chamei você, meu filho. Volte para a cama”, sussurrei. Samuel caminhou vagarosamente para fora do meu aposento. Ele balançou a cabeça. Ele sabia que alguém o chamara. Se não fora eu, quem poderia ter sido? Samuel não conhecia a voz de Deus porque ele nunca a tinha ouvido antes. Samuel se deitou. [As crianças se deitam novamente.]
Ele se mexeu até ficar confortável. Logo ele dormia profundamente.
[A voz de Deus chama: “Samuel! Samuel!”] O Senhor chamou pela terceira vez. Samuel abriu os olhos. Ele se levantou mais uma vez e correu até onde eu estava. “Estou aqui. Você precisa de alguma coisa?” disse ele. [As crianças vêm até você e repetem esta fala.]
De repente, eu percebi de quem era a voz que estava chamando Samuel. Eu lhe disse:
“Volte para a cama. Se você ouvir a voz novamente, diga: ‘Fala, Senhor, porque o Teu servo está ouvindo.’”
Tenho certeza de que o coração de Samuel bateu mais forte em seu peito. Seria verdade que o Senhor desejava falar com ele? Samuel voltou para a cama como eu lhe dissera que fizesse.
[As crianças se deitam novamente.] Mas, desta vez, Samuel ficou com os olhos bem abertos. Ele esperou. Ouvia atentamente. Quase não ousava respirar.
Novamente Deus chamou: [A voz de Deus chama: “Samuel! Samuel!”] Samuel respondeu:
“Fala, Senhor, porque o Teu servo está ouvindo.” [As crianças vêm até você e repetem esta fala.]
O Senhor sorriu. Fora por esse motivo que Ele tinha escolhido falar com Samuel. Ele sabia que Samuel, mesmo sendo ainda uma criança, ouviria a Sua voz. Deus sabia que Samuel desejava verdadeiramente ser Seu ajudante.
Encerramento
Orar para que as crianças ouçam Deus lhes falar através dos pais, histórias bíblicas, natureza, etc. Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).
Samuel ouve a voz de Deus
Deus chama Samuel
Deus fala com Samuel

Água Viva?

Lição 3 Primários 17 de julho de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Quem beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede.” João 4:14, NVI.
image
Resumo da Lição
Viajando através de Samaria com Seus discípulos, Jesus quebrou um duplo tabu e pediu água a uma mulher samaritana. Por Suas ações e pela conversação, ela ficou convencida de que Ele era o Messias e se apressou em buscar todas as pessoas de sua cidade para se encontrarem com Ele. Como resultado de dois dias que Jesus passou com eles, muitos samaritanos creram nEle.
Esta lição fala sobre serviço. Jesus nos mostrou como nos aproximarmos de outras pessoas.
Como Ele, devemos desenvolver relações amistosas com todas as pessoas e respeitá-las como filhas de Deus ao partilharmos a mensagem da salvação com elas.
Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Usar o mesmo poço preparado para as Boas-vindas. Pedir para as crianças se sentarem em volta do poço enquanto você conta a história.
Palavras:                                        Ações:
água ou beber                             despejar água de uma jarra na outra
Ajudar as crianças a entender que Jesus criou e ama todas as pessoas diferentes, mas igualmente preciosas. Ele ama a todos.
Certo dia, Jesus e Seus discípulos estavam caminhando através de Samaria, um país diferente da Judeia, onde Jesus nascera. Os judeus e os samaritanos não gostavam uns dos outros. Eles
nunca conversavam entre si. Os samaritanos eram diferentes dos judeus. Tinham uma religião diferente, e também falavam com sotaque diferente. Você conhece alguém que fala o mesmo idioma que você, mas com sotaque diferente?
À entrada de Sicar, Jesus Se assentou junto a um poço. Ele estava cansado, com fome e com muita sede. Seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimento.
No calor do dia, todos os samaritanos permaneciam dentro de casa. Mas, enquanto Jesus estava ali, apenas uma mulher veio buscar água. [Despejar água de uma jarra na outra.]
– Você pode Me dar um pouco de água para beber? [despejar água de uma jarra na outra]
– perguntou Jesus.
A mulher olhou em volta. Este judeu realmente está falando comigo?, pensou ela. Por que um judeu falaria com uma samaritana? Eles nunca falam conosco!
– Você não deve me pedir água [despejar água de uma jarra na outra] – respondeu a mulher, virando-se para voltar para a cidade.
– Se você Me pedisse água [despejar água de uma jarra na outra] – disse Jesus –, Eu não recusaria dá-la a você. Eu lhe daria água [despejar água de uma jarra na outra], e você nunca mais sentiria sede.
A mulher escutou. Nunca mais teria sede? Esqueceu-se de que não devia falar com um judeu.
Tudo em que podia pensar era sobre a água [despejar água de uma jarra na outra] – pura e cristalina. Ela desejava aquela água [despejar água de uma jarra na outra] especial a fim de nunca mais sentir sede.
Então, Jesus explicou. A água [despejar água de uma jarra na outra] a que Se referia era realmente a vida eterna, que recebemos quando cremos nEle e escolhemos segui-Lo.
A mulher creu em Jesus. Depressa, ela retornou à cidade a fim de trazer outras pessoas para receberem também da água [despejar água de uma jarra na outra] que Jesus prometera.
Jesus permaneceu em Sicar durante dois dias, dando a água [despejar água de uma jarra na outra] da vida a todas as pessoas dali. Para Jesus não importava que as pessoas fossem diferentes dEle. Não importava que tivessem uma religião diferente. Não importava que os judeus não gostassem deles. Jesus ama todas as pessoas do mundo. Todos podem ser amigos de Jesus, não importa onde vivam ou que aparência tenham. Ele deseja que façamos novos amigos para Ele, não importa quão diferentes sejamos.
Agora, vamos pensar um pouco sobre uma gota de água [despejar água de uma jarra na outra].
Há algo especial nela. Se você a segurar contra a luz do sol ela não será mais transparente, mas exibirá todas as cores do arco-íris, assim como um prisma. O arco-íris é formado pela luz solar brilhando através das gotas de chuva. Quando permitirmos que a luz de Deus penetre em nossa vida, apreciaremos todas as diferentes cores das pessoas do mundo. Sua água [despejar água de uma jarra na outra] da vida é para todos nós.
Encerramento Orar juntos pedindo a Deus que ajude cada criança a conseguir fazer um novo amigo ou amiga para Jesus nesta semana.



A Batalha é de Deus

Lição 3 dos Juvenis 17 de julho de 2010
DESENHO 20: NEEMIAS EXAMINA A CIDADE EM RUÍNAS
Verso Para Memorizar
“Quando os nossos inimigos descobriram que sabíamos de tudo e que Deus tinha frustrado a sua trama, todos nós voltamos para o muro, cada um para o seu trabalho.” Neemias 4:15.
Resumo da Lição
Às vezes, como no caso de Neemias, enfrentamos desafios quando estamos servindo.
Neemias enfrentou a raiva, a zombaria, o desânimo e outros sérios problemas, mas Deus frustrou a oposição e o trabalho continuou. Os desafios e conflitos que enfrentamos são reais, mas o serviço realizado através da força de Deus traz glória e honra ao Seu nome, em vez de ao nosso próprio nome.
Esta lição fala sobre serviço. Embora possamos enfrentar desafios e dificuldades quando servimos a Deus, podemos confiar em Sua força. Assim como Deus venceu a oposição aos planos de Neemias, Ele promete atender nossas necessidades quando O servimos.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Você já saiu para brincar com os amigos e de repente teve uma ideia de uma atividade que seria interessante para fazer em grupo, e que seria divertida para todo mundo, mas alguém zombou da ideia e ninguém mais quis tentar?
Se isto já aconteceu, você pode entender melhor o que Neemias passou.
Vivenciando a História
Com antecedência, convidar um adulto caracterizado como Neemias para contar (não ler) a história para a classe.
Apresentar “Neemias” à classe, e pedir que os alunos prestem atenção na história que ele vai contar sobre sua confiança na força de Deus para solucionar os problemas do povo de Jerusalém.
Aplicação da Lição
Cenário de uma Discussão
Ler para os alunos a situação a seguir: Alguém lhe pede para cuidar das gêmeas Jéssica e Sara, garotinhas de 6 anos, que são “umas gracinhas”. Você imagina que vai ter um dia muito agradável. Você se senta numa poltrona para ler um livro, enquanto as meninas estão na cozinha, tirando da mesa as últimas
coisas que ficaram do café da manhã. Não demora muito, e Sara vem reclamar que Jéssica está jogando água no chão. Você dá um conselho para Jéssica em voz alta, e continua lendo seu livro. Mas Sara volta: Jéssica está batendo nela. Você levanta, fala bem firme com Jéssica, e volta para sua poltrona. Porém, agora as meninas estão discutindo: “Não fiz!” “Fez sim!” “Não fiz!” Em seguida, as duas garotinhas chamam você para ajudá-las. Elas são educadinhas e você gosta muito delas. Mas, o que está acontecendo? (Aceitar respostas.) Basicamente você trata aquilo como um pequeno desentendimento, e não como uma guerra mundial. Para tentar minimizar o problema, você não fica do lado de ninguém. E como é que você faz isso? (Pode oferecer um doce se tudo estiver arrumado em três minutos; acompanhá-las enquanto terminam o trabalho na cozinha; fazê-las trabalhar separadamente durante algum tempo; tirar a atenção delas daquela tarefa.)
Encerramento Orar para que Deus continue fazendo com que os alunos sejam o sal do mundo, servindo tanto em tempos tranquilos como em tempos difíceis. Orar para que permitam que Deus os oriente de forma que possam superar os desafios e estejam mais bem preparados para servir o próximo.

Luz que Ilumina o Caminho

Lição 3 dos Adolescentes 17 de julho de 2010
Ellen White







JOÃO HUSS

JERONIMO DE PRAGA
[jeronym_prazskyx.jpg]
Martinho Lutero

Texto Bíblico: Salmo 119:105; Mateus 10:17-22.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 5 e 6.
Verso Bíblico: Salmo 119:105.
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Infelizmente, esse é o nível de conhecimento que muitas pessoas possuem da Bíblia hoje em dia. Essa é uma triste notícia, pois a Bíblia é o melhor recurso concedido por Deus aos Seus filhos para receberem instrução a respeito de todos os aspectos da vida.
Você, por exemplo, luta para vencer um pecado acariciado? Leia Romanos 6. Um ente querido está lutando contra o câncer? Tiago
5:14-16 lhe dirá o que fazer. Você está com medo da prova final de química na próxima semana? Estude Provérbios 2:5-7.
A Bíblia é simplesmente o melhor manual de instruções que temos para buscarmos uma vida de felicidade em Cristo. Leia-a regularmente e coloque o que aprender em prática. Sua vida não será mais a mesma!
Apresentando o Contexto e o Cenário Ellen White apresentou um excelente comentário em relação à aprovação da existência da Igreja Reformista Boêmia e, mais de um século depois, o próprio reformador Martinho Lutero.
Jerônimo de Praga (1365-1416) foi reformador religioso boêmio nascido em Praga. Estudou na Universidade de Oxford, na Inglaterra, local em que adotou doutrinas não ortodoxas do teólogo inglês João Wycliffe. Ao retornar a Praga em 1407, associou-se ao reformador religioso boêmio João Huss e passou
a pregar contra os abusos da hierarquia da igreja e da corrupção e depravação do clero. Na ocasião em que Huss foi denunciado pelo Concílio de Constança e preso, Jerônimo apressou-se para Constança para defender o amigo, mas, ao saber que também seria condenado, tentou retornar para Praga. Foi preso em Bavária e retornou a Constança, ocasião em que renunciou às suas crenças. Mais tarde, arrependeu-se de sua renúncia e foi queimado vivo como herege.
ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Divida a classe em pequenos grupos e instrua-os a encontrar maneiras práticas de estudarem mais a Bíblia. Eles poderão, por exemplo, recomendar a leitura da Bíblia em versões com linguagem mais atual, como a Bíblia na Linguagem de Hoje ou a Bíblia na Nova Versão Internacional. Se houver condições, outro grupo pode aproveitar este momento para acessar a internet para procurar estudos bíblicos on line e outras ferramentas de estudo. Conclua pedindo que os grupos partilhem suas ideias com a classe. Algumas perguntas para reflexão: • Estou aproveitando ao máximo a liberdade que hoje desfruto de estudar a Bíblia a qualquer hora que desejar? • O que há de tão importante em relação à Bíblia que tantos mártires ao longo dos séculos se dispuseram a dar a vida por ela? • Dependo de outros para interpretar a Bíblia ou leio-a por mim mesmo?
Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Por mais antiga que a história de Wycliffe, Huss e Jerônimo pareça, não devemos pensar que isso foi algo que aconteceu apenas “naquela época” com “aquelas pessoas”. A perseguição continua ainda hoje para os fiéis que se recusam a rejeitar a fé na Bíblia. A seguir, leia com atenção os títulos de notícias recentes:
• “Irã Continua a Prender Ilegalmente Conversos Cristãos” (10 de agosto de 2009).
• “O Genocídio de Cristãos Iraquianos” (10 de agosto de 2009).
• “Forçada, Criança de Treze Anos de Idade Observa Pastor Ser Espedaçado Até a Morte na Nigéria” (9 de agosto de 2009).
Você pode encontrar muitas outras notícias como essas em www.persecution.org. Ao visitar esse site, não deixe de acessar o
link “What can I do?” [O que posso fazer?]. Ali você encontrará várias sugestões de como ajudar a amenizar e a evitar as perseguições, seja por meio de orações, de cartas a senadores ou de contribuições aos órgãos responsáveis. Há várias maneiras pelas quais podemos fazer a diferença.

0 Comments:

O maior acontecimento da história do mundo!!! A volta de JESUS!!!

Como chegar a IASD de Miguel Couto

Alguns trabalhos que já fiz...


MADRINHA do blog "Artes" da Vânia

MADRINHA do blog "Artes" da Vânia
Malu Lacerda, mulher vitoriosa em CRISTO JESUS. Amiga nas horas em que precisei, amiga que divide, ensina e que sempre que possível ajuda. Que Jesus te abenço te dando muita paz, saúde e $uce$$o e que sua família permaneça aos pés do SALVADOR... Escolhi vc para madrinha do blog, porque entre muitas que conheço usa sua inteligência voltada para a educação das crianças de DEUS e além disso é minha irmã em CRISTO JESUS e isso é muito importante. Bjinhos no seu coração.

EU AMO!!!

EU AMO!!!

Aqui vc encontra tudo para o seu blog!!!