quinta-feira, 29 de julho de 2010


Adoração Infantil

Percebe-se, se você anda com Ele!
Verso para Memorizar: “e vivam em amor, como também
Cristo nos amou.” Efésios 5:2
Materiais
Bíblia, 20 a 30 pedacinhos de papel, globo pequeno de vidro, mesa ou cartolina grande.
Lição Objetiva
Quando pensamos em ajudar os outros, algumas pessoas rapidamente pensam em dar dinheiro. Jesus nos ajuda a dar aos outros muito mais do que dinheiro. Nossos dons de amor, nosso tempo, podem fazer a diferença na vida das pessoas. Vejam o que acontece nesta experiência.
image
1. Coloque os pedacinhos de papel sobre a mesa ou cartolina grande.
2. Esfregue umas 15 vezes o globo em seu cabelo (ou em uma almofada). Então, sustenha a parte que você esfregou a alguns centímetros de distância dos picotinhos de papel, sem tocá-los. Os papéis serão atraídos ao globo.
Enquanto repete a experiência uma vez mais, diga: Quando mostramos o amor de Jesus aos outros, eles são atraídos a Ele e sentem o desejo de conhecê-Lo mais. Leia Efésios 5:2 em voz alta. Como você descreve este versículo quanto à forma como os seguidores de Jesus devem viver? (Permitir respostas.) Muito bem, a palavra-chave é o amor. Andamos em amor, porque imitamos a Jesus. Quando andamos em amor, isso fica visível.
Davi e seus amigos tiveram essa experiência.
História
Quando Davi e seu irmão se mudaram tiveram muita dificuldade para se adaptar ao novo lugar. Porém, não demorou muito e fizeram novos amigos. Quando chegaram no distrito de La Esperança, eles conheceram um grupo de juvenis.
Como eram apenas seis ao todo, eles tiveram uma idéia: “precisamos crescer”. Assim puseram mãos à obra! Todos se comprometeram a evangelizar. Começaram a se reunir em um Pequeno Grupo chamado “Gema”, na casa do Davi. Eles sabiam que com Cristo tudo podia ser realizado!
Com todo o entusiasmo eles saem para contatar os interessados.
Foi assim que conheceram o Yoau, um adolescente nada tímido e com muita vontade de conhecer a respeito de Deus.
Começaram a estudar “A Bíblia Ensina” com ele. Notaram como os amigos e as amigas cada vez mais ficavam entusiasmados em conhecer as verdades da Bíblia. Assim, quando a igreja realizou uma semana especial, eles convidaram todos os que estavam recebendo os estudos bíblicos para assistirem ao programa. O que vocês imaginam que aconteceu ali? Puderam ver o milagre de Deus tocando os corações! Seis amigos decidiram entregar a vida a Jesus e entre eles estava Yoau! Eles disseram que não teriam se decidido pelo batismo se o grupo não tivesse manifestado tanto carinho para com eles. Davi notou o quão importante era ter Jesus em sua vida. As pessoas percebiam que eles amavam a Jesus!
Esses adolescentes compreenderam que Deus guia seus passos para cumprirem a missão. O milagre de nosso Pai foi manifestado
no grupo “Gema”, pois dos seis integrantes iniciais, agora são 16! Davi gostou tanto de compartilhar o evangelho com as pessoas que hoje seu maior sonho é se tornar pastor.
Embora pequenos, crianças, podemos mostrar em nossa vida o amor a Jesus e contar a respeito dEle aos outros. O amor de Deus em nós pode atrair muitas pessoas!

Aves Ajudam

Lição 5 Jardim da Infância 31 de julho de 2010

VERSO PARA DECORAR
“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês.” Filipenses
4:19, NVI.
image
Resumo da Lição
Houve uma grande fome em Israel e as pessoas não tinham o que comer. Deus disse para Elias ir até um ribeiro, um lugar em que alguma água ainda estava fl uindo. Deus prometeu enviar corvos para alimentar Elias. Os corvos vieram conforme Deus prometera.
Elias teve alimento e água durante a fome.
Esta lição fala sobre graça. Somos filhos de Deus. Deus nos ama muito. Ele sabe do que necessitamos durante os bons e maus momentos. Ele deseja cuidar de nós e sabe tudo quanto necessitamos. Dar-nos o que necessitamos é um dom de Sua graça a nós.
Decoração da Sala
Decorar a sala com um ambiente que pareça seco – pedras, areia, galhos sem folha, etc. Esta decoração (com outras) será apropriada para ser usada nas Lições 5-9 e 11.
Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Se as crianças não fizeram as luvinhas de dedo da Atividade Preparatória A, preparar com antecedência para ser usada agora.
Escolher uma criança para ser Elias e vesti-la com roupa dos tempos bíblicos. Contar a história de maneira interativa.
Deus olhou do Céu para o rei Acabe. Ele observou o rei Acabe inclinado em frente ao ídolo Baal. Um ídolo pode ser uma grande pedra como esta aqui [mostrar a pedra para as crianças]. “Manda-nos bastante chuva, ó Baal!”, orava o rei Acabe ao seu ídolo.
O rei Acabe orava ao ídolo Baal todos os dias. Ele até construiu um templo para Baal para que todos pudessem adorá-lo.
Deus olhou para Seu povo especial. Será que haveria alguém que não estivesse adorando ídolos? Sim, havia! Elias e diversas outras pessoas! Deus falou com Elias e lhe deu uma importante mensagem para o rei Acabe. Elias foi rapidamente ver o rei Acabe. Elias disse ao rei: – O Deus de Israel me enviou para lhe dar uma mensagem. Ele diz que não vai haver chuva nos próximos anos, a menos que eu diga. Então Elias saiu apressado.
“Para onde devo ir agora?” pensou Elias, olhando a estrada de um lado para outro. “O rei Acabe está furioso comigo!” Deus disse a Elias: –Vá para o leste e se esconda perto do riacho de Querite. – Deus sabia que o rei Acabe procuraria Elias. Acabe queria matar Elias. – Você poderá beber a água fresca do riacho – continuou Deus. – Eu enviarei corvos para alimentar você. Elias se apressou em direção ao riacho de Querite. Então, ele se abrigou em um lugar escondido junto ao riacho. Quando o sol estava quase desaparecendo atrás das montanhas, Elias ouviu a voz de aves chamando. Grandes aves negras. “Cau! Cau! Cau!” As aves estavam lhe trazendo alimento. [As crianças podem fazer de conta que são as aves e “voar” pela sala usando as luvinhas de dedo em forma de corvo (feitos na Atividade Preparatória A); e usar um pequeno pedaço de papel branco para representar o pão.] Os corvos deixaram o alimento que traziam no bico sobre uma pedra bem perto de Elias. [As crianças soltam o papel perto de Elias.] Então, os corvos voaram embora. [As “aves” voam de volta a seus lugares.] Elias sorriu enquanto observava as aves desaparecerem no horizonte. Ele inclinou a cabeça e agradeceu a Deus o alimento. Elias pegou seu jantar. Ele olhou para o céu, na direção em que os corvos haviam desaparecido. Deus prometera cuidar dele e os corvos haviam vindo. Ele ficou pensando qual seria sua refeição da manhã.
Encerramento
Pedir às crianças que se revezem na oração, pedindo que Deus as ajude a partilhar com alguém de sua escolha durante a semana. Eles podem precisar de ajuda na oração. Exemplo: “Jesus, por favor, ajuda-me a contar esta história a [nome da pessoa]. Eu Te agradeço por me dares tudo quanto preciso. Amém.”


Duas Vezes Abençoada

Lição 5 dos Primários 31 de julho de 2010
VERSO PARA DECORAR
“[Ele] é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que
pedimos ou pensamos.” Efésios 3:20, NVI.
image
Resumo da Lição
Toda vez que Eliseu passava por Suném, uma mulher rica lhe oferecia refeições. Ela e o esposo concordaram em acrescentar um cômodo na parte superior de sua casa para hospedar Eliseu. Ele ficou agradecido e desejou fazer alguma coisa pelo casal. Sendo que o casal não tinha filhos, Eliseu disse à mulher que ela teria um filho dali a um ano. Ela teve o filho.
Mas, um dia, o filho ficou doente e morreu. A mãe foi à procura de Eliseu e o levou até sua casa.O filho voltou a viver.
Esta lição fala sobre graça. Embora a sunamita não tenha pedido coisa alguma (2 Reis 4:28), Deus concedeu a ela e a seu esposo um valioso presente – duas vezes. Deus nos dá bênçãos que nem sequer sabemos pedir; são Suas dádivas da graça para nós.
Decoração da Sala
Fazer uma borda em volta de um quadro de anúncios ou na parede e escrever dentro da borda, na parte superior: “A graça de Deus”, e na parte inferior: “a todos”. No meio do quadro, entre as frases mencionadas, colocar uma gravura grande de uma caixa de presente com um bonito laço. Escrever na caixa: “Um presente”. Fazer coraçõezinhos de diferentes cores e colar na caixa, escrevendo abaixo deles as palavras: “Mais do que pedimos ou pensamos... Efésios 3:20”. Ou colar gravuras e/ou palavras que indiquem que Deus é capaz de curar os doentes; Deus é capaz de ressuscitar os mortos; Deus é capaz de solucionar nossos problemas; Deus é capaz de suprir todas as nossas necessidades; Deus é capaz de nos proteger do perigo, etc.
Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Antes de começar, escolher crianças para desempenhar o papel dos vários personagens da história. Providenciar roupas dos tempos bíblicos para Eliseu, a mulher sunamita, o marido e o filho dela. Arrumar um canto da sala como se fosse o quarto feito para Eliseu (ver 2 Reis 4:10) com cama, mesa, cadeira e uma lâmpada. Deixar por perto ferramentas de construção como martelo e serrote. Vocês se lembram do maná que alimentou os israelitas no deserto? Deus lhes deu esse presente quase todos os dias! Lembram-se de quando Deus deu a Ana o presente do seu filho Samuel? Mais tarde, Ele deu a ela mais três filhos e duas filhas! Deus dá, dá e dá – geralmente muito mais do que pedimos! Havia uma mulher na cidade de Suném. (Mulher sunamita se levanta na frente da classe.) Geralmente, ela oferecia alimento para o profeta Eliseu quando ele visitava Suném. Sabendo que Eliseu frequentemente passava pela cidade (Eliseu passa pela frente da classe), ela e seu marido decidiram acrescentar um cômodo à sua casa, onde Eliseu pudesse ficar. (Mulher sunamita e seu marido fazem de conta que estão construindo com ferramentas na mão.) Eliseu ficou tão agradecido que disse à mulher que pedisse o que desejasse. (Eliseu conversa com a mulher sunamita.) Ela respondeu que não desejava nada. (A mulher sorri e acena negativamente com a cabeça.) O servo de Eliseu descobriu que a mulher não tinha filhos. Eliseu sabia que Deus gosta de dar presentes, então, quando ouviu isso, chamou a mulher. (Mulher sunamita para na porta do “quarto” de Eliseu. Ele chega perto da “porta”.) – Daqui a um ano, Deus lhe dará um filho – Eliseu disse. A mulher quase não podia acreditar no que Eliseu dizia. Como podia ser isso? (Mulher balança a cabeça incrédula.) Um ano depois, Eliseu retornou ao lar da mulher de Suném. Sorrindo à porta, seus amigos o convidaram para entrar. Ele sorriu feliz. A mulher segurava nos braços um bebezinho – um menino! (Mulher sunamita ao lado do marido, segura uma boneca embrulhada.)
O bebê cresceu e se tornou um menino grande. Certo dia, o menino estava com o pai no campo. (Pai e filho se curvam como se estivessem colhendo alguma coisa.) De repente, a cabeça do menino começou a doer. (Menino põe a mão na cabeça e demonstra dor.) O pai dele chamou um servo para levá-lo para a mãe. Ela fez tudo o que podia, mas o menino piorava cada vez mais. Finalmente, ele parou de respirar; estava morto. (Menino “morre”.) O presente de Deus para a mulher sunamita – o mais maravilhoso presente que ela podia imaginar – lhe fora tirado. Ela colocou o menino na cama do quarto de Eliseu. (Colocar o menino na cama.) A mulher então correu à procura de Eliseu. (Mulher apresenta rosto triste.) – Eu nada pedi – disse ela. – Mas Deus me deu um filho. Agora meu filho está morto! O profeta correu para a casa da sunamita. (Eliseu corre para seu “quarto”.) Depois de orar pela segunda vez, o menino espirrou. (Menino espirra sete vezes.) Espirrou sete vezes. No sétimo espirro, ele abriu os olhos, acordando; estava vivo! (Menino abre os olhos e se levanta.) Eliseu chamou a mãe do menino. (Mulher sunamita entra no “quarto” de Eliseu.) Quando
ela viu seu filho, imediatamente se ajoelhou para agradecer a Deus. (Mulher sunamita abraça o menino e se ajoelha com expressão alegre no rosto.) Ela havia recebido um dos maiores presentes de Deus – duas vezes.
Encerramento
Cantar um dos hinos preferidos sobre a graça de Deus. Orar agradecendo a Deus por Sua graça e pedindo a habilidade de apreciar melhor os presentes de Deus.

O Preço da Vida

Lição 5 dos Juvenis 31 de julho de 2010
 A perola de grande valor
Verso Para Memorizar
“Não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos [...], mas pelo precioso sangue de Cristo.” 1 Pedro 1:18, 19.
Resumo da Lição
Jesus contou duas parábolas – o tesouro escondido e a pérola de grande preço – que demonstram não apenas o quanto Jesus deve ser importante para nós, mas também o quão importantes as pessoas são para Deus. Tanto o tesouro escondido no campo como a pérola de grande preço são comprados por alguém que tem que vender tudo para adquiri-los. Em nossa lição desta semana, as histórias ilustram a atitude de Jesus, o grande “Negociante” que nos considerou tão valiosos que deu tudo que tinha – Sua vida no Calvário – para nos redimir e nos comprar de volta.
Esta lição fala sobre graça. Deus dá valor a cada indivíduo como se fosse a única pessoa na Terra. Ele nos dá tanto valor que Jesus seria capaz de dar a vida para salvar apenas um ser humano.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Dar a cada aluno papel e caneta e pedir que calculem quanto estão valendo hoje.
Quanto custaram seus sapatos, calças, camisas, etc.? Se têm relógio, óculos ou aparelho nos dentes, devem incluí-los também. Solicitar que cada aluno diga o quanto acha que está valendo de acordo com essa avaliação.
Quanto imagina você é o seu valor aos olhos de Deus? Na lição de hoje Jesus nos conta duas histórias para ilustrar o quanto nos valoriza.
Aplicação da Lição
Um Conselho de Valor
Ler para a classe o texto a seguir: Timóteo gosta muito de conversar na igreja. Ele está sempre tentando fazer alguém rir. Ele
não é muito inteligente, mas sabe como tirar a atenção da classe toda. Algumas semanas atrás, Timóteo e eu estávamos num grupo que tinha que fazer um cartaz. Timóteo não escreveu nada.
Ele só ficou fazendo piadas sobre tudo que o grupo fazia. Estou começando a desconfiar que o Timóteo não sabe escrever; talvez as piadas dele sejam uma forma de esconder o problema. Pensando bem, o Timóteo faz a mesma coisa toda vez que vamos ler algum texto da Bíblia. Talvez ele também não saiba ler ou não deve gostar muito de si mesmo. Fica fazendo piadas o tempo todo para que ninguém lhe faça nenhuma pergunta.
Encerramento
Agradecer a Deus por dar valor a cada membro da Escola Sabatina. Repetir com os alunos a mensagem central desta semana.

“Grande Humildade”

Lição 5 dos Adolescentes 31 de julho de 2010

Texto Bíblico: Isaías 57:15; Tiago 4:6; Isaías 41:10.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 9 e 10.
Verso Bíblico: Tiago 4:6.
I. SINOPSE
As histórias dos reformadores nos lembram de que Deus geralmente escolhe o mais humilde de Seus filhos para realizar coisas extraordinárias. Por meio da influência de homens comuns como Ulrico Zwínglio, Martinho Lutero e John Oecolampadius, Deus mudou o destino das nações.
Ainda hoje, Deus convida jovens, assim como Martinho Lutero, a permanecerem fiéis e a defenderem com coragem inabalável o Seu caráter de amor. Os jovens de sua classe de Escola Sabatina podem ser usados por Deus da mesma forma como foram os reformadores do passado.
As virtudes que Deus busca nos jovens de hoje não difere em nada das virtudes que Ele buscou em Seus servos durante o movimento da Reforma – humildade, coragem e fé. Ellen White declarou: “Os principais reformadores foram homens de vida humilde, homens que, em seu tempo, eram os mais livres do orgulho de classe.” – O Grande Conflito, p. 171. Para ser usado por Deus de forma sobrenatural é necessário um espírito humilde e estar completamente disposto a seguir as Suas ordens. Foi assim que aconteceu com os reformadores e é assim que ainda ocorre em nossos dias. Outro tema que vem à tona através das histórias dos reformadores é o da coragem inabalável. Ellen White escreveu: “Zwínglio, em Zurique, caiu doente. Ficou tão mal que
abandonou toda a esperança de restabelecimento.
[...] Naquela hora de provação, sua esperança e coragem foram inabaláveis. Olhava com fé para a cruz do Calvário, confiando na
todo-sufi ciente propiciação pelo pecado.” – O Grande Conflito, p. 179. Antes de iniciar a classe, rogue a ajuda de Deus para inspirar
seus alunos a viverem com o mesmo espírito de humildade e coragem inabalável dos reformadores e a fixarem o olhar na cruz do Calvário para se tornarem instrumentos nas mãos do Senhor.
II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Ao estudarmos a história de reformadores como Ulrico Zwínglio, percebemos que Deus usa as pessoas de espírito humilde para realizar os Seus desígnios. No entanto, todos nós lutamos com a ilusão: “Sou o máximo.
Mereço tudo que tenho. Sou melhor do que os outros.”
Perguntas para reflexão: Você sempre demora para reconhecer suas limitações e dependência de Deus? Você sempre se esquece
do fato de que todas as suas habilidades são dons concedidos por Deus? O que será que Deus pode realizar através de você se cultivar um espírito de humildade?
Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para apresentar aos alunos uma perspectiva mais ampla a respeito do orgulho. Em suas próprias
palavras, partilhe o contexto geral da origem do orgulho.
A respeito dos discípulos de Cristo, Ellen White declarou: “Eram humildes e dóceis.
[...] Assim foi nos dias da grande Reforma. Os principais reformadores foram homens de vida humilde.” – O Grande Conflito, p. 171.
Ao longo da história, Deus tem usado homens e mulheres que permaneceram humildes. A Bíblia adverte: “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.” Provérbios 16:18. Mas de onde surgiu o orgulho? Será que Deus realmente Se preocupa tanto assim com a arrogância? Afinal, o espírito arrogante pertence apenas aos criminosos, estupradores e ladrões, certo? Espere um pouco. Há alguns anos, The Minnesota Crime Commission [A Comissão de Crime de Minnesota] publicou o seguinte relatório sobre as crianças: “Todo bebê inicia a vida como um pequeno selvagem. Trata-se de um ser completamente
egoísta e egocêntrico. Exige o que quer na hora que bem entende. A mamadeira, a atenção da mãe, o brinquedo do coleguinha, o relógio do tio. Ao negar o que deseja, reage com raiva e agressividade que seriam mortais se não fosse tão indefeso.
“Joga pesado. Não segue as regras de conduta moral, não tem conhecimento, não tem habilidades. Isso significa que todas as crianças, não apenas certas crianças, mas todas elas nascem delinquentes. Se lhes fosse permitido continuar no mundo egoísta da infância, com rédeas soltas para as ações impulsivas para satisfazer os seus desejos, toda criança se tornaria no futuro um criminoso, um ladrão, um assassino ou um estuprador.” Essa é a sua e a minha natureza. Essa é a natureza com a qual o cristão luta todos os dias. Ela é tão antiga quanto a rebelião de Lúcifer contra Deus no Céu. Essa natureza está enraizada no orgulho que exalta o indivíduo cima de Cristo. alvez você se sinta tentado a pensar que
apenas Lúcifer enfrentava problemas com o eu”. “Subirei aos céus”, Lúcifer gabava-se. Erguerei o meu trono acima das estrelas de eus; eu me assentarei no monte da assembleia, o ponto mais elevado do monte santo. ubirei mais alto que as mais altas nuvens;
serei como o Altíssimo.” Isaías 14:13, 14. Se que não fazemos o mesmo de maneiras diferentes? Assistirei aos filmes que EU quiser.” Farei o que EU bem entender aos sábados.” Comerei, beberei e me vestirei do jeito que EU achar que devo.” Espalharei as fofocas que EU tiver vontade.” Gastarei meu dinheiro como EU achar melhor.”  “EU... EU... EU...” Se não tomarmos cuidado, começaremos a falar como o próprio Satanás. Mas resolver o problema do “EU” com as suas próprias forças é como tentar mudar a cor de seus olhos. O problema é muito mais profundo do que isso. A única maneira de resolver o problema do “EU” é estar constantemente na presença de Jesus. Foi nesse ponto que Satanás caiu e deu início ao pecado em seu coração. Ao deixar o Céu, Satanás abandonou a única esperança de santidade, pois é apenas na presença de Deus que podemos refletir a Sua santidade.
Por isso, fique perto de Jesus hoje. Converse com Ele sempre. Adore-O a cada momento. Apóie-se nEle constantemente. Essa é
a única solução para a doença do “EU”.
Resumo
Encerre fazendo uma reflexão sobre a seguinte declaração de Ellen White: “Lúcifer, no Céu, desejou ser o primeiro em poder e autoridade; queria ser Deus, ter o governo do Céu; e para esse fim conquistou para o seu lado muitos dos anjos. Quando, com seu exército rebelde, foi lançado fora das cortes de Deus,
Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Aprendendo com os Aprendizes
Precisamos tomar cuidado para ensinarmos os alunos sobre humildade e ao mesmo tempo agirmos de acordo. Sem dúvida, a melhor maneira de ensinar humildade é praticando-a de maneira que os alunos vejam que o espírito humilde é aquele apresentado por você em sua maneira de viver e relacionar-se.
Um ato de humildade por parte do professor é ser honesto com os alunos e admitir que não possui todo o conhecimento e que ainda há muito que aprender. Você pode aprender com os alunos da mesma forma que eles podem aprender com você. Procure aprender com os alunos nesta lição fazendo-lhes perguntas como: “Quem é a pessoa mais humilde que você conhece e por quê? O que os professores podem fazer para servirem humildemente a Deus e ao próximo? O que é humildade para você? Justifique.”
Ouça atentamente as respostas e, pela graça de Deus, coloque em prática o que aprender com eles.

A ofertinha da Igreja.

 ofertas
Dr. Jorge O'Pray revela uma parábola na simples história da pequena Linda. A menina estava a caminho da escola dominical com dois niqueizinhos brilhantes – um para a cestinha da coleta e outro para tomar um sorvete em seu retorno. No caminho, um dos níqueis escapuliu de seus dedos e rolou para o esgoto.
- Óh! Exclamou Linda, "lá se foi a moeda do Senhor!"
Assim é com aqueles que se preocupam primeiro com suas coisas pessoais e quando chega a hora de ofertar fazem como Linda: "lá se foi a moeda do Senhor!"
Trecho extraído da Revista Reviver (Mordomia 2010)

0 Comments:

O maior acontecimento da história do mundo!!! A volta de JESUS!!!

Como chegar a IASD de Miguel Couto

Alguns trabalhos que já fiz...


MADRINHA do blog "Artes" da Vânia

MADRINHA do blog "Artes" da Vânia
Malu Lacerda, mulher vitoriosa em CRISTO JESUS. Amiga nas horas em que precisei, amiga que divide, ensina e que sempre que possível ajuda. Que Jesus te abenço te dando muita paz, saúde e $uce$$o e que sua família permaneça aos pés do SALVADOR... Escolhi vc para madrinha do blog, porque entre muitas que conheço usa sua inteligência voltada para a educação das crianças de DEUS e além disso é minha irmã em CRISTO JESUS e isso é muito importante. Bjinhos no seu coração.

EU AMO!!!

EU AMO!!!

Aqui vc encontra tudo para o seu blog!!!