sexta-feira, 2 de julho de 2010


O Bebê Especial de Ana

Lição 1 Jardim da Infância 3 de julho de 2010
VERSO PARA DECORAR
“Que […] Deus […] lhe conceda o que você pediu.” 1 Samuel 1:17,
NVI.
image
Obs: O espaço no cartãozinho acima é para colocar um bonequinho pregado, representado o bebê Samuel. Depois  colar um ímã  atrás e dar para a criança no 1º sábado do trimestre.
REFERÊNCIAS
1 Samuel 1:1-18; Patriarcas e Profetas, p. 569, 570.
Resumo da Lição Elcana e sua esposa Ana foram adorar no tabernáculo em Siló. Ana estava triste porque não tinham filhos. Durante a festa em Siló, Elcana deu uma porção dobrada de alimento a Ana para tentar fazê-la feliz. Depois da festa, Ana foi silenciosamente ao tabernáculo e orou. Ela prometeu a Deus que se Ele lhe desse um filho, ela dedicaria a criança ao Seu serviço. Eli, o sacerdote, pensou que ela estava bêbada e a repreendeu. Ela explicou o que estava acontecendo. Eli pediu a Deus que lhe concedesse o pedido. Ela se retirou confiante de que Deus responderia sua oração.
Esta lição fala sobre serviço. Deus nos envia ajuda quando estamos em situações difíceis, e Ele deseja que ajudemos outros. Elcana ajudou Ana quando ela estava triste. Eli, o sacerdote, ajudou-a quando pediu a Deus que lhe desse o que ela havia solicitado em oração. Ajudar os outros é uma das maneiras de servir a Deus.
Decoração da Sala
Fazer um canto da sala parecer um lar da Palestina, com itens tais como: mesa pequena, jarros de barro, vassoura, tapete no chão. (Essa decoração pode ser usada para as lições 2 e 6-13.)
Outra área pode ser parecida com um templo, com pilares (podem ser feitos de papel e colados na parede), candelabros, recipiente dourado ou de cobre, etc. (Essa área pode ser usada para as lições 2, 3 e 4.) Pode-se ter uma área com itens de bebês tais como: chocalho, cobertores, mamadeiras, etc. Podem ser colocadas em um quadro de anúncios fotos das crianças da classe quando eram bebês. Encorajar as crianças a descobrir de quem são as fotos.
Lição Bíblica Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Pedir às crianças que ouçam atentamente a história. Quando ouvirem a palavra triste, elas devem fazer um semblante triste; quando ouvirem a palavra feliz, devem sorrir. Ou pedir que elas levantem o rosto feliz/triste que foi feito durante a Atividade Preparatória A.
– É tempo de nos prepararmos para nossa viagem ao tabernáculo [casa de Deus] de Siló
– disse Elcana à sua esposa Ana, certa manhã. – Está chegando a época da festa.
– Vou arrumar as coisas que precisaremos – disse Ana, sorrindo.
Cada ano, Ana e Elcana viajavam para Siló para adorar no tabernáculo que ficava ali. Mas cada vez que eles iam a Siló, Ana se sentia um pouco triste.
Ana se lembrava dos primeiros anos de seu casamento. Ela e Elcana tinham sido muito felizes. Mas o tempo passou e Ana não tivera nenhum bebê. Oh, quanto ela e Elcana desejaram ter um filhinho!
Em Siló, eles adoravam no tabernáculo. Quando chegava a hora do banquete especial, Elcana estava a Ana uma porção a mais. Ele desejava mostrar-lhe que a amava. Ana apertava bem os olhos, mas pequeninas lágrimas rolavam deles.
– Ana – dizia Elcana –, não fique triste por não ter filhos. Eu não sou melhor do que dez filhos?
– dizia ele, brincando.
Depois da refeição, Ana correu em direção ao tabernáculo.
– Ó, Senhor – orou ela – se me deres um filho, eu o darei de volta a Ti. Ele Te servirá durante toda a sua vida!
Eli, um idoso sacerdote, observava Ana atentamente. Com os braços fortemente cruzados, ela
se inclinava para frente e para trás. Seus lábios se moviam, mas nenhum som saía deles.
O idoso sacerdote estava certo de que ela havia bebido vinho.
– Que você está fazendo, vindo aqui bêbada? – reclamou ele.
Ana ficou ofendida.
– Eu não estou bêbada! – exclamou ela. – Eu estou contando todo o meu problema ao Senhor.
A carranca de Eli desapareceu.
– Neste caso, ânimo! – sorriu ele. – Deus ouviu sua oração. O Deus de Israel pode dar-lhe o que você Lhe pediu.
Ana imediatamente sentiu sua grande nuvem de tristeza desaparecer.
– Oh, eu lhe agradeço! Muito obrigada! – disse ela a Eli.
Ana vagarosamente caminhou de volta para junto de Elcana. Ana sabia que Deus responderia sua oração por um filho! Ela mal podia esperar para contar a Elcana sobre sua conversa com o doso sacerdote. Eli havia lhe dado esperança.
Encerramento
Orar para que as crianças encontrem maneiras de tornar as pessoas felizes. antar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).
Digitalizar0179-crop
Digitalizar0180-crop




A Pesca

Lição 1 Primários 3 de julho de 2010.
VERSO PARA DECORAR
“Disse Jesus: ‘Sigam-Me, e Eu os farei pescadores de homens.’”
Mateus 4:19, NVI.
REFERÊNCIAS
Mateus 4:18-22; Marcos 1:16-20; Lucas 5:1-11; O Desejado de Todas as Nações, p. 244-251.
Resumo da Lição
Jesus estava pregando junto ao Lago de Genesaré (Mar da Galileia). A multidão se aglomerava em volta dEle na praia. Então, Ele entrou no barco de pesca de Pedro e continuou a ensinar a multidão. Quando terminou de falar, Ele mandou Pedro jogar sua rede para pescar.
Pedro questionou, mas fez o que Jesus mandou. A rede ficou tão cheia de peixes que Pedro e seu irmão precisaram pedir ajuda a Tiago e João. Espantados, os irmãos deixaram tudo para trás e seguiram Jesus para se tornarem pescadores de homens.
Esta lição fala sobre serviço. Embora Jesus nem sempre peça que o façamos, Seus verdadeiros servos estão dispostos a deixar tudo para trás e segui-Lo aonde Ele guiar e servi-Lo como Ele pedir.
Decoração da Sala
Em um canto da sala, perto do flanelógrafo ou mural, colocar uma rede com peixes feitos de papel. Dividir o flanelógrafo em duas partes. Na primeira parte, prender um cartaz com a frase “Os Doze Discípulos” e colocar doze homens de feltro, identificando cada um pelo nome. Na outra parte prender um cartaz com as palavras “Pescadores de Homens” ou “Nós Também Somos Discípulos” e colocar o nome de todas as crianças da classe.
Decorar a sala com gravuras de feltro que ilustram a lição de cada semana. Montar em madeira ou isopor a gravura de um menino em tamanho natural com pães e peixes em um cestinho.
Improvisar a lateral de um barco ou canoa (papelão, madeirite, etc.) com uma rede pendendo da borda, de tamanho suficiente para a professora sentar-se do lado de dentro para contar a história.
Lição Bíblica Vivenciando a Lição
Antes de contar a história, dar a cada criança uma folha de papel e pedir que façam um barco em dobradura. Ao contar a história, sentado(a) “dentro” do barco grande da decoração da sala, permitir que as crianças encenem a história usando seus barcos, redes e recortes de peixes. No momento apropriado, sugerir que encham suas redes de recortes de peixes e despejem no barco. O sol estava nascendo sobre as montanhas ao oriente do Lago de Genesaré. Pedro e seu irmão, André, haviam passado a noite inteira pescando sem conseguir apanhar nenhum peixe.
[Mostrar as redes vazias.]
– Vamos embora – disse Pedro. Eles puxaram suas redes e se dirigiram para a praia.
[Puxar a rede para dentro do barco onde você está sentado(a).]
Ao chegarem à praia, viram um grande grupo de pessoas em torno de Jesus. Quando as pessoas se aglomeravam cada vez mais perto, Jesus entrou no barco de Pedro e pediu-lhe que o empurrassem para a água. [Crianças mostram seus barcos de papel.]
Jesus Se sentou no barco e continuou a falar à multidão que estava na praia. Disse às pessoas que elas poderiam estar no reino de Deus se cressem nEle. Quando terminou de falar, Jesus Se voltou para Pedro e disse:
– Lancem as redes para pescar.
André ficou surpreso. O Sol já ia alto no céu. Ninguém pescava no calor do dia. Por quê? Porque os peixes permaneciam longe da superfície, em águas mais profundas e frias.
– Trabalhamos a noite inteira sem pescar nada – disse Pedro. – Mas, se o Senhor quer que pesquemos, então pescaremos.
Pedro e André atiraram a grande rede para longe do barco. [Crianças jogam as redinhas para fora do barco.] Ela mal tinha tocado a água quando, de repente, se encheu de peixes!
A rede estava tão pesada por causa dos peixes que o barco começou a se inclinar. [Adultos enchem as redes das crianças de recortes de peixes.]
– Ajudem-nos! – gritou Pedro a Tiago e João, que estavam em seu barco, próximo dali. – Estamos afundando!
Tiago e João apressaram-se para ajudá-los. Puxar a pesada rede era um trabalho difícil! Tiago e João puseram a metade dos peixes em seu próprio barco. [Crianças despejam os “peixes” no barco.] Ambos os barcos ficaram tão cheios que eles quase não conseguiram voltar para a praia.
Os homens pensaram sobre o dinheiro que poderiam ganhar ao vender todos aqueles peixes.
Essa era a maior pesca já vista.
– Se vocês Me seguirem – disse Jesus –, Eu os farei pescadores de homens. – Jesus queria dizer que eles falariam às pessoas acerca dEle.
Pedro se lembrou das pessoas que tinham seguido a Jesus à praia do lago. Pensou em suas redes, e então no barco cheio que quase afundou. Ele sabia que poderiam ganhar muito dinheiro.
Mas decidiu seguir a Jesus. Assim fizeram também André, Tiago e João. Eles deixaram a maior pesca que já tinham visto. Deixaram tudo para trás e colocaram Jesus em primeiro lugar na vida. E, enquanto viveram, falaram sobre Ele a muitas pessoas. Eles se tornaram “pescadores de homens”.
Encerramento
Pedir que Deus conceda a cada criança o desejo e a coragem de seguir a Jesus e de falar a outros a respeito dEle durante a semana.
Essa é uma ideia que pode ser construida com os alun0s de sua classe. Um barquinho e o mar de dobradura. E os dicípulos podem ser impressos para colorir
a pesca maravilhosa por laylisboa.
Material
1 Folha de papel-cartão azul, 1 folha de papel ofício, tinta guache ou lápis de cera, lápis de cor, cola e pincel.
. Com o papel-cartão você construirá o mar. Corte um pedaço no tamanho de uma folha de papel ofício e vá dobrando, fazendo assim as ondas do mar, deixe um espaço sem dobrar para por o barco.
a pesca :barco. por laylisboa.
Com a folha de papel ofício você construirá o barco, pinte a folha com guache ou lápis de cera e construa o barco, cole no barco a figura (pintada pelas crianças) que representa os pescadores e pronto.
Faça este artesanato com sua turma, deixe eles mesmo produzir cada um a sua arte, claro, com você auxiliando.
A pesca  por laylisboa.

O Diário de Neemias – 1

Lição 1 dos Juvenis 3 de julho de 2010

Verso Para Memorizar “Somente temam o Senhor e sirvam-nO fielmente de todo o coração; e considerem as grandes coisas que ele tem feito por vocês.” 1 Samuel 12:24.
Referências
Neemias 2; Profetas e Reis, p. 628-634.
Resumo da Lição
Neemias, copeiro do Rei Artaxerxes I, recebeu notícias dos problemas que seu povo estava enfrentando em Jerusalém e buscou a Deus em oração. Ele pediu a Deus que cumprisse Sua palavra, quando prometeu que, se o Seu povo voltasse para Ele, Ele restauraria sua terra. Neemias pediu ajuda ao rei, que lhe deu permissão para ir até a cidade para reconstruir seus muros. Neemias solicitou a ajuda de outros judeus e iniciou o trabalho de restauração em condições muito difíceis.
Esta lição fala sobre serviço. Neemias demonstrou seu amor servindo primeiramente ao rei e, depois, aos judeus.
Estudo da Lição Introduzindo a História Bíblica
Vocês se lembram de um momento em que estiveram em uma situação difícil, ou tiveram que conviver com uma pessoa difícil? Era complicado servir nessa situação? Hoje vamos ver que Deus deu a Neemias o poder de testemunhar por Ele em um momento muito difícil.
Vivenciando a História
Pedir que alguns voluntários leiam Neemias 2 em partes. Intercalar a leitura com as informações abaixo:
Juvenis leem os versos 1-3.
Antes de entrar no palácio, todos tinham que deixar suas preocupações pessoais do lado de fora. Cada um tinha a obrigação de contribuir para que o ambiente ao redor do rei fosse o mais agradável possível.
Juvenis leem versos 4 e 5.
No primeiro capítulo de seu livro, encontra-se a oração de Neemias pedindo que lhe fosse concedida a oportunidade de solicitar a ajuda do rei para o povo que voltara a Jerusalém a fim
de reconstruir os muros da cidade. Qual foi a primeira coisa que Neemias fez? (Pediu a ajuda de Deus.)
Juvenis leem verso 6.
A viagem levaria cerca de quatro meses (ele saiu em março ou abril, e chegou em agosto) e Neemias ficou fora durante 12 anos.
Juvenis leem os versos 7-10.
Quem são os vilões que aparecem nesta história? (Verso 10: Sambalate e Tobias.)
Juvenis leem os versos 11-18.
Qual foi a reação do povo diante do chamado de Neemias para o serviço? (Verso 18: cooperação.)
Juvenis leem os versos 19 e 20.
Como Neemias reagiu às dificuldades? (Disse que Deus faria com que alcançassem o sucesso.
Encerramento Muitas vezes é complicado servir a Deus, por causa das pessoas ou situações envolvidas.
Vamos ser como Neemias e passar algum tempo planejando com oração, pedindo a Deus que nos dê sabedoria e habilidade para servi-Lo adequadamente, mesmo quando estivermos em situações difíceis, ou lidando com pessoas difíceis.
Terminar pedindo que Deus abençoe cada aluno à medida que planejam formas de servir e testemunhar.

Entregando a Vida Pela Fé

Lição 1 dos  Adolescentes 3 de julho de 2010
Texto Bíblico: Mateus 24; 2 Timóteo 3:12.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 1 e 2.
Verso Bíblico: Mateus 24:45 e 46.
ENSINANDO A HISTÓRIA Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Perseguição é o que acontece quando outras pessoas nos confrontam por causa de nossa fé. Servir é o que acontece quando dedicamos nossa vida a Deus. Nem todos vão assumir uma posição tão extrema como a de Madre Teresa, mas certamente podemos ter como objetivo de vida ser encontrados, na ocasião da volta de Jesus, fazendo aquilo que Deus nos pediu. Jesus revelou aos discípulos as dificuldades que os Seus seguidores teriam que enfrentar. No entanto, não queria que vivêssemos com medo. Em vez de ficarmos com medo das dificuldades que aparecerão no caminho
e fugirmos delas, devemos buscar maneiras de ajudar as pessoas ao nosso redor e deixar que Deus Se encarregue do resto.
Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Os primeiros cristãos sofreram perseguição intensa. Mas, munidos da força de Deus e da certeza de Sua presença, foram capazes de enfrentar a morte em defesa do que sabiam ser a verdade. Para eles, Deus era real. É muito difícil imaginar enfrentar esse tipo de adversidade por causa de convicções religiosas, mas muitas pessoas em países diferentes sabem muito bem o que isso significa.
Não somos confrontados com o mesmo teste de fé em meio à liberdade que hoje desfrutamos em nosso país, ao adorarmos a Deus da forma como desejamos e enfrentarmos pouca ou nenhuma oposição. Quão real é Deus para nós? Ele é real o suficiente para nos dar a mesma força que deu aos primeiros cristãos? Se a resposta for não, está na hora de buscarmos conhecê-Lo melhor. Deus está desejoso de comunicar-Se conosco e estabelecer um relacionamento real e duradouro. Decida-se hoje a pedir a Deus para revelar-lhe quão real Ele é.

0 Comments:

O maior acontecimento da história do mundo!!! A volta de JESUS!!!

Como chegar a IASD de Miguel Couto

Alguns trabalhos que já fiz...


MADRINHA do blog "Artes" da Vânia

MADRINHA do blog "Artes" da Vânia
Malu Lacerda, mulher vitoriosa em CRISTO JESUS. Amiga nas horas em que precisei, amiga que divide, ensina e que sempre que possível ajuda. Que Jesus te abenço te dando muita paz, saúde e $uce$$o e que sua família permaneça aos pés do SALVADOR... Escolhi vc para madrinha do blog, porque entre muitas que conheço usa sua inteligência voltada para a educação das crianças de DEUS e além disso é minha irmã em CRISTO JESUS e isso é muito importante. Bjinhos no seu coração.

EU AMO!!!

EU AMO!!!

Aqui vc encontra tudo para o seu blog!!!