terça-feira, 10 de agosto de 2010

Naamã e o Rio Barrento



VERSO PARA DECORAR
“Todos nós temos recebido da Sua plenitude, graça sobre graça.”
João 1:16, NVI.
image
Resumo da Lição
Naamã, capitão do exército do rei da Síria tinha lepra. Uma menina israelita cativa trabalhava para sua esposa. A menina sugeriu que Naamã pedisse ao profeta Eliseu para curá-lo. O rei da Síria concordou e Naamã foi a Israel. Eliseu enviou um servo para
dizer a Naamã que mergulhasse sete vezes no rio Jordão para ser curado. Naamã relutou, mas foi finalmente convencido por seus servos. Ele seguiu a orientação de Eliseu, foi curado, reconheceu que o Deus de Eliseu era o verdadeiro Deus e prometeu não adorar nenhum outro deus. Esta lição fala sobre graça. Deus ofereceu cura a Naamã, que havia sido um inimigo de Seu povo. Quando Naamã finalmente concordou em experimentar o método de Deus, recebeu tanto cura física como espiritual. Deus oferece a mesma graça a qualquer pessoa que a aceite.
Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Permitir que, no momento certo, as crianças coloquem os círculos adesivos nos braços e mãos. Informá-las também quanto ao momento de remover os adesivos para representar a cura divina da lepra de Naamã. Naamã era o comandante do exército da Síria. Ele era famoso por suas lutas. Era amigo íntimo do rei.
Certo dia, esse guerreiro ficou muito doente. Sua pele começou a ficar seca. Tornou-se esbranquiçada e começou a descamar. Ele começou a perder a sensibilidade do tato. Não sentia mais o contato com as coisas. Naamã tinha lepra, uma doença que nenhum médico podia curar. (As crianças devem colocar os adesivos nos braços e mãos.) Uma garota israelita trabalhava para a esposa de Naamã. Era uma cativa trazida de um dos ataques repentinos contra Israel. A garota agora vivia longe de seu lar, entre os inimigos. Mas ela não se esquecera das grandes coisas que Deus tinha feito por Israel. – Por que seu marido não pede que o profeta de Israel o cure? – disse ela à esposa de Naamã.
– Eliseu pode curar a lepra. Naamã havia consultado todos os médicos da Síria; havia experimentado todo tipo de remédio. Nada adiantara. Eliseu era sua última esperança. Naamã seguiu para Israel com diversas companhias de soldados sírios. Levavam carruagens lotadas de tesouros para pagar pelo milagre da cura. Que cena estranha deve ter sido aquela! Eliseu não deu a Naamã nenhum remédio. (Mostrar o frasco vazio de remédio e acenar negativamente com a cabeça.) Não queimou incenso nem fez magias secretas. Ele enviou seu servo para dizer a Naamã que fosse tomar um banho – não em qualquer lugar, mas no rio Jordão que corria ali perto.
Naamã ficou frustrado. Eliseu nem falara com ele! Ele esperava que o Deus de Israel fizesse algo grandioso. Mas tudo que o profeta mandara dizer era que fosse tomar um banho naquele rio barrento! Não uma vez, mas sete vezes! Ele estava pronto para ir para casa. Os rios perto de sua casa corriam muito mais depressa e eram mais limpos. O rio Jordão era barrento e não muito mais largo do que uma casa! Felizmente, um dos servos de Naamã o fez parar. – Se Eliseu lhe pedisse que fizesse alguma coisa mais difícil, o senhor não teria feito? – perguntou o servo. Naturalmente que sim, pensou Naamã. Já havia conquistado países inteiros. Nada era difícil demais que ele não pudesse fazer. Exceto curar a si mesmo. – Então, por que acha difícil fazer algo tão insignificante? – continuou o servo. Naamã decidiu fazer o que o profeta de Deus dissera. Ele se dirigiu para o rio Jordão. Seis vezes ele mergulhou na água. Nada aconteceu. Ao levantar-se da água pela sétima vez, algo havia mudado. Sua pele sem cor e seca se fora! Agora tinha a pele macia e saudável de um jovem! (Pedir que as crianças removam os adesivos dos braços e mãos.) Não fora mudado apenas por fora; Naamã fora mudado também interiormente. – Sei que o Deus de Israel é o único Deus verdadeiro – disse ele. Unicamente o amor de Deus pôde fazer com que uma menina cativa, uma serva, fosse bondosa com seus captores. Somente o poder de Deus pôde realizar milagres através do profeta Eliseu. Apenas a graça de Deus pôde curar um guerreiro estrangeiro de seu pecado e de sua doença. Deus deseja conceder Seus dons da graça a todas as pessoas.
Encerramento
Cantar “Meu Deus é Tão grande” (ver p. 111, CD faixa 2). Pedir que uma criança ore, agradecendo a Deus porque Sua graça é para todos. Todos podem ser amigos de Jesus.
Moldes (AML) 3T09

Adoração Infantil

Sabedoria Divina à Disposição
Verso para Memorizar: “Deus é que tem sabedoria e poder; a Ele pertencem o conselho e o entendimento.” Jó 12:13
Materiais
Bíblia, venda para os olhos, vários objetos pequenos (moeda, borracha, noz, letra de plástico, etc.) em uma sacola.
Lição Objetiva
Solicite alguns voluntários; um para cada objeto que você tenha. Cubra os olhos do primeiro e permita-lhe pegar um objeto na sacola para identificá-lo. Repita esta ação com cada objeto, usando um voluntário diferente.
Como vocês conseguiram adivinhar qual era o objeto que
image
pegaram? (Permita respostas.) Muito bem! Deus nos deu os sentidos: visão, olfato, paladar, audição e o tato. E foi este último que nos ajudou a reconhecer o objeto. Deus nos criou de forma assombrosa! E a maravilha como nos criou nos mostra o quão grandioso e sábio Ele é. Como Jó 12:13 descreve a Deus? Escutem.
Leia o verso em voz alta. As palavras “conselho” e “inteligência”
significam que o conhecimento de Deus é superior ao nosso ou de qualquer outra pessoa. Descobrir quão grande é Deus nos ajuda quando sentimos que não temos a capacidade ou a inteligência para fazer algo. Nossa história de hoje fala de Silvia e Melissa. Duas meninas que poderiam ter ficado desanimadas com a grande tarefa à sua frente, mas que escolheram confiar na sabedoria de Deus.
História
Silvia e Melissa têm treze e doze anos respectivamente e vivem no Equador. Essas irmãs frequentam a igreja adventista de Kinchahuay, juntos com seus pais, pois a igreja funciona em sua casa!
A cada sábado, na casa delas, se reúnem quase vinte e cinco pessoas, das quais aproximadamente oito são crianças. As meninas ajudam na direção do culto, visto que seus pais não sabem ler bem. Além disso, nas terças e quintas-feiras ocorre a reunião do Pequeno Grupo em sua casa. Elas se sentem muito felizes porque dão estudos bíblicos juntamente com seus pais. A tarefa delas é ler a Bíblia e os estudos bíblicos em castelhano e seu pai faz a tradução para o kichwa, que é o idioma das pessoas que ali estão aprendendo de Jesus. O fruto desse trabalho é algo que enche de alegria: a avó das meninas foi batizada pouco tempo atrás! Silvia e Melissa a visitam constantemente para estudar com ela a Palavra de Deus. Vocês acham que elas ficam preocupadas ou ansiosas diante dessa tarefa tão importante que realizam? As irmãs dizem sorridentes que não se importam com sua pouca idade, em comparação com a dos adultos, porque sabem que podem confiar que Deus irá ajudá-las a saber o que dizer a cada momento. Ele é infinitamente mais sábio do que nós! Sabe qual é o maior sonho, o maior desejo delas? Não, não é ganhar roupas novas, ou uma bicicleta ou um computador....
Silvia e Melissa sonham em ter uma igreja grande na qual possam sem celebrados os cultos com todos os irmãos e todos os novos amigos que convidam. Estão orando para que o Grupo Maranata possa construir essa igreja, porque em sua casinha já não há suficiente espaço. Querido amiguinho, você também pode contar as histórias de Jesus a seus familiares e vizinhos.
Deus, a quem pertencem a sabedoria e o conhecimento, vai ajudá-lo a cada momento.

Alimento Para Elias

Lição 2 Rol do Berço Agosto

VERSO PARA DECORAR
“O meu Deus […] dará tudo o que vocês precisam.” Filipenses 4:19, NTLH
Resumo da Lição
Deus enviou Elias para avisar o rei Acabe sobre uma fome que viria sobre sua terra por causa da adoração de ídolos. Elias deu a mensagem e foi embora. O rei Acabe ficou zangado. Deus disse a Elias que fosse para o ribeiro de Querite, onde estaria seguro. Deus cuidou dele ao enviar corvos com comida para alimentá-lo, e água do ribeiro para saciar a sede. Esta lição fala sobre graça. Deus cuida de nossa segurança e de nossas necessidades físicas.
Ele usa maneiras miraculosas e/ou outras pessoas para fazer isso. Ele ainda faz milagres da graça para garantir nossa segurança e salvação. As crianças podem confiar que Deus cuida das necessidades delas. Todos podemos ser agradecidos pelo amor e cuidado de Deus.
Decoração da Sala
Pendurar pequenas lâmpadas brancas de Natal (as mesmas do mês passado) no teto, para servirem de estrelas. Usar gravuras de árvores grandes e de animais da selva para criar a cena onde Elias se esconde. Acrescentar alguns itens para dar uma noção de seca (galhos secos ou árvores feitas de papel pardo (sem folhas) para serem coladas na parede. Colocar pássaros artificiais nas árvores. Usar TNT ou papel azul para formar o ribeiro.
Iniciando a Escola Sabatina
A. Boas-vindas
Bom-dia, meninos e meninas! Estou muito feliz em ver cada um de vocês hoje aqui! O sábado é um dia especial. Encontramos muitos amigos na igreja aos sábados. Vamos cumprimentar uns aos outros para mostrar como estamos felizes. Andar pela sala e apertar a mão de cada criança enquanto canta “Que Bom que Você Veio” (ver p. 49, CD faixa 1). Jesus está muito feliz porque vocês vieram à Escola Sabatina. Ele nos ama muito. É muito bom
estar aqui para louvar o nome de Jesus. Cantar “Que Bom é Ver Você” (ver p. 50, CD faixa 2).
B. Oração
Hoje falaremos sobre como Deus cuida de nós. Vamos agradecer a Jesus por cuidar de nós e nos dar nossa família para também cuidar de nós. Incentivar as crianças a se ajoelharem e se prepararem para a oração enquanto cantam “Agora Nós Vamos Orar” (ver p. 50, CD faixa 7). Fazer uma oração simples, dando tempo para as crianças repetirem. Depois cantar “Obrigado, Bom Jesus” (ver p. 50, CD faixa 10).
C. Visitas
Dar as boas-vindas a cada visitinha (bem como aos pais que estiverem visitando). Depois cantar “Visita Hoje Temos” (ver p. 51, CD faixas 11 e 12).
D. Ofertas
Algumas famílias não sabem que Jesus as ama. Nossa oferta vai ajudar outras famílias a aprender sobre o amor de Jesus. Colocar o recipiente de oferta em uma mesinha para que as crianças coloquem as ofertas dentro dele. Enquanto as ofertas estiverem sendo colocadas, cantar “Minha Ofertinha Eu Vou Dar” (ver p. 53, CD faixa 13). Muito obrigada, meninos e meninas, por trazerem suas ofertas. Agora vamos fechar os olhos enquanto pedimos que Jesus abençoe a oferta. Juntar as mãos, fechar os olhos e fazer uma oração simples, mais ou menos assim: Querido Jesus, desejamos que outras famílias aprendam do Teu amor. Por favor, usa nosso dinheiro para isto. Amém.
E. Aniversariantes
Neste ano estamos sugerindo o “Cantinho do Aniversariante”. Você pode enfeitar uma cadeira com flores, colocar uma almofada bonita, um tapete no chão, etc. Alguém aqui fez aniversário. Vocês querem saber quem é? Vamos fechar os olhos e cantar. Cantar “Quem Fez Aniversário?” (ver p. 50, CD faixa 15). Levar a criança que fez aniversário à frente enquanto cantam. Em seguida cantar “Parabéns a Você” (ver p. 51, CD faixa 16). Jesus ama todas as crianças e também ama muito você, [nome da criança]. Vamos agradecer a Jesus por dar a você mais um ano de vida. Fazer uma oração especial pela criança. Dar um presentinho em nome da Escola Sabatina.

Vivenciando a História
A. Verso Para Decorar
Está na hora de ler nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena de feltro ou cartolina contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Vamos olhar dentro de nossa Bíblia? (Abrir a Bíblia.) Na Bíblia podemos ler que Deus nos ama. Vocês podem encontrar uma gravura de Jesus em sua Bíblia? Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “No Livro de Deus” (ver p. 52, CD faixa 17).
Sim, a Bíblia nos diz que Deus nos ama muito. A Bíblia também nos conta a história de um homem chamado Elias. Elias amava a Deus e Lhe obedecia. Deus cuidou de Elias quando ele não tinha alimento para comer nem água para beber. Deus lhe deu o que ele necessitava. Ele dará também o que vocês necessitarem. Repetir diversas vezes o Verso Para Decorar.
B. Orar a Deus
Certa vez, muito tempo atrás, onde Elias morava, as pessoas pararam de orar a Deus. O rei mau daquele lugar disse às pessoas que elas deveriam orar aos ídolos em vez de orar a Deus. Ídolos são estátuas de madeira ou de pedra. Madeira e pedra não podem ouvir orações como Deus pode ouvir. Ídolos não podem cuidar de nós como Deus pode cuidar. Deus nos ouve quando oramos. Ele é muito poderoso, amável e bondoso para conosco. Podemos mostrar nosso amor a Deus quando O louvamos e O adoramos. Vamos cantar bem bonito para louvar a Deus. As crianças podem usar seus instrumentos musicais de brinquedo ao cantarem “Louvem a Jesus” (ver p. 54, CD faixa 60).
C. Elias Ajuda a Deus
Deus precisava de Elias para fazer um trabalho especial para Ele. Deus pediu que Elias levasse uma mensagem ao rei Acabe. Elias não perguntou por que deveria ir. Ele fez justamente o que Deus lhe pediu, porque era um ajudante de Deus. Ele desejava fazer o que Deus lhe pedia que fizesse. Deus ainda deseja que as pessoas levem mensagens aos outros, para ajudá-Lo a falar às pessoas sobre Jesus. Vocês desejam ser ajudantes de Deus? Querem fazer o que Ele pede que façam? Vamos cantar sobre isso. Cantar “Serei Ajudante” (ver p. 52, CD faixa 53).
D. Deus Envia Chuva
Deus precisava que Elias fizesse um trabalho especial para Ele. Deus pediu para Elias dizer ao rei que não choveria até que o povo voltasse a orar somente a Ele. E foi isso que aconteceu. Durante muitos e muitos dias não choveu. E isso aconteceu porque Deus é o único que pode enviar a chuva. Cantar “Linda Chuva” (ver p. 55, CD faixa 61), enquanto você segura um pequeno guarda-chuva sobre a cabeça de cada criança e borrifa um pouco de água sobre o guarda-chuva (ou joga algumas gotas de água sobre as mãos de cada criança). Fico muito contente ao pensar que é Deus quem envia a chuva. Por que precisamos de chuva? Isso mesmo, a chuva faz as plantinhas crescerem. Cantar “Agradeço a Jesus” (ver p. 54, CD faixa 62), enquanto colhe uma fruta da árvore (você pode usar fruta de plástico pendurada em algo que sirva para representar uma árvore, ou uma fruta e árvore de feltro). As crianças, então, colocam a fruta em uma cesta.
Sem a chuva, as plantas ficariam secas e morreriam. E foi isso o que aconteceu com as plantas, as flores e as árvores quando Deus não enviou chuva. Mas, ainda assim, as pessoas não voltaram a orar a Deus. Cantar “Linda Chuva” (ver p. 55, CD faixa 61).
E. Deus Cuidou de Elias
Elias amava e obedecia a Deus. Deus cuidou de Elias quando ele não tinha comida nem água. Deus lhe deu o que ele precisava. Deus também dará o que vocês precisarem. Cantar e fazer os gestos do cântico “Jesus me Ama” (ver p. 56, CD faixa 50).
F. Deus Amava Elias
Já que não chovia, o rei mau estava muito zangado com Elias. Deus disse que Elias devia morar durante algum tempo junto a um ribeiro. Elias dormia ao ar livre. Ele podia ver as estrelas e a Lua que Deus havia feito, e se lembrava de que Deus o amava. Cantar com gestos “Jesus me Ama” (ver p. 56, CD faixa 50).

G. Deus Enviou Alimento e Água
Deus providenciou para que houvesse um pouco de água no ribeiro para Elias beber. E Ele fez algo muito especial para alimentar Elias. Enviou aves para alimentarem Elias! Essas aves eram grandes pássaros chamados corvos. Cada manhã e cada tarde, essas aves traziam alimento para Elias. Dar a cada criança uma bola de algodão ou outro objeto pequeno para representar o pão. Permitir que elas façam de conta que são corvos. Elas devem balançar os braços como um pássaro e “voar” para trazer o pão até você.
Cantar “O Meu Deus Dará” (ver p. 56, CD faixa 80).
Deus cuidou de Elias quando ele não tinha alimento nem água. Deus lhe deu tudo o que ele precisava. Deus dará a vocês tudo o que precisarem. Cantar “O Meu Deus Dará” (ver p. 56, CD faixa 80).
H. Partilhando Alimento
Deus cuidou de Elias. Quando ficou sem chover durante muito tempo e o ribeiro secou, Deus disse o que Elias devia fazer. Ele o enviou a uma cidade onde moravam uma mamãe e seu filho. Deus pediu para a mulher lhe dar um pouco de água para beber e um pouco de pão para comer. A mamãe disse para Elias que eles não tinham alimento de sobra. Mas Elias disse que Deus lhes daria o suficiente para comerem.
Ela confiou em Deus e deu a Elias seu último pedaço de pão. Daquele dia em diante, sempre havia um pouco mais de farinha e um pouco mais de azeite para fazer mais pão. Deus cuidou deles. Vocês não ficam contentes em saber que aquela mamãe partilhou seu último pedaço de pão e confiou em Deus para cuidar deles? Não é bom quando nós também partilhamos nosso alimento? Usar o alimento de plástico para que as crianças partilhem umas com as outras.
Cantar “Uma Vez Cada Um” (ver p. 55, CD faixas 43 e 44).
Elias amava e obedecia a Deus. Deus cuidou de Elias quando ele não tinha mais alimento nem água. Deus lhe deu o que ele precisava. Deus também dará para vocês tudo o que precisarem. Cantar “Deus é Tão Bom” (ver p. 50, CD faixa 63).
I. Deus Cuida de Mim
Da mesma maneira que Deus cuidou de Elias, Ele também cuida de nós. Ele nos dá um lar, alimento e roupas. Dar as figuras para as crianças e pedir que coloquem no flanelógrafo. Cantar “Deus é Tão Bom” (ver p. 50, CD faixa 63).
Jesus também nos vê e nos mantém em segurança. Vamos segurar a gravura de Jesus para nos lembrarmos disso enquanto cantamos. Cantar “Jesus me Ama” (ver p.
56, CD faixa 50).
J. Pessoas Cuidam de Mim
Deus usou as aves e outras pessoas para cuidarem de Elias. Deus usa nossa família e outras pessoas para cuidarem de nós. Ele nos deu o papai e a mamãe para cuidarem de nós e nos ajudarem. Cantar “Jesus me Deu Papai e Mamãe” (ver p. 55, CD faixa 64).
Como sua família cuida de vocês? Ela prepara bom alimento para vocês comerem; dá para vocês roupas para vestir; conta histórias da Bíblia para vocês; ela brinca com vocês e os ama. Vamos fazer de conta que vocês e sua mamãe ou papai estão cozinhando alguma coisa muito gostosa para comer. Providenciar panelas, tigelas, colheres de brinquedo, etc.
Deus cuidou de Elias quando ele não tinha alimento nem água. Deus lhe deu o que ele precisava. Deus também dará tudo o que vocês precisarem. Cantar “O Meu Deus Dará” (ver p. 56, CD faixa 80).
K. Deus Cuida da Natureza
Assim como Deus cuida das árvores, das flores e dos animais, Ele também cuida de nós.
Cantar “Cristo Sempre Cuida” (ver p. 51, CD faixa 42).
Elias amava a Deus e Lhe obedecia. Deus cuidou de Elias quando ele não tinha alimento nem água. Deus lhe deu o que ele precisava. Deus também dará o que vocês precisarem. Cantar “O Meu Deus Dará” (ver p. 56, CD faixa 80).
L. Somos Felizes
Somos felizes por saber que Jesus cuida de nós. Vamos bater palmas enquanto cantamos. Cantar “Louvem a Jesus” (ver p. 54, CD faixa 60). Elias amava a Deus e Lhe obedecia. Deus cuidou de Elias quando ele não tinha alimento nem água. Deus lhe deu o que ele precisava. Deus também dará o que vocês precisarem. Cantar
“O Meu Deus Dará” (ver p. 56, CD faixa 80).
M. Somos Agradecidos
Já que Deus faz tantas coisas maravilhosas para cuidar de nós, precisamos agradecer-Lhe. Vamos marchar em círculo enquanto cantamos em agradecimento a Deus. Cantar “Louvem a Jesus” (ver p. 54, CD faixa 60).
N. Deus Cuida de Mim
Não precisamos nos preocupar com nada, pois Deus está conosco em todos os momentos, cuidando de nós e nos amando. Vamos ficar de pé e fazer os gestos de trabalhar, brincar, andar, correr, dormir e acordar enquanto cantamos junto . Cantar “Cristo Sempre Cuida” (ver p. 51, CD faixa 42).

Prim4corvos

O Milagre do Azeite e da Farinha

Lição 6 do Jardim da Infância 7 de agosto de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Ele é o nosso Deus, nós […] somos o rebanho do qual Ele cuida.”
Salmo 95:7
image
Resumo da Lição
Durante o tempo de fome, Deus disse a Elias que fosse ao encontro de uma viúva que lhe daria alimento. Para a viúva não foi fácil dar sua última porção de alimento ao profeta de Deus, mas ela decidiu fazê-lo. Deus a abençoou por ser Sua ajudadora. Deus tomou as providências necessárias. Sua última porção de óleo e de farinha durou até o fim m do período de fome. Esta lição fala sobre graça. Pertencemos a Deus. Ele cuida de nós da mesma maneira como cuidou de Elias. Ele sabe do que precisamos e frequentemente usa outras pessoas para suprir nossas necessidades.
Decoração da Sala
Ver Lição 5. Acrescentar itens de um lar palestino descritos na Lição 1. Não se esquecer de incluir uma mesa simples com uma vasilha de farinha e um recipiente de óleo colocados no centro. Também poderão ser acrescentas algumas fatias de pão ou alguns pães sírios.
Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Personagens: Elias, a viúva, o filho da viúva.
Montagem do cenário: Com antecedência, colocar os gravetos e galhinhos em volta da sala. Convidar alguém para vir vestido como Elias para contar a história. Uma pessoa se vestirá como a viúva.
(Esta é uma boa oportunidade para envolver adolescentes em seu programa de Escola Sabatina.)
Elias se dirige à frente da sala e convida as crianças para se sentarem em círculo, juntamente com ele, para ouvirem a história. A viúva deve ficar em outra parte da sala, junto a uma mesa com os recipientes de farinha e azeite próximos a ela.
Elias: Desejo contar a vocês sobre uma ocasião especial em que Deus evitou que eu passasse fome! Vocês realmente já passaram muita fome? [Esperar por respostas.]
Eu estava com muita fome e com sede! Toda a água do riacho havia secado e os corvos pararam de trazer comida para mim. Eu sabia que isso aconteceria, pois o povo ainda continuava orando aos ídolos em vez de orar a Deus.
Um ídolo se parece com esta pedra. [Mostrar a pedra e deixar que as crianças a toquem e a segurem.] Vocês acham que esta pedra poderia cuidar das necessidades de vocês? Deus desejava que as pessoas soubessem que apenas Ele poderia ajudá-las. Os ídolos não poderiam fazer isso. Assim, Ele resolveu não enviar mais chuva até que o povo começasse a orar a Deus em vez de orar aos ídolos. Por esta razão eu estava ali sem comida e sem água, com muita fome e sede. Mas Deus ainda estava cuidando de mim. Ele disse para eu ir a um lugar chamado Sarepta, que Ele teria ali uma viúva para me alimentar. Uma viúva é uma mulher cujo marido morreu. Vocês conhecem alguma viúva? [Deixar que as crianças citem o nome de alguma viúva que possam conhecer.] Vejam! [Apontar para a viúva.] Ali está ela. Vamos até lá e vejamos se ela pode contar o restante da história para vocês. [Pedir que as crianças sigam Elias pela sala e se sentem perto da viúva. Ela conta o restante da história.]
Viúva: Eu fiquei muito surpresa quando vi Elias vindo em direção à minha casa. Tudo estava tão seco e quase não havia nada para comer ou beber. Eu estava do lado de fora recolhendo alguns gravetos para fazer fogo, a fim de poder cozinhar a minha última refeição. Vocês gostariam de me ajudar a recolher alguns gravetos? [Pedir às crianças que andem pela sala para juntar alguns gravetos.]
– Obrigado por me ajudarem a juntar os gravetos.
Quando Elias veio até minha casa, eu tinha apenas esta quantidade de farinha [mostrar a farinha] e esta quantidade de azeite [mostrar o azeite]. Ele me pediu para usá-los para fazer um
pão para ele. Eu havia planejado dar o pão para meu filho, mas decidi que Deus queria que eu ajudasse Seu servo.
Quando o pão ficou pronto [mostrar o pão], eu o dei para Elias. [Dar o pão para Elias.] Elias prometera que, se lhe desse o pão, Deus me daria todo o alimento que eu precisasse até começar a chover novamente.
Fiquei feliz por Deus ter enviado Elias e eu ter dado meu pão para ele. Deus me deu toda a farinha e todo o azeite que eu precisava para me alimentar e alimentar meu filho até que voltasse a chover. Que Deus bondoso, não é? Ele enviou Elias para me ajudar justamente quando eu mais precisava dele.
Encerramento
Elias ajudou a viúva a sentir o amor de Deus. Hoje, nós aprendemos que Deus nos mostra amor através de outras pessoas. Vamos agradecer-Lhe por todas as pessoas que Ele usa para mostrar Seu amor por nós. As crianças podem orar ou um professor orará pelo grupo.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).
Para a próxima semana: Pedir ao pastor ou um dos anciãos o nome de algum membro da sua igreja que esteja doente ou obrigado a permanecer em casa.

Poder Sem Limite

Lição 6 dos Juvenis 7 de agosto de 2010

Verso Para Memorizar
“Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação!” Isaías 12:2.
Resumo da Lição
Quando os discípulos disseram a Jesus que as pessoas que O ouviam estavam com fome e logo precisariam comer alguma coisa, Ele miraculosamente proveu alimento para atender a necessidade do povo. Os discípulos reclamaram quando Jesus lhes pediu que alimentassem o povo. Essa é uma reação natural a um problema que parece impossível de solucionar.
Jesus queria que eles colocassem seus óculos espirituais. Ele queria que os discípulos percebessem o potencial de milagre daquela situação, e avançassem com fé, crendo que Ele daria todo o poder que precisavam.
Esta lição fala sobre graça. A impossibilidade da situação nos lembra de que não podemos salvar a nós mesmos, assim como não podemos alimentar 5.000 pessoas na hora do almoço.
Apenas Jesus pode suprir todas as nossas necessidades. Seja qual for a situação em que nos encontramos, não importa quão difícil seja, Jesus é capaz de suprir nossas necessidades e nos mostrar uma solução. Quando enxergamos problemas, Deus vê oportunidades de ajudar nossa fé a crescer. Apenas quando entendermos as nossas limitações, poderemos começar a perceber o quanto Deus é ilimitado.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Se a Atividade Preparatória A não foi feita, dividir os alunos em duplas e dar a cada dupla uma cópia do peixe e uma do pão. Pedir que dividam o peixe e o pão no maior número de pedaços possível. Dar no máximo dois minutos de tempo. Pedir a cada dupla que conte quantos pedaços conseguiram juntar.
Quantos peixes e pães de papel seriam necessários para dar um pedacinho para cada uma daquelas 5.000 pessoas? Ouça a história e veja como Jesus resolveu o problema.
Vivenciando a História
Com antecedência, pedir a um aluno ou um adolescente de outra classe que conte a história da lição, mas do ponto de vista do menino que levou o lanchinho. Como ele se sentiu quando André o levou a Jesus? Como se sentiu quando viu que Jesus alimentou todo o povo com seus cinco pães e dois peixes.
Depois, explicar o conceito da graça que Jesus demonstrou ao alimentar 5.000 pessoas.
(As pessoas tinham uma necessidade, e Jesus supriu essa necessidade sem fazer perguntas.)
Pedir que os alunos encontrem na Bíblia um texto que demonstre a bondade e a graça de Deus ao lidar com eles e escrevam no papel. Dar tempo para enfeitarem com o material disponível. Os alunos poderão usar como marca-páginas. Se o tempo permitir,
cada aluno deverá ler para a classe o texto escolhido.
Encerramento
Quando Jesus perguntou aos discípulos como alimentar todo o povo, estava desafiando-os a reconhecer suas próprias necessidades. Durante esta semana, vamos enfrentar situações que parecem impossíveis. Quando isto acontecer, vamos olhar para elas como necessidades que a graça de Deus pode suprir, e confiar que Jesus nos mostrará Seu poder.
Orar para que cada aluno perceba e tenha a certeza de que Jesus tem a resposta para todas as situações nas quais se encontram.

0 Comments:

O maior acontecimento da história do mundo!!! A volta de JESUS!!!

Como chegar a IASD de Miguel Couto

Alguns trabalhos que já fiz...


MADRINHA do blog "Artes" da Vânia

MADRINHA do blog "Artes" da Vânia
Malu Lacerda, mulher vitoriosa em CRISTO JESUS. Amiga nas horas em que precisei, amiga que divide, ensina e que sempre que possível ajuda. Que Jesus te abenço te dando muita paz, saúde e $uce$$o e que sua família permaneça aos pés do SALVADOR... Escolhi vc para madrinha do blog, porque entre muitas que conheço usa sua inteligência voltada para a educação das crianças de DEUS e além disso é minha irmã em CRISTO JESUS e isso é muito importante. Bjinhos no seu coração.

EU AMO!!!

EU AMO!!!

Aqui vc encontra tudo para o seu blog!!!