sábado, 18 de setembro de 2010

Trimestral 4º Trimestre de 2010

Algumas sugestões  para o 4º trimestre

 Para decorar a sala na hora da lição

Incentivo de presença. Quando a criança chegar vai colocando a roupa nos bonecos
Relogio

 
Almofada para ser usada na oração




Esta maleta é para ser usada como incentivo de oferta ou para recolher a oferta

Barco para recolher oferta
Este é um encentivo de oferta, se coloca àgua dentro e cada sabado coloca um barquinho, Quando o alvo for alcançado. Fazer um para cada criança
Este é um incentivo de presença, é feito de eva e na mãozinha tem um imã, quando a criança chegar ela fecha os braços como se tivesse dando um abraço

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O Machado que Flutuou

Lição 12 do Jardim da Infância 18 de setembro de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Até os cabelos da cabeça […] estão […] contados.” Mateus 10:30, NVI.
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Resumo da Lição
Eliseu estava visitando outra escola dos profetas. A escola estava superlotada. Por isso, os estudantes sugeriram que precisavam de um edifício maior. Eliseu concordou. Eles pediram que Eliseu os acompanhassem ao rio Jordão para cortar árvores, e ele novamente concordou.
Ao chegarem ao rio, eles começaram a derrubar as árvores. Enquanto estavam cortando, o ferro de um machado saiu fora do cabo e caiu no rio. O moço ficou desolado porque o machado era emprestado. Eliseu lhe perguntou onde o machado havia caído. Eliseu pegou um pedaço de pau e o atirou na água. O machado flutuou, e o aluno o apanhou.
Esta lição fala sobre comunidade. Embora parecesse uma coisa sem importância, o machado emprestado é algo que preocupou o estudante. Eliseu viu a necessidade e, com a ajuda de Deus, fez outro milagre para ajudar o estudante. Do mesmo modo que Deus Se preocupa com nossas atividades diárias, assim também deveríamos estar atentos para percebermos maneiras de ajudarmos os outros.
Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Personagens: crianças com roupas dos tempos bíblicos, adulto (homem) para ser Eliseu.
Montagem do cenário: Estender o lençol ou tecido azul para representar o rio Jordão. As crianças podem sentar-se em círculo junto ao rio. Instruí-las a se afastarem para a direita e dizer:
“Por favor, afastem-se um pouco”, quando ouvirem na história as palavras escola dos profetas; e para imitarem o gesto de cortar lenha com machado, quando ouvirem a palavra machado.
– Bem-vindo à Escola dos Profetas [Afastar para a direita. “Por favor, afastem-se um pouco.”]
Estamos contentes de ter vocês conosco.
Há um aluno novo começando as aulas hoje. Nossa classe está superlotada. Josias e Ezequiel estão espremidos junto à parede. Quase não há espaço para os novos alunos se sentarem. Eu me sinto muito desconfortável. Esta escola de profetas [Afastar para a direita. “Por favor, afastem-se um pouco.”] realmente precisa de mais espaço, mas que faremos? Bem, temos que tentar fazer o melhor que pudermos. Por isso, devemos nos apertar mais um pouco.
Ei, vejam! O profeta Eliseu está chegando para nos visitar. [Eliseu se senta com as crianças.] Eu sempre gosto muito da visita do profeta. Ele conversa conosco e nos conta histórias. Ele responde às nossas perguntas e nos dá conselhos. Esperem! É isso mesmo! Precisamos falar com ele sobre o problema de espaço que temos aqui na escola dos profetas. [Afastar para a direita. “Por favor, afastem-se um pouco.”] Vou levantar a mão e falar com ele:
– Profeta Eliseu, nós temos um grande problema aqui na escola dos profetas [Afastar para a direita. “Por favor, afastem-se um pouco.”] Precisamos de mais espaço. Estamos amontoados aqui dentro. Será que podemos ir à margem do rio Jordão cortar algumas árvores para aumentar a escola? [Eliseu balança a cabeça
afirmativamente.]
Sim? Que maravilha? Será que o senhor poderia ir conosco? [Eliseu balança a cabeça afirmativamente.] O senhor pode? Muito obrigado, profeta Eliseu.
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Estou tão feliz! Vou correndo pegar o machado [imitar gesto de cortar lenha com machado].
Nós nos encontraremos junto ao rio Jordão e, então, começaremos o trabalho. Precisamos cortar várias árvores para que possamos construir uma grande escola. Vamos trabalhar muito, cortar muitas árvores com nossos machados [imitar gesto de cortar lenha com machado].
De repente, um colega de classe gritou:
– Oh, não! Meu machado [imitar gesto de cortar lenha com machado]! Ele era emprestado!
Assim que acabou de falar, eu ouço o barulho de algo caindo no rio Jordão. Eu olho em direção ao garoto e vejo apenas o cabo do machado [imitar gesto de cortar lenha com machado] em sua mão. Era o machado [imitar gesto de cortar lenha com machado] do rapaz. Coitado! O rapaz está muito triste.
Eliseu se aproxima e lhe pergunta onde o machado [imitar gesto de cortar lenha com machado] caíra.
O rapaz aponta para o lugar exato. Eliseu, então, faz uma coisa muito estranha. Eu o vejo pegar um galhinho de árvore e o jogar na água, bem no lugar onde o rapaz mostrou que havia caído o machado [imitar gesto de cortar lenha com machado].
Vejam! Eu não consigo acreditar! Lá está o machado [imitar gesto de cortar lenha com machado] flutuando na água! Todos nós sabemos que um machado [imitar gesto de cortar lenha com machado] é feito de ferro e não flutua. Por que o machado [imitar gesto de cortar lenha com machado] flutuou? Um milagre! Isso só pode ser um milagre!
Sim, Deus vê as pequenas coisas que acontecem conosco em nossa vida, tal como a perda de uma ferramenta emprestada. E Deus Se preocupa. Ele Se preocupou tanto que usou Eliseu para fazer um milagre a fim de ajudar o rapaz de minha classe. Ele também Se preocupa com as pequenas coisas da vida de vocês.
Encerramento
Orar, pedindo a Jesus para mostrar às crianças maneiras simples pelas quais elas podem ajudar outras pessoas.
Além disso, lembrar às crianças de que o próximo sábado é a última oportunidade para trazerem os itens para o projeto de serviço à comunidade.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Finalmente Perdoados!

Lição 12 Primários 18 de setembro de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Perdoem, e serão perdoados.” Lucas 6:37, NVI.
Resumo da Lição
Exatamente como José predisse, o Egito produziu muito alimento durante sete anos. José estava preparado para a fome que assolaria o mundo inteiro. Os filhos de Jacó foram ao Egito para comprar cereais estocados por José. Ele reconheceu seus irmãos quando chegaram para comprar alimento, mas eles não o reconheceram. José os chamou de espias, colocou-os na prisão por três dias, depois os libertou para voltarem à sua casa e buscarem seu irmão mais novo. José manteve Simeão na prisão. Jacó finalmente consentiu em deixar Benjamim ir ao Egito com os irmãos quando as famílias de todos já estavam praticamente sem alimento novamente. Quando eles retornaram ao Egito com Benjamim, José se apresentou a seus irmãos e lhes perdoou.
Esta lição fala sobre comunidade. Como José perdoou incondicionalmente a crueldade de seus irmãos, também os membros de lares cristãos e da comunidade cristã da igreja devem perdoar uns aos outros.
Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
O “repórter egípcio” fala ao “microfone” e o segura junto a Simeão quando ele fala.
Repórter egípcio: Bom-dia! Este é um noticiário especial sobre o retorno dos irmãos do governador José ao Egito. Simeão, um dos irmãos, está aqui para nos relatar um pouco dos últimos acontecimentos no desenrolar dessa história. Seja bem-vindo, Simeão.
Simeão: Muito obrigado.
Repórter egípcio: Simeão, muita coisa aconteceu desde que você e seus irmãos vieram ao Egito pela primeira vez em busca de alimento. Ouvimos dizer que o governador José acaba de contar a todos vocês que ele é seu irmão. Você pode nos contar mais a esse respeito?
Simeão: Em primeiro lugar, devo dizer que ficamos muito amedrontados quando José disse que era nosso irmão.
Repórter egípcio: Por quê?
Simeão: É uma longa história, mas uma coisa eu posso lhe dizer. Quando José era pequeno, nosso pai o tratava muito melhor do que a nós. Como resultado, nós odiávamos tanto José que o vendemos como escravo aos mercadores que se dirigiam ao Egito.
Repórter egípcio: Então, foi assim que ele veio parar aqui! Eu tenho acompanhado sua história desde então [volta-se para o auditório]. Potifar, o senhor de José, mandou colocá-lo na prisão. Mas Faraó o estabeleceu como governador do Egito depois que ele lhe interpretou um sonho. Tudo o que José predisse aconteceu. Primeiro, houve sete anos de maravilhosas safras. Mas estes últimos dois anos têm sido terríveis. Nenhuma planta cresce para produzir alimento. E ele disse que haverá mais cinco anos como estes. Felizmente, o governador José tem muito alimento para vender.
Simeão: É por isso que viemos aqui. Nossas famílias estavam passando fome. Nós nos dirigimos ao governador para comprar alimento. Ele nos reconheceu quando nos inclinamos diante dele. Mas nós não o reconhecemos. A última vez que estivemos juntos foi quando o vendemos como escravo, muitos anos atrás.
Repórter egípcio: Como o governador tratou vocês?
Simeão: Bem, ele disse que todos nós éramos espias. Fomos todos colocados na prisão durante três dias. Depois, eu fiquei preso enquanto o governador enviou os outros de volta para casa em busca de nosso irmão mais novo. Falando nisso, a prisão de vocês é terrível!
Repórter egípcio: Eu sei. Mas, então o que aconteceu?
Simeão: No caminho de casa, um de meus irmãos encontrou no saco que levava o dinheiro que usara para comprar o cereal. Antes de chegar em casa todos haviam encontrado o seu dinheiro
nos sacos. Ficaram então imaginando o que o governador faria quando soubesse disso.
Se voltassem ao Egito, será que ele colocaria todos na prisão? Nosso pai ficou preocupado com nosso irmão mais novo. Não permitiu que ele fosse com os demais irmãos de volta ao Egito.
Mas, quando todas as famílias já estavam quase sem alimento outra vez e meus irmãos tiveram que voltar ao Egito, ele finalmente concordou em deixar Benjamim ir com eles. Mas não ficou contente com isso.
Repórter egípcio: Quando vocês apresentaram seu irmão mais novo ao governador, o que aconteceu? Simeão: Ele nos convidou para irmos à sua casa para uma refeição e deu uma porção muito maior de alimento a Benjamim do que aos demais irmãos. E não foi só isso. Quando partimos de volta para nossa casa, o mordomo do governador nos parou a pouca distância do palácio e disse que havíamos roubado a taça de prata do governador José. Você pode imaginar? Aquele mordomo revistou toda a nossa bagagem e acabou encontrando a taça de prata na bagagem de Benjamim! Eu tenho aqui comigo o saco e a taça para mostrar a vocês. [Simeão mostra o saco de grãos/cereais e a taça de prata.] O mordomo prendeu Benjamim e disse que ele teria que voltar a José. Então, todos nós voltamos ao palácio do governador José. Quando José nos disse que Benjamim seria seu escravo, ficamos realmente preocupados. O que diríamos a nosso pai?
Repórter egípcio: As coisas não podiam ficar pior, não é mesmo? O que vocês fizeram então?
Simeão: Nosso irmão, Judá, suplicou ao governador José que deixasse Benjamim ir. Judá disse que não poderia voltar ao nosso pai sem Benjamim, e se ofereceu para ficar como escravo no lugar de Benjamim.
Repórter egípcio: Quando José contou a vocês quem ele era?
Simeão: Quando Judá terminou de falar, com lágrimas nos olhos nosso irmão José nos contou quem ele realmente era e mencionou que estivera nos provando. Ele nos contou sobre a casa de Potifar, sobre a prisão, e como se tornara o homem mais poderoso do Egito. Ficamos muito amedrontados!
Então, José disse que não fomos nós que o mandamos para o Egito, mas Deus. Não podíamos crer que José nos perdoaria tudo que lhe fizemos. Mas ele disse que Deus às vezes usa coisas más para tornar possíveis coisas boas. Deus torna possível até o perdão.
Repórter egípcio: Muito obrigado, Simeão, por partilhar conosco sua surpreendente história e por estar em nosso programa hoje.
Encerramento
Pedir que as crianças inclinem a cabeça enquanto fazem juntos a Oração do Senhor (Mateus 6:9-13 ou Lucas 11:2-4).

Descobrindo o Amor

Lição 12 dos Juvenis 18 de setembro de 2010

Verso Para Memorizar
“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.” 1 Coríntios 13:13.
Resumo da Lição
Esta lição baseia-se em 1 Coríntios 13 – que é um maravilhoso capítulo da Bíblia que descreve o amor. Este capítulo descreve como é o amor de Deus oferecido a cada um de nós. Também revela o tipo de amor que devemos ter uns pelos outros.
Esta lição fala sobre comunidade. À medida que estudamos a definição de amor encontrada nesta lição, podemos facilmente perceber que essa é a forma como Cristo nos ama. Temos que seguir o exemplo de Jesus, e não há melhor forma de fazê-lo do que ser semelhantes a Ele em nossos relacionamentos com outros membros de Sua família. Somos chamados a amar uns aos outros como Jesus nos amou.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Com antecedência, escrever em um dos cartões a palavra “se”, no outro “porque” e no outro desenhar um ponto final grande para que fique bem visível.
Às vezes, as pessoas conjugam o verbo “amar se”, o que significa: “se você fizer o que quero que faça, então eu amo você.” Outras vezes, as pessoas conjugam o verbo “amar porque”, ou seja: “eu amo você porque esse amor me traz tal vantagem.” Mas
Deus ama. Ponto final.
Pedir aos alunos que fiquem em pé, formando um círculo. Dar um cartão para três alunos.
Pedir que passem os cartões para quem estiver à sua direita, até alguém dizer “pare” (ou até que a música pare de tocar). Os alunos que estiverem com os cartões quando a música parar deverão pensar em situações que demonstrem aquele tipo de amor.
Analisando
Ler 1 Coríntios 13:11.
Os membros da família de Deus devem demonstrar amor uns pelos outros.
Aprender alguma coisa faz parte do nosso crescimento e Deus está esperando para nos ensinar.
Vivenciando a História
Com antecedência, fazer cópias do jogral para cada aluno. Dividir a classe em três grupos e organizar a leitura do jogral que é baseado em 1 Coríntios 13.
Aplicação da Lição
Pesquisando o Amor
Com antecedência, fazer cópias da pesquisa para cada aluno. Ler as instruções em voz alta, e então dar algum tempo para os alunos terminarem suas pesquisas. Quando acabarem, dividir a classe em grupos de três a cinco alunos. Pedir que cada aluno escolha uma ou duas de suas respostas para compartilhar com seu grupo.
Analisando
Que ideias esta pesquisa lhe deu? Faça um asterisco ao lado das características que você mais aprecia nos outros. Faça um círculo ao lado de uma característica a qual você gostaria de desenvolver, com a ajuda de Deus. Qual é a mensagem central desta semana?
OS MEMBROS DA FAMÍLIA DE DEUS DEMONSTRAM AMOR UNS PELOS OUTROS.
Partilhando a Lição
Do Fundo do Coração
Com antecedência, preparar dois recortes de coração para cada aluno. Dividir a classe em grupos de três ou quatro alunos e distribuir os recortes de coração. Cada aluno deverá fazer um coração para outro membro do grupo. Nos corações, eles deverão
escrever uma característica do amor que comece com a mesma letra do nome da pessoa a quem vão dar o coração. (Exemplo: Ana, a Alegre; Bruno, o Bondoso).
Quando todos terminarem, pedir que prendam os corações na parede e deixem-nos ali como decoração por algumas semanas.
Analisando
Dar tempo para respostas. Como você se sente ao perceber as características do amor que seus colegas veem em você? (Podem negar tal característica; podem querer se assemelhar mais com aquela característica.) Que diferença faz, na vida das pessoas, quando nós intencionalmente lhes damos nosso amor? (As pessoas se sentem mais valorizadas.) O que podemos fazer para
demonstrar nosso apoio a amigos e familiares durante esta semana?
Pedir que os alunos façam o outro coração e pensem em alguém a quem podem dá-lo esta semana. (Dar tempo aos alunos). Nos próximos dias, deem este coração à pessoa em quem vocês pensaram. Vamos repetir juntos a mensagem central desta semana:
OS MEMBROS DA FAMÍLIA DE DEUS DEMONSTRAM AMOR UNS PELOS OUTROS.

Encerramento
Encerrar pedindo a Jesus para lembrar os juvenis, durante toda semana, de serem amorosos e bondosos com todos aqueles que os cercam. Orar para que eles tenham coragem de amar o próximo sem se importar com a maneira como são tratados. Agradecer a Jesus por nos amar tão completamente que podemos amar uns aos outros da mesma forma.

Purificação

Lição 12 dos Adolescentes 18 de setembro de 2010

Texto Bíblico: Hebreus 8:1-6; Hebreus 9:11-15, 18:28.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 23 e 24.
Verso Bíblico: Daniel 8:14, VARA.
I. SINOPSE
Sem dúvida, é importante lembrar que a lição desta semana apresenta uma das verdades que caracterizam a fé adventista do
sétimo dia. Mais do que isso, ela representa o coração do evangelho – as boas-novas da salvação –, pois explica de que maneira Deus, por meio dos méritos de Jesus, trata a humanidade
caída com misericórdia e ao mesmo tempo com justiça. O santuário celestial, do qual o santuário terrestre era uma cópia, explica o plano de Deus para salvar a humanidade (Salmo 77:13).
Entender os rituais e os significados do santuário terrestre é um desafio para os adultos – imagine para os adolescentes! Foi a má
compreensão de um dos rituais do santuário que levou os primeiros adventistas a crerem que a purificação do santuário predita em Daniel 8:14 aconteceria na ocasião da volta de Jesus. Ao estudarmos a lição desta semana, descobriremos que na verdade o que aconteceu foi algo diferente. De acordo com Levítico 16, na cerimônia da Expiação, o sumo sacerdote purifi cava o santuário de todo pecado que havia sido transferido para aquele lugar – e para o próprio sumo sacerdote – através da aspersão de sangue no véu que separava o lugar santo do santíssimo. A profecia dos 2.300 anos de Daniel aponta para esse grande evento no santuário celestial.
Apesar da complexidade desse tema, há muitas lições que os adolescentes podem aprender e colocar em prática. Ao ensinar, você poderá, por exemplo, enfatizar que a purifi cação do santuário faz parte do julgamento investigativo. Antes de Jesus purificar o santuário e remover os pecados da humanidade de uma vez por todas, Ele examinará os registros de todos aqueles que um dia O aceitaram como salvador para revelar ao Universo
se todos os pecados que um dia cometeram foram confessados e perdoados. Enquanto Jesus examina os registros, devemos, com o Seu poder, purificar-nos, arrependermo-nos, confessar o nosso pecado e abandoná-lo. Ressalte também o sacrifício indispensável que Cristo ofereceu por nós a fim de tornar possível a nossa entrada no Reino de Deus através da remissão de nossos pecados.
II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras:
Muitas pessoas hoje não valorizam o sacrifício de Jesus. O maior ato de graça de Deus – permitir que o precioso sangue de Seu Filho fosse derramado para a remissão dos pecados – é motivo para nós, seres humanos, rendermos glórias eternamente a Ele. O sacrifício de Cristo conduz-nos ao arrependimento, à restauração e ao amor a Deus.
Assim como os judeus que rejeitaram Jesus e O crucificaram não receberam o derramamento do Espírito Santo na ocasião do Pentecoste, assim como perderam o título de povo escolhido de Deus, muitos homens e mulheres hoje terão o mesmo destino. O ministério atual de Jesus no lugar santíssimo do santuário celestial é examinar cuidadosamente os registros de cada ser humano. Ao final do processo, alguns receberão o selo do Deus vivo e outros a marca deste mundo. Essa realidade deve fazer-nos refletir profundamente a respeito da condição de nosso coração diante de Deus.
Assim que Cristo terminar a obra de purificação do santuário, o destino de toda humanidade será finalmente selado.
Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
1. O livro de Hebreus. O livro de Hebreus foi escrito para esclarecer os símbolos do Antigo Testamento instituídos para ilustrar o plano da salvação e a realidade do ministério de Cristo pela humanidade desde o Seu sacrifício na cruz. No início da igreja
apostólica, os judeus convertidos começaram a se perguntar se deveriam continuar observando as leis cerimoniais. Um grupo de fiéis, liderados pelo apóstolo Paulo, defendia que as leis cerimoniais haviam sido plenamente cumpridas em Jesus Cristo. Aproximadamente no ano 50 d.C., foi realizado um concílio em Jerusalém para resolver a questão – especialmente para decidir se os gentios conversos deveriam ser circuncidados, e, assim, guardar a lei cerimonial ou não. O concílio determinou que os novos conversos não precisariam ser circuncidados, mas muitos
judeus se recusaram a abandonar as leis cerimoniais e todas as suas exigências. Acredita-se que o apóstolo Paulo tenha escrito o
livro de Hebreus para esclarecer o objetivo do ministério de Cristo no santuário celestial em nosso favor.
2. Os santuários. Deus ordenou ao Seu servo Moisés que construísse um santuário para que Ele habitasse em meio ao povo
(ver Êxodo 25:8). Moisés obedeceu e liderou a construção de um santuário móvel.
Esse santuário foi substituído por outro depois que o povo de Israel se estabeleceu em Canaã. O novo santuário foi mobiliado e construído nos moldes do santuário anterior. Na época de Daniel, esse santuário foi destruído parcialmente pelo exército de Nabucodonosor ao conquistar Jerusalém. Porém, sua destruição completa ocorreu nas mãos dos romanos em 70 d.C. Esse foi o único santuário terrestre mencionado na Bíblia e representa a primeira aliança de Deus com o Seu povo.
O que é uma aliança? Para descobrir, leia Êxodo 19:5-8. O povo de Israel quebrou a primeira aliança (Salmo 78:10-11) através da desobediência à lei de Deus e à falta de gratidão pela bondade do Senhor. Assim, Deus instituiu uma nova aliança, melhor do que a
primeira, uma aliança que tem como objetivo transformar-nos de dentro para fora pelo poder do Espírito Santo (Ezequiel 36:26-28).
Essa nova aliança também possui um santuário, mas, como Paulo descreveu em Hebreus 7-9, trata-se de um santuário celestial em que Jesus, neste momento, está mediando em nosso favor.
3. A réplica já explica tudo. O santuário terrestre foi uma réplica do santuário celestial em todos os aspectos. Uma das partes mais importantes apresentadas na lição desta semana se refere à mobília que fazia parte do lugar santíssimo, tanto do santuário terrestre como também do celestial. Por exemplo, a lei imutável de Deus, os Dez Mandamentos, estava presente no lugar santíssimo do santuário terrestre e está presente no lugar santíssimo do santuário celestial. Certamente, isso nos revela a santidade da lei de Deus. Além de ser a lei pela qual os seres humanos estão sendo julgados, também é a base do sistema celestial. A lei de Deus é tão sagrada que Jesus teve que morrer para cumprir suas exigências (Romanos 6:23). Por essa e outras razões, devemos obedecer aos preceitos de Deus. Eles são sagrados, mesmo num ambiente em que o pecado não existe!
4. Apocalipse 14. As três mensagens angélicas de Apocalipse estão diretamente relacionadas ao trabalho de Cristo no julgamento investigativo que está ocorrendo neste momento no Céu. Enquanto Cristo examina os registros de homens e mulheres, meninos e meninas, uma última advertência deve ser dada ao mundo. Os fiéis do tempo do fim são chamados a proclamar essas três mensagens.
São elas: (1) Respeite Deus e adore Aquele que criou todas as coisas. Juntamente com essa mensagem, está a boa-nova da salvação pela fé em Jesus Cristo. (2) Babilônia, o sistema corrupto de pecado do mundo, caiu, quebrou-se e pereceu. (3) Aqueles que teimarem em seguir o mundo e o sistema religioso falso que não ensina a verdade da Bíblia ou pratica todos os seus ditames serão marcados para a destruição. As três mensagens angélicas devem ser proclamadas em amor, em amor a Deus e em amor pelos seres humanos, ao vermos aproximar-se o momento da sentença final ser anunciada por Cristo no momento de Sua volta.
5. A figura do casamento. Em Mateus 22, Jesus conta a parábola do banquete de casamento. Essa parábola se relaciona diretamente com o ministério atual de Cristo no santuário celestial. Ellen White afirmou: “A mesma figura do casamento é apresentada na parábola do capítulo 22 de Mateus, onde claramente se representa o juízo de investigação como ocorrendo
antes das bodas. Previamente às bodas vem o rei para ver os convidados (Mat. 22:11), a fim de verificar se todos têm trajes nupciais, vestes imaculadas do caráter lavadas e embranquecidas
no sangue do Cordeiro (Apoc. 7:14). O que é encontrado em falta, é lançado fora, mas todos os que, sendo examinados, se verificar terem vestes nupciais, são aceitos por Deus e considerados dignos de participar de Seu reino e assentar-se em Seu trono” (O
Grande Conflito, p. 428).
III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Distribua papel e caneta entre os alunos. Instrua-os a completarem individualmente a seguinte afirmação com no mínimo duas sentenças: Sei que Jesus está neste momento examinando os registros de vida de todo ser humano para definir quem será selado com o selo do Deus vivo ou com a marca deste mundo. Quero que Jesus saiba que...
Encerre com uma oração dedicando os alunos a Deus e agradecendo-Lhe por salvar-nos!
Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Jesus é a figura central do plano estabelecido por Deus para salvar a humanidade caída. Jesus Se ofereceu voluntariamente para deixar a perfeição do Céu e morrer por nossos pecados. No período em que esteve na Terra, foi tentado em tudo, mas nunca caiu em pecado. Ofereceu Sua vida na cruz para pagar o preço de nossas transgressões. Ressuscitou para a vida e venceu o poder da morte.
Jesus ascendeu ao Céu; Seu sacrifício foi aceito pelo Pai e essa aceitação foi simbolizada pelo derramamento do Espírito Santo no Dia de Pentecoste. No Céu, Jesus entrou no lugar santo para interceder pela humanidade, mas no outono de 1844, ao fim da profecia dos 2.300 anos de Daniel 8:14, Jesus iniciou um ministério diferente. Iniciou-se o Dia da Expiação, a purificação
do santuário celestial. Essa obra solene de Cristo no lugar santíssimo está separando os verdadeiros seguidores de Deus daqueles que apenas dizem da boca para fora que são Seus filhos. O mundo está sendo julgado neste momento – e Deus sempre começa julgando primeiro aqueles que alegam ser Seus (1 Pedro 4:17).
Cientes do que Jesus fez por nós e da realidade de Seu ministério atual no santuário celestial, que tipo de pessoas devemos ser? Que mensagem devemos proclamar ao mundo? Chegou o momento de fazer um profundo exame de coração, abandonar o pecado, partilhar as boas-novas da salvação e advertir o mundo em trevas de que Jesus em breve voltará e trará consigo o veredicto do julgamento que está ocorrendo agora mesmo.
Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Movimente-os
Gary Anderson, educador e pesquisador renomado, declarou que “os adolescentes estão na fase de descobrir o corpo (geralmente desajeitado). Por isso, dê-lhes a chance de se movimentarem durante a aula”.
O assunto abordado na lição desta semana oferece a oportunidade de fazer os alunos se movimentarem. Se o tempo permitir, incentive os alunos a criarem uma pequena encenação
para ilustrar o que acontecia quando um israelita trazia uma oferta pelo pecado ao templo.
Para isso, você precisará de um aluno para representar o pecador, outro para representar o sacerdote e algo para representar o animal. Os alunos podem escolher qual pecado será
apresentado pelo pecador, escolher o animal a ser sacrificado e estabelecer, de acordo com a Bíblia, o ritual a ser executado pelo sacerdote. Certifique-se de que o sacerdote transfira o pecado para o santuário através da “aspersão de sangue”.
Outra opção é pedir que um aluno encene a atuação do sumo sacerdote no Dia da Expiação.
Ele ou ela deverá explicar o ritual passo a passo.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010


Adoração Infantil

Sinais de transito!
Verso para Memorizar:  “Refleti em meus caminhos e voltei os meus passos para os Teus testemunhos.” Salmos 119:59
Materiais
Bíblia, folhas de papel ou cartolinas onde tenha desenhado
alguns dos sinais de trânsito (ver desenhos).
Lição Objetiva
Deus quer que pensemos cuidadosamente a respeito de Seus mandamentos e de como podemos obedecer-lhes. Veremos hoje alguns sinais que nos ajudam a obedecer quando estamos seguindo por uma estrada.
1. Mostre um sinal de trânsito por vez. Pergunte: Se estivéssemos dirigindo um carro na estrada, por que teríamosimage 
de obedecer a estes sinais? (Permitir respostas.) Exatamente. Se não obedecermos, poderemos causar um acidente e machucar alguém. Explique os sinais de trânsito que as crianças desconheçam.
Quais destes sinais nos podem ajudar a sabermos se estamos desobedecendo a Deus? (Permitir respostas.) Boas respostas! Por exemplo, o sinal PARE nos diz que não devemos fazer algo errado. O sinal RETORNO nos diz que talvez devamos mudar totalmente de direção para podermos obedecer a Deus. Leia o Salmo 119:59 em voz alta. Que palavra neste verso significa o mesmo que “mandamentos”? (Testemunhos.)
O Salmo 119:59 nos faz lembrar que devemos obedecer aos mandamentos de Deus, que devemos seguir em Seus caminhos.
Deus tem, em Sua Palavra, sinais para nos guiar em nossa vida, em todos nossos caminhos. Hoje escutaremos a história de um menino que conhecia estes sinais.
História
Keisler gostava muito de acompanhar seu pai quando saía para pregar e colportar, embora ele fosse a lugares distantes e tivesse de caminhar muito.
Certa vez, quando ele tinha oito anos, acompanhou seu pai que foi pregar em “Los Ángeles” e para chegar ao local deveriam cruzar o rio Mayo – uma caminhada longa e difícil com quatro horas e meia de duração. Será que nesse caminho havia placas de sinalização? Não! Por isso era muito difícil de avançar. Nesse dia, além do percurso difícil, estava chovendo muito, o que ocorre com frequência na selva peruana. O barro estava cada vez mais espesso, enquanto Keisler e seu pai lutavam para dar outro passo. A certa altura, Keisler escorregou e caiu, e se afundou na lama. Seu pai teve de ajudá-lo a levantar-se para prosseguirem com a caminhada. Ambos tinham a certeza de que o Senhor e Seus anjos os estavam acompanhando.
Quando chegaram, sentiram-se felizes de poderem pregar o evangelho à noite, e com isso Keisler se esqueceu totalmente do barro e da chuva. Durante o dia eles também pregaram e deixaram esperança nos lares através das publicações de nossa igreja. Enquanto o papai vendia os livros aos adultos, Keisler colportava com a revista Nosso Amiguinho para as crianças.
Por três dias eles permaneceram nessa cidade onde, com alegria, puderam ver algumas pessoas se entregarem a Jesus!
O caminho que tiveram de percorrer foi difícil, em meio ao barro e sob a intensa chuva, sem nenhuma placa de sinalização.
Porém, Keisler conhecia muito bem outros sinais que os guiaria em segurança. Quais eram? Muito bem. Os mandamentos de Deus escritos em Sua Palavra. Ele sabe o quanto o Senhor Se agrada quando falamos de Seu amor a outras pessoas.
Muitas crianças e adolescentes, como Keisler, sentem o desejo de levar o evangelho a lugares distantes, sendo bons missionários.
Eu gostaria de convidar vocês a também conhecerem a Jesus, perto ou longe de onde vivem. Talvez vocês não tenham de caminhar quatro horas e meia como Keisler, talvez, na sua vizinhança haja pessoas que ainda não conhecem o Salvador e esperam que lhes transmitam as boas novas de salvação!

Ensopado Envenenado

Lição 11 Jardim da Infância 11 de setembro de 2010
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VERSO PARA DECORAR
“Compartilhavam tudo o que tinham.” Atos 4:32, NVI.
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Resumo da Lição
Eliseu visitou uma escola de profetas em Gilgal para dar conselhos e levar encorajamento.
Eles estavam passando por um período de fome, e Eliseu percebeu que esses estudantes precisavam de alimento. Ele orientou seu servo a preparar algum alimento para os estudantes.
O servo saiu ao campo, achou uma trepadeira com frutos e preparou um ensopado. Quando os estudantes provaram o ensopado, eles exclamaram que estava envenenado. Eliseu pediu um pouco de farinha e a espalhou na panela, e milagrosamente o alimento se tornou bom para comer.
Esta lição fala sobre comunidade. “A lição é para os filhos de Deus em todas as eras. Quando o Senhor dá um trabalho para ser feito, não se detenham os homens a inquirir da plausibilidade da ordem ou o provável resultado de seus esforços antes de obedecer. O suprimento em suas mãos pode parecer muito aquém das necessidades a serem supridas; mas nas mãos do Senhor ele se provará mais que sufi ciente.” – Profetas e Reis, p. 243.
Decoração da Sala
Usar os cenários da seca e do lar palestino. Ver Lição 6.
Lição Bíblia
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Personagens: Eliseu, servo.
Montagem do cenário: Pedir que uma criança voluntária seja Eliseu e outra, o servo. Vestidas com roupas dos tempos bíblicos. As outras crianças podem representar a parte dos estudantes da Bíblia e se sentarem no chão (se houver roupas suficientes, vestir todas as crianças). Colocar os vegetais no canto da sala. Pedir às crianças que ouçam cuidadosamente para representar suas partes no momento apropriado da história. Os alunos da escola dos profetas em Gilgal estavam agitados. Eliseu visitaria a escola!
Será que Eliseu responderia às perguntas deles? Será que ele os encorajaria a estudar fielmente as Escrituras? Será que Eliseu escutaria o estômago deles roncando? O quê? Estômago roncando? Sim. Mais uma temporada sem chuva no país significava colheitas menores e pouco alimento. Por isso, o estômago deles estava roncando de fome.
Finalmente, chegou o dia em que Eliseu chegou à escola. Todos cumprimentaram Eliseu com entusiasmo. Eliseu começou a responder às perguntas e conversar com eles. Todos ouviam atentamente.
Enquanto Eliseu falava, ele percebeu alguma coisa. Os alunos pareciam magros e um pouco pálidos. “Pobres alunos!” pensou Eliseu. “Eles não têm tido comida suficiente.” Eliseu sabia que precisavam de alimento para que pudessem pensar com clareza.
Eliseu chamou seu servo e pediu que ele trouxesse uma grande panela e fizesse um ensopado para os alunos. O servo primeiramente procurou algum alimento na despensa.
Não havia alimento. Bem, ele teria que achar alguma coisa. Então, saiu ao campo perto da escola e começou a procurar. Ele procurava por alguma coisa até que viu algo que pareceu bom para comer. Crescia em uma trepadeira. Os frutos se pareciam com cabaça, pepino ou abobrinha. Ele não tinha muita certeza, mas achou que eram bons para comer. Ele colocou uma porção deles em sua capa, pegou-a pelas pontas e voltou para a escola. [O “servo” pega os vegetais e os leva para a escola.]
O servo de Eliseu ferveu água numa panela grande. Então, picou os frutos da trepadeira que encontrara [O servo corta os frutos e os coloca na panela que fervia] e, com alguns legumes, colocou na água para cozinhar. O cheiro do ensopado entusiasmou os alunos. Agora sim, o estômago deles estava roncando de verdade! Eliseu disse aos alunos que chegara a hora de comer. Os alunos ficaram mais do que felizes ao obedecer. Eles pegaram suas tigelas [as crianças pegam suas “tigelas”] e esperaram ansiosos até serem servidos. Eliseu orou, e eles começaram a comer. Colocaram a primeira colherada na boca; eles estavam com muita fome! Mas logo perceberam que alguma coisa estava errada com o ensopado. O ensopado realmente não tinha gosto bom, de jeito nenhum! [Crianças fazem caretas.] O servo fizera um alimento de gosto ruim? Não, não era o caso deles não gostarem da comida. O ensopado tinha gosto de veneno!
– Parem! – gritaram todos. – O ensopado está envenenado! Podemos morrer se o comermos!
Eliseu ficou preocupado. O servo ficou assustado! Ele não planejara fazer um ensopado envenenado.
Ele não sabia que aquela planta era venenosa. Mas Deus estava observando e cuidando.
Ele mostrou a Eliseu o que fazer.
– Tragam um pouco de farinha – Eliseu disse. Ele colocou um pouco de farinha na panela e misturou o ensopado. [“Eliseu” faz de conta que coloca farinha na panela.] Ele provou o ensopado, e depois mandou o servo servir novamente aos alunos.
O servo deve ter hesitado, mas fez o que lhe fora pedido. Os alunos devem ter olhado cuidadosamente para o ensopado. Será que farinha normalmente elimina veneno? Não. Mas Deus estava usando Eliseu para ajudá-los. Eles confiavam em Deus e também em Eliseu, servo de Deus.
Assim, pela segunda vez, eles começaram ansiosamente a comer. Dessa vez, o ensopado estava delicioso! Os alunos comeram até se sentirem satisfeitos.
Eliseu percebeu a necessidade que os alunos tinham de alimento. Ele procurou fazer tudo o que podia para alimentá-los, pedindo ao servo que fizesse o ensopado. Quando Eliseu viu que o ensopado estava envenenado, novamente sentiu que precisava de ajuda. Ele orou e, com a ajuda de Deus, cuidou dos alunos.
Encerramento
Querido Jesus, por favor, ajuda-nos a descobrir outras pessoas que necessitam de auxílio, e ajuda-nos a auxiliá-las. Nós Te agradecemos. Amém.
Lembrar aos alunos que uma das maneiras de ajudar é trazendo os itens pedidos para seu projeto de serviço comunitário.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).
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Finalmente Livre!

Lição 11 dos Primários 11 de setembro de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, Eu o porei
sobre o muito.” Mateus 25:23, NVI.
Resumo da Lição
José foi fiel a Deus na prisão. O carcereiro o encarregou de todas as coisas na prisão. Dois prisioneiros tiveram sonhos estranhos e Deus ajudou José a interpretá-los. Os sonhos se cumpriram, provando que José servia a um Deus poderoso. Dois anos mais tarde, Faraó teve um sonho que causou preocupação. O copeiro de Faraó lembrou-se de José e ele foi trazido da prisão para apresentar a interpretação dada por Deus. Faraó nomeou José como governador de todo o Egito.
Esta lição fala sobre comunidade. José levou consigo o Deus de seus pais à prisão e ao palácio. Se nós sempre levarmos conosco aquele relacionamento com Deus que desenvolvemos em nosso lar cristão e com nossa família da igreja, Deus nos abençoará, não importa onde nos encontremos.
Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Montagem do cenário: Com antecedência, pendurar bem alto um lençol grande, de modo que apenas toque o piso. Atrás do lençol, pendurar recortes de vacas gordas e vacas magras e de espigas de trigo cheias e espigas mirradas. Colocar um holofote ou lâmpada forte atrás do lençol e dos recortes. No momento certo durante a história, pedir para um auxiliar acender o holofote/lâmpada para que apareçam as silhuetas dos objetos dos sonhos.
Potifar mandou prender José porque sua esposa o acusou de  crime. Deus sabia que José era inocente. Mesmo assim permitiu que José fosse colocado na prisão. Às vezes, Deus permite que Seu povo seja colocado em lugares estranhos – com propósitos especiais. Deus abençoou José mesmo na prisão. O carcereiro percebeu que José fazia um bom trabalho. Logo o colocou como responsável pelos outros presos.
Dois homens que José ficou conhecendo na prisão foram o copeiro e o padeiro de Faraó. Um dia, José percebeu que esses homens estavam tristes. Ambos tiveram sonhos que não podiam entender.
José entendia a respeito de sonhos. Deus lhe dera alguns sonhos importantes quando ele era mais novo. Ele ouviu as histórias dos dois homens. Deus o ajudou a explicar o significado dos sonhos de cada um deles. Tudo o que ele disse que aconteceria, aconteceu.
Depois disso, José ainda ficou dois anos na prisão.
Certa noite, Faraó teve dois sonhos. [Auxiliar acende a luz focalizando as vacas gordas atrás do lençol.] No primeiro, ele viu sete vacas gordas pastando à beira do rio. [Auxiliar focaliza luz nas vacas magras.] Depois apareceram, não se sabe de onde, sete vacas magras e comeram aquelas vacas gordas!
[Auxiliar focaliza as espigas cheias.] No segundo sonho, Faraó viu sete espigas de trigo graúdas. [Auxiliar focaliza as espigas mirradas.] De repente, apareceram sete espigas mirradas e comeram as espigas graúdas! Esses sonhos perturbaram tanto Faraó que ele não conseguiu mais dormir. O que significariam os sonhos?
Ninguém no palácio podia compreender os sonhos. Então, o copeiro do rei se lembrou de José. Ele foi trazido da prisão.
José contou a Faraó que Deus às vezes dá sonhos às pessoas. Ele dera esses sonhos a Faraó e explicara o significado dos sonhos a José.
– Os dois sonhos predizem o mesmo acontecimento – disse José. – Nos próximos sete anos as colheitas no Egito serão muito fartas e haverá mais alimento do que se poderá consumir. As vacas e os grãos serão gordos, cheios. Depois, os outros sete anos que se seguirem serão muito maus. Não haverá boa colheita e muitas pessoas poderão passar fome. O senhor deve construir armazéns maiores e estocar todo o cereal produzido em excesso nos anos de fartura – José sugeriu.
– Se fizer isso, o Egito terá alimento suficiente para os anos de fome.
Faraó concordou com José, e achou que ele era um homem inteligente. Por isso, encarregou José de construir os armazéns. Faraó deu a José seu anel oficial. Deu-lhe vestes novas – mais bonitas do que as que seus irmãos ou a esposa de Potifar tomaram dele. Faraó colocou José como governador de todo o país do Egito!
Realmente “o Senhor estava com José”. (Gênesis 39:2.) Ele deixara José na prisão com um propósito. Quando coisas ruins nos acontecem, podemos ser fiéis como José. Deus pode nos ajudar a ser fiéis a Ele – esse Deus sobre o qual aprendemos em casa e na igreja.
Encerramento
Cantar “Sempre Bem Fiel” (ver p. 108, CD faixa 24). Orar para que as crianças permaneçam sempre fiéis a Jesus, fazendo o seu melhor naquilo que estiver sob sua responsabilidade.

A Igreja da Ilha

Lição 11 dos Juvenis 11 de setembro de 2010

Verso Para Memorizar
“Porque Deus revelou a Sua graça para dar a salvação a todos. Essa graça nos ensina a [...] vivermos neste mundo uma vida controlada, correta e dedicada a Deus.” Tito 2:11, 12, NTLH.
Resumo da Lição
No primeiro capítulo do livro de Tito, o conselho de Paulo estabelece os critérios para a eleição de líderes e anciãos da igreja na Ilha de Creta. Ele também estabelece os padrões de vida cristã, para que outros vejam o amor de Deus em nós.
Esta lição fala sobre comunidade. O conselho que Paulo deu a Tito centenas de anos atrás ainda se aplica a nós, hoje. As escolhas que fazemos em nosso dia a dia demonstram a quem adoramos. Quando escolhemos viver uma vida de intimidade com Deus, somos uma bênção a todos em nossa comunidade.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Com antecedência, preparar um envelope fechado com uma carta dentro. A carta pode ser de um amigo ou de um familiar. Começar a abrir o envelope.
Eu gosto muito de receber cartas. Eu gosto especialmente das cartas que recebo de [dizer o nome do amigo ou parente].
De quem você mais gosta de receber cartas?
Na história de hoje, Tito recebeu uma carta muito especial de Paulo. Vamos ver o que diz essa carta.
Vivenciando a História
Com antecedência, preparar um envelope fechado e endereçado a cada aluno. (Deixar alguns envelopes sem nome, para os visitantes, e colocar seus nomes depois de conhecê-los.) Dividir o
capítulo 1 de Tito em quantas partes forem necessárias no caso de sua classe. Colocar um trecho do capítulo em cada envelope. Numerar os envelopes (colocando um número em algum canto)
para saber a ordem dos textos que estão dentro. Pedir que os alunos abram seus envelopes e leiam para a classe suas “cartas” seguindo a ordem da numeração dos envelopes. (Se alguns alunos
não chegarem, dar seus envelopes para que outros juvenis os leiam. Se a classe for muito grande, divida-a em grupos menores.)
Aplicação da Lição
Procuram-se Líderes
O que pessoas da sua idade poderiam fazer para desenvolver – agora, enquanto crescem – traços de liderança como os que acabamos de estudar? (Entregar sua vida a Deus cada dia; ler a Bíblia, pedir graça e poder para caminhar com Jesus; seguir Seu exemplo, etc.) Vamos olhar para a nossa lista novamente e pensar em formas de demonstrar esses traços de caráter em nossa vida diária. (Incentivar a participação dos alunos.)
Debater com os alunos sobre as respostas de cada um.
Partilhando a Lição
Buscando Qualidade
Dividir a classe em grupos pequenos. Pedir a cada juvenil que mencione uma característica positiva da pessoa que está sentada à sua direita. Continuar a atividade até fechar o círculo. Quando todos falarem, pedir que a classe ore silenciosamente rogando a Deus para que corresponda ao que o colega expressou.
Fazer uma lista dos passos que você pode dar na próxima semana para desenvolver esta qualidade, e as pessoas que você poderia afetar positivamente com essa decisão. (Dar tempo aos juvenis para que escrevam.)
Avaliação
Conte aos seus colegas de grupo o que você escreveu. Fale sobre os passos que você dará na próxima semana para usar essa qualidade ao relacionar-se com as pessoas. Lembre-se:
REVELAMOS O AMOR DE DEUS VIVENDO DE ACORDO COM SEUS ENSINOS.

Encerramento
Convidar os alunos para orar com você: Pai, obrigado por nos prometer, em Tua Palavra, que nosso relacionamento com o Senhor pode ter um reflexo em nossa vida. Por favor, mostra-nos
como fazer as escolhas certas a cada dia, para honrarmos o Teu nome.

Última Advertência!

Lição 11 11 de setembro de 2010

Texto Bíblico: Apocalipse 14:8; Mateus 25:1-13.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 21 e 22.
Verso Bíblico: Apocalipse 14:8.
I. SINOPSE
Desde o início até a metade do século 19, uma mensagem poderosa começou a ser pregada nos Estados Unidos e depois foi levada a outras nações ao redor do mundo. Certo pregador cheio do Espírito Santo chamado Guilherme Miller começou a viajar pela América do Norte advertindo homens e mulheres a respeito do julgamento iminente de Deus e rogando-lhes que se preparassem para encontrar- se com o Senhor em paz. O movimento adventista, como ficou conhecido, foi conquistando mais e mais adeptos até o dia 22 de outubro de 1844, ocasião em que todos aguardaram com grande expectativa o advento do Salvador.
Eles haviam vendido tudo o que possuíam, feito um profundo exame de coração, confessado e abandonado o pecado e feito as pazes com todos aqueles com quem tinham tido alguma desavença. Os adeptos do movimento também tinham proclamado a mensagem de advertência aos familiares, vizinhos, amigos e desconhecidos e insistido para que se preparassem para encontrar-se com Deus. Para o seu desapontamento, Jesus não voltou, conforme esperavam, e muitos perderam a fé.
Os que perseveraram no estudo da profecia bíblica foram conduzidos pelo Espírito Santo a compreender que em 22 de outubro de 1844 Cristo entrou no lugar santíssimo do santuário celestial e naquela data iniciou a purificação do santuário através do julgamento investigativo. Os primeiros adeptos do movimento adventista não entenderam a profecia corretamente, mas a dedicação com que saíram para advertir o mundo foi abençoada
por Deus e a atenção que deram à profecia bíblica foi admirável!
Esta semana, os alunos devem sair da classe da Escola Sabatina cientes de que, assim como os mileritas e os primeiros adventistas, Deus confiou-nos a responsabilidade de transmitir uma mensagem de advertência e apontar o erro (Apocalipse 14:8). Essa mensagem engloba o chamado ao arrependimento e o
convite para nos prepararmos para a volta de Jesus. Essa é parte da mensagem que a igreja remanescente do tempo do fim proclamará.
Assim como aconteceu na época de Guilherme Miller, muitos atenderão ao chamado de Deus e entregarão o coração a Cristo, mas muitos também escolherão atender ao chamado do mundo e de seu príncipe, Satanás.
Diante desse desafio, devemos orar para não ficarmos desanimados ou desistirmos. Jesus em breve voltará e devemos cumprir a missão que Ele nos confiou de prepararmos as pessoas
para se encontrarem com Ele!
Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
1. Por que marcaram uma data? Por que os adeptos do movimento adventista marcaram a data de 22 de outubro de 1844 para a volta de Jesus? Por que será que não prestaram atenção nas palavras claras da Bíblia que afirmam que nem mesmo Jesus sabe a data exata de Seu retorno (Mateus 26:36)? Ellen White fez o seguinte comentário sobre esse assunto:
“Conquanto ninguém saiba o dia ou a hora de Sua vinda, somos instruídos quanto à sua proximidade, e isto nos é exigido saber.
Demais, é-nos ensinado que desatender à advertência ou recusar saber a proximidade do advento do Salvador, ser-nos-á tão fatal como foi aos que viveram nos dias de Noé o não saber quando viria o dilúvio.” – O Grande Conflito, p. 371. Foi com esse espírito que os primeiros adventistas estudaram a Palavra de Deus. Desejavam conhecer profundamente os sinais que antecedem a volta de Cristo e o que a Bíblia revela sobre os últimos dias – e nós
devemos fazer o mesmo. Eles estudaram as profecias de Daniel 7-9 e chegaram à data de 22 de outubro de 1844. Eles apenas erraram quanto ao evento que ocorreu naquele dia.
Aqueles que não têm a menor intenção de mudar de vida simplesmente ignoram os sinais da breve volta de Jesus. Para eles,
isso significa apenas tentar estabelecer datas e usam isso como desculpa para rejeitar a verdade.
2. O que o movimento adventista deixou de perceber na época? É fácil rir da aparente inocência dos que aguardaram a volta de Jesus em 22 de outubro de 1844. A crença, no entanto, em que os primeiros adventistas basearam a sua fé estava relacionada ao serviço do santuário judaico em que o sumo sacerdote purificava o santuário no décimo dia do sétimo mês judaico (ver Levítico 16:29-34). Os fiéis daquela época relacionaram a simbologia do santuário judaico à profecia concedida a Daniel que afirmava que em 2.300 dias (anos) o santuário seria purificado (Daniel 8:14). O
período de 2.300 dias/anos começou com o decreto do rei Artaxerxes para a reconstrução de Jerusalém (Daniel 9:25) em 457 a.C. Ao calcularmos 2.300 a partir dessa data, chegaremos ao ano de 1843 d.C. Lembre-se, porém, de que o santuário era purificado no décimo dia do sétimo mês. Por isso, como o decreto
para reconstruir Jerusalém saiu no outono de 451 a.C., a profecia terminou exatamente no outono de 1844. (Para uma explicação mais detalhada dessa profecia, ver O Grande Conflito, p. 409-411.)
O décimo dia do sétimo mês judaico no ano de 1844 caiu no dia 22 de outubro. O que os primeiros adventistas não sabiam era que
nessa data Cristo não voltaria para pôr fim ao pecado e salvar os justos. Nessa data, Cristo estava mudando de função em Seu ministério de mediação em favor da humanidade. Jesus entrou no Lugar Santíssimo para purificar o santuário celestial e o Seu povo do pecado de uma vez por todas, da mesma forma como o sumo sacerdote fazia a cada ano no santuário terrestre. Antes que Jesus complete a purificação para sempre, Ele deve examinar os registros de todos os seres humanos que um dia aceitaram o Seu sacrifício. Nesse período, alguns serão selados com o selo do Deus
vivo, enquanto outros receberão a marca deste mundo. O julgamento investigativo e a purificação do santuário celestial começaram em 22 de outubro de 1844.
3. Uma metáfora dos nossos dias? A parábola das dez virgens ilustra uma questão muito importante a respeito do período de espera antes de o Noivo aparecer. Devemos sempre ter em mente que Deus compara Seus seguidores a uma mulher muito bonita, pura e vestida com roupas simples. Tanto as virgens insensatas quanto as prudentes aparentemente pareciam pertencer ao mesmo grupo, mas apenas as prudentes possuíam óleo extra para
abastecer a candeia ao saírem para encontrar o Noivo.
A aparente demora da volta de Jesus, de acordo com Ellen White, representa, na experiência do movimento adventista, o período do Grande Desapontamento. Jesus não voltou na data em que esperavam. A pergunta, então, passou a ser: Quem, entre os fiéis, possui óleo extra para sobreviver à demora do Noivo e estar preparado para encontrá-Lo quando Ele aparecer? “Neste tempo de incerteza, o interesse dos que eram superficiais e não de todo sinceros começou logo a vacilar, arrefecendo seus esforços; mas aqueles cuja fé se baseava no conhecimento pessoal da Escritura Sagrada, tinham sob os pés uma rocha que as ondas do desapontamento não poderiam derruir.” – O Grande Conflito, p. 394.
4. O remanescente. Deus sempre teve um remanescente que permaneceu fiel a Ele, mesmo em meio a guerras, calamidades, privações e perdas. Na ocasião em que o povo de Israel foi levado cativo pelos assírios e babilônicos, um grupo remanescente permaneceu fiel ao Senhor. Após a morte de Jesus, os remanescentes aguardaram o derramamento do Espírito Santo em Jerusalém. Durante o período escuro da Idade Média, Deus manteve um povo fiel, o remanescente, que, mesmo ameaçados de morte, escolheram permanecer ao lado da verdade. Ao final dessa terrível perseguição que durou 1.260 anos, um grupo de fiéis corajosamente se levantou para apontar o erro da igreja romana e exaltar a Palavra de Deus. Os primeiros protestantes fizeram parte do remanescente de Deus. No entanto, com o passar do tempo, os protestantes não deram continuidade ao trabalho da reforma e se recusaram a abandonar as crenças que não são embasadas na Bíblia. Entre eles, Deus chamou um remanescente para proclamar a mensagem de advertência do final dos tempos
para um mundo envolto em trevas. Os Adventistas do Sétimo Dia fazem parte desse remanescente.
Qual é a missão do remanescente hoje? O livro de Apocalipse claramente afirma que a missão do remanescente é proclamar as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12, que trará “restauração plena e final à verdade do evangelho” (Seventy-day Adventist’s Believe..., p. 163).
III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Ore com a classe pedindo a Deus que mostre aos alunos como partilhar o Seu amor e proclamar com poder a notícia maravilhosa de Sua breve volta. Em seguida, instrua os alunos a fazer uma oração silenciosa. Diga-lhes para pedirem a Deus para lhes mostrar como cumprir sua missão como filhos de Deus neste mundo de pecado. Incentive-os a rogarem pelo poder do Espírito Santo para ajudá-los a viver uma vida santa. Encerre com a oração do Pai Nosso.
Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: A lição desta semana resume a amarga experiência que os pioneiros do adventismo passaram em 22 de outubro de 1844. Essa data marcou um capítulo triste na história da Igreja Adventista do Sétimo Dia, bem como na vida de milhares de pessoas. Guilherme Miller e os primeiros adventistas foram fiéis ao chamado inspirado por Deus. Com dedicação e empenho, proclamaram a mensagem de que Jesus, o Noivo, logo apareceria nas nuvens do céu e que todos precisavam estar prontos para se encontrar com Ele. Na época, essa mensagem se alastrou como fogo em palha seca. Muitos se uniram ao movimento. Não demorou muito e Satanás introduziu um ar de fanatismo na obra e influenciou vários líderes de igreja a negligenciarem o estudo profundo das verdades da mensagem do advento e a proibirem os
membros de sua congregação de frequentar às reuniões do movimento.
Com o Grande Desapontamento, muitos adventistas abandonaram a fé. Mas um grupo de fiéis voltou-se à Bíblia com mais afinco do que nunca e rogou a Deus com sinceridade de coração para ajudá-los a entender a profecia dos 2.300 anos de Daniel. A perseverança desse grupo foi recompensada. Assim como os primeiros adventistas, nós, adventistas atuais, estamos prestes a testemunhar outra grande manifestação de nosso Deus.
Dessa vez, Jesus virá e não tardará. Até lá, nossa missão é partilhar as boas-novas da salvação e advertir o mundo de Sua breve volta!
Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Grandes Expectativas
Umas das maneiras já comprovadas de atrair o interesse dos adolescentes para qualquer assunto que se deseja ensinar é mostrar o que eles ganharão com o tempo que passarem em classe aprendendo. Se a informação for transmitida de forma positiva, dinâmica e criativa, os adolescentes, sem dúvida, prestarão atenção.
Se a lição a ser ensinada for relacionada de forma prática com a vida dos adolescentes, eles prestarão muito mais atenção ainda. A lição desta semana engloba vários temas importantes – o início do movimento adventista, o Grande Desapontamento, o julgamento investigativo, o remanescente e sua missão. Cada um desses temas poderia facilmente ser discutido por um trimestre inteiro!
Os adolescentes de sua classe, por exemplo, podem aprender como manter a fé em Deus quando parece que tudo está dando errado. Uma maneira de transmitir essa verdade é partilhar o seguinte em suas próprias palavras:
“Hoje é um dos dias mais importantes de sua vida, pois vocês aprenderão o que fazer quando a esperança e os sonhos desaparecem, quando as pessoas que vocês confiam os decepcionam, quando Deus parece que Se esqueceu de vocês.
“Ellen White afirmou que no momento em que Jesus morreu, a esperança e o sonho dos discípulos de serem libertos da opressão romana pelo Messias pereceram juntamente com Ele na cruz (ver O Grande Conflito, p. 404-405). Todo cristão enfrenta esse desafio. Como manter a fé e concentrar-nos em nossa missão, mesmo diante de situações como essa?”

terça-feira, 7 de setembro de 2010

AOS PAIS E LIDERES INFANTIL


A criança que é sempre criticada
Aprende a condenar.
A criança que é sempre hostilizada
Aprende a agredir.
A criança que é sempre ridicularizada
Aprende a ser tímida .
A criança que é sempre envergonhada
Aprende a sentir culpa.
A criança que é tratada com tolerância 
Aprende a ser paciente.
A criança que é sempre encorajada
Aprende a ser confiante.
A criança que é sempre elogiada
Aprende a apreciar.
A criança que recebe um tratamento imparcial
Aprende a se justa.
A criança que vive com segurança
Aprende a ter fé.
A criança que é aprovada
Aprende a gostar de si mesma.
A criança que vive com aceitação e amizade
Aprende a descobrir o amor ao mundo.

PENSAMENTO DE UMA CRIANÇA


Dizes que sou o futuro,
Não me desampares no presente.
Dizes que sou a esperança da paz,
Não me induzas à guerra.
Dizes que sou a promessa do bem,
Não me confies ao mal.
Dizes que sou a luz dos teus olhos,
Não me abandones ás trevas.
Não espero somente o teu pão, 
Dá-me luz e entendimento
Não desejo tão só a festa do teu carinho
Suplico-te amor com que me eduques.
Não te rogo apenas brinquedos,
Peço-te bons exemplos e boas palavras.                
Não sou simples ornamento de teu carinho,
Sou alguém que te bate à porta em nome de Deus.
Ensina-me o trabalho e a humildade, o devotamento e o perdão.
Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo.
Corrija-me enquanto é tempo, ainda que eu sofra…
Ajude-me hoje para que amanhã eu não te faça chorar.  
 ( Meimei )




                                                                                                                                      Fonte: Mensagens e Poemas

O que vc tem feito por mim???

QUE VOCÊ TEM FEITO POR MIM?

NADA! quando você se depara comigo nas ruas, estou todo sujo, com fome e sede, você nem me dá atenção...TEM MEDO!
Pensa que sou um "malandro" e o que está no meu coração é que queria apenas um ABRAÇO!...
Minha mãe, me esqueceu...
Meu pai, nem sei por onde anda...
Quando peço comida ninguém dá, ai vou roubar para comer, nesse caso sou "tranqueira" em vez de você me ajudar, é mais fácil criticar. Abraço uma ARMA, em vez de você. ai me condenam, quer me prender... em uma cela fria...
Choro para ouvir uma Palavra e ninguém me fala, mas...prefere ler uma revista ou jornal, 
EU? fico para depois.
Você tem tempo para tudo, mas não tem tempo para falar comigo... Tudo bem, depois não fala que eu NÃO avisei!
Se um dia por acaso, eu sem querer, roubar sua bolsa, não me condene, me desculpa, pois quando pedi ajuda, NINGUÉM ESTENDEU AS MÃOS.

A Chegada de um Bebê

Lição 3 Rol do Berço Setembro
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VERSO PARA DECORAR
“Sejam […] bondosos uns para com os outros.” 1 Tessalonicenses 5:15, NVI.
Resumo da Lição
Uma bondosa mulher sunamita oferecia a Eliseu uma refeição sempre que ele visitava a cidade dela. Ela desejava fazer algo mais pelo profeta Eliseu, assim ela e o marido construíram um quarto no andar de cima de sua casa, onde o profeta pudesse descansar, quando passasse por ali. Eliseu ficou contente e desejou fazer alguma coisa boa para eles. O servo dele percebeu que a mulher sunamita não tinha filhos e falou para Eliseu. Eliseu disse à mulher que ela teria um filho no ano seguinte. E Deus lhe deu um bebezinho – o filho que ela tanto esperara.
Esta lição fala sobre comunidade. As pessoas na família de Deus estão sempre desejosas de fazer boas coisas para os outros. Ele fica feliz quando ajudamos os outros e quando oramos por eles. Deus ouve nossas orações e as atende. Ele é Todo-poderoso e pode fazer todas as coisas. Ele nos ajudará a sermos bondosos para com os outros.
Decoração da Sala
Preparar um cenário do interior de uma casa com uma janela, cortinas (com algumas luzes de Natal presas a uma janela para simularem estrelas), uma mesa, alguns tapetes ou toalhas de banho para serem as camas, uma vela e uma cadeira. Isso pode ser um desenho na parede que será completado durante a atividade de construção do quarto durante o estudo da lição.
Vivenciando a História
A. Verso Para Decorar: Está na hora de ler nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena de feltro ou cartolina contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Vamos olhar dentro de nossa Bíblia? (Abrir a Bíblia.) Na Bíblia podemos ler que Deus nos ama. Vocês podem encontrar uma gravura de Jesus em sua Bíblia? Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “No Livro de Deus” (ver p. 52, CD faixa 17). Deus nos ajuda a ser bondosos com os outros. A Bíblia conta sobre um ajudante de Deus, um homem chamado Eliseu. Eliseu amava a Deus. Uma mulher que morava em Suném fez coisas bondosas para Eliseu. Deus deseja que sejamos bondosos uns com os outros. Vamos cantar a música de nosso Verso Para Decorar “Sejam Bondosos” (ver p. 56, CD faixa 76).
B. Eliseu Viaja: Eliseu andava por todos os lugares. No tempo de Eliseu não havia carro nem avião. Ele andava a pé para diferentes lugares a fim de ajudar as pessoas. Aonde ia, Eliseu era bondoso com as pessoas. Vamos fazer de conta que estamos viajando com Eliseu. Venham atrás de mim ao caminharmos pela sala.
C. Eliseu passava frequentemente pela mesma casa junto à cidade de Suném. Uma mulher bondosa e seu marido moravam naquele casa. Eles observavam que Eliseu e seu ajudante estavam cansados e com fome quando passavam por ali. Assim, muitas vezes eles convidavam os dois para descansar e comer alguma coisa em sua casa. Eles tinham um lar feliz porque seguiam a Deus e eram bondosos. Nós podemos ser bondosos com os outros. Vamos novamente cantar a música de nosso Verso Para Decorar “Sejam Bondosos” (ver p. 56, CD faixa 76). Eliseu se sentia confortável e feliz no lar de seus amigos, mas ele precisava continuar sua viagem. Ele agradeceu ao homem e à mulher bondosa de Suném e se despediu deles. Vamos cantar outra vez a música de nosso Verso Para Decorar “Sejam Bondosos” (ver p. 56, CD faixa 76).
D. Construindo um Quarto: A mulher bondosa de Suném observava Eliseu caminhando pela estrada. Vocês podem fazer de conta que veem Eliseu indo embora? Ensombrar os olhos com a mão. Ela começou a pensar no que poderia fazer para Eliseu. Ela sabia que ele ficava cansado e precisava de um lugar para descansar. Mas ele precisava continuar andando para achar um lugar porque ela não tinha um quarto para ele. Isso mesmo! Com certeza ela correu ao encontro de seu marido (incentivar as crianças a correrem no lugar) e lhe perguntou se eles não poderiam construir um quarto para Eliseu no telhado plano de sua casa. O marido achou que era uma ótima ideia e começaram a trabalhar. Nós também podemos ser bondosos com os outros. Assim, com algumas ferramentas e material de construção, vamos ajudar a construir. As crianças podem carregar as caixas e construir uma “parede”, e/ou usar as ferramentas para fazer de conta que estão construindo enquanto cantam “Eu Gosto de Ajudar” (ver p. 53, CD faixas 54 e 55).
E. Deixando o Quarto Bonito Quando o homem bondoso terminou de construir o quarto em cima do telhado plano de sua casa, a mulher bondosa queria deixar o quarto bonito e confortável. Assim, ela colocou uma cama (apontar para a cama ou estender uma esteira no chão), uma mesa e uma vela no quarto. Como o quarto ficou bonito! Talvez a mulher tenha colocado algumas flores bonitas que Deus fez. Com a ajuda das crianças, arrumar flores em um vaso e colocá-las na mesa. Viram? Ficou lindo! Vamos novamente cantar a música de nosso Verso Para Decorar. Cantar “Sejam Bondosos” (ver p. 56, CD faixa 76).
F. Surpresa! A mulher bondosa e seu marido ficaram esperando Eliseu passar novamente pela casa deles em suas viagens. Certo dia, ele apareceu! Eles disseram a Eliseu o que tinham feito para ele. Eles subiram os degraus para o quarto que ficava na parte de cima da casa (incentivar as crianças que façam de conta que sobem degraus). Quando Eliseu viu o quarto, ficou muito surpreso e também muito contente! (Incentivar as crianças a mostrarem surpresa.) Eliseu ficou contente porque eles haviam sido bondosos com ele. Vamos cantar um cântico alegre. Distribuir os instrumentos musicais ou bater palmas ao cantarem “Louvem a Jesus” (ver p. 54, CD faixa 60).
G. Eliseu Retribui a Bondade: Eliseu queria fazer alguma coisa boa para a mulher e o marido dela porque eles haviam sido bondosos com ele. Ele pediu ideias a seu servo e ele se lembrou de que o casal bondoso não tinha filhos. Nenhum filho! Nenhuma criança para brincarem com ela, para cantarem juntos, ou a abraçarem. Nenhuma criança para contarem histórias sobre como Deus criara o mundo, ou sobre a arca de Noé. Sim, Eliseu achou que aquela era uma ótima ideia. Assim, ele orou a Deus e Lhe pediu que Ele desse à mulher bondosa e seu marido um bebê. Vamos nos ajoelhar e fazer de conta que somos Eliseu orando a Deus por um bebê. Ajoelhar e dizer uma oração simples, tal como: Querido Deus, estas pessoas foram bondosas para comigo. Por favor, dá a elas um bebê. Eu Te agradeço. Amém. E vocês sabem o que Deus fez? Ele ouviu a oração de Eliseu. E a mulher bondosa teve um menininho. Ela o amou muito. Ela era bondosa com seu filhinho e o confortava quando ele chorava. Vamos fazer de conta que temos um bebezinho nos braços? Vocês podem embalar seu nenezinho? Dar às crianças bonecas para segurarem e embalarem enquanto cantam “Nana Nenê, Deus Cuida de Ti” (ver p. 56, CD faixa 40).
H. O Bebê Cresce: O bebezinho cresceu e já era agora um garotinho, justamente como vocês, meninos e meninas. Os pais dele lhe ensinaram a ser bondoso para com as outras pessoas. Ele
partilhava seus brinquedos. Vocês partilham seus brinquedos? Nós também podemos ser bondosos com os outros. Vamos também partilhar um brinquedo com outra pessoa. Permitir que as crianças escolham um brinquedo da caixa e o partilhem com outra criança ao cantar “Uma Vez Cada Um” (ver p. 55, CD faixas 43 e 44). O garotinho também podia ser bondoso ao dizer palavras bondosas. Ele podia dizer ao papai e à mamãe que os amava. Podia dizer “por favor” e “muito obrigado”. Podia falar aos
outros sobre Deus. Nós também podemos ser bondosos com os outros. Vamos novamente cantar a música de nosso Verso Para Decorar “Sejam Bondosos” (ver p. 56, CD faixa 76).
I. Podemos Ser Bondosos: Jesus deseja que sejamos bondosos com os outros. Podemos ser bondosos com os outros, assim como a mulher e seu marido foram bondosos para Eliseu, e justamente como Eliseu foi bondoso com eles. Como podemos ser bondosos com os outros? Vamos falar juntos um recitativo animado chamado: “Cinco Criancinhas.” Cinco criancinhas (mostrar a mão com cinco dedos levantados) Em fila agora estão.
Elas fazem coisas boas Aos lugares em que vão. (abaixar todos os dedos) Uma criancinha (levantar o polegar)É muito dedicada, Ela ajuda sua mãe A guardar roupa lavada. (uma mão sobre a outra, com se estivesse guardando a roupa no guarda-roupa) Esta boa criancinha (levantar o segundo dedo) Os brinquedos ela guarda. (fazer de conta que põe os brinquedos em uma caixa) Deixa o quarto bem limpinho. E assim, a mamãe ela ajuda. Esta criancinha (levantar o terceiro dedo) Ajuda o papai no jardim; (fazer de conta que está rastelando) Ela trabalha, trabalha; Mas ela é feliz assim. Esta criancinha (levantar o quarto dedo) Brinca com a irmãzinha. (fazer de conta que está brincando com um nenê) Isso é uma grande ajuda. Para a boa mamãezinha.Esta criancinha (levantar o quinto dedo) Conhece o bom Jesus. (apontar para o alto) Ele veio lá do Céu, (apontar para cima) Seu lar de muita luz.
Cinco criancinhas (mostrar a mão com cinco dedos levantados) Em fila agora estão. Elas fazem coisas boas Aos lugares em que vão. (abaixar todos os dedos) Vamos cantar outra vez a música de nosso Verso Para Decorar “Sejam Bondosos” (ver p. 56, CD faixa 76).
J. Vamos Fazer o Bem: Estou muito contente porque podemos ser bondosos com os outros. Nós nos sentimos bem quando ajudamos, quando somos amáveis e quando fazemos alguma coisa boa para alguém. Vamos bater palmas e cantar juntos sobre fazer o bem. Cantar “Eu Gosto de Ajudar” (ver p. 53, CD faixas 54 e 55). Vamos novamente cantar nossa música do Verso Para Decorar “Sejam Bondosos” (ver p. 56, CD faixa 76).
Encerramento
Estou muito contente porque a mulher e o homem de Suném foram bondosos com Eliseu. Também estou muito contente porque Eliseu foi bondoso quando orou para que eles tivessem um bebê. Estou muito contente porque Deus mostrou bondade ao dar para eles um bebê. Nós também podemos ser bondosos uns com os outros. Vamos mais uma vez cantar a música de nosso Verso Para Decorar enquanto abraçamos alguém. Cantar “Sejam Bondosos” (ver p. 56,CD faixa 76).
Fazer uma oração curta mais ou menos assim: Querido Deus, nós Te amamos muito. Ajuda-nos sempre a sermos bondosos com os outros. Amém. Terminar cantando “A Escola Sabatina Chegou ao Fim” (ver p. 52, CD faixa 18).
03

Vivo de Novo

Lição 10 do Jardim da Infância

VERSO PARA DECORAR
“Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.” Eclesiastes 4:10, NVI.
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Resumo da Lição
Uma mulher sunamita desejava fazer algo de bom para o profeta Eliseu. Por isso, ela e seu marido prepararam um quarto para quando ele estivesse em sua cidade. Eliseu ficou feliz e desejou retribuir a bondade deles. A mulher desejava muito ter um filho.
Por isso, Eliseu pediu a Deus que lhe desse um filho. Deus atendeu à oração, e a mulher teve um filho – um menino que ela tanto havia desejado. Algum tempo depois, o menino morreu, e a mulher pediu para Eliseu vir. Eliseu orou, e Deus ressuscitou o menino. A família novamente ficou feliz por Deus ter respondido à oração do profeta.
Esta lição fala sobre comunidade. As pessoas da família de Deus estão sempre dispostas a fazer boas coisas para os outros. Deus fi ca feliz quando oramos pelos outros e quando os ajudamos.
Ele ouvirá nossas orações e responderá. Ele nos ajudará para podermos ajudar os outros.
Por Deus ser todo-poderoso e poder fazer todas as coisas, Ele nos ajudará a sermos bondosos com os outros.
Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Pedir às crianças que ajudem a preparar os itens relacionados acima para fazer um quarto especial. Deixá-las ajudar a preparar e enfeitar a mesa, arrumar a cama e os travesseiros no lugar.
Convidar as crianças para se ajeitarem de maneira confortável sobre a “cama” preparada, enquanto a história é contada. Dizer às crianças que elas podem fazer de conta que são o menino da história. Quando Eliseu curar o garoto, as crianças podem fazer de conta que espirram várias vezes e, então, se levantam da “cama”. – Que comida gostosa! – Eliseu falou bondosamente à mulher sunamita. – Muito obrigado por me convidar para o almoço. Eu sempre fico contente de visitar seu lar quando venho a Suném. Mas agora preciso seguir o meu caminho. Eu verei vocês outra vez quando passar por aqui.
A mulher e seu marido acompanharam Eliseu até fora da porta. Eles permaneceram em seu belo jardim, acenando para Eliseu enquanto ele se afastava.
– É bom podermos convidar o homem de Deus para comer conosco quando ele passa pela nossa cidade – disse a mulher sunamita a seu marido. – Não seria bom construirmos um quartinho de hóspedes na parte de cima de nossa casa? Colocaríamos nele uma cama, uma mesa e cadeira e uma lâmpada. Então, ele teria um lugar confortável para ficar quando nos visitasse.
O marido da mulher achou que era uma ótima ideia. Ele pediu que seus servos começassem a construção imediatamente. E a mulher deixou o quarto bem bonito. Ela cobriu a cama com mantas coloridas. Colocou almofadas macias na cadeira.
Depois de algum tempo, Eliseu novamente viajou para Suném. E de novo foi convidado a visitar a mulher e seu marido. Ele ficou muito feliz em ter um lugar agradável para ficar.
Eliseu se sentia muito feliz e agradecido pelas coisas que a mulher e o marido lhe tinham feito. Ele desejava fazer alguma coisa por eles. Ele sabia o que fazer. Pediu a seu servo que perguntasse à mulher o que ele poderia fazer por ela. Ela, porém, não queria presente. O servo disse a Eliseu o que a mulher falara, mas acrescentou:
– Ela não tem filhos. Toda mulher em Israel deseja um filho.
Eliseu mandou chamar a mulher.
– Eu pedi ao Senhor para lhe dar um filho – ele lhe disse, com um sorriso. – No próximo ano, você terá um filhinho.
No ano seguinte, a mulher e seu marido tiveram um bebê – um menino. Eles ficaram muito felizes! O bebê era um maravilhoso presente de Deus.
O menininho crescia mais e mais. Em um dia quente de verão, ele saiu para o campo para ver o pai, que trabalhava ali. De repente, ele começou a gritar: “Minha cabeça dói! Minha cabeça dói!”
O pai do menino chamou um servo.
– Meu filho está doente. Leve a criança para a mãe.
O servo correu através do campo e entregou a criança à mãe. A mamãe pegou o filhinho no colo e procurou confortá-lo. Mas o menino morreu.
A mãe chorou muito. Então, pegou o menino e levou para o quarto de Eliseu e o colocou na cama de Eliseu [ter uma criança deitada]. Ela chamou o marido e pediu um servo para ir com ela procurar Eliseu.
Eliseu foi com a mulher para a casa dela. Ele subiu para seu quarto especial e viu o menino deitado muito quieto. Ele ajoelhou-se junto à cama e orou para que Deus restaurasse a vida do menino. Eliseu orou mais e mais. E Deus respondeu à sua oração.
De repente, o menininho espirrou sete vezes. [Encorajar as crianças a espirrarem sete vezes enquanto você conta.] A mulher pegou seu filhinho muito amado. Ela o abraçou e o beijou.
Abraçou-o e o beijou de novo. Ela chorava e ria ao mesmo tempo. Ela procurara ser uma bênção para Eliseu sendo bondosa para ele e lhe dando um quarto para ficar, mas o Senhor a abençoara ainda mais. Ele fizera seu filho viver novamente!
Encerramento
Vamos pedir a Jesus para nos ajudar a sermos uma bênção para todos com quem entrarmos em contato durante a semana.
Após a oração, distribuir os bilhetes aos pais, sobre seu projeto de serviço à comunidade para as crianças que não estavam presentes no sábado passado, e lembrar a todos como eles podem
participar.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).
03

Dizendo “Não”

Lição 10 Primários 

VERSO PARA DECORAR
“Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa.”
Apocalipse 3:11, NVI.
Resumo da Lição
José foi levado para o Egito e vendido a Potifar, o qual o encarregou de toda a sua casa. A esposa de Potifar o tentou a fazer o que era errado. José sempre recusava. Um dia, quando ele tentou escapar, ela lhe agarrou o manto, guardando-o consigo. Então, inventou uma mentira sobre José, dizendo que ele tentou atacá-la. Como resultado dessa mentira, Potifar mandou prender José.
Esta lição fala sobre comunidade. Como José, depois de aprendermos sobre Deus em nossa comunidade cristã, precisamos aceitá-Lo diariamente de todo o coração. Então, Ele nos dará poder para sempre dizer “não” a Satanás.
Lição Bíblica
Vivenciando a História
Pedir que um adulto vestido em roupa (egípcia) dos tempos bíblicos, com faixa na cabeça, represente José enquanto conta a história da lição.
Olá, meninos e meninas! Eu sou José. Quero mostrar a vocês de onde vim e onde estou agora. [José mostra o mapa e explica que está aproximadamente de 300 a 500 quilômetros longe de sua casa.]
Quando fui vendido por meus irmãos, fui tentado a desistir de Deus. Fiquei pensando que Deus não devia ter permitido que eu me tornasse escravo e ficasse tão longe da minha casa. Mas então meus pensamentos se voltaram ao que meu pai me ensinara sobre Deus. Ele me dissera que Deus sempre cumpre Suas promessas e é amável. Decidi entregar-me inteiramente ao Deus de meu pai. [José inclina a cabeça e junta as mãos em posição de oração.] Orei pedindo que Ele fosse comigo nesse lugar estranho e assustador, chamado Egito. E Ele foi comigo. [José coloca faixa na cabeça.]
Deus estava comigo e me abençoava aonde quer que eu fosse. Quando fui vendido a um homem chamado Potifar, Deus abençoou Potifar também! [José se coloca junto à “casa de Potifar”.]
Deus continuava me abençoando e, como resultado, muitas pessoas gostavam de mim. Logo Potifar me deu responsabilidade sobre toda a sua casa.
A esposa de Potifar percebeu que eu fazia um bom trabalho. Parece que ela também gostou da minha aparência. Satanás a usou para me tentar. Um dia, a esposa de Potifar me pediu que fizesse algo que eu sabia que era errado. Eu amava muito a Deus e não queria magoá-Lo. Eu disse a ela um forte “Não”. Na verdade, foi mais do que isso. Eu disse: – Como poderia eu pecar contra Deus? Eu sabia que era errado fazer o que essa mulher estava pedindo. Seria pecado e deixaria Deus triste. Mas a esposa de Potifar não desistia. Todos os dias ela me chamava. E todos os dias
eu recusava, dizendo “Não”. Quando ela percebeu que eu não ia fazer o que ela queria, decidiu criar problema para mim.
– Quero ficar sozinha com você – ela me disse.
– Não – eu disse outra vez.
Então, decidi sair de lá o mais rápido possível. [José sai rapidamente da “casa de Potifar”.] Ao virar-me para sair, ela agarrou meu manto, ficando com ele na mão.
– Socorro! – ela gritou para os outros servos. – José está tentando me agarrar! Não era verdade. Eu fora fiel a Deus e leal a Potifar, meu senhor. Mas a esposa dele mostrou-lhe meu manto e contou que eu a atacara e acabara deixando o manto. Por isso, Potifar mandou que eu fosse colocado na prisão. [José entra na “cela da prisão”.] Já fora terrível ter sido vendido como escravo. Agora mais essa! Perdi meu emprego, embora houvesse decidido não pecar contra Deus nem contra Potifar. Fui colocado na prisão apesar de não ter feito nada errado. Não foi fácil. Embora eu esteja na prisão, sei que Deus ainda está comigo e continuará me abençoando. Tenho certeza de que minha história ainda não terminou.
Preciso esperar e confiar em Deus. Deus quer estar com você também. Quando Ele está conosco é muito mais fácil dizer “Não”
a Satanás e a suas tentações. Aprendi isso quando estava em casa com minha família e nunca me esqueci. Lembrem-se sempre do que aprenderam a respeito de Deus com sua família. Conhecendo
melhor a Deus vocês serão mais fortes. E não precisam se preocupar com o que lhes acontecerá.
Encerramento
Pedir que crianças voluntárias orem agradecendo a Deus pela família cristã que têm e pelo apoio que ela dá, ajudando-as a resistir às tentações de Satanás.

Briga em Família

Lição 10 dos Juvenis

Verso Para Memorizar
“Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.” 1 Pedro 3:8.
Resumo da Lição
Alguns membros da igreja de Corinto achavam que seu conhecimento das Escrituras superavam o conhecimento dos outros. Desenvolveu-se o culto à personalidade. Algumas pessoas se identificavam com os pregadores populares e os teólogos do povo. Isto tornou a igreja de Corinto exclusiva, e muitos membros começaram a ficar descontentes. A igreja perdeu o senso de missão.
Numa última tentativa para resolver os conflitos que estavam dividindo a igreja de Corinto, Paulo os aconselhou sobre como lidar com as diferenças.
Esta lição fala sobre comunidade. Todas as famílias enfrentam desavenças de tempos em tempos. A família de Deus não é diferente. Paulo dá algumas orientações para resolver tais conflitos e acabar com as discussões. Podemos confiar nesses princípios ainda hoje. As dissensões podem ser melhor resolvidas se agirmos de acordo com o padrão de comportamento estabelecido por Deus.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Em 1961, quase que da noite para o dia, foi construído um muro que separava a Berlim comunista (lado oriental), da Berlim não comunista (lado ocidental). Durante mais de 28 anos, as pessoas não podiam ir e vir com liberdade entre um lado e outro daquela cidade. Famílias foram divididas e parentes não podiam visitar uns aos outros. Mas, no dia 9 de novembro de 1989, o governo anunciou que as restrições ao direito de ir e vir dos alemães orientais tinham sido revogadas. Naquela noite, milhares de pessoas do lado oriental de Berlim encheram o lado ocidental da cidade e centenas de milhares saíram às ruas para celebrar. Muitos começaram a destruir o muro com as próprias mãos.
Toda comunidade tem muros que podem ameaçar a paz. É isto que vamos ver na lição de hoje.
Vivenciando a História
Com antecedência, fazer cópias do jogral para cada aluno. Antes de a Escola Sabatina começar, pedir a alguns alunos (de três a cinco) que apresentem uma versão dramatizada da história contada na Lição dos Juvenis. Dar tempo para apresentarem. Quando terminarem, pedir que distribuam as cópias do jogral. Esta leitura apresenta o modelo de relacionamento que deveria existir entre a igreja e Deus. Dividir a classe entre juvenis com vozes agudas (sopranos), vozes médias (contraltos e tenores) e vozes graves (baixos ou adultos) para lerem as diferentes partes do jogral.
Encerramento
Somos todos parte da família de Deus. Ele quer que vivamos em paz. Às vezes surgem divergências e desentendimentos. Antes que estes fiquem fora de controle, devemos pedir a ajuda de Deus para resolvê-los. Vamos inclinar a cabeça e orar silenciosamente, pedindo-Lhe que nos torne pacificadores.
Após alguns momentos de silêncio, fazer a oração final.
Jogral
Baseado em Efésios 4, versão A Bíblia Viva Vozes agudas: Eu lhes suplico – eu, um prisioneiro aqui na cadeia por estar servindo ao
Senhor – que vivam e comportem-se de maneira digna daqueles que foram escolhidos para receber bênçãos tão maravilhosas quanto estas.
Vozes médias: Sejam humildes e amáveis. Sejam pacientes uns com os outros, tendo tolerância pelas faltas uns dos outros por causa do amor entre vocês. Procurem sempre ser juntamente guiados pelo Espírito Santo, e assim vivam em paz uns com os outros.
Vozes graves: Nós somos todos membros de um só corpo, temos o mesmo Espírito, e todos fomos chamados para o mesmo futuro glorioso. Para nós há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, e todos nós temos o mesmo Deus e Pai, o qual está sobre todos nós e em todos nós, vivendo através de todos os nossos membros.
Uníssono: Entretanto, Cristo concedeu aptidões especiais a cada um de nós – qualquer coisa que Ele deseja que recebamos do seu rico depósito de dons. O salmista nos fala a este respeito, pois diz que quando Cristo voltou triunfalmente ao Céu, depois da Sua ressurreição e vitória sobre Satanás, concedeu generosos dons aos homens.
Vozes graves: Alguns de nós recebemos um talento especial como apóstolos; a outros Ele concedeu o dom de serem capazes de pregar bem; alguns têm a habilidade especial de ganhar pessoas para Cristo [...] outros, ainda, têm o dom de cuidar do povo de Deus, como um pastor faz com seu rebanho.
Vozes agudas: Por que é que Ele nos dá estes talentos especiais para fazermos melhor determinadas coisas? É que o povo de Deus estará mais bem aparelhado para fazer uma obra melhor para Ele, edificando a igreja [...] até que finalmente todos creiamos do mesmo modo quanto à nossa salvação e ao nosso Salvador, o Filho de Deus, e todos nos tornemos amadurecidos no Senhor.
Vozes médias: Então não seremos mais como crianças, sempre mudando nossa ideia a respeito daquilo que cremos porque alguém nos disse uma coisa diferente, ou habilmente nos mentiu, e fez que a mentira soasse como verdade.
Uníssono: Em vez disso, seguiremos com amor a verdade em todo tempo [...] e assim nos tornaremos cada vez mais, e de todas as maneiras, semelhantes a Cristo, que é o Cabeça de seu corpo, a igreja. Sob sua direção o corpo inteiro se ajusta perfeitamente, e cada um dos membros em sua maneira particular auxilia os outros membros, de tal modo que todo o corpo saudável, está em crescimento e cheio de amor.

Dons Espirituais

Lição 10 dos Adolescentes 

Texto Bíblico: 1 Coríntios 12:4-28.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 18, 19 e 20.
Verso Bíblico: 1 Coríntios 12:4-6.
I. SINOPSE
O que impede os jovens de usar os dons espirituais que possuem na igreja ou na comunidade? Será que são preguiçosos, desmotivados ou dispostos a fazer apenas tarefas fáceis e rápidas? Quem sabe ainda não tenham consciência de seus dons e não saibam como utilizá-los de maneira apropriada para viver à altura de seu potencial.
Infelizmente, poucos compreendem o real significado de receber dons espirituais de Deus: um privilégio, uma responsabilidade.
A Bíblia ensina que Deus concedeu a todos os Seus filhos dons espirituais – habilidades especiais que os capacitam a fazer da melhor forma possível o trabalho do Senhor.
Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito Santo a todos os seguidores de Cristo para que o bem comum de Sua igreja possa
ser alcançado.
Podemos descobrir e usar os dons espirituais de maneira efi ciente. Depois que descobrirmos os nossos dons e os utilizarmos nos projetos que Deus deseja, produziremos mais frutos e, assim, glorificaremos o Pai (João 15:8).
II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras:
A seguir encontra-se uma lista de alguns dons espirituais mencionados por Paulo em sua carta:
Sabedoria
Conhecimento

Curar
Operar milagres
Profecia
Discernimento
Variedade de línguas
Interpretação de línguas
Ensinar
Prestar ajuda
Administrar
Deus está disposto a ajudá-lo a desenvolver os seus dons. Ao ler 1 Coríntios, note que Paulo estava ciente de que a igreja de Corinto era relativamente jovem. Ele não instituiu líderes específicos dentro da comunidade, mas revelou- lhes o que, pela graça de Deus, poderiam tornar-se. Os alunos são como a jovem igreja de Corinto na época de Paulo – eles precisam de tempo para amadurecer; tempo para desenvolver os dons espirituais que receberam.
Muitas vezes os jovens afirmam que não possuem nenhum dom. Mostre-lhes que isso não é agir com modéstia ou humildade, mas, sim, duvidar da palavra revelada de Deus.
Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia afirma que os fiéis de Corinto tinham a noção equivocada de que alguns dons eram mais importantes do que outros. Em 1 Coríntios 12, Paulo explicou que todos os dons proveem de Deus e são concedidos por Ele no intuito de beneficiar a igreja como um todo (1 Coríntios 12:11). Assim, ninguém jamais deve dizer que alguém é mais favorecido por possuir certo dom, pois todos procedem do
mesmo Deus e são concedidos com o mesmo objetivo.
A seguir, encontra-se o significado de alguns dons, conforme apresentado no Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia: Sabedoria – “O indivíduo dotado desse dom não era apenas sábio, mas também capaz de explicar sua sabedoria a outros.” Para um contraste entre sabedoria e conhecimento, ver Provérbios 1:2.
Conhecimento – A “habilidade de compreender fatos” ou, na linguagem bíblica, a habilidade de entender a verdade espiritual e
organizá-la de forma ordenada a fim de facilitar a explicação a outros Fé – A fé mencionada aqui não é simplesmente a crença que todos os cristãos possuem. Trata-se de uma manifestação especial que capacita o indivíduo a cumprir tarefas incomuns para a glória de Deus.
Curar – ver Marcos 16:18; Atos 3:2-8; 14:8-10. Operar milagres – Esse era “um dom especial realizado sob a orientação divina”. Profecia – “O poder de falar com autoridade em nome de Deus, ou representando Deus, seja prevendo eventos futuros ou declarando a vontade de Deus para o presente.” Ver Êxodo 3:10, 14, 15; Deuteronômio 18:15, 18; 2 Samuel 23:2. Discernimento – A habilidade de “fazer distinção entre o divino e a inspiração falsa”.
III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Inicie uma breve discussão sobre algumas coisas que podem ser feitas nos locais a seguir a fim de os alunos colocarem o dom que
possuem em prática. Faça uma lista com as sugestões apresentadas em cada item.
1. Lar
2. Escola
3. Classe da Escola Sabatina
4. Igreja (sem ser a classe)
5. Trabalho
6. Outros
Encerre com uma oração.
Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Madre Teresa foi uma freira católica que dedicou a vida para cuidar dos pobres e enfermos da Índia, estabelecendo casas e hospitais em que podiam receber cuidados e morrer com dignidade. Madre Teresa costumava dizer às pessoas que trabalhavam ao seu lado em Calcutá que deveriam procurar a sua própria Calcutá. Onde é a sua Calcutá? Você está disposto a servir a despeito do que os outros pensam? Você está disposto a servir, mesmo que não lhe seja conveniente?
Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Motivação, Participação e Formação do Hábito
Motive os alunos a realizar as atividades da lição com antecedência. É muito importante que você também estude a lição e esteja bem preparado. Caso seus alunos não tenham por hábito completar as atividades com antecedência, incentive-os a partilhar aquilo que já escreveram e encontre maneiras de ajudá-los a formar esse hábito. Procure fazer com que os alunos mais tímidos participem e ajude os mais falantes a escutarem um pouco mais. Se alguém responder algo “errado”, pergunte se alguém mais gostaria de contribuir com outra resposta. Se preferir, peça para outro aluno reler o verso em questão e faça perguntas que leve a classe a refletir novamente sobre o assunto. Certifique-se de oferecer um ambiente agradável de maneira que todos se sintam à vontade para opinar e expor suas conclusões.

O maior acontecimento da história do mundo!!! A volta de JESUS!!!

Como chegar a IASD de Miguel Couto

Alguns trabalhos que já fiz...


MADRINHA do blog "Artes" da Vânia

MADRINHA do blog "Artes" da Vânia
Malu Lacerda, mulher vitoriosa em CRISTO JESUS. Amiga nas horas em que precisei, amiga que divide, ensina e que sempre que possível ajuda. Que Jesus te abenço te dando muita paz, saúde e $uce$$o e que sua família permaneça aos pés do SALVADOR... Escolhi vc para madrinha do blog, porque entre muitas que conheço usa sua inteligência voltada para a educação das crianças de DEUS e além disso é minha irmã em CRISTO JESUS e isso é muito importante. Bjinhos no seu coração.

EU AMO!!!

EU AMO!!!

Aqui vc encontra tudo para o seu blog!!!