terça-feira, 7 de setembro de 2010

A Chegada de um Bebê

Lição 3 Rol do Berço Setembro
fig_4-11
VERSO PARA DECORAR
“Sejam […] bondosos uns para com os outros.” 1 Tessalonicenses 5:15, NVI.
Resumo da Lição
Uma bondosa mulher sunamita oferecia a Eliseu uma refeição sempre que ele visitava a cidade dela. Ela desejava fazer algo mais pelo profeta Eliseu, assim ela e o marido construíram um quarto no andar de cima de sua casa, onde o profeta pudesse descansar, quando passasse por ali. Eliseu ficou contente e desejou fazer alguma coisa boa para eles. O servo dele percebeu que a mulher sunamita não tinha filhos e falou para Eliseu. Eliseu disse à mulher que ela teria um filho no ano seguinte. E Deus lhe deu um bebezinho – o filho que ela tanto esperara.
Esta lição fala sobre comunidade. As pessoas na família de Deus estão sempre desejosas de fazer boas coisas para os outros. Ele fica feliz quando ajudamos os outros e quando oramos por eles. Deus ouve nossas orações e as atende. Ele é Todo-poderoso e pode fazer todas as coisas. Ele nos ajudará a sermos bondosos para com os outros.
Decoração da Sala
Preparar um cenário do interior de uma casa com uma janela, cortinas (com algumas luzes de Natal presas a uma janela para simularem estrelas), uma mesa, alguns tapetes ou toalhas de banho para serem as camas, uma vela e uma cadeira. Isso pode ser um desenho na parede que será completado durante a atividade de construção do quarto durante o estudo da lição.
Vivenciando a História
A. Verso Para Decorar: Está na hora de ler nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena de feltro ou cartolina contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Vamos olhar dentro de nossa Bíblia? (Abrir a Bíblia.) Na Bíblia podemos ler que Deus nos ama. Vocês podem encontrar uma gravura de Jesus em sua Bíblia? Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “No Livro de Deus” (ver p. 52, CD faixa 17). Deus nos ajuda a ser bondosos com os outros. A Bíblia conta sobre um ajudante de Deus, um homem chamado Eliseu. Eliseu amava a Deus. Uma mulher que morava em Suném fez coisas bondosas para Eliseu. Deus deseja que sejamos bondosos uns com os outros. Vamos cantar a música de nosso Verso Para Decorar “Sejam Bondosos” (ver p. 56, CD faixa 76).
B. Eliseu Viaja: Eliseu andava por todos os lugares. No tempo de Eliseu não havia carro nem avião. Ele andava a pé para diferentes lugares a fim de ajudar as pessoas. Aonde ia, Eliseu era bondoso com as pessoas. Vamos fazer de conta que estamos viajando com Eliseu. Venham atrás de mim ao caminharmos pela sala.
C. Eliseu passava frequentemente pela mesma casa junto à cidade de Suném. Uma mulher bondosa e seu marido moravam naquele casa. Eles observavam que Eliseu e seu ajudante estavam cansados e com fome quando passavam por ali. Assim, muitas vezes eles convidavam os dois para descansar e comer alguma coisa em sua casa. Eles tinham um lar feliz porque seguiam a Deus e eram bondosos. Nós podemos ser bondosos com os outros. Vamos novamente cantar a música de nosso Verso Para Decorar “Sejam Bondosos” (ver p. 56, CD faixa 76). Eliseu se sentia confortável e feliz no lar de seus amigos, mas ele precisava continuar sua viagem. Ele agradeceu ao homem e à mulher bondosa de Suném e se despediu deles. Vamos cantar outra vez a música de nosso Verso Para Decorar “Sejam Bondosos” (ver p. 56, CD faixa 76).
D. Construindo um Quarto: A mulher bondosa de Suném observava Eliseu caminhando pela estrada. Vocês podem fazer de conta que veem Eliseu indo embora? Ensombrar os olhos com a mão. Ela começou a pensar no que poderia fazer para Eliseu. Ela sabia que ele ficava cansado e precisava de um lugar para descansar. Mas ele precisava continuar andando para achar um lugar porque ela não tinha um quarto para ele. Isso mesmo! Com certeza ela correu ao encontro de seu marido (incentivar as crianças a correrem no lugar) e lhe perguntou se eles não poderiam construir um quarto para Eliseu no telhado plano de sua casa. O marido achou que era uma ótima ideia e começaram a trabalhar. Nós também podemos ser bondosos com os outros. Assim, com algumas ferramentas e material de construção, vamos ajudar a construir. As crianças podem carregar as caixas e construir uma “parede”, e/ou usar as ferramentas para fazer de conta que estão construindo enquanto cantam “Eu Gosto de Ajudar” (ver p. 53, CD faixas 54 e 55).
E. Deixando o Quarto Bonito Quando o homem bondoso terminou de construir o quarto em cima do telhado plano de sua casa, a mulher bondosa queria deixar o quarto bonito e confortável. Assim, ela colocou uma cama (apontar para a cama ou estender uma esteira no chão), uma mesa e uma vela no quarto. Como o quarto ficou bonito! Talvez a mulher tenha colocado algumas flores bonitas que Deus fez. Com a ajuda das crianças, arrumar flores em um vaso e colocá-las na mesa. Viram? Ficou lindo! Vamos novamente cantar a música de nosso Verso Para Decorar. Cantar “Sejam Bondosos” (ver p. 56, CD faixa 76).
F. Surpresa! A mulher bondosa e seu marido ficaram esperando Eliseu passar novamente pela casa deles em suas viagens. Certo dia, ele apareceu! Eles disseram a Eliseu o que tinham feito para ele. Eles subiram os degraus para o quarto que ficava na parte de cima da casa (incentivar as crianças que façam de conta que sobem degraus). Quando Eliseu viu o quarto, ficou muito surpreso e também muito contente! (Incentivar as crianças a mostrarem surpresa.) Eliseu ficou contente porque eles haviam sido bondosos com ele. Vamos cantar um cântico alegre. Distribuir os instrumentos musicais ou bater palmas ao cantarem “Louvem a Jesus” (ver p. 54, CD faixa 60).
G. Eliseu Retribui a Bondade: Eliseu queria fazer alguma coisa boa para a mulher e o marido dela porque eles haviam sido bondosos com ele. Ele pediu ideias a seu servo e ele se lembrou de que o casal bondoso não tinha filhos. Nenhum filho! Nenhuma criança para brincarem com ela, para cantarem juntos, ou a abraçarem. Nenhuma criança para contarem histórias sobre como Deus criara o mundo, ou sobre a arca de Noé. Sim, Eliseu achou que aquela era uma ótima ideia. Assim, ele orou a Deus e Lhe pediu que Ele desse à mulher bondosa e seu marido um bebê. Vamos nos ajoelhar e fazer de conta que somos Eliseu orando a Deus por um bebê. Ajoelhar e dizer uma oração simples, tal como: Querido Deus, estas pessoas foram bondosas para comigo. Por favor, dá a elas um bebê. Eu Te agradeço. Amém. E vocês sabem o que Deus fez? Ele ouviu a oração de Eliseu. E a mulher bondosa teve um menininho. Ela o amou muito. Ela era bondosa com seu filhinho e o confortava quando ele chorava. Vamos fazer de conta que temos um bebezinho nos braços? Vocês podem embalar seu nenezinho? Dar às crianças bonecas para segurarem e embalarem enquanto cantam “Nana Nenê, Deus Cuida de Ti” (ver p. 56, CD faixa 40).
H. O Bebê Cresce: O bebezinho cresceu e já era agora um garotinho, justamente como vocês, meninos e meninas. Os pais dele lhe ensinaram a ser bondoso para com as outras pessoas. Ele
partilhava seus brinquedos. Vocês partilham seus brinquedos? Nós também podemos ser bondosos com os outros. Vamos também partilhar um brinquedo com outra pessoa. Permitir que as crianças escolham um brinquedo da caixa e o partilhem com outra criança ao cantar “Uma Vez Cada Um” (ver p. 55, CD faixas 43 e 44). O garotinho também podia ser bondoso ao dizer palavras bondosas. Ele podia dizer ao papai e à mamãe que os amava. Podia dizer “por favor” e “muito obrigado”. Podia falar aos
outros sobre Deus. Nós também podemos ser bondosos com os outros. Vamos novamente cantar a música de nosso Verso Para Decorar “Sejam Bondosos” (ver p. 56, CD faixa 76).
I. Podemos Ser Bondosos: Jesus deseja que sejamos bondosos com os outros. Podemos ser bondosos com os outros, assim como a mulher e seu marido foram bondosos para Eliseu, e justamente como Eliseu foi bondoso com eles. Como podemos ser bondosos com os outros? Vamos falar juntos um recitativo animado chamado: “Cinco Criancinhas.” Cinco criancinhas (mostrar a mão com cinco dedos levantados) Em fila agora estão.
Elas fazem coisas boas Aos lugares em que vão. (abaixar todos os dedos) Uma criancinha (levantar o polegar)É muito dedicada, Ela ajuda sua mãe A guardar roupa lavada. (uma mão sobre a outra, com se estivesse guardando a roupa no guarda-roupa) Esta boa criancinha (levantar o segundo dedo) Os brinquedos ela guarda. (fazer de conta que põe os brinquedos em uma caixa) Deixa o quarto bem limpinho. E assim, a mamãe ela ajuda. Esta criancinha (levantar o terceiro dedo) Ajuda o papai no jardim; (fazer de conta que está rastelando) Ela trabalha, trabalha; Mas ela é feliz assim. Esta criancinha (levantar o quarto dedo) Brinca com a irmãzinha. (fazer de conta que está brincando com um nenê) Isso é uma grande ajuda. Para a boa mamãezinha.Esta criancinha (levantar o quinto dedo) Conhece o bom Jesus. (apontar para o alto) Ele veio lá do Céu, (apontar para cima) Seu lar de muita luz.
Cinco criancinhas (mostrar a mão com cinco dedos levantados) Em fila agora estão. Elas fazem coisas boas Aos lugares em que vão. (abaixar todos os dedos) Vamos cantar outra vez a música de nosso Verso Para Decorar “Sejam Bondosos” (ver p. 56, CD faixa 76).
J. Vamos Fazer o Bem: Estou muito contente porque podemos ser bondosos com os outros. Nós nos sentimos bem quando ajudamos, quando somos amáveis e quando fazemos alguma coisa boa para alguém. Vamos bater palmas e cantar juntos sobre fazer o bem. Cantar “Eu Gosto de Ajudar” (ver p. 53, CD faixas 54 e 55). Vamos novamente cantar nossa música do Verso Para Decorar “Sejam Bondosos” (ver p. 56, CD faixa 76).
Encerramento
Estou muito contente porque a mulher e o homem de Suném foram bondosos com Eliseu. Também estou muito contente porque Eliseu foi bondoso quando orou para que eles tivessem um bebê. Estou muito contente porque Deus mostrou bondade ao dar para eles um bebê. Nós também podemos ser bondosos uns com os outros. Vamos mais uma vez cantar a música de nosso Verso Para Decorar enquanto abraçamos alguém. Cantar “Sejam Bondosos” (ver p. 56,CD faixa 76).
Fazer uma oração curta mais ou menos assim: Querido Deus, nós Te amamos muito. Ajuda-nos sempre a sermos bondosos com os outros. Amém. Terminar cantando “A Escola Sabatina Chegou ao Fim” (ver p. 52, CD faixa 18).
03

Vivo de Novo

Lição 10 do Jardim da Infância

VERSO PARA DECORAR
“Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.” Eclesiastes 4:10, NVI.
image
Resumo da Lição
Uma mulher sunamita desejava fazer algo de bom para o profeta Eliseu. Por isso, ela e seu marido prepararam um quarto para quando ele estivesse em sua cidade. Eliseu ficou feliz e desejou retribuir a bondade deles. A mulher desejava muito ter um filho.
Por isso, Eliseu pediu a Deus que lhe desse um filho. Deus atendeu à oração, e a mulher teve um filho – um menino que ela tanto havia desejado. Algum tempo depois, o menino morreu, e a mulher pediu para Eliseu vir. Eliseu orou, e Deus ressuscitou o menino. A família novamente ficou feliz por Deus ter respondido à oração do profeta.
Esta lição fala sobre comunidade. As pessoas da família de Deus estão sempre dispostas a fazer boas coisas para os outros. Deus fi ca feliz quando oramos pelos outros e quando os ajudamos.
Ele ouvirá nossas orações e responderá. Ele nos ajudará para podermos ajudar os outros.
Por Deus ser todo-poderoso e poder fazer todas as coisas, Ele nos ajudará a sermos bondosos com os outros.
Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Pedir às crianças que ajudem a preparar os itens relacionados acima para fazer um quarto especial. Deixá-las ajudar a preparar e enfeitar a mesa, arrumar a cama e os travesseiros no lugar.
Convidar as crianças para se ajeitarem de maneira confortável sobre a “cama” preparada, enquanto a história é contada. Dizer às crianças que elas podem fazer de conta que são o menino da história. Quando Eliseu curar o garoto, as crianças podem fazer de conta que espirram várias vezes e, então, se levantam da “cama”. – Que comida gostosa! – Eliseu falou bondosamente à mulher sunamita. – Muito obrigado por me convidar para o almoço. Eu sempre fico contente de visitar seu lar quando venho a Suném. Mas agora preciso seguir o meu caminho. Eu verei vocês outra vez quando passar por aqui.
A mulher e seu marido acompanharam Eliseu até fora da porta. Eles permaneceram em seu belo jardim, acenando para Eliseu enquanto ele se afastava.
– É bom podermos convidar o homem de Deus para comer conosco quando ele passa pela nossa cidade – disse a mulher sunamita a seu marido. – Não seria bom construirmos um quartinho de hóspedes na parte de cima de nossa casa? Colocaríamos nele uma cama, uma mesa e cadeira e uma lâmpada. Então, ele teria um lugar confortável para ficar quando nos visitasse.
O marido da mulher achou que era uma ótima ideia. Ele pediu que seus servos começassem a construção imediatamente. E a mulher deixou o quarto bem bonito. Ela cobriu a cama com mantas coloridas. Colocou almofadas macias na cadeira.
Depois de algum tempo, Eliseu novamente viajou para Suném. E de novo foi convidado a visitar a mulher e seu marido. Ele ficou muito feliz em ter um lugar agradável para ficar.
Eliseu se sentia muito feliz e agradecido pelas coisas que a mulher e o marido lhe tinham feito. Ele desejava fazer alguma coisa por eles. Ele sabia o que fazer. Pediu a seu servo que perguntasse à mulher o que ele poderia fazer por ela. Ela, porém, não queria presente. O servo disse a Eliseu o que a mulher falara, mas acrescentou:
– Ela não tem filhos. Toda mulher em Israel deseja um filho.
Eliseu mandou chamar a mulher.
– Eu pedi ao Senhor para lhe dar um filho – ele lhe disse, com um sorriso. – No próximo ano, você terá um filhinho.
No ano seguinte, a mulher e seu marido tiveram um bebê – um menino. Eles ficaram muito felizes! O bebê era um maravilhoso presente de Deus.
O menininho crescia mais e mais. Em um dia quente de verão, ele saiu para o campo para ver o pai, que trabalhava ali. De repente, ele começou a gritar: “Minha cabeça dói! Minha cabeça dói!”
O pai do menino chamou um servo.
– Meu filho está doente. Leve a criança para a mãe.
O servo correu através do campo e entregou a criança à mãe. A mamãe pegou o filhinho no colo e procurou confortá-lo. Mas o menino morreu.
A mãe chorou muito. Então, pegou o menino e levou para o quarto de Eliseu e o colocou na cama de Eliseu [ter uma criança deitada]. Ela chamou o marido e pediu um servo para ir com ela procurar Eliseu.
Eliseu foi com a mulher para a casa dela. Ele subiu para seu quarto especial e viu o menino deitado muito quieto. Ele ajoelhou-se junto à cama e orou para que Deus restaurasse a vida do menino. Eliseu orou mais e mais. E Deus respondeu à sua oração.
De repente, o menininho espirrou sete vezes. [Encorajar as crianças a espirrarem sete vezes enquanto você conta.] A mulher pegou seu filhinho muito amado. Ela o abraçou e o beijou.
Abraçou-o e o beijou de novo. Ela chorava e ria ao mesmo tempo. Ela procurara ser uma bênção para Eliseu sendo bondosa para ele e lhe dando um quarto para ficar, mas o Senhor a abençoara ainda mais. Ele fizera seu filho viver novamente!
Encerramento
Vamos pedir a Jesus para nos ajudar a sermos uma bênção para todos com quem entrarmos em contato durante a semana.
Após a oração, distribuir os bilhetes aos pais, sobre seu projeto de serviço à comunidade para as crianças que não estavam presentes no sábado passado, e lembrar a todos como eles podem
participar.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).
03

Dizendo “Não”

Lição 10 Primários 

VERSO PARA DECORAR
“Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa.”
Apocalipse 3:11, NVI.
Resumo da Lição
José foi levado para o Egito e vendido a Potifar, o qual o encarregou de toda a sua casa. A esposa de Potifar o tentou a fazer o que era errado. José sempre recusava. Um dia, quando ele tentou escapar, ela lhe agarrou o manto, guardando-o consigo. Então, inventou uma mentira sobre José, dizendo que ele tentou atacá-la. Como resultado dessa mentira, Potifar mandou prender José.
Esta lição fala sobre comunidade. Como José, depois de aprendermos sobre Deus em nossa comunidade cristã, precisamos aceitá-Lo diariamente de todo o coração. Então, Ele nos dará poder para sempre dizer “não” a Satanás.
Lição Bíblica
Vivenciando a História
Pedir que um adulto vestido em roupa (egípcia) dos tempos bíblicos, com faixa na cabeça, represente José enquanto conta a história da lição.
Olá, meninos e meninas! Eu sou José. Quero mostrar a vocês de onde vim e onde estou agora. [José mostra o mapa e explica que está aproximadamente de 300 a 500 quilômetros longe de sua casa.]
Quando fui vendido por meus irmãos, fui tentado a desistir de Deus. Fiquei pensando que Deus não devia ter permitido que eu me tornasse escravo e ficasse tão longe da minha casa. Mas então meus pensamentos se voltaram ao que meu pai me ensinara sobre Deus. Ele me dissera que Deus sempre cumpre Suas promessas e é amável. Decidi entregar-me inteiramente ao Deus de meu pai. [José inclina a cabeça e junta as mãos em posição de oração.] Orei pedindo que Ele fosse comigo nesse lugar estranho e assustador, chamado Egito. E Ele foi comigo. [José coloca faixa na cabeça.]
Deus estava comigo e me abençoava aonde quer que eu fosse. Quando fui vendido a um homem chamado Potifar, Deus abençoou Potifar também! [José se coloca junto à “casa de Potifar”.]
Deus continuava me abençoando e, como resultado, muitas pessoas gostavam de mim. Logo Potifar me deu responsabilidade sobre toda a sua casa.
A esposa de Potifar percebeu que eu fazia um bom trabalho. Parece que ela também gostou da minha aparência. Satanás a usou para me tentar. Um dia, a esposa de Potifar me pediu que fizesse algo que eu sabia que era errado. Eu amava muito a Deus e não queria magoá-Lo. Eu disse a ela um forte “Não”. Na verdade, foi mais do que isso. Eu disse: – Como poderia eu pecar contra Deus? Eu sabia que era errado fazer o que essa mulher estava pedindo. Seria pecado e deixaria Deus triste. Mas a esposa de Potifar não desistia. Todos os dias ela me chamava. E todos os dias
eu recusava, dizendo “Não”. Quando ela percebeu que eu não ia fazer o que ela queria, decidiu criar problema para mim.
– Quero ficar sozinha com você – ela me disse.
– Não – eu disse outra vez.
Então, decidi sair de lá o mais rápido possível. [José sai rapidamente da “casa de Potifar”.] Ao virar-me para sair, ela agarrou meu manto, ficando com ele na mão.
– Socorro! – ela gritou para os outros servos. – José está tentando me agarrar! Não era verdade. Eu fora fiel a Deus e leal a Potifar, meu senhor. Mas a esposa dele mostrou-lhe meu manto e contou que eu a atacara e acabara deixando o manto. Por isso, Potifar mandou que eu fosse colocado na prisão. [José entra na “cela da prisão”.] Já fora terrível ter sido vendido como escravo. Agora mais essa! Perdi meu emprego, embora houvesse decidido não pecar contra Deus nem contra Potifar. Fui colocado na prisão apesar de não ter feito nada errado. Não foi fácil. Embora eu esteja na prisão, sei que Deus ainda está comigo e continuará me abençoando. Tenho certeza de que minha história ainda não terminou.
Preciso esperar e confiar em Deus. Deus quer estar com você também. Quando Ele está conosco é muito mais fácil dizer “Não”
a Satanás e a suas tentações. Aprendi isso quando estava em casa com minha família e nunca me esqueci. Lembrem-se sempre do que aprenderam a respeito de Deus com sua família. Conhecendo
melhor a Deus vocês serão mais fortes. E não precisam se preocupar com o que lhes acontecerá.
Encerramento
Pedir que crianças voluntárias orem agradecendo a Deus pela família cristã que têm e pelo apoio que ela dá, ajudando-as a resistir às tentações de Satanás.

Briga em Família

Lição 10 dos Juvenis

Verso Para Memorizar
“Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.” 1 Pedro 3:8.
Resumo da Lição
Alguns membros da igreja de Corinto achavam que seu conhecimento das Escrituras superavam o conhecimento dos outros. Desenvolveu-se o culto à personalidade. Algumas pessoas se identificavam com os pregadores populares e os teólogos do povo. Isto tornou a igreja de Corinto exclusiva, e muitos membros começaram a ficar descontentes. A igreja perdeu o senso de missão.
Numa última tentativa para resolver os conflitos que estavam dividindo a igreja de Corinto, Paulo os aconselhou sobre como lidar com as diferenças.
Esta lição fala sobre comunidade. Todas as famílias enfrentam desavenças de tempos em tempos. A família de Deus não é diferente. Paulo dá algumas orientações para resolver tais conflitos e acabar com as discussões. Podemos confiar nesses princípios ainda hoje. As dissensões podem ser melhor resolvidas se agirmos de acordo com o padrão de comportamento estabelecido por Deus.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Em 1961, quase que da noite para o dia, foi construído um muro que separava a Berlim comunista (lado oriental), da Berlim não comunista (lado ocidental). Durante mais de 28 anos, as pessoas não podiam ir e vir com liberdade entre um lado e outro daquela cidade. Famílias foram divididas e parentes não podiam visitar uns aos outros. Mas, no dia 9 de novembro de 1989, o governo anunciou que as restrições ao direito de ir e vir dos alemães orientais tinham sido revogadas. Naquela noite, milhares de pessoas do lado oriental de Berlim encheram o lado ocidental da cidade e centenas de milhares saíram às ruas para celebrar. Muitos começaram a destruir o muro com as próprias mãos.
Toda comunidade tem muros que podem ameaçar a paz. É isto que vamos ver na lição de hoje.
Vivenciando a História
Com antecedência, fazer cópias do jogral para cada aluno. Antes de a Escola Sabatina começar, pedir a alguns alunos (de três a cinco) que apresentem uma versão dramatizada da história contada na Lição dos Juvenis. Dar tempo para apresentarem. Quando terminarem, pedir que distribuam as cópias do jogral. Esta leitura apresenta o modelo de relacionamento que deveria existir entre a igreja e Deus. Dividir a classe entre juvenis com vozes agudas (sopranos), vozes médias (contraltos e tenores) e vozes graves (baixos ou adultos) para lerem as diferentes partes do jogral.
Encerramento
Somos todos parte da família de Deus. Ele quer que vivamos em paz. Às vezes surgem divergências e desentendimentos. Antes que estes fiquem fora de controle, devemos pedir a ajuda de Deus para resolvê-los. Vamos inclinar a cabeça e orar silenciosamente, pedindo-Lhe que nos torne pacificadores.
Após alguns momentos de silêncio, fazer a oração final.
Jogral
Baseado em Efésios 4, versão A Bíblia Viva Vozes agudas: Eu lhes suplico – eu, um prisioneiro aqui na cadeia por estar servindo ao
Senhor – que vivam e comportem-se de maneira digna daqueles que foram escolhidos para receber bênçãos tão maravilhosas quanto estas.
Vozes médias: Sejam humildes e amáveis. Sejam pacientes uns com os outros, tendo tolerância pelas faltas uns dos outros por causa do amor entre vocês. Procurem sempre ser juntamente guiados pelo Espírito Santo, e assim vivam em paz uns com os outros.
Vozes graves: Nós somos todos membros de um só corpo, temos o mesmo Espírito, e todos fomos chamados para o mesmo futuro glorioso. Para nós há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, e todos nós temos o mesmo Deus e Pai, o qual está sobre todos nós e em todos nós, vivendo através de todos os nossos membros.
Uníssono: Entretanto, Cristo concedeu aptidões especiais a cada um de nós – qualquer coisa que Ele deseja que recebamos do seu rico depósito de dons. O salmista nos fala a este respeito, pois diz que quando Cristo voltou triunfalmente ao Céu, depois da Sua ressurreição e vitória sobre Satanás, concedeu generosos dons aos homens.
Vozes graves: Alguns de nós recebemos um talento especial como apóstolos; a outros Ele concedeu o dom de serem capazes de pregar bem; alguns têm a habilidade especial de ganhar pessoas para Cristo [...] outros, ainda, têm o dom de cuidar do povo de Deus, como um pastor faz com seu rebanho.
Vozes agudas: Por que é que Ele nos dá estes talentos especiais para fazermos melhor determinadas coisas? É que o povo de Deus estará mais bem aparelhado para fazer uma obra melhor para Ele, edificando a igreja [...] até que finalmente todos creiamos do mesmo modo quanto à nossa salvação e ao nosso Salvador, o Filho de Deus, e todos nos tornemos amadurecidos no Senhor.
Vozes médias: Então não seremos mais como crianças, sempre mudando nossa ideia a respeito daquilo que cremos porque alguém nos disse uma coisa diferente, ou habilmente nos mentiu, e fez que a mentira soasse como verdade.
Uníssono: Em vez disso, seguiremos com amor a verdade em todo tempo [...] e assim nos tornaremos cada vez mais, e de todas as maneiras, semelhantes a Cristo, que é o Cabeça de seu corpo, a igreja. Sob sua direção o corpo inteiro se ajusta perfeitamente, e cada um dos membros em sua maneira particular auxilia os outros membros, de tal modo que todo o corpo saudável, está em crescimento e cheio de amor.

Dons Espirituais

Lição 10 dos Adolescentes 

Texto Bíblico: 1 Coríntios 12:4-28.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 18, 19 e 20.
Verso Bíblico: 1 Coríntios 12:4-6.
I. SINOPSE
O que impede os jovens de usar os dons espirituais que possuem na igreja ou na comunidade? Será que são preguiçosos, desmotivados ou dispostos a fazer apenas tarefas fáceis e rápidas? Quem sabe ainda não tenham consciência de seus dons e não saibam como utilizá-los de maneira apropriada para viver à altura de seu potencial.
Infelizmente, poucos compreendem o real significado de receber dons espirituais de Deus: um privilégio, uma responsabilidade.
A Bíblia ensina que Deus concedeu a todos os Seus filhos dons espirituais – habilidades especiais que os capacitam a fazer da melhor forma possível o trabalho do Senhor.
Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito Santo a todos os seguidores de Cristo para que o bem comum de Sua igreja possa
ser alcançado.
Podemos descobrir e usar os dons espirituais de maneira efi ciente. Depois que descobrirmos os nossos dons e os utilizarmos nos projetos que Deus deseja, produziremos mais frutos e, assim, glorificaremos o Pai (João 15:8).
II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras:
A seguir encontra-se uma lista de alguns dons espirituais mencionados por Paulo em sua carta:
Sabedoria
Conhecimento

Curar
Operar milagres
Profecia
Discernimento
Variedade de línguas
Interpretação de línguas
Ensinar
Prestar ajuda
Administrar
Deus está disposto a ajudá-lo a desenvolver os seus dons. Ao ler 1 Coríntios, note que Paulo estava ciente de que a igreja de Corinto era relativamente jovem. Ele não instituiu líderes específicos dentro da comunidade, mas revelou- lhes o que, pela graça de Deus, poderiam tornar-se. Os alunos são como a jovem igreja de Corinto na época de Paulo – eles precisam de tempo para amadurecer; tempo para desenvolver os dons espirituais que receberam.
Muitas vezes os jovens afirmam que não possuem nenhum dom. Mostre-lhes que isso não é agir com modéstia ou humildade, mas, sim, duvidar da palavra revelada de Deus.
Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia afirma que os fiéis de Corinto tinham a noção equivocada de que alguns dons eram mais importantes do que outros. Em 1 Coríntios 12, Paulo explicou que todos os dons proveem de Deus e são concedidos por Ele no intuito de beneficiar a igreja como um todo (1 Coríntios 12:11). Assim, ninguém jamais deve dizer que alguém é mais favorecido por possuir certo dom, pois todos procedem do
mesmo Deus e são concedidos com o mesmo objetivo.
A seguir, encontra-se o significado de alguns dons, conforme apresentado no Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia: Sabedoria – “O indivíduo dotado desse dom não era apenas sábio, mas também capaz de explicar sua sabedoria a outros.” Para um contraste entre sabedoria e conhecimento, ver Provérbios 1:2.
Conhecimento – A “habilidade de compreender fatos” ou, na linguagem bíblica, a habilidade de entender a verdade espiritual e
organizá-la de forma ordenada a fim de facilitar a explicação a outros Fé – A fé mencionada aqui não é simplesmente a crença que todos os cristãos possuem. Trata-se de uma manifestação especial que capacita o indivíduo a cumprir tarefas incomuns para a glória de Deus.
Curar – ver Marcos 16:18; Atos 3:2-8; 14:8-10. Operar milagres – Esse era “um dom especial realizado sob a orientação divina”. Profecia – “O poder de falar com autoridade em nome de Deus, ou representando Deus, seja prevendo eventos futuros ou declarando a vontade de Deus para o presente.” Ver Êxodo 3:10, 14, 15; Deuteronômio 18:15, 18; 2 Samuel 23:2. Discernimento – A habilidade de “fazer distinção entre o divino e a inspiração falsa”.
III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Inicie uma breve discussão sobre algumas coisas que podem ser feitas nos locais a seguir a fim de os alunos colocarem o dom que
possuem em prática. Faça uma lista com as sugestões apresentadas em cada item.
1. Lar
2. Escola
3. Classe da Escola Sabatina
4. Igreja (sem ser a classe)
5. Trabalho
6. Outros
Encerre com uma oração.
Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Madre Teresa foi uma freira católica que dedicou a vida para cuidar dos pobres e enfermos da Índia, estabelecendo casas e hospitais em que podiam receber cuidados e morrer com dignidade. Madre Teresa costumava dizer às pessoas que trabalhavam ao seu lado em Calcutá que deveriam procurar a sua própria Calcutá. Onde é a sua Calcutá? Você está disposto a servir a despeito do que os outros pensam? Você está disposto a servir, mesmo que não lhe seja conveniente?
Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Motivação, Participação e Formação do Hábito
Motive os alunos a realizar as atividades da lição com antecedência. É muito importante que você também estude a lição e esteja bem preparado. Caso seus alunos não tenham por hábito completar as atividades com antecedência, incentive-os a partilhar aquilo que já escreveram e encontre maneiras de ajudá-los a formar esse hábito. Procure fazer com que os alunos mais tímidos participem e ajude os mais falantes a escutarem um pouco mais. Se alguém responder algo “errado”, pergunte se alguém mais gostaria de contribuir com outra resposta. Se preferir, peça para outro aluno reler o verso em questão e faça perguntas que leve a classe a refletir novamente sobre o assunto. Certifique-se de oferecer um ambiente agradável de maneira que todos se sintam à vontade para opinar e expor suas conclusões.

0 Comments:

O maior acontecimento da história do mundo!!! A volta de JESUS!!!

Como chegar a IASD de Miguel Couto

Alguns trabalhos que já fiz...


MADRINHA do blog "Artes" da Vânia

MADRINHA do blog "Artes" da Vânia
Malu Lacerda, mulher vitoriosa em CRISTO JESUS. Amiga nas horas em que precisei, amiga que divide, ensina e que sempre que possível ajuda. Que Jesus te abenço te dando muita paz, saúde e $uce$$o e que sua família permaneça aos pés do SALVADOR... Escolhi vc para madrinha do blog, porque entre muitas que conheço usa sua inteligência voltada para a educação das crianças de DEUS e além disso é minha irmã em CRISTO JESUS e isso é muito importante. Bjinhos no seu coração.

EU AMO!!!

EU AMO!!!

Aqui vc encontra tudo para o seu blog!!!