quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O Bom Pastor

Lição 2 do Rol do Berço Novembro

VERSO PARA DECORAR
“Alegrem-se comigo […] encontrei minha ovelha.” Lucas 15:6, NVI
Resumo da Lição
Certo pastor tinha muitas ovelhas. Mas um dia ele descobriu que havia perdido uma delas.
Ele procurou em todos os lugares até encontrá-la. Ficou muito feliz em poder levar sua ovelha de volta para casa a fim de estar junto com todas as outras ovelhas.
Esta lição fala sobre graça. O dom divino da graça inclui o cuidado de nós mesmos, onde quer que estejamos e o que estivermos fazendo. As criancinhas podem compreender e sentir o amor de Deus através do amor de seus pais, pois eles cuidam delas diariamente.
Decoração da Sala
Decorar a sala como uma cena de exterior. Se possível, criar “montanhas” nas quais se possa subir (devem ser de pedra, madeira ou caixas de madeira), um riacho (papel, plástico, tecido ou TNT), algo para representar a relva (papel ou tecido verde imitando grama). Fazer uma caverna para o aprisco, construindo-a com lençol, caixas, cadeiras, bambu, ou algo facilmente disponível em sua região.
Iniciando a Escola Sabatina
A. Boas-vindas
Bom-dia, meninos e meninas! Estou muito feliz em ver cada um de vocês hoje aqui!
Dar um relógio para cada criança. O relógio está marcando nove horas. Está na hora de começar a Escola Sabatina. Cantar “Ouça o Relógio” (ver p. 55, CD faixa 4).
O sábado é um dia muito feliz e como é bom vir à Escola Sabatina. Vocês estão contentes porque hoje é sábado? Vamos tocar os sininhos para louvar o nosso Deus. Distribuir os sininhos. Cantar “A Escola Sabatina Vai Começar” (ver p. 56, CD faixa 5).
B. Oração
Falamos com Jesus quando fazemos oração. Vamos nos ajoelhar e conversar com Jesus agora.
Incentivar as crianças a se ajoelharem e juntarem as mãos enquanto cantam em preparo para a oração “Silêncio, Silêncio” (ver p. 56, CD faixa 8).
Fazer uma oração simples e pedir que as crianças repitam as palavras, mais ou menos assim:
Querido Jesus, muito obrigado pela Escola Sabatina e pelas histórias da Bíblia. Obrigado por ouvir nossa oração. Nós Te amamos. Amém.
Depois, cantar “Obrigado” (ver p. 56, CD faixa 9).
C. Visitas
Dar as boas-vindas a cada visitinha (bem como aos pais que estiverem visitando). Preparar uma lembrancinha para as visitas. Cantar “Que Bom que Você Veio” (ver p. 57, CD faixa 1).
D. Ofertas
Jesus ama todas as pessoas. Jesus ama os meninos e as meninas. E Jesus ama os papais e as mamães. Nós podemos ajudar outras pessoas a aprender que Jesus as
ama. Podemos partilhar nosso dinheiro para que outros aprendam sobre o amor de Jesus. Enquanto as ofertas estiverem sendo recolhidas, cantar “Esta é Nossa Oferta”
(ver p. 56, CD faixa 14).
Muito obrigada, meninos e meninas, por trazerem suas ofertas. Agora vamos fechar os olhos enquanto pedimos que Jesus abençoe a oferta. Juntar as mãos, fechar os olhos e fazer uma oração simples, com palavras mais ou menos assim: Querido Jesus, desejamos que outras pessoas aprendam do Teu amor. Por favor, usa nosso dinheiro para isto. Amém.
E. Aniversariantes
Continuamos sugerindo o “Cantinho do Aniversariante”. Enfeitar uma cadeira com flores, colocar uma almofada bonita, um tapete no chão, etc.
Alguém aqui fez aniversário. Vocês querem saber quem é? Vamos fechar os olhos e cantar.
Cantar “Quem Fez Aniversário?” (ver p. 57, CD faixa 15). Levar a criança que fez aniversário à frente enquanto todos cantam. Em seguida, cantar “Parabéns a Você” (ver p. 57, CD faixa 16).
Jesus ama todas as crianças e também ama muito você, [nome da criança]. Vamos agradecer a Jesus por dar a você mais um ano de vida. Fazer uma oração especial pela criança. Dar um presentinho em nome da Escola Sabatina.

Vivenciando a História
A. Verso Para Decorar
Está na hora de lermos nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena de feltro ou cartolina contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Vamos olhar dentro da nossa Bíblia? (Abrir a Bíblia). Na Bíblia podemos ler que Jesus nos ama. Vocês podem encontrar uma gravura de Jesus na Bíblia de vocês? Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “No Livro de Deus” (ver p. 57, CD faixa 17).
Nossa história bíblica de hoje é sobre um homem que perdeu uma de suas ovelhas.
Ele amava muito sua ovelhinha e por isso a procurou em todos os lugares até encontrá-la. Quando a encontrou, disse a seus amigos: “Alegrem-se comigo […] encontrei minha ovelha.” Este é exatamente o Verso Para Decorar de hoje. Vamos dizer juntos nosso Verso Para Decorar: “Alegrem-se comigo […] encontrei minha ovelha.” Lucas 15:6. Cantar o cântico do Verso Para Decorar “Encontrei Minha Ovelha” (ver p. 61, CD faixa 82).
B. Dando Nome e Contando Ovelhas
Vestir-se como pastor de ovelhas e contar a história, ou vestir outro adulto para fazer o papel de pastor enquanto a história é narrada. As crianças segurarão sua ovelhinha de pelúcia enquanto ouvem a história.
Certo pastor tinha muitas ovelhas. Pedir que as crianças levem suas ovelhinhas de brinquedo e se sentem no chão perto do pastor. O pastor amava muito todas as suas ovelhas. Ele sabia o nome de cada uma delas. Ali estava Ana, Tiago, Raquel e Mateus. (Usar os nomes de todas as crianças da classe.)
O pastor sabia o que havia de especial em cada uma. (Mencionar características das crianças da classe como: mais velha, mais nova, maior, menor, cor do cabelo, etc. Cuidar bastante com as diferenças que podem ser embaraçosas.) Cada uma das ovelhas daquele pastor era especial e ele realmente amava todas elas. Ele amava as ovelhas grandes e os cordeirinhos também. Cada dia, o pastor contava suas ovelhas para ter certeza de que todas as ovelhas e cordeirinhos estavam ali. Um, dois, três... Contar as crianças da classe. Convidá-las a contar junto. Sim, todas estavam ali. O pastor ficou muito contente.
Passar a mão na cabeça, abraçar ou, de qualquer outra forma, expressar afeição pelas crianças enquanto cantam “Meu Bom Pastor” (ver p. 61, CD faixa 67).
C. Lã de Ovelha
As ovelhas e os cordeirinhos são muito macios. As pessoas usam a lã macia das ovelhas para fazer roupa. Cada ano, na primavera, o pastor corta a lã das ovelhas para fazer roupas macias e quentinhas. As ovelhas e os cordeirinhos gostam de ter sua grossa lã cortada antes de chegarem os dias quentes de verão.
D. Aprisco
O pastor construiu um aprisco para suas ovelhas. Ele queria que elas tivessem um lugar em que pudessem estar protegidas dos animais ferozes e das fortes tempestades.
Permitir que as crianças ajudem a construir um aprisco com o material disponível (caixas, cadeiras, etc.). O bom pastor cuida
de suas ovelhas para que possam pastar em segurança; ele as
protege dos perigos e lhes dá tudo que precisam.
E. Alimentando Ovelhas
Todos os dias o pastor levava suas ovelhas a um lugar em que houvesse grama verdinha para comer e água fresquinha para beber. Dar a cada criança um pouco da “grama verdinha” para fazer de conta que estão alimentando suas ovelhas. As ovelhas também precisavam de bastante água para beber. Cada dia, o pastor levava suas ovelhas a um lugar bonito e tranquilo em que havia água limpa e fresquinha. A água fria ajudava as ovelhas a se sentirem descansadas! Dar a cada criança um copo de água para beber. Cantar “Meu Bom Pastor” (ver p. 61, CD faixa 67).
F. Ovelha Ferida
Às vezes, as ovelhas se ferem ao enroscar em arbustos cheios de espinhos ou tropeçar e cair entre as pedras. O pastor, então, passa óleo nos ferimentos ou às vezes enfaixa a perna ferida. Derramar uma gotinha de óleo ou loção na mão ou braço de cada criança. Se desejar, cobrir a área da pele com um Band-aid.
O bom pastor cuida de suas ovelhas para que possam pastar em segurança; ele as protege dos perigos e lhes dá tudo que precisam.
G. Ao Anoitecer
Deixar a sala o mais escuro possível.
Quando começava a escurecer, o pastor levava todas as suas ovelhas de volta para o aprisco.
Vocês se lembram por quê? Sim, para que ficassem protegidas de animais ferozes e de tempestades.
O pastor queria proteger suas ovelhas porque ele as amava. Vamos levar nossas ovelhas de volta para casa. Fazer sinal para uma das professoras esconder uma criança da classe. Guiar as demais crianças para o aprisco. Todas as ovelhas e cordeirinhos estão aqui? O pastor queria ter certeza de que todas estavam seguras durante a noite. Por isso, ele contava de uma em uma: um, dois, três... (Convidar as crianças para contar junto. Chamar as crianças pelo nome e mencionar algumas das características que mencionou anteriormente.) Esperem! Alguma coisa está errada! Antes, nós contamos [dizer o número que haviam contado antes] ovelhas e agora temos [uma a menos]. Alguém está faltando! Quem será? Ver se as crianças conseguem ajudar a identificar quem está faltando.
H. Procurando a Ovelha
O que será que o pastor fez quando percebeu que faltava uma ovelhinha? Será que ele foi para casa jantar? Não. Será que foi para a cama dormir? Não. O pastor não conseguiria descansar enquanto sua preciosa ovelhinha não fosse encontrada. Talvez ela estivesse ferida.
Quem sabe estivesse em algum lugar perigoso. O pastor não podia deixar sua ovelhinha fora do aprisco, sozinha. O pastor saiu à procura de sua ovelhinha perdida.
Fazer de conta que está procurando a criança que falta. Chamar a “ovelhinha” pelo nome enquanto continua procurando. Quando finalmente encontrar a criança “perdida”, dizer: Encontrei minha ovelhinha perdida! Estou muito contente! Eu estava muito preocupado(a) com a ovelhinha que faltava, mas agora a encontrei. Alegrem-se comigo!
O pastor ficou tão contente que contou a todos os seus amigos que havia encontrado sua ovelha perdida. Ele disse: “Alegrem-se comigo […] encontrei minha ovelha.”
Cantar o cântico do Verso Para Decorar “Encontrei Minha Ovelha” (ver p. 61, CD faixa 82).
Dar oportunidade para diferentes crianças se esconderem e serem encontradas; então, cantar este cântico cada vez que uma criança for encontrada. Esse exercício ajudará as crianças a decorar o verso.
I. Jesus, o Bom Pastor
Jesus ama e cuida de nós, do mesmo modo que o pastor ama e cuida das suas ovelhas.
Dar uma ovelha para cada criança e convidá-las a levar suas ovelhas e colocar perto da gravura de Jesus. Cantar com entusiasmo “Jesus é o Meu Pastor” (ver p. 60, CD faixa 68).
J. Jesus nos Dá uma Família
Assim como as ovelhas têm um pastor para cuidar delas, Jesus nos deu o papai e a mamãe para cuidar de nós. (Mostrar a gravura de Jesus e da família.) Jesus nos deu uma família porque Ele nos ama, da mesma forma que o pastor ama suas ovelhas. Uma das coisas que nossa família faz para cuidar de nós é nos dar bom alimento para comer. Dar a cada criança uma tigelinha e uma colher para fazer de conta que está preparando comida.
Cantar “Jesus me Deu Papai e Mamãe” (ver p. 58, CD faixa 64).
K. Jesus me Ama
Nossos familiares nos amam muito e cuidam de nós. Quem mais nos ama e cuida de nós? Sim, Jesus! Dar a cada criança uma bandeirinha para agitar enquanto canta “A Bíblia Ensina” (ver p. 61, CD faixa 69 e 70).
L. Muito Obrigado, Jesus
Dar a cada criança um coração de papel ou feltro com o nome dela escrito nele. Convidá-las a levar seu coração a Jesus enquanto cantam “Jesus é o Meu Pastor” (ver p. 60, CD faixa 68).
Jesus nos ama muito e deseja que O amemos também. Vamos dizer a Ele que O amamos enquanto cantamos “Amo Sempre a Meu Jesus” (ver p. 62, CD faixa 71).
Atividade Para Fixação (oPcional)
Colocar as crianças sentadas ao redor de pequenas mesas. Professores e auxiliares deverão ajudar as crianças a fazer uma das seguintes atividades cada semana ao recapitular a história.
Semana 1
Máscara de Ovelha
Com antecedência, fazer uma cópia da máscara de ovelha para cada criança. Recortar a máscara e fazer o buraco dos olhos.
Cortar o elástico, fazer um nó duplo nas pontas e prender com o grampeador.
Semana 2
Aprisco
Com antecedência, fazer uma cópia dos desenhos para cada criança. Recortar as ovelhas e colar no curral nos lugares indicados. Pedir que as crianças pintem o desenho.
Semana 3
“Luvinhas” de Dedo
Com antecedência, fazer cópias da “luvinha” de dedo para cada criança e recortar. Colar as laterais deixando uma abertura na parte debaixo para a criança colocar o dedo.
Semana 4
Móbile de Ovelha
No papel-cartão, recortar dois círculos de 15 cm de diâmetro para cada criança.
Colar um sobre o outro. Fazer cópias da ovelha, recortar e colar nos círculos (uma de cada lado). Ajudar as crianças a colar algodão na ovelhinha. Fazer um furo na parte superior do círculo e amarrar um fitilho para pendurar.
Semana Opcional
Pastor
Com antecedência, fazer cópias do pastor para cada criança e recortar. Dar tempo para as crianças pintarem. Encaixar o suporte para o pastor ficar em pé.
Atividades Bíblicas
Se houver tempo de sobra, os auxiliares podem escolher uma de várias atividades para reforçar a história bíblica do mês. As atividades preparatórias sugeridas no início do programa podem ser utilizadas novamente.




A Ovelha Perdida

Lição 6 do Jardim da Infância 6 de novembro de 2010
Lostsheep.jpg Lost Lamb image by joaocruzue
VERSO PARA DECORAR
“Eu estarei sempre com vocês.” Mateus 28:20, NVI
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Resumo da Lição
Um pastor possuía 100 ovelhas. Quando faltava uma delas, o pastor deixava as outras em segurança no aprisco e saía à procura daquela única ovelha perdida. Ao encontrá-la ele a trazia a salvo para casa. O pastor ficava muito feliz por ter encontrado sua ovelha perdida. A ovelha também ficava feliz!
Esta lição fala sobre graça. O dom da graça de Deus inclui Seu cuidado por nós onde quer que formos. Ele continua a cuidar daqueles que estão perdidos. Ele deseja guiá-los em segurança a Seu lar no Céu.
Decoração da Sala
Preparar um cenário que pode ser usado este mês e o próximo. Incluir as montanhas de Belém com um pastor e algumas ovelhas, um edifício que poderá ser usado como casa ou hospedaria, e uma árvore grande.
Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 106, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Enquanto o líder conta a história, um ajudante adulto deverá fazer a parte do pastor (vestido apropriadamente) e liderar as crianças enquanto a história é contada. Duas crianças podem ser
lobos. As demais crianças imitam as ovelhas. Escolher uma “ovelha” para ser a ovelha perdida, e pedir que a criança se esconda atrás do arbusto artificial.
Montagem do cenário: Arrumar a sala de maneira que haja espaço para as crianças caminharem.
Arrumar algumas cadeiras em círculo com uma pequena entrada para ser o aprisco. De um lado, colocar algumas pedras e arbustos de espinhos. Do outro, um pedaço de pano ou papel azul para representar um riacho e tiras de pano ou papel verde para representar pastagem
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[Contar a história.] Um pastor possuía cem ovelhas. Ele cuidava bem de suas ovelhas. Ele as levava para campos de grama verdinha onde havia comida em abundância. [Levar as crianças ao local de grama.] Ele as levava a um lugar de água limpa e fresquinha, onde podiam beber à vontade. [Levar as crianças ao local da água.] Ele enxotava os lobos e os animais selvagens que podiam machucar suas ovelhas. [Enxotar os dois lobos.] Todas as noites ele as levava a um lugar seguro. Antes de ir dormir, o pastor contava suas ovelhas para estar seguro de que todas estavam ali. [Dar uma pausa para que o pastor guie as ovelhas para o aprisco, conte e toque gentilmente cada ovelha enquanto elas entram para o aprisco.] O pastor amava suas ovelhas, e as ovelhas sentiam-se seguras sob o cuidado do pastor.
Certa noite, quando o pastor contou suas ovelhas [dar uma pausa para o pastor contar], uma expressão de tristeza apareceu em seu rosto. Alguma coisa não estava certa. Ele contou novamente, para ter certeza, e então contou mais uma vez [dar uma pausa para contar novamente].
Definitivamente algo estava errado. Faltava uma das ovelhas.
O pastor não parou para pensar como se sentia faminto. Não estava preocupado com seus pés doloridos. Não estava nem um pouco preocupado. O pastor amava cada uma de suas ovelhas, assim parou tudo o que estava fazendo e foi procurar sua ovelha perdida. [O pastor fecha a porta do aprisco para que as outras ovelhas fiquem seguras, e sai à procura de sua ovelha perdida.]
Procurar à noite uma ovelha perdida não é fácil. O pastor tropeçava e se chocava contra as pedras. Ele se arranhava em arbustos espinhosos. Mas ao longe, podia ouvir a voz da ovelha amedrontada chamando. [Incentivar a criança que representa a ovelha perdida a fazer Béééé algumas vezes]. A pobre ovelha sabia que estava perdida. Ela sabia que não estaria em segurança
até que estivesse de volta com o pastor. O pastor seguia o balido da ovelha. Ele podia perceber que se aproximava dela cada vez mais.
E então, à luz da lua, ele pôde ver sua ovelha presa em um arbusto espinhoso.
O pastor gentilmente empurrou de lado o arbusto. [O pastor se aproxima do arbusto.] Não se preocupou com os espinhos que sobressaíam e lhe feriam as mãos. Ele queria apenas libertar sua
ovelha e levá-la a salvo para casa. E então, uma vez livre, o pastor gentilmente a coloca sobre os ombros e a leva para casa. [O pastor levanta a “ovelha” e a leva para o aprisco.]
A ovelha era pesada, mas o pastor não se importava. Ele estava contente por ter achado sua ovelha. E a ovelha também estava contente. Ela sabia que agora estava segura porque o pastor a encontrara.
Jesus é nosso Pastor. Ele ama todas as pessoas. Deseja que sejamos bondosos com todos. Ele cuida bem de nós como o pastor cuidou bem de sua ovelha. Um dia Ele virá e nos levará ao lar do Céu.



Lição 6 dos Primários 6 de novembro de 2010

VERSO PARA DECORAR
“O Senhor fará o que prometeu.” Isaías 38:7, NVI.
Resumo da Lição
Enquanto Ezequias estava doente, Deus lhe enviou uma mensagem através de Seu profeta, Isaías, dizendo-lhe que ele logo morreria. Ezequias orou, lembrando a Deus que ele tinha sido fi el. Então chorou amargamente. Deus deu a Isaías outra mensagem para Ezequias:
Tinha ouvido sua oração, visto suas lágrimas e lhe acrescentaria quinze anos de vida. Como sinal, Deus disse que faria retornar dez graus a sombra no relógio de sol de Acaz. Deus cumpriu Sua promessa. Ezequias se restabeleceu e escreveu um salmo (ver Isaías 38:9-20) no qual expressou sua gratidão a Deus por responder sua oração.
Esta lição fala sobre graça. A promessa de Deus de prolongar a vida de Ezequias foi um presente de Sua graça – a Ezequias, a Isaías e a nós. Ele nos promete a vida eterna, que durará para sempre, não apenas quinze anos. Assim como Deus cumpriu Sua promessa a Ezequias tempos atrás, Ele cumprirá Sua promessa a nós hoje.
Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Personagens: Dois meninos ou dois homens com roupas dos tempos bíblicos para representar Ezequias e Isaías.
Montagem do cenário: Com antecedência, preparar uma cama para Ezequias.
Usando fita-crepe, desenhar degraus na parede da classe.
[Rei Ezequias deitado na cama.] O rei Ezequias se sentia desamparado. Ele não gostava de sentir-se assim. Estava acostumado a ter controle sobre sua vida. Mas estava muito doente, quase à morte. Em nosso mundo, muitas doenças levam à morte. Somente Deus pode mudar esta situação. Quando a pessoa sara, chamamos isso de milagre.
O rei Ezequias tossia e se debatia. [O rei Ezequias tosse e se mexe, segurando a cabeça.] Sua cabeça doía e suas feridas latejavam. Ele não merecia isso! Havia sido um bom rei. Obedecera a Deus e fora fiel. Fizera o que os profetas lhe disseram para fazer.
Que aconteceria com ele agora? Ficaria bom novamente?
Deus amava Ezequias e sabia que ele tinha algumas perguntas a fazer. De maneira que Deus enviou o profeta Isaías para conversar com ele. [Isaías chega junto à cama de Ezequias.] Isaías
tinha uma mensagem que o rei não gostaria de ouvir. [Isaías aponta o dedo para o céu e faz de conta que fala com Ezequias.] Ele disse ao rei tão gentilmente quanto pôde:
– “Assim diz o Senhor: ‘Ponha a [sua] casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará.’”
Depois que Isaías disse isso, ele foi embora. [Isaías sai.] Ser um mensageiro de Deus nem sempre é agradável.
O rei Ezequias voltou os olhos de seus servos e virou o rosto contra a parede. [Ezequias volta o rosto contra a parede e começa a “chorar”.] Ele começou a soluçar em voz alta. Todos os que estavam perto dele ouviam seus soluços. De fato, seu coração estava partido e ele estava com medo. Seus servos também estavam amedrontados. Eles queriam ajudar, mas não podiam. Todos se sentiam inúteis.
Mas em seu momento de desespero, o rei se voltou para Deus e recapitulou sua vida. [Ezequias parece estar orando.] Ele relembra sua vida de seguidor de Deus.
– Lembra-Te que Te segui fielmente e com inteira devoção – disse ele. – Tenho feito o que é agradável a Teus olhos. – Ele começou a chorar novamente. [Ezequias “chora” novamente.]
Deus teve dó de Ezequias. Ele enviou Isaías de volta com uma nova mensagem para o rei.
[Isaías volta para ver Ezequias.]
[Isaías aponta em direção ao céu e parece falar com Ezequias.] Isaías disse:
– Isto é o que o Senhor diz: “Ouvi a sua oração e vi suas lágrimas; acrescentarei quinze anos à sua vida.” Este é o sinal de que o Senhor fará o que prometeu: Ele fará a sombra retroceder dez graus no relógio de sol de Acaz.
A sombra no mostrador do relógio se moveria para traz! [Usando a lanterna e o grande círculo de cartolina, provocar a sombra do sol sobre os degraus. Depois revertê-la. Ou ilustrar com um relógio de sol.]
Então Isaías falou aos servos sobre um tratamento a aplicar em Ezequias. E eles fizeram como Isaías dissera (Isaías 38:21), e o rei se recuperou. [Ezequias se levanta da cama.] Ezequias viveu mais quinze anos e continuou a servir a Deus.
Ezequias escreveu acerca deste milagre. Ele disse que sua dádiva a Deus por ter sido curado seria contar a história a seus filhos e louvar a Deus por Sua fidelidade. [Ezequias sorri e aponta para o céu.] Ele disse com confiança: “O Senhor me salvou. Cantaremos com instrumentos de corda todos os dias de nossa vida no templo do Senhor” (Isaías 38:20, NVI.)
Ninguém mais experimentou um milagre como o rei Ezequias experimentou. Muitas pessoas ainda morrem por estar doentes. Mas há esperança. Deus prometeu enviar Jesus para nos levar ao Céu, onde viveremos para sempre com as pessoas que amamos. E ninguém mais ficará doente ou morrerá! Nós cremos que Deus cumpre todas as Suas promessas, justamente como Ele cumpriu a respeito de Ezequiel

O Profeta da Graça

Lição 6 dos Juvenis 6 de novembro de 2010

Verso Para Memorizar
“No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são Meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.” Oseias 1:10
Resumo da Lição
Esta história é um resumo da vida de Oseias, especialmente no que se refere a seu casamento com Gômer. Gômer a esposa de Oseias, o abandonou para ficar com outros homens. Mas Deus orientou Oseias a continuar amando sua mulher mesmo depois que ela o abandonou (Oseias 3). Através da experiência de Oseias, Deus estava tentando ensinar Seu povo sobre Sua paciência e amor infalível. Então Ele disse que Oseias devia amá-la “como o Senhor ama os filhos de Israel” (Oseias 3:1). “curarei a sua infidelidade, Eu de Mim mesmo os amarei, porque a Minha ira se apartou deles” (Oseias 14:4). As lições de Oseias são promessas ao povo de Deus hoje.
Esta lição fala sobre graça. O amor de Oseias por sua esposa errante é um tipo do amor de Deus por nós. Assim como Oseias amou e aceitou Gômer com todas as suas imperfeições, Deus também nos ama e nos aceita. Há uma palavra que descreve um amor como o de Oseias: graça.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Já debatemos alguns pontos da história de Oseias e Gômer. Agora vamos estudar um pouco mais a fundo a vida desse casal.
Vivenciando a História
Pedir que os alunos abram suas Bíblias no livro de Oseias. Parte da história será contada, e parte lida pelos alunos. Cada aluno deverá ler apenas um verso. Dizer o verso que será lido, e por quem.
1. Oseias 1:1 e 2.
2. Aqui está a nossa história: Deus diz ao jovem Oseias para encontrar uma mulher que esteja acostumada a ter muitos amantes, e que não é fiel a nenhum deles – que é o que significa a palavra “adultério”. Bem, essa não parece uma receita para um bom casamento, parece? Mas Oseias obedecea ordem de Deus. Ele encontra uma mulher de reputação duvidosa, que acaba ganhando seu coração. Achando que seu puro amor poderá mudá-la, ele a pede em casamento.
3. Versos 3 e 4.
4. Então o primeiro filho é chamado Jezreel, que significa “Deus espalha”.
5. Verso 5.
6. O nome da filha é Lo-Ruhamah, ou Desfavorecida, pois em hebraico esse nome quer dizer “que não recebeu amor ou compaixão”. Muitos teólogos acreditam que a forma como Oseias
menciona que a filha é uma menina demonstra que provavelmente outro homem era o pai de Lo-Ruhamah. Portanto, apesar de Gômer estar vivendo sob o mesmo teto com o marido, estava sendo infiel a ele.
7. Versos 8 e 9.
8. Novamente Oseias não diz que ele é o pai. Ele deu-lhe o nome de Lo-Ammi, ou, “Não-Meu-Povo”. Por que uma história assim veio parar na Bíblia? Porque Deus está tentando dizer algo a Israel. E também está dizendo algo a nós. Quando fazemos as coisas do nosso modo, dando as costas ao nosso Fiel Amigo e dando ouvidos ao outro (Satanás), nos separamos de Deus. A culpa ergue um muro entre nós, e antes que possamos perceber, já somos “Não-Meu-Povo”. Quando nos sentimos perdidos, sozinhos e confusos, aí chega o verso 10.
9. Verso 10.
10. Bem, aqui está o outro lado da história. De Não-Meu-Povo passamos a nos chamar Meu-Povo, “filhos do Deus vivo”. O que está acontecendo aqui? É a graça de Deus que está pronta a restaurar o infiel à Sua família. Esta é uma história sobre a graça. Deus não desistiu de Gômer e seus filhos. Nem de Israel. Também não desiste de nós. Ele continua nos chamando até que respondamos à Sua graça.
11. Oseias 2:2.
12. Mas este não é o fim da história.
13. Oseias 3:1.
14. Bolo de passas era uma sobremesa fina, feita com uvas secas. Eles representam uma ligação com a adoração de ídolos – um flerte com o “outro”.
15. Versos 2-4.
16. Quinze peças de prata era praticamente metade do preço de um servo. Apesar de sua infidelidade, Gômer foi trazida de volta à casa de Oseias. Ele cuidou dela não como serva, mas como uma pessoa livre. A graça restaurou seu respeito. E notem a ligação desta história conosco, no verso 5: “E, nos últimos dias, tremendo, se aproximarão do Senhor e da Sua bondade.”

Quem é o Anticristo?

Lição 6 dos Adolescentes 6 de novembro de 2010

I. SINOPSE
A lição desta semana requer sabedoria e habilidade para apresentar com equilíbrio a verdade conforme foi revelada em O Grande Conflito, por Ellen White, e ao mesmo tempo demonstrar sensibilidade às pessoas que não professam nossa fé. O tema abordado esta semana, sem dúvida, tem sido uma das razões principais para muitas tensões inamistosas entre os adventistas do sétimo dia e outras denominações. Com isso em mente, é importante pedir a orientação divina para apresentar esse assunto de maneira que não ofenda as pessoas de outra fé, mas que ao mesmo tempo não menospreze a mensagem vital da Igreja
Adventista do Sétimo Dia de sermos firmes em nossas convicções pessoais, mesmo em meio à corrupção política, abuso de poder e
contrafação da verdadeira adoração a Deus.
Uma maneira de apresentar o assunto aos alunos de forma apropriada é ressaltar que essa profecia se aplica à igreja e seus líderes e não aos fiéis seguidores que sinceramente creem que estão obedecendo à vontade de Deus. É importante lembrar os alunos de que há pessoas sinceras em todas as denominações, que são fiéis à luz que receberam. No momento certo, Deus as chamará para fazer parte de Seu rebanho e demonstrar sua fideli-
dade a Ele em meio à maior provação de toda a história.
As profecias de Apocalipse 13 podem ajudar-nos a entender a estratégia do inimigo nos últimos dias ao trabalhar arduamente por meio do poder do Estado usando o nome de Deus. Através da união da igreja com o Estado, Satanás sabe que muitos serão enga- nados, que a falsa adoração será imposta e a liberdade religiosa negada. Esta lição oferece a oportunidade de abrir os olhos dos alunos quanto aos acontecimentos proféticos por trás das notícias mundiais. À medida que os eventos finais se desenrolam, aproveite essa oportunidade para lembrar os alunos de que a nossa única segurança é permanecer firme “em Cristo”.
Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos.
Explique em suas próprias palavras.
O que a Bíblia diz sobre o anticristo? Como na Palavra de Deus encontramos apenas algumas passagens que mencionam o anticristo, analisemos cada uma delas. A primeira passagem em que se faz menção ao anticristo é 1 João 2:18, 22: “Filhinhos, esta é a última hora e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos
que esta é a última hora. [...] Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega
o Pai e o Filho.” A segunda referência ao anticristo encontrase em 1 João 4:2, 3: “Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus.
Esse é o espírito do anticristo acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.”
Observe que o espírito do anticristo já está presente no mundo. O anticristo não reconhece que Jesus procede de Deus. Em outras
palavras, negar Cristo é agir com espírito do anticristo.
Há mais uma referência ao anticristo em 2 João 1:7. Nessa passagem, lemos que o anticristo nega que Jesus veio em carne. “De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os
quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo.”
Toda vez que a palavra anticristo aparece na Bíblia encontra-se no contexto de minar e menosprezar o ministério e a pessoa de Jesus.
O anticristo nega três coisas em relação a Cristo: que Ele é o ungido, que procede de Deus e que veio em carne. Ou seja, o anticristo nega Jesus.
Portanto, quem será o anticristo?
Bem, há muitas teorias. Alguns dos teólogos mais influentes da história apontaram a perseguição dos cristãos encabeçada pela
igreja de Roma e interpretaram esses eventos como a obra do anticristo. O historiador Michael de Semlyen declarou:
“Wycliffe, Tyndale, Lutero, Calvino, Cranmer; no século 17, Bunyan, os tradutores da Bíblia King James e os homens que publicaram as Confissões de Fé de Westminster e Batista; Sir Isaac Newton, Wesley, Whitfield, Jonathan Edwards; e mais recentemente, Spurgeon, Bispo J. C. Ryle e Dr.
Martyn Lloyd-Jones; esses homens entre outros incontáveis, todos foram testemunhas da posição do papado como o anticristo.” – All Roads Lead to Rome?, p. 197,198.
Sem dúvida, o espírito do anticristo tem atuado neste mundo  até mesmo através da influência da igreja. Não se trata de criticar uma pessoa ou igreja. Não se trata de uma pessoa em especial, mas de um sistema político- religioso corrupto que menospreza Jesus.
Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras:
O espírito do anticristo pode reinar no coração de qualquer cristão. A palavra anticristo literalmente significa “no lugar de Cristo”.
Geralmente pensamos no prefixo “anti” como “contra”. Para ser mais preciso, esse prefixo significa “em vez de”. Não estão todos os seguidores de Jesus sujeitos à tentação de viver “no lugar de” Cristo? Analise a pergunta da seguinte forma: “Quem estará no controle de minha vida? Eu ou Jesus?”
A pergunta fundamental que vem à tona ao estudarmos sobre o anticristo é esta: Viverei “em” Cristo ou “no lugar de” Cristo? Afinal, não se trata de um estudo sobre o papa, mas sim um estudo sobre você e eu. A pergunta não é “quem é o anticristo?”, mas “viver em Cristo ou no lugar de Cristo?”
Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Aprendizado Indutivo
O método de aprendizado indutivo considera que o conhecimento é “construído principalmente pelas experiências do aprendiz e as interações com fenômenos. O instrutor que utiliza o método indutivo começa expondo os alunos a um exemplo concreto, ou exemplos, de determinado conceito. Os aprendizes são encorajados a observar padrões, fazer perguntas ou propor generalizações a partir de suas observações. A função do professor é criar oportunidades e contexto para que os alunos possam sem bem-sucedidos em fazer generalizações apropriadas, como também orientá-los conforme necessário”.
(Fonte:  http://www.landmark.edu/institute/grants_research/biology_success/samples/
inductivedeductive.pdf.)
Ao apresentar o material desta lição, em vez de dizer “a besta é...” ou “o anticristo é...”, permita que os alunos façam as relações por si mesmos. Apresente as evidências bíblicas e o comentário de Ellen White. Em seguida, utilizando o método de aprendizado intuitivo, estimule os alunos a tirar as próprias conclusões

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MADRINHA do blog "Artes" da Vânia

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Malu Lacerda, mulher vitoriosa em CRISTO JESUS. Amiga nas horas em que precisei, amiga que divide, ensina e que sempre que possível ajuda. Que Jesus te abenço te dando muita paz, saúde e $uce$$o e que sua família permaneça aos pés do SALVADOR... Escolhi vc para madrinha do blog, porque entre muitas que conheço usa sua inteligência voltada para a educação das crianças de DEUS e além disso é minha irmã em CRISTO JESUS e isso é muito importante. Bjinhos no seu coração.

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