segunda-feira, 14 de junho de 2010

Agradeço de coração a Tia Malu por me deixar postar as lições para meus pequeninos, as pérolas de Jesus...

Lição 12 Jardim da Infância 19 de junho de 2010

COMUNIDADE 
Significa mostrar amor aos familiares e amigos.
VERSO PARA DECORAR 
“O amigo ama em todos os momentos.” Provérbios 17:17, NVI.
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REFERÊNCIAS 
Joã o 3:1-21; 7:45-53; 19:38-42; O Desejado de Todas as Nações, 
p. 167-177. 
OBJETIVOS 
A criança deverá: 
SABER que Nicodemos foi um amigo leal a Jesus. 
SENTIR desejo de ser amiga de Jesus. 
RESPONDER falando a outros sobre o amor de Jesus. 
MENSAGEM CENTRAL 
Amigos sempre cuidam uns dos outros. 
Resumo da Lição Nicodemos visitou Jesus porque desejava saber mais sobre Ele e por que Ele estava fazendo tais coisas. Jesus respondeu às perguntas de Nicodemos e lhe mostrou que Deus o amava. desejava pensar acerca de tudo quanto ouvira, assim voltou para casa e continuou a estudar. Mais tarde se tornou um dos amigos fiéis de Jesus e contou aos outros sobre Seu amor. 
Esta lição fala sobre comunidade. Quando Nicodemos se tornou um dos amigos de Jesus, ele falou às pessoas que Jesus as amava. Os amigos de Jesus falam às pessoas sobre Ele para que elas possam juntar-se à família de Deus. Amigos verdadeiros são fiéis uns aos outros.
Lição Bíblica Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 112, CD faixa 11). 
Vivenciando a História 
Estou dando a cada um de vocês um lenço de pescoço. Desejo que vocês ouçam a história e observem o que eu faço e façam tudo quanto eu fizer com meu lenço. Vocês serão capazes de fazer? Ter uma pessoa adulta para ajudar as crianças, se for necessário. 
Nicodemos olhou à sua volta. Ninguém estava olhando. Ótimo! Ele tinha uma missão secreta. Não queria que seus amigos soubessem para onde estava indo e a quem estava indo ver. Ele esconderia o rosto um pouquinho mais se alguém o visse. [Colocar seu lenço sobre a cabeça, escondendo o rosto. As crianças farão o mesmo.] 
icodemos era um homem importante e um líder dos judeus. Muitos davam atenção às coisas que ele dizia. [Colocar seu lenço junto ao ouvido como se estivesse ouvindo. As crianças farão o mesmo.] Nicodemos era um homem sábio. Ele havia lido os rolos bíblicos durante muito tempo. [Enrolar o lenço para fazer um rolo.] Vocês conseguirão fazer um rolo justamente como eu fiz? Enrolem ambos os lados. No tempo em que vivia, os rolos eram os livros que eles tinham, e a Bíblia estava em um rolo. Eles o abriam [mostrar como] assim e a liam. 
icodemos havia lido no rolo bíblico que era tempo de o Salvador, o Messias, chegar. Ouvira muito sobre Jesus, e ficou pensando se Jesus era o Messias. Nicodemos queria conversar um pouquinho com Jesus. Mas havia um problema. Ele era um homem importante. [Fazer um nó em seu lenço e colocá-lo na cabeça como um turbante.] Ele não queria que seus amigos soubessem 
que ele se encontrara com Jesus. Assim, ele pensou muito. [Colocar a mão sobre o rosto como se estivesse pensando.] Finalmente! Tinha tido uma ideia! Ele estava indo se encontrar com Jesus onde Ele costumava ficar. Então, poderia vê-Lo tarde da noite quando estivesse escuro [colocar o lenço sobre os olhos], quando ninguém o veria. 
Foi isso que ele fez. Certa noite, ele caminhou silenciosamente através da cidade. [Mover os pés silenciosamente enquanto caminha; as crianças farão o mesmo.] Ele olhava de um lado para outro. [Olhar de um lado para outro.] Ele olhou para baixo e escondeu a cabeça entre os ombros [fazer isto]; talvez ele tivesse colocado algo sobre a cabeça para que ninguém o reconhecesse. 
[Colocar o lenço sobre a cabeça.] 
Ele encontrou rapidamente o lugar em que Jesus estava. Jesus estava em um jardim. Ele ficou feliz em ver Nicodemos. [Abanar seu lenço ou dar um grande sorriso.] Nicodemos e Jesus conversaram. 
[Movimentar uma das pontas do lenço, depois a outra ponta para fazer um e outro conversarem, face a face.] Jesus disse a Nicodemos que Deus o amava, que Deus ama todas as pessoas. 
Nicodemos queria pensar mais sobre todas as coisas que Jesus lhe dissera. Assim, ele voltou para casa, escondendo-se de todos mais uma vez. [Esconder atrás de seu lenço.] 
icodemos continuou lendo seus rolos bíblicos. Ele foi ouvir várias vezes Jesus. Depois de algum tempo, ele resolveu que queria ser amigo de Jesus. Isso o deixou muito feliz! [Abanar com o lenço.] E também deixou Jesus muito feliz. 
Certo dia, algumas pessoas importantes queriam ferir a Jesus. Elas não gostavam de Jesus. Mas Nicodemos gostava dEle. Ele tinha sido um amigo secreto de Jesus durante algum tempo. [Colocar o lenço sobre a cabeça.] Ele não queria que aquelas pessoas ferissem Jesus. Assim, ele se levantou e defendeu Jesus. [Colocar o lenço em volta do pescoço.] As outras pessoas acharam ruim, mas como gostavam de não feriram Jesus. 
Mais tarde, se levantou novamente em favor de seu amigo Jesus. Mas, nessa ocasião, as pessoas importantes com quem trabalhava sabiam que ele era amigo de Jesus. Eles teriam uma reunião importante e alguém disse: 
– Não convidem Nicodemos para esta reunião; ele é amigo de Jesus. [Agitar o lenço.] 
Quando Jesus foi para o Céu, permaneceu ainda como amigo de Jesus. Ele era um homem rico, e gastou todo seu dinheiro ajudando outras pessoas a conhecerem Jesus. Ele amava tanto a Jesus que desejava que todas as pessoas soubessem sobre Ele! Pessoas que amam a Jesus cuidam umas das outras. Vocês podem repetir comigo? [Repetir.] 
[Ajudar as crianças a ligarem seus lenços uns aos outros. Ou elas segurarão a ponta de seu lenço e estenderão a outra ponta para que outra criança a segure, e assim sucessivamente, para que seja formado um grande círculo com todos os lenços interligados.] Bons amigos cuidam uns dos outros. Eles trabalham juntos. Eles partilham, assim como nós estamos partilhando os lenços agora. Eles são bons amigos, justamente como Nicodemos foi amigo de Jesus.
Encerramento Cantar “Ir Para o Culto” (ver p. 104, CD faixa 12). 
Terminar com oração. Depois da oração, repetir o Verso Para Decorar e abraçar uns aos outros.


Preparados ou Não

Lição 12 Primários 19 de junho de 2010
COMUNIDADE 
Somos membros da família de Deus. 
VERSO PARA DECORAR 
“Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!” 
Mateus 25:13, NVI. 
REFERÊNCIAS 
Mateus 25:1-13; Parábolas de Jesus, p. 405-421. 
OBJETIVOS 
A criança deverá: 
SABER que algumas pessoas da família de Deus estarão preparadas quando Jesus vier, e algumas não. 
SEN TIR o desejo de estar preparada em todos os momentos para a vinda de Jesus. 
RESPONDER convidando Jesus para ser o primeiro em sua vida. 
MENSAGEM CENTRAL 
As pessoas da família de Deus sempre devem estar preparadas para a vinda de Jesus. 
Resumo da Lição Dez damas de honra pegaram suas lâmpadas e saíram para encontrar o noivo. Ele estava atrasado. Todas as moças adormeceram. Elas acordaram quando ouviram que o noivo estava vindo. Quando elas prepararam as lamparinas para acompanhar a cerimônia de casamento, cinco descobriram que não tinham óleo sufi ciente. Enquanto se apressavam para comprar mais, o noivo chegou e levou os que estavam preparados para o casamento. As outras cinco damas de honra perderam o casamento porque não estavam preparadas. 
Esta lição fala sobre comunidade. A ilustração de Jesus nos mostra que nem todos os membros da família de Deus que moram na Terra escolhem estar preparados quando Ele vier para levar-nos para fazer parte da família do Céu. Cada um de nós é responsável pelo próprio preparo. 
Estaremos prontos se mantivermos um relacionamento firme com Jesus através do estudo da Bíblia e da oração.
Lição Bíblica Vivenciando a História 
Personagens: dez damas de honra, noivo Montagem do cenário: Dar a cada uma das dez damas de honra uma vela (apagada) ou lanterna para representar as lâmpadas na história. Se usar velas, dar um recipiente com óleo para cinco crianças. Se usar lanternas, cinco devem receber pilhas extras. As outras cinco devem receber o recipiente vazio ou pilhas que não funcionam. O restante da classe pode formar o cortejo nupcial. Para começar, pedir que as dez damas de honra fiquem em pé diante do grupo. Introduzir a história dizendo: Quem já foi a um casamento? Quais são os preparativos feitos antes da cerimônia? Esperar respostas. Geralmente há uma porção de preparativos para tornar um casamento especial. Hoje nossa história da Bíblia é sobre cinco damas de honra que vieram preparadas para os atrasos no casamento e cinco que não se prepararam. 
– Eu queria que ele se apressasse e viesse logo! – disse uma das moças, bocejando. – Já estamos esperando durante horas. 
– Acho que ele não vai demorar muito – encorajou outra moça. – Enquanto esperamos, talvez devamos nos sentar e descansar um pouco. [Moças se sentam.] 
As dez moças se assentaram e procuraram ajeitar-se confortavelmente. Elas sabiam que o cortejo de casamento passaria por ali. E elas desejavam se unir ao cortejo e caminhar com os outros convidados do casamento. Mas nenhuma delas imaginava que teria que esperar tanto tempo. 
Cinco das moças acharam que seria bom levar um pouco de óleo de reserva. Elas realmente não sabiam a que horas o noivo chegaria. 
As outras cinco moças, porém, pensaram: Temos óleo suficiente. E de qualquer maneira, não precisaremos esperar muito antes que o noivo chegue. Assim, elas não providenciaram óleo de reserva para as lâmpadas que elas usariam à noite. Suas lâmpadas estavam cheias quando saíram de casa. Tinham certeza de que aquele óleo seria suficiente. 
Assim, cinco moças tinham óleo de reserva para suas lâmpadas. Cinco delas, porém, não tinham. [As dez moças levantam suas garrafinhas de óleo ou pilhas.] 
[Apagar as luzes.] Foi ficando tarde. E ainda nem sinal do noivo! As moças conversaram e riram durante algum tempo. Mas, uma a uma, ficaram sonolentas, bocejaram e adormeceram. [As moças fecham os olhos e se deitam.] 
Depois de algum tempo, elas acordaram com um brado: [O restante da classe se levanta e caminha em fila única pela classe. A criança da frente diz:] 
– Abram caminho para o cortejo do casamento passar! Juntem-se a nós! Vamos para a festa! O noivo está chegando! 
[As garotas acendem suas lanternas ou velas.] Rapidamente as moças se levantaram e pegaram suas lâmpadas. 
– Oh, não! Minha lâmpada está apagada! – reclamou uma moça. 
– A minha também está apagada! – gemeu outra moça. 
– Depressa! Vamos colocar óleo em nossas lâmpadas ou perderemos a festa. [Todas as garotas verificam suas garrafinhas de óleo ou pilhas.] 
As cinco moças que tinham óleo extra rapidamente encheram suas lâmpadas. Mas as cinco que não possuíam óleo extra rapidamente perceberam que não podiam conservar suas lâmpadas acesas. [As cinco moças sem óleo ou cujas pilhas não funcionam apagam sua luz.] 
– Deem um pouco de seu óleo extra para nós – imploraram elas. – Não queremos perder a festa! 
Mas as cinco moças prudentes não podiam ajudá-las. 
– Gostaríamos de poder ajudá-las, mas usamos todo o nosso óleo de reserva para encher nossas lâmpadas. Não temos nada de sobra. Vão rapidamente; talvez possam comprar óleo em algum lugar! [As cinco moças sem óleo ou pilhas correm para o outro lado da sala.] 
As cinco moças que precisavam de óleo correram apressadamente pela escuridão para comprálo. Suas amigas se juntaram ao cortejo do casamento e foram para a festa. [As cinco moças com óleo e pilhas se juntam ao cortejo e vão para o outro lado da classe.] 
Não foi fácil encontrar alguém que estivesse disposto a vender óleo no meio da noite. Quando finalmente conseguiram comprar óleo e chegar ao local do casamento, encontraram a porta trancada. 
– Deixem-nos entrar! Por favor, deixem-nos entrar! – rogaram elas, batendo fortemente. [Moças batem à “porta” e suplicam para deixarem-nas entrar.] O próprio noivo veio à porta. [O “noivo” vem à frente do grupo e dá de ombros.] 
– Sinto muito, mas eu não conheço vocês – disse ele. – Meus amigos vieram comigo. [O “noivo” vira as costas.] 
Ele se voltou e fechou a porta. Cinco jovens desapontadas permaneceram do lado de fora. [As cinco moças vão para a parede oposta.] 
Enquanto esperamos a vinda de Jesus, encorajamos uns aos outros a estar preparados. Fazemos tudo que podemos para ajudar-nos mutuamente a escolher estar do lado de Deus cada dia. Mas, como as jovens que esperavam pelo noivo, não podemos contar com as escolhas das outras pessoas. Jesus nos ama tanto que convida cada um de nós a estar com Ele. Cada pessoa precisa escolher dizer “Sim” a Ele e preparar-se para a Sua vinda. Devemos estar preparados para fazer sábias escolhas cada dia. Estudar a Bíblia e orar. Escolher cada dia sermos amigos dEle. E, quando Jesus vier, estaremos prontos para ir com Ele porque somos Seus amigos.
Encerramento Terminar com uma oração, pedindo que Deus ajude as crianças a sempre estar preparadas para a vinda de Jesus.


Amigos para Sempre

Lição 12 dos Juvenis 19 de junho
  
COMUNIDADE – Compartilhamos o amor de Deus em nossos relacionamentos. 
➥➥Verso Para Memorizar 
“Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.” 1 Pedro 3:8. 
➥➥Referências 
João 17; O Desejado de Todas as Nações, p. 662-680. 
➥➥Objetivos 
O aluno deverá: 
Saber que é vontade de Deus que Seu povo esteja unido em Seu amor. 
Sentir o desejo de ajudar a congregação em que convive a estar unida em seu amor a Deus e uns aos outros. 
Amar os membros da igreja como se fossem seus melhores amigos. 
➥➥Mensagem Central 
O amor de Deus por nós mostra-nos como devemos amar uns aos outros. 
Resumo da Lição Jesus orou por Seus discípulos e por todos os cristãos que viriam depois deles, para que pudessem estar unidos nEle. Jesus reconheceu a diversidade entre Seus discípulos e apreciou o jeito único de cada um. Ele orou a fim de que os cristãos olhassem para o Seu exemplo e encontrassem unidade, em vez de olhar uns para os outros e se distraírem com suas diferenças. 
O amor de Cristo pode ser experimentado em amizades sinceras e na comunhão dos irmãos. 
Esta lição fala sobre comunidade. Através da oração e de nossa experiência sentindo o amor de Deus por nós, podemos aprender a amar nossos irmãos. Pertencer à família de Deus nos ajuda a valorizar as diferenças entre as pessoas. Quando concentramos o olhar em Cristo, começamos a perceber este valor. Somos chamados a amar uns aos outros como amamos a nós mesmos. 
Estudo da Lição 
Introduzindo a História Bíblica 
Dividir o grupo em duplas. Para garantir duplas diferentes das usuais, caminhar pela classe numerando os juvenis até chegar à metade do número de alunos presentes. 
Em seguida, numerar a outra metade da classe começando do número um novamente, para que haja duas pessoas com o mesmo número. 
Pedir que cada dupla faça uma lista do que eles têm em comum e o que têm de diferente. 
Por exemplo: podem ser diferentes por ser um garoto e uma garota, mas são semelhantes porque os dois têm olhos e cabelos da mesma cor. 
Algumas perguntas que podem ser feitas um ao outro: (1) O que você mais gosta de fazer? (2) 
Qual é a sua música favorita? (3) Quem é um grande herói na sua opinião? (4) Quantos irmãos você tem?
Estudo da Lição Introduzindo a História Bíblica 
Dividir o grupo em duplas. Para garantir duplas diferentes das usuais, caminhar pela classe numerando os juvenis até chegar à metade do número de alunos presentes. 
Em seguida, numerar a outra metade da classe começando do número um novamente, para que haja duas pessoas com o mesmo número. 
Pedir que cada dupla faça uma lista do que eles têm em comum e o que têm de diferente. 
Por exemplo: podem ser diferentes por ser um garoto e uma garota, mas são semelhantes porque os dois têm olhos e cabelos da mesma cor. 
Algumas perguntas que podem ser feitas um ao outro: (1) O que você mais gosta de fazer? (2) 
Qual é a sua música favorita? (3) Quem é um grande herói na sua opinião? (4) Quantos irmãos você tem?
Encerramento Agradecer a Deus pela união de sua classe de Escola Sabatina; pedir que o Espírito Santo instrua a cada juvenil nesta semana, ensinado-os a fortalecer a igreja através de um exemplo de Lição  amor e humildade.
Dinâmica
Material: 
Um rolo (novelo) de fio ou lã.
Como Fazer: 
1. Dispor os participantes em círculo. 
2. O coordenador toma nas mãos um novelo (rolo, bola) de cordão ou lã. 
3. Em seguida prende a ponta do mesmo em um dos dedos de sua mão. 
4. Pedir para as pessoas prestarem atenção na apresentação que ele fará de si mesmo. Assim, logo após se apresentar brevemente, dizendo que é, de onde vem, o que faz etc, joga o novelo para uma das pessoas à sua frente. 
5. Esta pessoa apanha o novelo e, após enrolar a linha em um dos dedos, irá repetir o que lembra sobre a pessoa que terminou de se apresentar e que lhe atirou o novelo. 
6. Após fazê-lo, essa segunda pessoa irá se apresentar, dizendo quem é, de onde vem, o que faz etc… 
7. Assim se dará sucessivamente, até que todos do grupo digam seus dados pessoais e se conheçam. 
8. Como cada um atirou o novelo adiante, no final haverá no interior do círculo uma verdadeira teia de fios que os une uns aos outros.
Comentários: Pedir para as pessoas dizerem:
- O que observaram;
- O que sentem;
- O que significa a teia;
- O que aconteceria se um deles soltasse seu fio etc.
Mensagem: Todos somos importantes na imensa teia que é a vida; ninguém pode ocupar o seu lugar.

Marcas de Identificação

Lição 12 dos Adolescentes 19 de junho de 2010

Texto Bíblico: Apocalipse. 
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulo 57. 
Verso Bíblico: Apocalipse 1:3.
I. SINOPSE A passagem bíblica escolhida para esta semana é o livro de Apocalipse. Assim, é impossível tentar cobrir todos os versos e temas apresentados nesse livro. Você precisará selecionar os versos e os temas que estudará com a classe. Algumas sugestões são: O dom de profecia, a igreja e o remanescente e sua missão. 
Lembre-se sempre: Qualquer que seja o tema escolhido para estudo, o foco deve estar em Cristo. Afinal, o livro de Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo concedida a João na solitária ilha de Patmos. As atividades propostas na lição tenderam a abordar o tema do remanescente e sua missão. Se escolher esse assunto, certifica que-se de enfatizar que Deus sempre teve um povo remanescente em todos os períodos da história. Noé e sua família, por exemplo, sobreviveram ao dilúvio e salvaram a raça humana da extinção. Após o cativeiro babilônico, os judeus remanescentes regressaram a Jerusalém e restauraram a etnia judaica. 
Assim como os remanescentes de hoje, os remanescentes do Antigo Testamento foram fiéis seguidores de Deus. Foram pessoas que se recusaram a adotar o pensamento e os costumes da maioria. Apesar de a maioria dos israelitas se conformar com o mundo, sempre houve um povo remanescente fiel que continuou seguindo a Deus. Eles se tornaram herdeiros dos direitos e privilégios prometidos a Abraão. Na ocasião em que os israelitas rejeitaram a Cristo como o Messias, Deus os rejeitou como a nação remanescente e transferiu as promessas e os privilégios concedidos a eles à igreja cristã. 
A lição desta semana oferece a oportunidade de convidar os alunos a fazerem parte do povo remanescente de Deus dos últimos dias da história da Terra. Segundo o livro de Apocalipse, os fiéis discípulos de Jesus do fim dos tempos terão duas características especiais: (1) Eles guardarão os mandamentos de Deus e (2) terão o testemunho de Jesus (ver Apocalipse 12:17; 19:10; 14; 18:1-4; etc.).
II. ENSINANDO A HISTÓRIA Uma Ponte Para a História 
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Você já notou como as pessoas geralmente tentam esquivar-se de suas responsabilidades? Isso não acontece apenas no local de trabalho, mas na igreja também. A verdade é que todos nós que fazemos parte da família de Deus temos uma responsabilidade. No momento em que todos os membros da igreja atenderem o chamado de Deus para entrar em ação, a profecia de Ellen White para os últimos dias se cumprirá: “Tenho sido profundamente impressionada por cenas recentemente passadas diante de mim durante a noite. Parecia estar ocorrendo em muitos lugares um grande movimento – uma obra de reavivamento. Nosso povo cerrou fileiras correspondendo ao chamado de Deus. Meus irmãos, o Senhor está a falar-nos. Não Lhe atenderemos à voz? Não espevitaremos nossas lâmpadas, e agiremos como homens que aguardam a vinda de seu Senhor? O tempo é daqueles que requerem portadores de luz, pedem ação.” – Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 402.
Apresentando o Contexto e o Cenário Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. O remanescente é um tema que aparece na Bíblia desde o Gênesis até o Apocalipse. No Antigo Testamento, seis radicais hebraicos diferentes formam várias palavras que são utilizadas inúmeras vezes em todos os tipos de contextos. A palavra remanescente aparece na Bíblia pela primeira vez na história de Noé. Gênesis 7:23 diz: “Todos os seres vivos foram exterminados da face da Terra; tanto os homens, como os animais grandes, os animais pequenos que se movem rente ao chão e as aves do céu foram exterminados da face da Terra. Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca.” A frase “só restaram” origina-se da 
raiz hebraica sha’ar que significa “permanecer” ou “ser deixado”. Esse é o radical usado com maior frequência para referir-se ao remanescente. Após o dilúvio, Noé e sua família foram os únicos que permaneceram, ou seja, os remanescentes. Observe que a escolha está associada ao remanescente. Fazer parte do povo remanescente não é algo que acontece por herança ou através do casamento. Noé e sua família tiveram que escolher entrar na arca. Depois do dilúvio, a maioria dos descendentes de Noé escolheu não fazer parte do povo remanescente. Eles rejeitaram a aliança de Deus e começaram a construção da torre de Babel. Não acreditaram na promessa de Deus (simbolizada pelo arco-íris) de que a Terra nunca mais seria destruída com água. Com Abraão formou-se um novo remanescente. Abraão manteve um relacionamento fiel com o Senhor em um mundo totalmente contrário à vontade do Pai. Deus restabeleceu uma família remanescente que preservou o culto a Jeová e permaneceu fiel às exigências da aliança. A partir de então, o conceito de remanescentes reaparece na história de Isaque, Jacó, José e dos filhos de Israel. Em todo o Antigo Testamento, Deus promete preservar um povo remanescente. Um dos muitos exemplos encontra-se em Isaías 11:11, que diz: “Naquele dia o Senhor estenderá o braço pela segunda vez para reivindicar o remanescente do Seu povo.” 
O Senhor cumpriu Suas promessas. Trouxe de volta Seu povo remanescente a Jerusalém para reconstruir o templo e reerguer a nação. Porém, essa nação ficou tão obcecada pela lei que a lei se tornou sua religião. Apesar de Israel possuir os mandamentos, rejeitou o Autor dos mandamentos. A nação se preocupou tanto em preservar a verdade que acabou crucificando Aquele que declarou: “Eu sou a […] Verdade.” Como resultado, a igreja passou a ser o novo Israel, ou seja, o novo remanescente. 
Como poderia ser diferente, o conceito de remanescente permanece na igreja do Novo Testamento. O apóstolo Paulo descreveu a igreja cristã primitiva como o remanescente: “Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça. E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça” (Romanos 11:5, 6). A graça estabeleceu os limites do remanescente na igreja cristã primitiva. Por causa do sacrifício de Cristo na cruz, todas as pessoas – inclusive os gentios – receberam a oportunidade de fazer parte do povo remanescente. 
Todas as pessoas são chamadas a formar uma aliança com Cristo. Somente pela graça podemos fazer parte do povo remanescente 
de Deus.
III. ENCERRAMENTO 
Atividade 
Encerre com a atividade “verdadeiro ou falso” e em seguida convide os alunos a tomarem a decisão de fazer parte do povo remanescente de Deus. 
• Deus sempre teve um povo remanescente fiel. (Verdadeiro) 
• O povo remanescente será formado por pessoas que sempre tiveram uma vida perfeita. (Falso). 
• Nos últimos dias, o povo remanescente de Deus será caracterizado por obedecer aos mandamentos de Deus e terem o testemunho de Jesus. (Verdadeiro) 
• Deus nos convida a fazermos parte de Seu povo remanescente hoje. (Verdadeiro) 
• O povo remanescente de Deus é salvo apenas pela graça. (Verdadeiro). 
Resumo Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Josiane se comprometeu em participar ativamente do grupo de jovens de sua igreja. Às vezes, as atividades do grupo interferem em sua vida social – como hoje à noite. O grupo de jovens se reunirá, mas Josiane quer ver o namorado jogar futebol. O namorado fica muito chateado quando Josiane não assiste às partidas. 
O que você faria no lugar de Josiane? O que você deveria fazer no lugar de Josiane? Quais compromissos são mais importantes? Que tipos de conflitos provavelmente enfrentaremos nos últimos dias? Como podemos permanecer fiéis a Deus? Você concorda que a marca de identificação da igreja remanescente é honrar seu compromisso com Deus? Por quê? Lembre os alunos sobre o plano de leitura, em que eles estudarão, na série O Grande Conflito, o comentário inspirado da Bíblia. A leitura correspondente a esta lição é Atos dos Apóstolos, capítulo 57. 
Dicas Para um Ensino de Primeira Linha Autoanálise 
Antes de começar a ensinar, é importante que o professor analise seus motivos e convicções a respeito do assunto que apresentará à classe. Os alunos detectam contradições intuitivamente. 
Assim, antes de apresentar a lição, reflita com oração nas perguntas a seguir: • Meu objetivo é partilhar a singularidade do chamado divino do remanescente sem ser pretensioso? 
• Enfatizarei a fidelidade de Deus e Sua graça como foram manifestadas ao Seu povo remanescente ao longo da história? 
• Os alunos identificam em mim as características de lealdade a Deus que marcam a vida do remanescente? 
• Estou ciente dos medos e das preocupações que alguns alunos talvez sintam em relação a esse assunto?

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O maior acontecimento da história do mundo!!! A volta de JESUS!!!

Como chegar a IASD de Miguel Couto

Alguns trabalhos que já fiz...


MADRINHA do blog "Artes" da Vânia

MADRINHA do blog "Artes" da Vânia
Malu Lacerda, mulher vitoriosa em CRISTO JESUS. Amiga nas horas em que precisei, amiga que divide, ensina e que sempre que possível ajuda. Que Jesus te abenço te dando muita paz, saúde e $uce$$o e que sua família permaneça aos pés do SALVADOR... Escolhi vc para madrinha do blog, porque entre muitas que conheço usa sua inteligência voltada para a educação das crianças de DEUS e além disso é minha irmã em CRISTO JESUS e isso é muito importante. Bjinhos no seu coração.

EU AMO!!!

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