quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Um Buraco no Telhado

Lição 3 Jardim da Infância 16 de outubro de 2010
VERSO PARA DECORAR
“Um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.” Provérbios
18:24, NTLH.
Resumo da Lição
Os amigos de um homem doente desejavam que Jesus o curasse. Era muito difícil para eles passarem através da multidão e chegar perto de Jesus. Mas eles conseguiram fazer isso de maneira bem diferente. Pelo teto da casa, eles baixaram seu amigo no aposento
em que Jesus estava falando. Jesus viu o quanto os amigos do homem o ajudaram, e curou o doente. Jesus lhe disse que pegasse sua esteira (cama) e fosse para casa. O homem saiu da casa caminhando e louvando a Deus.
Esta lição fala sobre serviço. Ajudar os outros é uma das maneiras de servir a Deus. E quando tentamos ao máximo ajudar alguém, somos ajudantes de Deus. Ele nos mostrará como ajudar os outros se realmente desejamos e Lhe pedimos orientação.
Decoração da Sala
Colocar no mural da classe, gravuras de alimentos saudáveis, crianças lavando as mãos, dormindo, atravessando cuidadosamente a rua, etc.
Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 106, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Enquanto a história é contada, pedir que auxiliares adultos ajudem as crianças a fazer os gestos a seguir:
Palavras: Ações:
Jesus levantar as mãos
pessoas doentes balançar a cabeça
amigo(s) dar um aperto de mão em alguém
Pessoas em toda a parte logo ficaram sabendo que Jesus [levantar as mãos] podia curar pessoas doentes [balançar a cabeça]. Em todo o lugar aonde Ele ia, grandes multidões vinham para ouvi-Lo e para serem curadas.
Certo dia, Jesus [levantar as mãos] estava ensinando em uma casa. Uma porção de professores importantes chegaram para ouvi-Lo naquele dia. Eles se aglomeraram na pequenina casa com outros que também queriam ouvir Jesus [levantar as mãos].
Outras pessoas também vieram para ver Jesus [levantar as mãos]. Algumas pessoas doentes [balançar a cabeça] também vieram. Elas desejavam que Jesus [levantar as mãos] as curassem.
Mas a casa estava tão cheia que elas não puderam entrar.
Certo homem que não podia andar, nem mesmo se mover, desejava que Jesus [levantar as mãos] o curasse. Ele tinha amigos [aperto de mãos] que decidiram ajudá-lo. Eles o colocaram em uma esteira e o levaram a Jesus [levantar as mãos], mas quando chegaram à casa, eles não puderam entrar, porque a casa estava lotada. Que poderiam fazer?
Eles voltariam para casa? Oh, não! Eles realmente desejavam que seu amigo [aperto de mãos] ficasse curado. Que fariam? Alguém teve uma ideia. Cuidadosamente quatro homens carregaram seu amigo [aperto de mãos] e subiram para o telhado plano pelas escadas do lado de fora da casa. Eles deitaram o amigo [aperto de mãos] ao lado e desmontaram o telhado, fazendo um grande buraco nele. Então, gentilmente desceram seu amigo [aperto de mãos] através do buraco no meio da multidão, bem em frente de Jesus [levantar as mãos].
Jesus [levantar as mãos] sabia que o homem desejava ser curado. Ele também sabia que seus amigos [aperto de mãos] criam que Jesus [levantar as mãos] podia curá-lo. Eles tinham trabalhado muito para ajudar seu amigo [aperto de mãos] doente.
Antes que o homem pedisse para ser curado, Jesus [levantar as mãos] lhe disse:
– Você está perdoado.
Os professores na multidão ficaram chocados. Jesus [levantar as mãos] conhecia seus pensamentos.
Então, Ele disse ao homem que fora curado:
– Levante-se, tome sua cama e vá para casa.
O homem não esperou nem mais um minuto. Levantou-se de um salto, agarrou sua esteira e correu para casa glorificando a Deus. As pessoas na multidão estavam pasmadas. Diziam umas às outras: “Hoje vimos coisas extraordinárias!”
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O Fugitivo Retorna

Lição 3 Primários 16 de outubro de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Sirvam [...] de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos
homens.” Efésios 6:7, NVI.
Resumo da Lição
Onésimo, um escravo pagão, roubou a seu senhor Filemom, um cristão de Colossos, e fugiu para Roma. Ele conheceu Paulo, que partilhou com ele o evangelho. Onésimo ouviu, confessou seus pecados e se tornou cristão. Paulo viu que ele possuía dons especiais de Deus. Ele o convenceu a voltar para a casa de seu senhor, pedir perdão e fazer planos para um futuro de serviço. Em uma carta a Filemom, Paulo contou sobre a conversão de Onésimo, ofereceu-se para pagar qualquer dívida que Onésimo tivesse para com seu senhor. Com bondade e tato, Paulo rogou que Filemom perdoasse o escravo e o recebesse de volta a seu serviço como um irmão em Cristo.
Esta lição fala sobre serviço. Onésimo, outrora escravo, se tornou servo de Deus e de Paulo, Seu servo. Justamente como Paulo encorajou Onésimo a aceitar seu antigo escravo como irmão em Cristo, também Deus nos pede atualmente para servir e aceitar uns aos outros em nosso lar e família.
Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Dar a cada criança uma toalha pequena para ser colocada no braço.
Palavras: Ações:
Onésimo levantar com a toalha sobre o braço e se curvar Filemom levantar e se curvar Paulo levantar e fazer como se estivesse escrevendo Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo] estava muito ocupado quando um jovem com uma mochila às costas se aproximou dele. O jovem estava com roupa de viagem.
Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo] sorriu enquanto assinou a carta que estava escrevendo. Ele a enrolou e a entregou ao jovem.
– Aqui está, Onésimo [levantar com a toalha sobre o braço e se curvar] – disse ele. – Aqui está a carta que escrevi. Ela está endereçada a Filemom, [levantar e se curvar] seu senhor. Entregue a carta a ele assim que chegar em casa. – Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo] para e coloca a mão nos ombros do jovem.
– Eu disse a ele que você é como um filho para mim. Eu sei que no passado você não lhe foi tão útil como tem sido a mim nesses últimos meses. Mas agora você aceitou a Jesus, e O ama. Sei que você servirá a Filemom [levantar e se curvar] tão bem quanto tem servido a mim.
O jovem sorriu timidamente.
– Sabemos que Filemom [levantar e se curvar] está muito zangado por você ter fugido – continuou Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo]. – Mas eu disse a ele que você me
tem ajudado tanto quanto ele teria feito por mim se estivesse aqui. Espero que ele considere isso.
Eu também lhe disse que, embora ainda seja um escravo, você também é seu irmão em Cristo; você se tornou cristão.
Onésimo [levantar com a toalha sobre o braço e se curvar] colocou o braço sobre o ombro de Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo]. Depois, afastando-se um pouco, colocou
a carta na mochila. Enquanto a cabeça estava inclinada, enxugou uma lágrima dos olhos.
Esperava que ninguém tivesse percebido.
– Mais uma coisa – Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo] continuou, enquanto os dois caminhavam em direção à porta. – Eu pagarei tudo que você deve a Filemom [levantar e se curvar], seu senhor. Ele realmente me deve a vida, pois fui eu que lhe falei a respeito de Jesus.
– Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo] sorriu ao parar à saída da porta.
– Eu nunca poderei agradecer-lhe o suficiente! – exclamou Onésimo [levantar com a toalha sobre o braço e se curvar]. Ele lançou a mochila às costas, parando por um momento.
– Apenas volte para casa e sirva a Filemom [levantar e se curvar] tão bem quanto você me serviu. Isso é o que os cristãos devem fazer, filho. Os cristãos servem uns aos outros exatamente onde estão. Agora que você também é cristão, sei que vocês dois vão se entender melhor – disse Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo], dando um tapinha no ombro de Onésimo [levantar com a toalha sobre o braço e se curvar], enquanto ele se voltava para partir.
– Se pudesse, eu conservaria você aqui para me ajudar. Mas você precisa voltar para casa e estar disposto a servir Filemom [levantar e se curvar] primeiro. Quem sabe um dia ele deixe você voltar para me ajudar.
Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo] acenou para Onésimo [levantar com a toalha sobre o braço e se curvar] enquanto ele se voltava rumo à estrada.
– Pedi a Filemom [levantar e se curvar] que prepare um quarto para mim – Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo] acrescentou. – Estou certo de que Deus atenderá às orações dele, e logo poderei me encontrar com vocês dois.
Onésimo [levantar com a toalha sobre o braço e se curvar] acenou pela última vez; então não olhou mais para trás. Ele estava com um pouquinho de medo de voltar para seu senhor, pois ele havia fugido. Mas agora era cristão, e seu coração estava repleto de amor a Deus. Estava pronto para começar a servir de novo a Filemom [levantar e se curvar] como devia. Acima de tudo, Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo] lhe ensinara que ser prestativo no lar era uma parte importante do serviço cristão.
Paulo e Onésimo

Viagem a Jerusalém

Lição 3 Juvenis 16 de outubro de 2010

Verso Para Memorizar
“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.” 1 Pedro 4:10.
Resumo da Lição
Várias pessoas usavam seus dons e habilidades para servir a Deus e ajudar o evangelho a avançar: Filipe, o evangelista; as quatro filhas de Filipe, que profetizavam; Ágabo, um profeta da Judeia; Mnasom, que era cristão há muito tempo, todos esses usavam suas diferentes habilidades em várias formas de serviço ao próximo. Embora alguns trouxessem mensagens não muito agradáveis para Paulo, todos faziam exatamente o que Deus lhes ordenava.
Esta lição fala sobre serviço. Deus nos dá diferentes dons espirituais e talentos; Ele usa a soma de todos esses talentos para alcançar pessoas ainda não convertidas. Nem sempre é fácil servir e usar nossos talentos para Deus. Mas, se estivermos dispostos a servir, Ele nos dará a coragem e a força de que precisamos.
Eestudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Com antecedência, colocar as caixas ou sacolas, umas dentro das outras (da menor à maior). Mostrar aos alunos e perguntar: Que utilidade vocês acham que poderia ter esta caixa? Para que ela serve? Incentivar respostas. Abrir a caixa e retirar a próxima caixa. E esta? Continuar abrindo as caixas até chegar à menor de todas. E esta? É tão pequena, para que poderia servir? Incentivar respostas. Vamos abrir nossas Bíblias e ler juntos o Verso Para Memorizar desta semana que se encontra em 1 Pedro 4:10.
Ler. Da mesma forma que cada caixa pode ser útil, mesmo a menor delas, assim também são os nossos dons espirituais. Como diz a mensagem de hoje:
FAZEMOS A OBRA DE DEUS QUANDO USAMOS NOSSOS DONS
PARA SERVIR AO PRÓXIMO.
Vivenciando a História
Hoje vamos ler Atos 21:1-16. Nesses versos, vocês poderão notar que Deus deu aos cristãos dons especiais, para que pudessem servi-Lo e à Sua igreja. Pedir a vários alunos que leiam Atos 21:1-16 (cada um lê um verso). Dividir o quadro em três colunas.
Escrever um título em cada coluna: Pessoa, Obra, Dom Espiritual. Escolher alguém para escrever no quadro à medida que os alunos responderem as perguntas a seguir:
Quem eram as várias pessoas desse texto que ajudaram a igreja primitiva, ou, mais especificamente, Paulo e seus companheiros?
O que essas pessoas fizeram?
Que dons espirituais essas pessoas demonstraram ter?
Respostas: Os discípulos em Tiro ficaram com eles vários dias, previram que haveria problemas em Jerusalém – hospitalidade e profecia; Ágabo previu a prisão de Paulo em Jerusalém – profecia; Menasom, Paulo e seus companheiros ficaram em sua casa – hospitalidade; Filipe ficou em sua casa – hospitalidade; as filhas de Filipe sem dúvida ofereceram hospitalidade bem como pregaram e profetizaram nos tempos da igreja primitiva.
Deixar espaço para outras respostas no quadro. Se houver tempo continuar preenchendo as colunas na seção Explorando o Texto Bíblico.
Partilhando a Lição
Minha Bandeira: Serviço
Distribuir o material e dar tempo para os alunos fazerem uma bandeira. Pedir que façam na bandeira um acróstico com cada letra do seu nome, criando frases que descrevam maneiras de usarem seus dons e talentos para servir ao próximo.
P - Programar uma visita a uma família carente;
A - Ajudar sempre que eu perceber uma necessidade;
U - Usar o dom da música para ajudar nas programações da igreja;
L - Levar as pessoas a conhecer mais a Bíblia;
O - Orar por aqueles que não conhecem a Cristo.
Quando os alunos terminarem pedir que mostrem à classe o que escreveram em suas bandeiras.
Analisando
Dar tempo para respostas. O que você aprendeu sobre você mesmo ao fazer sua “bandeira”?
Das ideias escritas em sua bandeira, quais pretende colocar em prática na próxima semana?
(Incentivar as ideias dos alunos e um compromisso de fazer pelo menos uma das coisas relacionadas na bandeira. Enfoque particularmente o serviço àqueles que não fazem parte da igreja.)
Lembrar os juvenis que eles são elos na corrente da graça de Deus, que serve e salva a humanidade.
(Mencionar as ideias que aparecem na seção Enriquecimento Para o Professor.) Pedir que repitam a mensagem de hoje.
FAZEMOS A OBRA DE DEUS QUANDO USAMOS NOSSOS DONS
PARA SERVIR AO PRÓXIMO.
Encerramento
Pedir que Deus ajude cada aluno a se sentir uma parte especial de Seu plano para servir e salvar as pessoas ao seu redor, e ajudá-los a encontrar formas de usar seus dons para alcançar o próximo durante esta semana.

Síndrome

Lição 3 dos Adolescentes 16 de outubro de 2010

Texto Bíblico: Isaías 14:12-14; Ezequiel 28:11-17;
Apocalipse 12:7-9.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 29 e 30.
Verso Bíblico: Apocalipse 12:7-9.
I. SINOPSE
Um dos grandes mistérios da história humana tem a ver com a compreensão da origem do mal. Comparado a outros temas bíblicos, há muito pouco revelado a respeito da origem do pecado e quais elementos nutriram essa doença no coração de Lúcifer, o anjo glorioso na sala do trono de Deus. As três passagens que contam a história da origem do pecado são encontradas em Apocalipse 12, Ezequiel 28 e Isaías 14. O mistério da origem do pecado é tão complexo até pelo fato de ser possível. A resposta é bem conhecida: “Porque Deus concedeu à Sua criação o poder de escolha.” Apesar de isso ser verdade, a presença do pecado abre a porta a tanto sofrimento e destruição que é difícil entender o valor eterno de tal liberdade. Deus, porém, não desejava governar o Universo de outra forma. Ellen White afirmou que a fim de o pecado ser erradicado, “devia permitir-se que o mal chegasse a amadurecer” (O Grande Conflito, p. 499). É esse assunto que descreve a visão geral da história da salvação e a mesma história é o ponto principal do propósito mais elevado do Universo: salvar os filhos de Deus e reivindicar Seu caráter diante de todos os seres criados, caídos e não caídos.
Em O Grande Conflito você descobrirá que o problema humano com o pecado vai muito além de Adão e Eva, atingindo toda criatura que espera para ver a maneira como Deus responderá às acusações feitas por Lúcifer. Em Gênesis 3, Satanás levou Adão e
Eva a desobedecerem a Deus e a seguirem seu mesmo objetivo. A essência da mentira de Lúcifer lançou dúvidas na forma de pensar
das pessoas e dos anjos em relação ao Criador. Por fim, aquilo que as pessoas pensam sobre Deus se tornará o pensamento mais importante de qualquer ser humano.
Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. A história da origem do pecado apresentada na lição desta semana fundamenta-se em várias passagens bíblicas.
As passagens encontradas em Isaías e Ezequiel são semelhantes, pois descrevem a obra interna do pecado e seu início em uma das
criaturas de Deus. Além de essas duas passagens bíblicas do Antigo Testamento refletirem o gênero e estilo poético da literatura hebraica, também descrevem Lúcifer como “o rei de Babilônia” ou “o rei de Tiro”. O livro Nisto Cremos (p. 142) afirma que a Bíblia utiliza “os reis de Tiro e de Babilônia como descrições
figurativas de Lúcifer”. Isso se torna claro quando o personagem principal dessas passagens é descrito como:
• Querubim guardião
• Residia na presença de Deus
• Perfeito, sábio e belo
• Estava presente no Éden
Além disso, tanto Isaías quanto Ezequiel descreveram a origem da queda de Lúcifer de forma semelhante:
“Você, que dizia no seu coração: ‘Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo.
Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo.’” Isaías 14:13, 14.
“Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você [...] seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor.” Ezequiel 28:15, 17.
Essas passagens narram com muita clareza a história da obra do pecado em Lúcifer (que se tornou Satanás). Tal descrição não é encontrada em nenhuma outra parte da Bíblia. Vemos a atuação de Satanás, mas a obra terrível do mal que resultou na rebeldia de Lúcifer é mencionada em poucos lugares.
O contexto da terceira história está quase ao centro do livro de Apocalipse. Muitos estudiosos consideram o capítulo 12 como o ponto central ou tema central do último livro da Bíblia. Em outras palavras, o que aconteceu no Céu com Lúcifer, o pecado e a provisão de Deus em Cristo são essenciais àquilo que o revelador viu ao escrever o Apocalipse.
Os que alcançam a vitória o fazem pelo “sangue do Cordeiro” e “a palavra do testemunho” e porque “diante da morte, não amaram a
própria vida”. Essas três qualidades opõem-se diretamente à atitude e ao comportamento de Lúcifer/Satanás. Os “vencedores” são mencionados novamente ao final do capítulo e descritos como aqueles “que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus” (Apocalipse 12:17). Em O Grande Conflito, Ellen White declarou:
“Sendo a lei do amor o fundamento do governo de Deus, a felicidade de todos os seres criados dependia de sua perfeita harmonia com seus grandes princípios de justiça. Deus deseja de todas as Suas criaturas serviço de amor – homenagem que brote de uma apreciação inteligente de Seu caráter. Ele não tem prazer em uma submissão forçada, e a todos confere vontade livre, para que possam prestar-Lhe serviço voluntário” (p. 493). Apesar de a história da queda humana (Gênesis 3) não estar incluída nessa história, é outra passagem que descreve a maneira astuta e egoísta utilizada por Satanás para enganar os filhos de Deus a seguirem o caminho de rebeldia que escolheu.
Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras:
O fato de o pecado ter surgido já é difícil de compreender, mas o fato de Deus ter permitido que o mal reinasse tem levado muitos a questionarem o caráter de Deus. Deus não nos condena por termos perguntas a fazer, mas, ao surgirem dúvidas a respeito do que Deus está fazendo para salvar a humanidade e reivindicar o Seu nome, devemos estudar o assunto com humildade e oração. Ao pressionarmos Deus para explicar-Se e não nos dispusermos a nos submeter a Ele, impedimos a atuação da fé em nossa vida e nos equivocamos quanto à nossa participação no plano da salvação. Lúcifer caiu porque escolheu o orgulho em vez de devoção – egoísmo em vez de adoração. O pecado entrou em nosso mundo através da desobediência de Adão e Eva e, por isso, temos a tendência natural de sermos egoístas sem nem mesmo percebermos. Quanto mais pensamos nisso, porém, mais compreendemos que há uma saída. A mensagem de Apocalipse: “Lançado fora o acusador” e nós o vencemos “pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do [nosso] testemunho [...] diante da morte, não [amamos] a própria vida” (Apocalipse 12:10, 11). A história da queda de Lúcifer conta a história de um Deus que anseia que O sirvamos por amor e não por medo – razão pela qual não exterminou de imediato o anjo caído ou os pecadores. Ao se perguntar por que Deus está esperando tanto para acabar com o pecado, lembre-se do que Pedro disse antes de morrer: “Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não demora em cumprir a Sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, Ele é paciente com vocês não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:8, 9).
Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Intensificando o Aprendizado
As parábolas são demonstrações convincentes de um princípio ou ideal. Tratam-se de ferramentas de ensino extremamente valiosas, além de simples, claras e inesquecíveis. Na ocasião em que Jesus utilizou a parábola do semeador e dos vários tipos de solo em Mateus 13:1-23, atingiu todos os três objetivos desse método de ensino.
A simplicidade dessa parábola foi óbvia aos presentes, pois viviam num mundo agrícola e sabiam muito bem que o tipo de solo determina se a germinação da planta será bem-sucedida ou não. A lição transmitida também foi muita clara, pois não foram acrescentados detalhes complicados ao simples trabalho de semear e cultivar. Além disso, foi também inesquecível, pois o povo estava familiarizado com o trabalho agrícola. Apesar de os alunos serem capazes de aprender e lembrar-se das parábolas, instrua-os a pensarem como poderiam oferecer uma demonstração convincente de um princípio ou ideal à sua própria
maneira. Ao incentivar nossos alunos a se desenvolverem, intensificamos a experiência do aprendizado.

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O maior acontecimento da história do mundo!!! A volta de JESUS!!!

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MADRINHA do blog "Artes" da Vânia

MADRINHA do blog "Artes" da Vânia
Malu Lacerda, mulher vitoriosa em CRISTO JESUS. Amiga nas horas em que precisei, amiga que divide, ensina e que sempre que possível ajuda. Que Jesus te abenço te dando muita paz, saúde e $uce$$o e que sua família permaneça aos pés do SALVADOR... Escolhi vc para madrinha do blog, porque entre muitas que conheço usa sua inteligência voltada para a educação das crianças de DEUS e além disso é minha irmã em CRISTO JESUS e isso é muito importante. Bjinhos no seu coração.

EU AMO!!!

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