domingo, 14 de novembro de 2010

Lição 7 Jardim da Infância 13 de novembro de 2010

VERSO PARA DECORAR
“O Senhor [disse]: Com amor eterno Eu te amei.” Jeremias
31:3, ARA.
image
Resumo da Lição
Certa mulher perdeu uma de suas 10 moedas de prata. Ela a procurou por todos os cantos e varreu o chão até encontrá-la. A mulher ficou tão contente que contou para suas amigas e vizinhas que havia achado a moeda perdida e as convidou para comemorar com ela.
Esta lição fala sobre graça. Deus nos ama tanto que está constantemente nos procurando e nos salvando a fim de podermos celebrar e viver com Ele para sempre. Seu amor é um dom da graça a nós por sermos importantes e preciosos para Deus.
Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 106, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Com antecedência, esconder uma moeda na sala.
Vocês vão representar a mulher em nossa história de hoje. À medida que eu for contando a história, vocês farão a encenação.
Uma mulher possuía dez moedas de prata. Elas eram muito preciosas para ela, por isso cuidava bem delas. Certo dia, ela percebeu que estava faltando uma moeda. Para ter certeza disso, ela verificou de novo. Ela as contou. [As crianças contam as moedas.] 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9... Com certeza – havia apenas nove!
Aquela mulher provavelmente morasse em uma casa com piso de terra batida coberto com palha limpa. A casa tinha apenas uma janelinha, por isso era uma casa escura. Quando a mulher percebeu que sua moeda estava perdida, ela sabia que a moeda havia caído no piso.
Estava perdida em algum lugar em meio a toda aquela palha! Pelo fato de não haver muita claridade dentro da casa, ela teria muito trabalho para encontrar a moeda perdida!
Assim, primeiro ela acendeu a luz para ter mais claridade, e então começou a procurar.
[Acender a vela ou lanterna.] Muito cuidadosamente, ela revolveu as palhas observando para ver se a moeda brilhava ou fazia barulho ao cair na terra batida. E então, depois de sacudir a image
palha, ela a levava para fora. Depois de removida toda a palha, ela varreu cuidadosamente a casa inteira, procurando atentamente por sua moeda. [Dar a cada criança uma vassourinha ou pedir-lhes que façam de conta que varrem.] Primeiro varreu uma parte da casa, depois outra, levando consigo a lâmpada enquanto se movia de um lado para outro.
Vagarosa e cuidadosamente, sempre com muita atenção, ela varria muito bem o piso enquanto procurava por sua moeda.
De repente – será que ela vira alguma coisa brilhando um pouquinho? Ela se curvou para olhar, afastando a poeira. Sim! Ali estava sua moeda!
Ela a encontrara! Estava muito feliz! Correu para contar a suas amigas e vizinhas.
– Minha moeda! Eu encontrei minha moeda perdida!
As outras mulheres também ficaram felizes por ela ter achado a moeda perdida.
– Venham – disse ela. – Venham comemorar comigo.

Vasos de Barro

Lição 7 Primários 13 de novembro de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Senhor, [...] nós somos o barro; Tu és o oleiro. Todos nós somos
obra das Tuas mãos.” Isaías 64:8, NVI.
Resumo da Lição
Deus pediu a Jeremias que visitasse um oleiro que estava trabalhando em sua roda. O oleiro estava fazendo um vaso de barro. O vaso apresentou um defeito e o oleiro fez tudo de novo. Deus disse a Jeremias que Israel estava em Suas mãos e que Ele tinha poder para formar de novo a nação conforme Sua vontade.
Esta lição fala sobre graça. Embora estejamos manchados pelo pecado, Deus tem prometido modelar-nos, fazer-nos à Sua imagem, transformar nossa vida conforme a Sua vontade, se formos maleáveis em Suas mãos. Ele começa antes de nosso nascimento e continua a modelar-nos através de nossa vida, fazendo de nós vasos de muito valor.
Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Com antecedência, preparar a massa de biscuit. Dar uma porção de massa para cada criança. Enquanto a história é contada, permitir que as crianças façam alguma coisa com seu “barro”. Elas podem fazer um vaso, uma caneca, um prato, etc.
O hábil artista separou com sua faca uma porção de barro de um grande pedaço.
Ele ajeitou o barro com as mãos, colocou-o sob a roda de oleiro e se assentou. [Se possível, demonstrar com a roda de oleiro. Se isto não for possível, demonstrar através de gestos.] Então, seus pés começaram a movimentar o pedal para cima e para baixo, e a roda começou a girar. Sob as mãos do oleiro, o barro parecia criar vida própria. Depois de liso, tinha agora uma cavidade no centro e os lados suaves e claros. O oleiro mergulhou as mãos rapidamente em uma bacia de água e retornou a seu trabalho. Quase amorosamente, suas mãos pressionavam o barro e ele reagia instantaneamente. Os lados arredondados começaram a afunilar-se para formar um longo pescoço. Depois a boca do vaso foi formada. Então a roda do oleiro foi diminuindo a velocidade até parar.
O oleiro trançou alguns pedaços lisos de barro. Ele rapidamente fixou a trança em um dos lados do vaso para formar uma alça. Novamente ele pegou sua faca e desta vez ele empurrou para fora da roda seu invento, colocando-o cuidadosamente sobre uma prateleira para secar. O que fora apenas uma bolota de barro havia se transformado em um lindo vaso de barro com uma alça.
Mas o oleiro continuou trabalhando. Sua porção de barro fresco não podia esperar.
Ele separou outra porção de barro. Como fizera antes, ajeitou o barro com as mãos e o colocou sobre a roda de oleiro. Girando, girando, modelando para cima e para baixo o barro ia sendo moldado. Enquanto o formato de um pote de água aparecia entre suas mãos, sua atenção foi desviada para um homem que o observava. O oleiro levantou o olhar e sorriu. Mas naquele instante os lados do pote se dobraram para dentro e a roda que girava parou.
– Sinto muito – disse o homem, levando a mão à boca.
– Não se preocupe – disse o oleiro, abanando a cabeça. – Eu o consertarei em um instante.
O homem que observava se apresentou:
– Meu nome é Jeremias. Fui enviado por Deus para observar seu trabalho.
O oleiro demonstrou-se interessado.
– A beleza do barro – disse ele – é que se ficar fraco demais em um ponto, ou se cometo um erro ao trabalhar, apenas reforço a parte fraca ou começo tudo de novo. Algumas vezes isso o torna o que estou fazendo mais forte do que antes. Eu sempre tento fazer com que o barro se transforme naquilo que pareça melhor.
– Então os erros podem ser consertados – comentou Jeremias.
– Com certeza. Posso modelar e remodelar o barro até que ele seja aquilo que deve ser. Quando fico contente com o produto final, outras pessoas também o acharão belo e útil.
– Seu trabalho é muito bonito – disse Jeremias, acenando com a cabeça. Ele ficou ali, observando o oleiro por mais alguns minutos. Então mais uma vez admirou os objetos ali expostos.
Havia pequenas lâmpadas de óleo para quartos; vasilhas de todos os tamanhos para creme, leite ou água; grandes potes para guardar azeitonas ou cereal, ou para conservar a água fresquinha.
Tudo era feito do mesmo material, pelo mesmo criador. Mas todos eram um pouquinho diferentes.
Cada um deles tinha um propósito especial. Esta era a lição que Deus desejava que Jeremias aprendesse. Foi por isso que Ele enviara Jeremias para observar o oleiro trabalhar. Agora Jeremias podia explicar como Deus modela a vida de cada pessoa. Como Ele toma os erros que acontecem e os transformam em algo belo.
Nas mãos de Deus, cada vida pode estar a serviço de outras pessoas.

Carta de Amigo

Lição 7 dos Juvenis 13 de novembro de 2010

Verso Para Memorizar
“Contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.” 1 Timóteo 1:14.
Resumo da Lição
Esta lição é baseada em 1 Timóteo 1, capítulo em que Paulo conta a Timóteo a história da graça de Deus, que o buscou enquanto ele ainda estava perseguindo violentamente os cristãos. “A graça de nosso Senhor transbordou” na vida de Paulo. Ele explica a missão
de Jesus: vir à Terra para salvar pecadores. Deus é paciente conosco, tentando desenvolver com cada um de nós uma amizade íntima.
Esta lição fala sobre graça. Assim como o amor de Deus pacientemente buscou Paulo em meio às suas atividades de perseguição, da mesma forma busca cada um de nós hoje. Não há nada que possamos fazer para aumentar o amor de Deus por nós, e nada que possamos fazer impedirá que o amor de Deus busque todas as formas de nos salvar. Este amor é uma preciosa graça.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Nossa lição de hoje conta a história do Pastor Paulo, que escreveu ao jovem Timóteo, sobre a graça de Deus que constantemente o buscou enquanto ele era um violento perseguidor dos cristãos. “A graça de nosso Senhor transbordou” na vida de Paulo de acordo com as próprias palavras dele na carta ao seu amigo. Ele continua explicando que a missão de Jesus, ao vir à Terra, era salvar pecadores. Assim como o amor e a paciência de Deus alcançaram Paulo, da mesma forma Deus quer nos alcançar hoje.
Não há nada que possamos fazer para merecer ou aumentar o amor de Deus por nós, e nada que possamos fazer jamais impedirá que o amor e a paciência de Deus deixem de nos buscar para nos salvar.
Vivenciando a História
Com antecedência, preparar uma caixa de correio e colocar dentro uma cópia da Carta a Timóteo. Uma pessoa caracterizada como Timóteo deverá entrar com alguém caracterizada como sua mãe. A mãe abre a caixa do correio e entrega a carta a Timóteo. Durante todo o tempo eles fazem de conta que estão conversando como se fossem mãe e filho (fazendo mímica, mas sem som). Então, Timóteo abre a carta e a lê em voz alta.
image

O Pior Terrorista do Mundo

Lição 7 dos Adolescentes 13 de novembro de 2010

Texto Bíblico: Apocalipse 12:17; 2 Timóteo 3:1-5; 2 Pedro 3.
Comentário: O Grande Conflito, capítulo 36.
Verso Bíblico: Apocalipse 12:17.
I. SINOPSE
Abordar o tema do terrorismo não é mais uma tarefa difícil hoje em dia. Os noticiários sempre trazem vários exemplos.
Pollster George Gallup realizou uma pesquisa entre os norte-americanos com o objetivo de descobrir de que forma os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 afetaram a vida da população. Os resultados foram:
• 20% dos americanos conheciam alguém que desapareceu, foi ferido ou morto durante os ataques ao World Trade Center, ao Pentágono ou na queda do avião na Pensilvânia.
• 58% dos homens e 82% das mulheres afirmaram que choraram em consequência dos ataques terroristas de 11 de setembro.
• Um terço da população norte-americana mudará aspectos de sua vida pessoal a fim de reduzir as chances de se tornar vítima do terrorismo.
A Bíblia revela que antes da volta de Jesus haverá caos e confusão no mundo. O maligno incitará todos os ataques terroristas que puder para destruir o maior número possível.
A lição desta semana oferece a oportunidade ideal para falar francamente com os alunos a respeito do que está ocorrendo no mundo hoje. O cenário predito por Ellen White há quase um século tornou-se realidade em escala global.
Certamente, nunca houve melhor momento para tratar desses temas de estudo – espiritualidade, autoridade, respeito e obediência – do que agora! Jesus está voltando! Leve os alunos a fazer uma auto reflexão com a pergunta: “Você está pronto?”
O pastor Dwight Nelson escreveu: “Você está pronto para Jesus voltar? Trata-se na verdade de um convite para aceitar a Sua eterna amizade todos os dias e todas as noites até Ele voltar. Simples assim.
Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos.
Explique em suas próprias palavras.
Em 28 de fevereiro de 2007, um dia depois de o mercado de ações Dow Jones cair quatrocentos pontos, um repórter da CNN
entrevistou um especialista em finanças. O repórter perguntou aquilo que todo mundo queria saber:
– Com base na violenta instabilidade do mercado financeiro, o que devemos fazer com os nossos investimentos a essa altura? Devemos comprar? Vender? Esperar?
A resposta do especialista soou familiar aos adventistas – ou seja, àqueles que aguardam a volta de Jesus. Seu conselho foi muito simples:
– Espere e vigie.
Espere e vigie. Não entre em pânico. Não compre. Não venda. Apenas espere e vigie.
Jesus aconselhou-nos a fazer o mesmo ao predizer o caos em que mundo estaria sujeito nos últimos dias. “Não temam”, disse. Em Mateus 24, Ele revelou uma série de sinais que nos alertariam da proximidade de Sua volta – terremotos, guerras, aumento do conhecimento e assim por diante. Em seguida, proferiu as seguintes palavras: “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.” Mateus 24:42. Novamente, em Mateus 25:13, Jesus afirmou: “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!”
Observe que Jesus não disse apenas para “esperarmos”, sugerindo, assim, uma atividade passiva. Ele ordenou: “esperem e vigiem”.
Vigiar não é o mesmo que agir como mero espectador. Como Oswald Chambers disse:
“A única maneira de aguardarmos a segunda vinda é vigiarmos para fazer aquilo que devemos fazer. Assim, não fará diferença o dia de Sua volta. Assemelha-se à atitude de uma criança, certa de que Deus sabe o que está para fazer. Quando o Senhor voltar, será tão natural quanto respirar.” (Ver Edythe Draper, Draper’s Book of Quotations for the Christian World, citado em Bible Illustrator, Parsons Technology.)
O apóstolo Pedro fez uma observação semelhante: “O dia do Senhor, porém, virá como ladrão” (2 Pedro 3:10). Lembre-se de que Pedro estava juntamente com os outros discípulos na ocasião em que Jesus afirmou:
“Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua
casa fosse arrombada.” Mateus 24:43. Assim, Pedro lembra-nos de que o Senhor virá como um ladrão no meio da noite.
Pedro escreveu: “Os céus desaparecerão com um grande  estrondo.” Há uma comparação interessante associada à palavra grega traduzida como “estrondo”. A mesma palavra, roizedon, é usada para descrever o som que a espada faz ao cortar o ar. A ideia transmitida aqui é os céus desaparecerão mais rápido do que uma bala lançada por uma arma de fogo. “Os elementos serão desfeito pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.” 1 Pedro 3:10. Pedro declarou que a segunda vinda apanhará muitos de surpresa. Assim, o apóstolo adverte-nos a esperarmos e vigiarmos. “Vivam de maneira santa e piedosa”, afirmou, “esperando o dia de Deus e apressando a Sua vinda.” Versos 11 e 12.
Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Certamente, há coisas específicas que devemos fazer enquanto aguardamos a volta de Jesus. Guilherme Miller, o pioneiro adventista que erroneamente interpretou que Daniel 8:14 revelava que Jesus voltaria em 22 de outubro de 1844, descobriu essa verdade em seus últimos anos de vida. Antes de sua morte, Miller confidenciou ao amigo, Hendrix:
– Agora sei quando Jesus voltará.
– Sério? – o amigo respondeu. – Você errou da última vez. Quando acha que Jesus voltará?
O idoso Miller respondeu:
– Jesus voltará hoje, hoje, hoje, hoje... até Ele voltar.
Nós também sabemos quando Jesus voltará.
Ele voltará hoje, por isso devemos orar.
Hoje, por isso devemos amar. Hoje, por isso devemos servir. Hoje... até Ele voltar.
Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Esperança – Não Medo
Ao abordar o tema dos acontecimentos dos últimos dias é importante ressaltar a esperança, não o medo. Cuide para não causar temor aos alunos ao dar as boas-novas da volta de Cristo! Sabemos que antes de Jesus voltar seremos perseguidos e torturados por causa de nossa fé. Muitos serão traídos por seus familiares e amigos. As guerras e a violência aumentarão.
Mas a verdade é: não sabemos exatamente como serão os últimos dias da história da Terra. Assim, encoraje os alunos com as palavras de Jesus: “Não se perturbe o coração de vocês. [...] Vou preparar-lhes lugar.” João 14:1-3.

Atividades Diversas

Baú de papel
bau%20tesouro
Bíblia para montar
bibliapara montar.1
Personagens bíblicos para imprimir, colorir e montar
boneca de papel bíblica.gifroupas boneca de papel bíblica.gif1 boneca de papel bíblica.gif2 boneca de papel bíblica.gifcabelosboneca de papel bíblica.gif3  boneca de papel bíblica.gifcorpo1 boneca de papel bíblica.gifroupas1 boneca de papel bíblica.gifroupas2
!!!7 !!!4 !!!5 !!!6
Casinha para imprimir e montar
enfeite%20casinha
VIDA_D~1

1 Comment:

Uma das Tontas said...

Amei tudo!!!
Seu blog é maravilhoso e tem recursos fantásticos!!!
Obrigada por compartilhar!!

O maior acontecimento da história do mundo!!! A volta de JESUS!!!

Como chegar a IASD de Miguel Couto

Alguns trabalhos que já fiz...


MADRINHA do blog "Artes" da Vânia

MADRINHA do blog "Artes" da Vânia
Malu Lacerda, mulher vitoriosa em CRISTO JESUS. Amiga nas horas em que precisei, amiga que divide, ensina e que sempre que possível ajuda. Que Jesus te abenço te dando muita paz, saúde e $uce$$o e que sua família permaneça aos pés do SALVADOR... Escolhi vc para madrinha do blog, porque entre muitas que conheço usa sua inteligência voltada para a educação das crianças de DEUS e além disso é minha irmã em CRISTO JESUS e isso é muito importante. Bjinhos no seu coração.

EU AMO!!!

EU AMO!!!

Aqui vc encontra tudo para o seu blog!!!