Adoração Infantil
A melhor notícia!
Verso para Memorizar: “... voltarei e os levarei para Mim, para que vocês estejam onde Eu estiver.” João 14:3
Materiais
Bíblia, vários anúncios de revistas e jornais (classificados,
propagandas, liquidações, próximos eventos, etc.).
Bíblia, vários anúncios de revistas e jornais (classificados,
propagandas, liquidações, próximos eventos, etc.).
Lição Objetiva
Na Bíblia, Jesus prometeu muitas vezes a Seus discípulos que voltaria outra vez. Essa boa notícia foi anunciada a milhões de pessoas ao longo da história, de diferentes maneiras. Hoje, veremos diversas formas como as notícias são transmitidas.
Vejam estes anúncios a fim de descobrirem do que se trata cada um.
1. Mostre os anúncios que você reuniu. Peça a um voluntário para descrever a mensagem de cada anúncio hoje em dia. Pergunte: De que outras formas são feitos os
Na Bíblia, Jesus prometeu muitas vezes a Seus discípulos que voltaria outra vez. Essa boa notícia foi anunciada a milhões de pessoas ao longo da história, de diferentes maneiras. Hoje, veremos diversas formas como as notícias são transmitidas.
Vejam estes anúncios a fim de descobrirem do que se trata cada um.
1. Mostre os anúncios que você reuniu. Peça a um voluntário para descrever a mensagem de cada anúncio hoje em dia. Pergunte: De que outras formas são feitos os
anúncios?( Permitir respostas.) (Anúncios sobre nascimento ou de formatura. Quadro de anúncios. Comerciais na televisão ou no rádio.)
2. Todos esses anúncios falam a respeito de coisas que logo irão acontecer. Mas depois de algumas semanas – depois de passadas as promoções ou depois que um evento tenha acontecido – não mais precisamos nos lembrar dele. O anúncio de que Jesus voltará é algo que as pessoas precisam saber, especialmente porque ainda não aconteceu. Falta pouco tempo para que isso aconteça! Ouçam as palavras de Jesus. Leia João 1:29 em voz alta. Hoje, a história de Marcos fala como esta criança contou essas boas notícias aos outros.
2. Todos esses anúncios falam a respeito de coisas que logo irão acontecer. Mas depois de algumas semanas – depois de passadas as promoções ou depois que um evento tenha acontecido – não mais precisamos nos lembrar dele. O anúncio de que Jesus voltará é algo que as pessoas precisam saber, especialmente porque ainda não aconteceu. Falta pouco tempo para que isso aconteça! Ouçam as palavras de Jesus. Leia João 1:29 em voz alta. Hoje, a história de Marcos fala como esta criança contou essas boas notícias aos outros.
História
A linda história de hoje conta do menino Marcos, a quem seu tio, desde que ele era bem pequeno, levava sempre à igreja, pois gostava muito dele.
Todas as sextas-feiras o tio levava Marcos e seu irmão menor, Jorge, para sua casa e no sábado, bem cedinho, eles iam à Escola Sabatina. Marcos e Jorge ficavam felizes quando chegava o fim de semana, pois sabiam que poderiam ir à igreja com seu querido tio e com sua avó. Marcos começou a interessar-se pelo estudo da Bíblia e quis ser batizado. Estava muito feliz por haver encontrado Jesus e entendeu que era hora de entregar seu coração a Ele. Quão emocionado ele se sentida por saber que Jesus, seu Amigo Celestial, viria para buscá-lo! Quando chegou o batismo da primavera, foi organizada uma linda festa. Esse foi o grande dia, o sonhado dia do batismo de Marcos. Que alegria! Com certeza os anjos de Deus estavam cantando hinos de gratidão e louvor a Deus nesse momento!
Marcos, com doze anos, foi convidado a pregar e esse também foi um dia muito especial. A primeira coisa que Marcos pensou foi convidar seus pais para ouvir sua mensagem bíblica. Eles aceitaram o convite! Seu pai não estava muito bem de saúde, mas mesmo assim foi. Naquela manhã, Marcos falou de Jesus, que está no céu sendo nosso Advogado e Sumo Sacerdote. Também falou de Sua breve volta, que voltaria como um Rei, com um grande exército de anjos para nos buscar. Quando Marcos fez o apelo, muitos corações foram comovidos. E seus pais?
O que vocês acham que aconteceu? No instante em que ouviram
esse carinhoso convite que vinha do fundo do coração de seu filho, os pais não mais resistiram e começaram a chorar. Seu pai pensou: “Como isto é possível? Meu filho é ainda tão pequeno e está repartindo esta notícia tão especial comigo. Jesus vai voltar! Não posso seguir tomando bebidas alcoólicas e deixar de dar valor ao que ele está dizendo. Devo me preparar para estar no céu!
Neste momento, o pai e os demais da família de Marcos tomaram a decisão de seguir a Cristo. Que tremenda alegria! Quão agradecido Marcos ficou ao ver que toda a família estava se preparando para irem para o Céu na volta de Jesus. Ele quer continuar falando do amor de Deus a todos e dar a melhor notícia
– Jesus vai voltar em breve!
Queridos, quantos de vocês gostariam de, assim como Marcos, compartilhar a boa notícia da Segunda Vinda de Jesus?
Vamos orar.
A linda história de hoje conta do menino Marcos, a quem seu tio, desde que ele era bem pequeno, levava sempre à igreja, pois gostava muito dele.
Todas as sextas-feiras o tio levava Marcos e seu irmão menor, Jorge, para sua casa e no sábado, bem cedinho, eles iam à Escola Sabatina. Marcos e Jorge ficavam felizes quando chegava o fim de semana, pois sabiam que poderiam ir à igreja com seu querido tio e com sua avó. Marcos começou a interessar-se pelo estudo da Bíblia e quis ser batizado. Estava muito feliz por haver encontrado Jesus e entendeu que era hora de entregar seu coração a Ele. Quão emocionado ele se sentida por saber que Jesus, seu Amigo Celestial, viria para buscá-lo! Quando chegou o batismo da primavera, foi organizada uma linda festa. Esse foi o grande dia, o sonhado dia do batismo de Marcos. Que alegria! Com certeza os anjos de Deus estavam cantando hinos de gratidão e louvor a Deus nesse momento!
Marcos, com doze anos, foi convidado a pregar e esse também foi um dia muito especial. A primeira coisa que Marcos pensou foi convidar seus pais para ouvir sua mensagem bíblica. Eles aceitaram o convite! Seu pai não estava muito bem de saúde, mas mesmo assim foi. Naquela manhã, Marcos falou de Jesus, que está no céu sendo nosso Advogado e Sumo Sacerdote. Também falou de Sua breve volta, que voltaria como um Rei, com um grande exército de anjos para nos buscar. Quando Marcos fez o apelo, muitos corações foram comovidos. E seus pais?
O que vocês acham que aconteceu? No instante em que ouviram
esse carinhoso convite que vinha do fundo do coração de seu filho, os pais não mais resistiram e começaram a chorar. Seu pai pensou: “Como isto é possível? Meu filho é ainda tão pequeno e está repartindo esta notícia tão especial comigo. Jesus vai voltar! Não posso seguir tomando bebidas alcoólicas e deixar de dar valor ao que ele está dizendo. Devo me preparar para estar no céu!
Neste momento, o pai e os demais da família de Marcos tomaram a decisão de seguir a Cristo. Que tremenda alegria! Quão agradecido Marcos ficou ao ver que toda a família estava se preparando para irem para o Céu na volta de Jesus. Ele quer continuar falando do amor de Deus a todos e dar a melhor notícia
– Jesus vai voltar em breve!
Queridos, quantos de vocês gostariam de, assim como Marcos, compartilhar a boa notícia da Segunda Vinda de Jesus?
Vamos orar.
Azeite que não Acabava Mais
Lição 9 Jardim da Infância 28 de agosto de 2010
VERSO PARA DECORAR
“Eliseu perguntou-lhe: Como posso ajudá-la?” 2 Reis 4:2, NVI.
“Eliseu perguntou-lhe: Como posso ajudá-la?” 2 Reis 4:2, NVI.
Resumo da Lição
Uma viúva tinha dois filhos que precisavam ser vendidos como escravos para pagar dívidas deixadas pelo marido. A mulher pediu ajuda ao profeta Eliseu. Eliseu a ouviu e lhe disse o que Deus desejava que ela fizesse. Ela ouviu e fez o que Eliseu mandou. Deus a abençoou por confiar em Sua palavra e multiplicou seu azeite. Ela vendeu o azeite, pagou as dívidas, e os filhos não foram vendidos como escravos.
Esta lição fala sobre comunidade. A mulher, seus filhos e Eliseu são membros da comunidade – comunidade de Deus – a família de Deus. Pessoas na família de Deus ajudam umas às outras, justamente como Ele enviou Eliseu para ajudar a viúva. Deus nos abençoará ao ajudarmos outros em Sua família.
Uma viúva tinha dois filhos que precisavam ser vendidos como escravos para pagar dívidas deixadas pelo marido. A mulher pediu ajuda ao profeta Eliseu. Eliseu a ouviu e lhe disse o que Deus desejava que ela fizesse. Ela ouviu e fez o que Eliseu mandou. Deus a abençoou por confiar em Sua palavra e multiplicou seu azeite. Ela vendeu o azeite, pagou as dívidas, e os filhos não foram vendidos como escravos.
Esta lição fala sobre comunidade. A mulher, seus filhos e Eliseu são membros da comunidade – comunidade de Deus – a família de Deus. Pessoas na família de Deus ajudam umas às outras, justamente como Ele enviou Eliseu para ajudar a viúva. Deus nos abençoará ao ajudarmos outros em Sua família.
Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Dar para os vários auxiliares da classe certa quantidade de copos descartáveis e pedir que fiquem em vários pontos da sala. Encher uma jarra opaca ou outro recipiente grande com água. Quando a história mencionar que a viúva estava coletando jarras, pedir que as crianças vão até os auxiliares e digam: “Por favor, você pode me dar mais vasilhas?” As crianças podem levar um copo descartável e colocar sobre a mesa. Usar a jarra ou o recipiente para mostrar que o azeite da mulher não acabava. Se necessário, pedir que um auxiliar escondido atrás de um biombo ou cortina encha sempre de água o recipiente. Ao contar a história, usar os objetos e permitir que as crianças a encenem. Uma viúva pobre veio a Eliseu com lágrimas nos olhos.
– Meu marido era um bom homem que amava a Deus – disse a viúva. – Mas, então, morreu.
E as pessoas para quem ele devia algum dinheiro dizem que, se eu não pagar a dívida, elas vão tomar meus dois filhos para serem seus escravos!
– Como posso ajudá-la? – perguntou Eliseu. – Diga-me, o que você tem em casa?
– Nada! – respondeu a viúva. – Não tenho nada senão uma vasilha com um pouco de azeite.
Eliseu pensou na necessidade da mulher.
– Vá a todos os seus amigos e vizinhos – disse ele, bondosamente – e tome emprestadas todas as vasilhas vazias que conseguir. Então, vá para casa e feche a porta. Depois, despeje o azeite da sua vasilha em todas as vasilhas emprestadas.
A viúva olhou para Eliseu. Ele acenou com a cabeça. Era uma coisa estranha o que ele havia pedido para ela fazer, mas ela o faria. A mulher confiava em Eliseu e confiava em Deus. A viúva foi de casa em casa em sua vizinhança. Pediu a todos com quem falava se lhe emprestaria todos seus jarros vazios. Seus filhos a ajudavam a transportar os jarros para casa. [As crianças encenam sua parte.] A mulher e seus filhos encheram a casa de jarros vazios. Então, a mulher fechou a porta. Os meninos olhavam para a mãe com assombro. O que aconteceria a seguir? A mulher pegou sua vasilha de azeite e cuidadosamente começou a despejar azeite nos jarros emprestados. Ela continuou despejando azeite até que o primeiro jarro ficou cheio. A mulher sorriu para seus filhos e se voltou para o segundo jarro emprestado. Novamente começou a despejar o azeite nele. Logo o segundo jarro estava cheio, e o terceiro, e o quarto. Ela despejava e despejava. Logo perdeu a conta de quantos jarros já enchera. E continuou a despejar azeite em uma vasilha após outra até todas elas estarem cheias. [Demonstrar isso.] Quando não havia mais vasilhas para encher, ela correu ao encontro de Eliseu.
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Dar para os vários auxiliares da classe certa quantidade de copos descartáveis e pedir que fiquem em vários pontos da sala. Encher uma jarra opaca ou outro recipiente grande com água. Quando a história mencionar que a viúva estava coletando jarras, pedir que as crianças vão até os auxiliares e digam: “Por favor, você pode me dar mais vasilhas?” As crianças podem levar um copo descartável e colocar sobre a mesa. Usar a jarra ou o recipiente para mostrar que o azeite da mulher não acabava. Se necessário, pedir que um auxiliar escondido atrás de um biombo ou cortina encha sempre de água o recipiente. Ao contar a história, usar os objetos e permitir que as crianças a encenem. Uma viúva pobre veio a Eliseu com lágrimas nos olhos.
– Meu marido era um bom homem que amava a Deus – disse a viúva. – Mas, então, morreu.
E as pessoas para quem ele devia algum dinheiro dizem que, se eu não pagar a dívida, elas vão tomar meus dois filhos para serem seus escravos!
– Como posso ajudá-la? – perguntou Eliseu. – Diga-me, o que você tem em casa?
– Nada! – respondeu a viúva. – Não tenho nada senão uma vasilha com um pouco de azeite.
Eliseu pensou na necessidade da mulher.
– Vá a todos os seus amigos e vizinhos – disse ele, bondosamente – e tome emprestadas todas as vasilhas vazias que conseguir. Então, vá para casa e feche a porta. Depois, despeje o azeite da sua vasilha em todas as vasilhas emprestadas.
A viúva olhou para Eliseu. Ele acenou com a cabeça. Era uma coisa estranha o que ele havia pedido para ela fazer, mas ela o faria. A mulher confiava em Eliseu e confiava em Deus. A viúva foi de casa em casa em sua vizinhança. Pediu a todos com quem falava se lhe emprestaria todos seus jarros vazios. Seus filhos a ajudavam a transportar os jarros para casa. [As crianças encenam sua parte.] A mulher e seus filhos encheram a casa de jarros vazios. Então, a mulher fechou a porta. Os meninos olhavam para a mãe com assombro. O que aconteceria a seguir? A mulher pegou sua vasilha de azeite e cuidadosamente começou a despejar azeite nos jarros emprestados. Ela continuou despejando azeite até que o primeiro jarro ficou cheio. A mulher sorriu para seus filhos e se voltou para o segundo jarro emprestado. Novamente começou a despejar o azeite nele. Logo o segundo jarro estava cheio, e o terceiro, e o quarto. Ela despejava e despejava. Logo perdeu a conta de quantos jarros já enchera. E continuou a despejar azeite em uma vasilha após outra até todas elas estarem cheias. [Demonstrar isso.] Quando não havia mais vasilhas para encher, ela correu ao encontro de Eliseu.
– Eu fiz exatamente o que você mandou! – disse ela, quase sem fôlego. – Tomei emprestadas todas as vasilhas e jarros possíveis. Despejei azeite de minha vasilha até todos os jarros estarem cheios! Então o azeite parou de correr. Agora, todos eles estão cheios de azeite! Eliseu deu um sorriso e disse:
– Vá, venda o azeite. Você terá dinheiro suficiente para pagar as dívidas de seu marido. E sobrará dinheiro para você e seus filhos viverem. A viúva louvou e agradeceu a Deus por cuidar dela. Agradeceu-Lhe pelo milagre do azeite. Agradeceu-Lhe porque Eliseu e bons vizinhos cuidaram dela. Deus também deseja que sejamos bons amigos e vizinhos. Ele deseja que cuidemos dos outros.
– Vá, venda o azeite. Você terá dinheiro suficiente para pagar as dívidas de seu marido. E sobrará dinheiro para você e seus filhos viverem. A viúva louvou e agradeceu a Deus por cuidar dela. Agradeceu-Lhe pelo milagre do azeite. Agradeceu-Lhe porque Eliseu e bons vizinhos cuidaram dela. Deus também deseja que sejamos bons amigos e vizinhos. Ele deseja que cuidemos dos outros.
Analisando
Dar tempo para respostas. O que vocês acham que a viúva sentiu quando pensou que ia perder os filhos? Como vocês acham que ela se sentiu após ter enchido algumas vasilhas de azeite e o azeite ainda continuar fluindo? Como vocês teriam se sentido? Como os amigos dela e vizinhos a ajudaram? Como os filhos dela a ajudaram? Como vocês podem ajudar os outros? Lembram de nossa mensagem? Vamos dizê-la juntos:
OS FILHOS DE DEUS CUIDAM UNS DOS OUTROS.
Dar tempo para respostas. O que vocês acham que a viúva sentiu quando pensou que ia perder os filhos? Como vocês acham que ela se sentiu após ter enchido algumas vasilhas de azeite e o azeite ainda continuar fluindo? Como vocês teriam se sentido? Como os amigos dela e vizinhos a ajudaram? Como os filhos dela a ajudaram? Como vocês podem ajudar os outros? Lembram de nossa mensagem? Vamos dizê-la juntos:
OS FILHOS DE DEUS CUIDAM UNS DOS OUTROS.
Encerramento
Orar para que durante a semana as crianças procurem maneiras de ajudar as pessoas. Lembrá-las de no próximo sábado trazerem os itens para o projeto comunitário.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).
Orar para que durante a semana as crianças procurem maneiras de ajudar as pessoas. Lembrá-las de no próximo sábado trazerem os itens para o projeto comunitário.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).
Filho Favorito
Lição 9 Primários 28 de agosto de 2010
VERSO PARA DECORAR
“Amem-se uns aos outros como Eu os amei.” João 15:12, NVI.
“Amem-se uns aos outros como Eu os amei.” João 15:12, NVI.
Resumo da Lição
Jacó amava a José mais do que aos outros filhos. Por isso, os irmãos de José o odiavam. José contava seus sonhos aos familiares. Eles o acusavam de pensar que governaria sobre eles.
Um dia, Jacó enviou José para ver como estavam seus irmãos que apascentavam ovelhas longe de casa. Os irmãos tramaram matá-lo, mas Rúben os convenceu a jogá-lo em um poço seco. Mais tarde, eles o venderam a uma caravana de mercadores midianitas que estavam se dirigindo ao Egito. Eles borrifaram sangue de ovelha na bela capa de José para convencer o pai de que ele morrera.
Esta lição fala sobre comunidade. Maus sentimentos para com outras pessoas prejudicam ou destroem relacionamentos tanto no lar como na escola ou na igreja. Uma das principais características da comunidade cristã é que seus membros amam genuinamente uns aos outros (ver João 13:35).
Jacó amava a José mais do que aos outros filhos. Por isso, os irmãos de José o odiavam. José contava seus sonhos aos familiares. Eles o acusavam de pensar que governaria sobre eles.
Um dia, Jacó enviou José para ver como estavam seus irmãos que apascentavam ovelhas longe de casa. Os irmãos tramaram matá-lo, mas Rúben os convenceu a jogá-lo em um poço seco. Mais tarde, eles o venderam a uma caravana de mercadores midianitas que estavam se dirigindo ao Egito. Eles borrifaram sangue de ovelha na bela capa de José para convencer o pai de que ele morrera.
Esta lição fala sobre comunidade. Maus sentimentos para com outras pessoas prejudicam ou destroem relacionamentos tanto no lar como na escola ou na igreja. Uma das principais características da comunidade cristã é que seus membros amam genuinamente uns aos outros (ver João 13:35).
Decoração da Sala
Sugestões para flanelógrafo ou quadro de anúncios incluem: (1) abaixo das palavras “Amemse uns aos outros”, colocar gravuras (papel ou feltro) de membros da família fazendo coisas juntos; (2) expor cenas (de feltro) da vida de José; (3) abaixo das palavras “Perdoado para perdoar”, colocar uma ilustração grande da capa de José (ver item “B” das Atividades Preparatórias); pintar as listas e escrever o Verso Para Decorar em letras bem legíveis.
Sugestões para flanelógrafo ou quadro de anúncios incluem: (1) abaixo das palavras “Amemse uns aos outros”, colocar gravuras (papel ou feltro) de membros da família fazendo coisas juntos; (2) expor cenas (de feltro) da vida de José; (3) abaixo das palavras “Perdoado para perdoar”, colocar uma ilustração grande da capa de José (ver item “B” das Atividades Preparatórias); pintar as listas e escrever o Verso Para Decorar em letras bem legíveis.
Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Montagem do cenário: Antes de começar, com os cartõezinhos virados para baixo, deixar que as crianças escolham o nome de um dos irmãos mais velhos de José para representar cada um deles enquanto a história é contada. Escolher crianças para representar José e os mercadores.
(Ajustar de acordo com o tamanho da sua classe). Providenciar os devidos “adereços”. À medida que contar a história, usar o material apropriado. Colocar José no poço no momento que o mencionar. José tinha onze irmãos – dez mais velhos e um mais novo. Os irmãos mais velhos não gostavam dele. [José fica sozinho a um lado. As crianças que têm os cartõezinhos com os nomes dos dez irmãos ficam juntas a certa distância de José, de cara feia, agindo como se estivessem evitando a companhia dele.] Eles o deixavam fora das brincadeiras que faziam. Não o levavam junto com eles quando saíam para algum lugar. Não gostavam de ficar perto dele. José era o filho favorito do pai Jacó. O pai deles sempre lhe dava os melhores presentes. Quando o pai Jacó lhe deu uma capa nova de várias cores, os irmãos ficaram com muita inveja. Eles não achavam que José merecia coisas melhores do que as que eles tinham. Os irmãos de José também o achavam orgulhoso. Isso fazia com que ficassem mais zangados ainda. [Os dez irmãos continuam mantendo a carranca e evitando José.] Certa vez, Deus deu a José um sonho em que ele e seus irmãos estavam amarrando feixes de trigo no campo. [Mostrar o feixe ou figura.] De repente, todos os feixes de seus irmãos se curvaram diante do seu feixe. [Mostrar sol, lua e estrelas.] Em outra ocasião, ele sonhou que o sol, a lua e onze estrelas se curvaram diante dele. O pai dele perguntou:
– Será que isso significa que um dia você vai governar até sobre mim e sua mãe?
Os filhos mais velhos de Jacó muitas vezes levavam as ovelhas do pai para longe em busca de boas pastagens. [Os dez irmãos saem com seus cajados, varas ou bengalas.]
Eles gostavam de sair sozinhos sem um irmão mais novo para aborrecê-los. Mas, um dia, Jacó pediu que José fosse à procura deles para ver se estavam bem. [José anda na direção dos irmãos usando sua “capa” de várias cores.] Vestindo sua capa nova de várias cores, ele saiu para procurar seus irmãos. Eles o viram quando vinha ainda longe. [Os dez irmãos fazem carranca e mostram os pulsos cerrados.]
– Lá vem aquele sonhador! – disseram eles. – Vamos matá-lo.
Eles estavam sozinhos com as ovelhas. Ninguém ficaria sabendo acerca do que fizessem.
Rúben, o irmão mais velho, não concordou. [Rúben faz uma carranca e acena negativamente com a cabeça.]
– Não vamos matá-lo. Podemos jogá-lo em um desses poços secos.
Os poços secos eram buracos fundos feitos na terra para armazenar água. Rúben sabia que José não seria capaz de sair dali. Os irmãos poderiam amedrontar José, deixando-o ali no poço.
Rúben não queria que matassem José. Planejou secretamente vir mais tarde e ajudar José a sair do poço. E então o levaria de volta ao pai.
Quando José chegou, que surpresa o aguardava! Seus irmãos não o cumprimentaram. Eles o agarraram e o jogaram dentro do poço! [Os dez irmãos tiram a capa de José e o jogam no “poço”.] Então, Rúben saiu dali por algum tempo. [Rúben vai para o outro lado da sala.]
Antes de Rúben voltar, passou por ali uma caravana de mercadores. [Mercadores enfileirados atravessam a sala passando perto dos nove irmãos.] E os nove irmãos de José o venderam àqueles homens. Ele seria escravo deles. [Os nove irmãos tiram José do “poço” e agem como se o estivessem vendendo aos mercadores. Estes pegam José pelo braço e o forçam a andar. José anda de cabeça baixa, com semblante triste.]
Então, eles mataram uma ovelha e sujaram a bela capa de José com o sangue. Diriam ao pai que José fora morto por algum animal selvagem. [Rúben retorna e os irmãos fingem estar sujando
de sangue a capa de José.]
José estava viajando para o Egito. Ficaria longe de seu pai e de sua bela capa. O pai de José e a bela capa ficaram para trás. [José de cabeça baixa mostra semblante triste enquanto se retira com os mercadores.]
Vivenciando a Lição
Montagem do cenário: Antes de começar, com os cartõezinhos virados para baixo, deixar que as crianças escolham o nome de um dos irmãos mais velhos de José para representar cada um deles enquanto a história é contada. Escolher crianças para representar José e os mercadores.
(Ajustar de acordo com o tamanho da sua classe). Providenciar os devidos “adereços”. À medida que contar a história, usar o material apropriado. Colocar José no poço no momento que o mencionar. José tinha onze irmãos – dez mais velhos e um mais novo. Os irmãos mais velhos não gostavam dele. [José fica sozinho a um lado. As crianças que têm os cartõezinhos com os nomes dos dez irmãos ficam juntas a certa distância de José, de cara feia, agindo como se estivessem evitando a companhia dele.] Eles o deixavam fora das brincadeiras que faziam. Não o levavam junto com eles quando saíam para algum lugar. Não gostavam de ficar perto dele. José era o filho favorito do pai Jacó. O pai deles sempre lhe dava os melhores presentes. Quando o pai Jacó lhe deu uma capa nova de várias cores, os irmãos ficaram com muita inveja. Eles não achavam que José merecia coisas melhores do que as que eles tinham. Os irmãos de José também o achavam orgulhoso. Isso fazia com que ficassem mais zangados ainda. [Os dez irmãos continuam mantendo a carranca e evitando José.] Certa vez, Deus deu a José um sonho em que ele e seus irmãos estavam amarrando feixes de trigo no campo. [Mostrar o feixe ou figura.] De repente, todos os feixes de seus irmãos se curvaram diante do seu feixe. [Mostrar sol, lua e estrelas.] Em outra ocasião, ele sonhou que o sol, a lua e onze estrelas se curvaram diante dele. O pai dele perguntou:
– Será que isso significa que um dia você vai governar até sobre mim e sua mãe?
Os filhos mais velhos de Jacó muitas vezes levavam as ovelhas do pai para longe em busca de boas pastagens. [Os dez irmãos saem com seus cajados, varas ou bengalas.]
Eles gostavam de sair sozinhos sem um irmão mais novo para aborrecê-los. Mas, um dia, Jacó pediu que José fosse à procura deles para ver se estavam bem. [José anda na direção dos irmãos usando sua “capa” de várias cores.] Vestindo sua capa nova de várias cores, ele saiu para procurar seus irmãos. Eles o viram quando vinha ainda longe. [Os dez irmãos fazem carranca e mostram os pulsos cerrados.]
– Lá vem aquele sonhador! – disseram eles. – Vamos matá-lo.
Eles estavam sozinhos com as ovelhas. Ninguém ficaria sabendo acerca do que fizessem.
Rúben, o irmão mais velho, não concordou. [Rúben faz uma carranca e acena negativamente com a cabeça.]
– Não vamos matá-lo. Podemos jogá-lo em um desses poços secos.
Os poços secos eram buracos fundos feitos na terra para armazenar água. Rúben sabia que José não seria capaz de sair dali. Os irmãos poderiam amedrontar José, deixando-o ali no poço.
Rúben não queria que matassem José. Planejou secretamente vir mais tarde e ajudar José a sair do poço. E então o levaria de volta ao pai.
Quando José chegou, que surpresa o aguardava! Seus irmãos não o cumprimentaram. Eles o agarraram e o jogaram dentro do poço! [Os dez irmãos tiram a capa de José e o jogam no “poço”.] Então, Rúben saiu dali por algum tempo. [Rúben vai para o outro lado da sala.]
Antes de Rúben voltar, passou por ali uma caravana de mercadores. [Mercadores enfileirados atravessam a sala passando perto dos nove irmãos.] E os nove irmãos de José o venderam àqueles homens. Ele seria escravo deles. [Os nove irmãos tiram José do “poço” e agem como se o estivessem vendendo aos mercadores. Estes pegam José pelo braço e o forçam a andar. José anda de cabeça baixa, com semblante triste.]
Então, eles mataram uma ovelha e sujaram a bela capa de José com o sangue. Diriam ao pai que José fora morto por algum animal selvagem. [Rúben retorna e os irmãos fingem estar sujando
de sangue a capa de José.]
José estava viajando para o Egito. Ficaria longe de seu pai e de sua bela capa. O pai de José e a bela capa ficaram para trás. [José de cabeça baixa mostra semblante triste enquanto se retira com os mercadores.]
Jesus pede que amemos nossos irmãos e irmãs. Ele diz isso por algum motivo. Nossa família fica desunida quando não amamos uns aos outros. Jesus não quer que Sua família – a igreja – fique
desunida. Ele nos ajudará a amar nosso lar e nossa família da igreja.
desunida. Ele nos ajudará a amar nosso lar e nossa família da igreja.
Aplicação da Lição
Pensando e Orando
Pensem em alguma coisa que faz vocês terem inveja de alguma pessoa da família da igreja ou de fora. (Dar algum tempo para as crianças pensarem.) Agora peçam que Deus tire a inveja do seu coração fazendo uma oração silenciosa.
Ler juntos João 13:34 e 35. (Depois pedir que uma criança leia em voz alta.) Comentar o texto conforme a necessidade. Então dizer: Vamos todos juntos fazer a seguinte oração: “Senhor, me ajuda a amar como me amaste, para que outros saibam que realmente pertenço à Tua família. Amém.”
Pensando e Orando
Pensem em alguma coisa que faz vocês terem inveja de alguma pessoa da família da igreja ou de fora. (Dar algum tempo para as crianças pensarem.) Agora peçam que Deus tire a inveja do seu coração fazendo uma oração silenciosa.
Ler juntos João 13:34 e 35. (Depois pedir que uma criança leia em voz alta.) Comentar o texto conforme a necessidade. Então dizer: Vamos todos juntos fazer a seguinte oração: “Senhor, me ajuda a amar como me amaste, para que outros saibam que realmente pertenço à Tua família. Amém.”
Encerramento
Orar para que Deus ajude cada membro da classe a amar sua família da igreja, e que Ele tire do coração de cada um a inveja e outros sentimentos ali existentes que possam demonstrar falta de amor.
Orar para que Deus ajude cada membro da classe a amar sua família da igreja, e que Ele tire do coração de cada um a inveja e outros sentimentos ali existentes que possam demonstrar falta de amor.
Paulo, o Missionário
Lição 9 Juvenis 28 de agosto de 2010
Verso Para Memorizar
“Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.” Efésios 2:13.
“Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.” Efésios 2:13.
Resumo da Lição
Paulo se encontrou com Priscila e Áquila em Corinto. Eles trabalharam juntos fabricando tendas, e Paulo pregava na sinagoga a cada sábado. Os líderes judeus se irritaram com Paulo e ameaçaram sua vida. Daí em diante, Paulo tomou a decisão de pregar aos gentios.
Depois de batizar Crispo e sua família, Paulo recebeu uma mensagem de Deus, dizendo que havia outros cristãos na cidade. Ele ficou 18 meses servindo a essa pequena congregação.
Esta é uma lição sobre comunidade. Onde quer que moremos, experimentamos barreiras em nossa comunidade. As barreiras podem ser físicas, separando certas áreas de outras, ou podem ser barreiras invisíveis, causadas pelo preconceito. Através de Jesus podemos remover essas barreiras e sermos unidos.
Paulo se encontrou com Priscila e Áquila em Corinto. Eles trabalharam juntos fabricando tendas, e Paulo pregava na sinagoga a cada sábado. Os líderes judeus se irritaram com Paulo e ameaçaram sua vida. Daí em diante, Paulo tomou a decisão de pregar aos gentios.
Depois de batizar Crispo e sua família, Paulo recebeu uma mensagem de Deus, dizendo que havia outros cristãos na cidade. Ele ficou 18 meses servindo a essa pequena congregação.
Esta é uma lição sobre comunidade. Onde quer que moremos, experimentamos barreiras em nossa comunidade. As barreiras podem ser físicas, separando certas áreas de outras, ou podem ser barreiras invisíveis, causadas pelo preconceito. Através de Jesus podemos remover essas barreiras e sermos unidos.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
O preconceito e a discriminação não são coisas novas. Quando Paulo estava pregando o evangelho, encontrou muito preconceito, tanto de judeus como de gentios. Na lição de hoje, vamos estudar os conselhos de Paulo sobre a união.
Introduzindo a História Bíblica
O preconceito e a discriminação não são coisas novas. Quando Paulo estava pregando o evangelho, encontrou muito preconceito, tanto de judeus como de gentios. Na lição de hoje, vamos estudar os conselhos de Paulo sobre a união.
Vivenciando a História
Dividir Atos 18 em três partes: versos 11-13; 13-18; 19-22. Dividir a classe em três grupos, providenciar para que cada um deles tenha um coordenador adulto, se possível. Pedir que cada grupo leia junto os versos que lhes foram designados.
Depois, cada grupo deverá escolher pelo menos uma das atividades a seguir: (1) compor uma música sobre o Verso Para Memorizar da semana, ou sua essência, ou ponto principal; (2) criar uma encenação que demonstre a aplicação do texto bíblico nos dias de hoje; (3) criar um jogo ou teste que ajude a classe a compreender o texto lido.
Permitir que os alunos façam a atividade escolhida e depois apresentem os resultados. Eles devem ler para a classe os versos que lhes foram designados e apresentar a criação do grupo.
Nossa mensagem de hoje é:
O AMOR DE DEUS NOS INCENTIVA A ACEITAR O PRÓXIMO.
Dividir Atos 18 em três partes: versos 11-13; 13-18; 19-22. Dividir a classe em três grupos, providenciar para que cada um deles tenha um coordenador adulto, se possível. Pedir que cada grupo leia junto os versos que lhes foram designados.
Depois, cada grupo deverá escolher pelo menos uma das atividades a seguir: (1) compor uma música sobre o Verso Para Memorizar da semana, ou sua essência, ou ponto principal; (2) criar uma encenação que demonstre a aplicação do texto bíblico nos dias de hoje; (3) criar um jogo ou teste que ajude a classe a compreender o texto lido.
Permitir que os alunos façam a atividade escolhida e depois apresentem os resultados. Eles devem ler para a classe os versos que lhes foram designados e apresentar a criação do grupo.
Nossa mensagem de hoje é:
O AMOR DE DEUS NOS INCENTIVA A ACEITAR O PRÓXIMO.
Aplicação da Lição
Ser ou Não Ser um Amigo
Ler para a classe a situação a seguir:
Ronald é novo na área. Você já o viu na escola algumas vezes. Ele não se encaixa em seu grupo de amigos. Suas roupas são diferentes e ele fala com um forte sotaque. Seus amigos zombam
dele quando ele não está olhando. Você chega atrasado à aula e seu professor pede que você faça um projeto com o Ronald. Você percebe todos os seus amigos rindo de você. Mas, enquanto trabalha com ele, descobre que esse novo aluno tem ótimas ideias, e é um “cara” divertido. Você até gosta dele, mas sabe que, se for simpático com ele, após a aula seus amigos ainda continuarão não falando com Ronald e deixarão de falar com você.
Ser ou Não Ser um Amigo
Ler para a classe a situação a seguir:
Ronald é novo na área. Você já o viu na escola algumas vezes. Ele não se encaixa em seu grupo de amigos. Suas roupas são diferentes e ele fala com um forte sotaque. Seus amigos zombam
dele quando ele não está olhando. Você chega atrasado à aula e seu professor pede que você faça um projeto com o Ronald. Você percebe todos os seus amigos rindo de você. Mas, enquanto trabalha com ele, descobre que esse novo aluno tem ótimas ideias, e é um “cara” divertido. Você até gosta dele, mas sabe que, se for simpático com ele, após a aula seus amigos ainda continuarão não falando com Ronald e deixarão de falar com você.
Analisando
Como você lidaria com esta situação? O que você diria a Ronald para aliviar a mágoa desta situação? Que critério Jesus usou para aceitar/amar alguém? Como podemos ser mais semelhantes a Jesus em nosso relacionamento com os outros?
Repitam comigo a mensagem central desta semana:
O AMOR DE DEUS NOS INCENTIVA A ACEITAR O PRÓXIMO.
Partilhando a Lição
Destruindo Muros
Desmontar uma caixa de papelão e criar um muro dentro da classe. Pedir que os alunos usem canetinhas coloridas para escrever todas as evidências de barreiras que se lembrem. Depois, do outro lado do “muro”, escrever um antídoto para cada uma das barreiras que existem entre as pessoas ou grupos de pessoas, ou para cada forma de preconceito.
Como você lidaria com esta situação? O que você diria a Ronald para aliviar a mágoa desta situação? Que critério Jesus usou para aceitar/amar alguém? Como podemos ser mais semelhantes a Jesus em nosso relacionamento com os outros?
Repitam comigo a mensagem central desta semana:
O AMOR DE DEUS NOS INCENTIVA A ACEITAR O PRÓXIMO.
Partilhando a Lição
Destruindo Muros
Desmontar uma caixa de papelão e criar um muro dentro da classe. Pedir que os alunos usem canetinhas coloridas para escrever todas as evidências de barreiras que se lembrem. Depois, do outro lado do “muro”, escrever um antídoto para cada uma das barreiras que existem entre as pessoas ou grupos de pessoas, ou para cada forma de preconceito.
Analisando
Incentivar cada aluno a se comprometer a quebrar uma barreira esta semana, como por exemplo, falando com alguém que normalmente ignora.
Quando trabalhamos em parceria com Jesus, o preconceito não tem lugar em nossa vida.
Qual é a mensagem central desta semana?
O AMOR DE DEUS NOS INCENTIVA A ACEITAR O PRÓXIMO.
Encerramento
Pedir a Deus que remova quaisquer barreiras de seu coração (o seu e dos alunos). E que os ensine a amar e aceitar os outros como eles são.
Incentivar cada aluno a se comprometer a quebrar uma barreira esta semana, como por exemplo, falando com alguém que normalmente ignora.
Quando trabalhamos em parceria com Jesus, o preconceito não tem lugar em nossa vida.
Qual é a mensagem central desta semana?
O AMOR DE DEUS NOS INCENTIVA A ACEITAR O PRÓXIMO.
Encerramento
Pedir a Deus que remova quaisquer barreiras de seu coração (o seu e dos alunos). E que os ensine a amar e aceitar os outros como eles são.
Ergam a Cabeça
Lição 13 dos Adolescentes 28 de agosto de 2010
Texto Bíblico: Lucas 21:7-28.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 16 e 17.
Verso Bíblico: Lucas 21:25-28.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 16 e 17.
Verso Bíblico: Lucas 21:25-28.
I. SINOPSE
O período entre a Reforma até o início do movimento adventista foi uma época de abertura e estudo da Bíblia em que Deus revelou
a verdade a respeito do tempo do fim.
A lição desta semana tem como objetivo comemorar o grande empenho dos pioneiros e de todos os líderes que ansiaram pela breve volta de Jesus. Nos capítulos 16 e 17 de O Grande Conflito, encontra-se um lindo resumo dos pensamentos e esperanças daqueles que aguardaram com grande expectativa o retorno do nosso Senhor. A história relatada em Lucas 21:7-28 (e Mateus 24:3-30) em que os discípulos perguntaram a Jesus: “Mestre, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal de que elas estão prestes a acontecer?” apresenta advertências, como também esperança para os discípulos modernos. Jesus disse: “Cuidado para não serem enganados. Pois muitos virão em Meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ‘O tempo está próximo’. Não os sigam. Quando ouvirem falar de guerras e rebeliões, não tenham medo. É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente.” Os terríveis sinais que marcam a breve volta de Jesus estão claramente acontecendo ao nosso redor, mas não devemos ter medo nem desanimar. Cristo nos disse para “erguermos a cabeça” e vivermos como se Ele estivesse voltando hoje. O desafio da lição desta semana é responder à pergunta que os reformadores e os “Arautos da Manhã” tentaram responder a cada dia: “O que significa ‘estar pronto’ para a segunda vinda de Cristo?” Estar pronto significa aproveitar cada minuto para partilhar com alegria a mensagem de esperança do breve retorno de Cristo.
O período entre a Reforma até o início do movimento adventista foi uma época de abertura e estudo da Bíblia em que Deus revelou
a verdade a respeito do tempo do fim.
A lição desta semana tem como objetivo comemorar o grande empenho dos pioneiros e de todos os líderes que ansiaram pela breve volta de Jesus. Nos capítulos 16 e 17 de O Grande Conflito, encontra-se um lindo resumo dos pensamentos e esperanças daqueles que aguardaram com grande expectativa o retorno do nosso Senhor. A história relatada em Lucas 21:7-28 (e Mateus 24:3-30) em que os discípulos perguntaram a Jesus: “Mestre, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal de que elas estão prestes a acontecer?” apresenta advertências, como também esperança para os discípulos modernos. Jesus disse: “Cuidado para não serem enganados. Pois muitos virão em Meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ‘O tempo está próximo’. Não os sigam. Quando ouvirem falar de guerras e rebeliões, não tenham medo. É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente.” Os terríveis sinais que marcam a breve volta de Jesus estão claramente acontecendo ao nosso redor, mas não devemos ter medo nem desanimar. Cristo nos disse para “erguermos a cabeça” e vivermos como se Ele estivesse voltando hoje. O desafio da lição desta semana é responder à pergunta que os reformadores e os “Arautos da Manhã” tentaram responder a cada dia: “O que significa ‘estar pronto’ para a segunda vinda de Cristo?” Estar pronto significa aproveitar cada minuto para partilhar com alegria a mensagem de esperança do breve retorno de Cristo.
II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Assim como Phillip Bliss, ao nos conscientizarmos da breve volta de Cristo, tudo o que acontece na Terra passa a ter um significado especial.
Leia as palavras de Cristo a respeito dos eventos que ocorreriam no tempo do fim. Esteja atento às Suas advertências e guarde em seu coração as palavras de esperança do Mestre.
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Assim como Phillip Bliss, ao nos conscientizarmos da breve volta de Cristo, tudo o que acontece na Terra passa a ter um significado especial.
Leia as palavras de Cristo a respeito dos eventos que ocorreriam no tempo do fim. Esteja atento às Suas advertências e guarde em seu coração as palavras de esperança do Mestre.
Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. Há muitas histórias e referências bíblicas a respeito da segunda vinda. Precisamos, porém, refletir também sobre o que devemos fazer enquanto esse dia tão especial não chega. Sabemos que o medo e a culpa não motivam ninguém a “estar pronto” por muito
tempo. Ao ensinarmos essa lição aos jovens de nossa classe, devemos ter em mente o contexto desse texto de Lucas, como também do relato encontrado em Mateus 24. O contexto dos “sinais do fim” tanto em Lucas quanto em Mateus é a pergunta: “Qual será o sinal?” Note que a palavra sinal está no singular, ou seja, os discípulos referiram-se apenas a um sinal. A longa lista de acontecimentos mencionados por Cristo (terremotos, fome, guerras, falsos profetas, queda das estrelas, etc.) é considerada uma relação dos sinais da volta de Cristo, mas preste atenção nas palavras claras de Jesus: “É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente” (Lucas 21:9). “O sinal” foi revelado de forma explícita no momento em que Jesus profetizou: “Então aparecerá
no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da Terra se lamentarão e verão o filho do Homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.” Mateus 24:30. O relato de Lucas diz que: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. [...] Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem com poder e grande glória.” Lucas 21:25. Assim, chegamos à conclusão de que há um sinal – a volta de Jesus –, mas que os eventos que ocorrerão antes desse dia também são considerados “sinais”. O importante é estar alerta. “Estar pronto” para a volta de Jesus é um tema muito importante, assim como o conhecimento de todos os sinais e maravilhas que acontecerão antes desse dia glorioso. Note que em Mateus 25 encontramos o que significa “estar pronto” por meio de três parábolas contadas por Jesus.
A Parábola das Dez Virgens (Mateus 25:1-13).
A Parábola dos Talentos (Mateus 25:14-30).
A Parábola das Ovelhas e dos Bodes (Mateus 25:31-46).
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. Há muitas histórias e referências bíblicas a respeito da segunda vinda. Precisamos, porém, refletir também sobre o que devemos fazer enquanto esse dia tão especial não chega. Sabemos que o medo e a culpa não motivam ninguém a “estar pronto” por muito
tempo. Ao ensinarmos essa lição aos jovens de nossa classe, devemos ter em mente o contexto desse texto de Lucas, como também do relato encontrado em Mateus 24. O contexto dos “sinais do fim” tanto em Lucas quanto em Mateus é a pergunta: “Qual será o sinal?” Note que a palavra sinal está no singular, ou seja, os discípulos referiram-se apenas a um sinal. A longa lista de acontecimentos mencionados por Cristo (terremotos, fome, guerras, falsos profetas, queda das estrelas, etc.) é considerada uma relação dos sinais da volta de Cristo, mas preste atenção nas palavras claras de Jesus: “É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente” (Lucas 21:9). “O sinal” foi revelado de forma explícita no momento em que Jesus profetizou: “Então aparecerá
no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da Terra se lamentarão e verão o filho do Homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.” Mateus 24:30. O relato de Lucas diz que: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. [...] Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem com poder e grande glória.” Lucas 21:25. Assim, chegamos à conclusão de que há um sinal – a volta de Jesus –, mas que os eventos que ocorrerão antes desse dia também são considerados “sinais”. O importante é estar alerta. “Estar pronto” para a volta de Jesus é um tema muito importante, assim como o conhecimento de todos os sinais e maravilhas que acontecerão antes desse dia glorioso. Note que em Mateus 25 encontramos o que significa “estar pronto” por meio de três parábolas contadas por Jesus.
A Parábola das Dez Virgens (Mateus 25:1-13).
A Parábola dos Talentos (Mateus 25:14-30).
A Parábola das Ovelhas e dos Bodes (Mateus 25:31-46).
Leia o capítulo 17 do livro O Grande Conflito. Ali você encontrará a descrição de sinais específicos que já se cumpriram ao longo da
história e uma fonte de exemplos da tendência humana de “adormecer” espiritualmente enquanto espera a promessa de Cristo se concretizar. É muito importante falar aberta e sinceramente com os alunos a respeito do fato de Jesus ainda não ter voltado. Não cabe a nós adivinharmos ou tentarmos marcar uma data para a volta de Cristo. Fomos chamados para nos prepararmos para esse dia.
história e uma fonte de exemplos da tendência humana de “adormecer” espiritualmente enquanto espera a promessa de Cristo se concretizar. É muito importante falar aberta e sinceramente com os alunos a respeito do fato de Jesus ainda não ter voltado. Não cabe a nós adivinharmos ou tentarmos marcar uma data para a volta de Cristo. Fomos chamados para nos prepararmos para esse dia.
III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Instrua os alunos a confeccionarem placas de sinais (como as placas de sinais de trânsito) relacionadas à segunda vinda. Porém, os alunos não deverão fazer sinais que representem os eventos, mas sinais que descrevam os filhos de Deus que enfrentarão os últimos acontecimentos. Qual será a atitude dos fiéis no final dos tempos? Quais serão as suas qualidades? De que maneira as outras pessoas os enxergarão? Por exemplo, os alunos poderão confeccionar um sinal de “PARE” que contenha as seguintes palavras: “Pare – e descanse”, pois os fiéis do tempo do fim serão pessoas que guardarão os mandamentos de Deus, de acordo com Apocalipse 14:12. Poderão também confeccionar um sinal de limite de velocidade que apresente a seguinte mensagem: “70 x 70” – os filhos de Deus são pessoas que sabem perdoar e são orientadas por Sua graça. Ao final, peça para os alunos apresentarem os sinais e as suas ideias para a classe.
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Instrua os alunos a confeccionarem placas de sinais (como as placas de sinais de trânsito) relacionadas à segunda vinda. Porém, os alunos não deverão fazer sinais que representem os eventos, mas sinais que descrevam os filhos de Deus que enfrentarão os últimos acontecimentos. Qual será a atitude dos fiéis no final dos tempos? Quais serão as suas qualidades? De que maneira as outras pessoas os enxergarão? Por exemplo, os alunos poderão confeccionar um sinal de “PARE” que contenha as seguintes palavras: “Pare – e descanse”, pois os fiéis do tempo do fim serão pessoas que guardarão os mandamentos de Deus, de acordo com Apocalipse 14:12. Poderão também confeccionar um sinal de limite de velocidade que apresente a seguinte mensagem: “70 x 70” – os filhos de Deus são pessoas que sabem perdoar e são orientadas por Sua graça. Ao final, peça para os alunos apresentarem os sinais e as suas ideias para a classe.
Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Jesus está voltando. Ele assim nos garantiu. No entanto, muitas vezes o povo de Deus se cansa de esperar e cai num profundo sono espiritual. A história revela que é muito fácil nos esquecermos da realidade da segunda vinda. Como podemos nos manter atentos? Como podemos viver com a cabeça erguida? Os sinais são claros e aqueles que prestam atenção sentem que as coisas não podem ir muito mais longe – porém, não sabemos quanto tempo ainda resta. Fomos advertidos a ficarmos alertas, pois nos últimos dias apareceriam “escarnecedores”. É importante estarmos preparados e aguardarmos o Senhor Jesus com alegria, pois em breve Ele voltará para nos levar para o eterno lar. Devemos aguardar o Mestre vivendo de acordo com a
Sua vontade e partilhando com o próximo a maravilhosa promessa de Sua volta. Cristo nos concedeu informações mais do que suficientes a respeito do tempo do fim, porém não revelou a data exata de Seu regresso. Por isso, não devemos nos concentrar em descobrir o dia ou a hora de Sua volta, mas, sim, em fazer aquilo que Ele deseja que façamos enquanto retivermos aqui na Terra.
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Jesus está voltando. Ele assim nos garantiu. No entanto, muitas vezes o povo de Deus se cansa de esperar e cai num profundo sono espiritual. A história revela que é muito fácil nos esquecermos da realidade da segunda vinda. Como podemos nos manter atentos? Como podemos viver com a cabeça erguida? Os sinais são claros e aqueles que prestam atenção sentem que as coisas não podem ir muito mais longe – porém, não sabemos quanto tempo ainda resta. Fomos advertidos a ficarmos alertas, pois nos últimos dias apareceriam “escarnecedores”. É importante estarmos preparados e aguardarmos o Senhor Jesus com alegria, pois em breve Ele voltará para nos levar para o eterno lar. Devemos aguardar o Mestre vivendo de acordo com a
Sua vontade e partilhando com o próximo a maravilhosa promessa de Sua volta. Cristo nos concedeu informações mais do que suficientes a respeito do tempo do fim, porém não revelou a data exata de Seu regresso. Por isso, não devemos nos concentrar em descobrir o dia ou a hora de Sua volta, mas, sim, em fazer aquilo que Ele deseja que façamos enquanto retivermos aqui na Terra.
Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Avaliando e Refletindo
Os alunos são muito beneficiados ao ser incentivados a avaliar e a refletir sobre determinadas citações ou pensamentos. Uma ótima oportunidade de fazer isso é trazer para a classe citações e pensamentos previamente selecionados que agucem o raciocínio e incentivem os alunos a refletir. Instrua os alunos a escolherem a citação ou o pensamento que mais gostaram. Isso fará com que avaliem e reflitam na mensagem com que mais se identificaram. Outra maneira excelente de fazer com que os alunos reflitam ainda mais e participem da discussão é incentivá-los a partilhar com a classe o que mais lhes atraiu a atenção em relação à citação ou ao pensamento escolhido.
Avaliando e Refletindo
Os alunos são muito beneficiados ao ser incentivados a avaliar e a refletir sobre determinadas citações ou pensamentos. Uma ótima oportunidade de fazer isso é trazer para a classe citações e pensamentos previamente selecionados que agucem o raciocínio e incentivem os alunos a refletir. Instrua os alunos a escolherem a citação ou o pensamento que mais gostaram. Isso fará com que avaliem e reflitam na mensagem com que mais se identificaram. Outra maneira excelente de fazer com que os alunos reflitam ainda mais e participem da discussão é incentivá-los a partilhar com a classe o que mais lhes atraiu a atenção em relação à citação ou ao pensamento escolhido.
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