Adoração Infantil
Vitaminas
Verso para Memorizar: “Guardei no coração a Tua palavra para não pecar contra Ti.” Salmos 119:11
Materiais
Bíblia, frasco com vitaminas.
Bíblia, frasco com vitaminas.
Lição Objetiva
A Palavra de Deus nos ajuda a sermos fortes, obedecendo a Deus e cumprindo Sua vontade. Hoje iremos falar a respeito de algumas coisas que nos podem ajudar a crescermos fortes.
Mostre o frasco de vitaminas. Leia os nomes das vitaminas em voz alta. Por que as pessoas tomam vitaminas? Como somos ajudados quando tomamos vitaminas ou comemos alimentos com muitas vitaminas? (Permitir respostas.) (As vitaminas nos ajudam a permanecermos saudáveis. Ajudam nosso corpo a
A Palavra de Deus nos ajuda a sermos fortes, obedecendo a Deus e cumprindo Sua vontade. Hoje iremos falar a respeito de algumas coisas que nos podem ajudar a crescermos fortes.
Mostre o frasco de vitaminas. Leia os nomes das vitaminas em voz alta. Por que as pessoas tomam vitaminas? Como somos ajudados quando tomamos vitaminas ou comemos alimentos com muitas vitaminas? (Permitir respostas.) (As vitaminas nos ajudam a permanecermos saudáveis. Ajudam nosso corpo a
crescer forte.) Que outras coisas nos podem ajudar a sermos fortes e saudáveis? (Permitir respostas.) Fazer exercícios, descansar bem, tomar água, etc. Muito bem, tudo isso nos ajuda a sermos fortes e saudáveis fisicamente. A Bíblia nos ensina o que também podemos fazer para sermos espiritualmente saudáveis, quando obedecemos ao que Deus nos pede. Leia o Salmo 119:11 em voz alta. O que esse verso diz que deveríamos fazer? Exato, guardar as palavras ou os mandamentos de Deus em nosso coração. Fazer dos mandamentos de Deus nossa vitamina espiritual! Foi isso o que Andreza fez.
História
Andreza tem doze anos e é uma adolescente que se destaca por sua dedicação e seu compromisso para com a salvação de outras pessoas. Ela vive em Araguaína, onde atua como professora da Escola Sabatina dos Primários e dirige dois Pequenos Grupos. Além disso, dá estudos bíblicos a outros adolescentes de sua idade. Quando tinha apenas 10 anos, começou a ensinar na Escola
Sabatina e depois de assumir essa função na igreja que frequenta,
sempre assiste às reuniões trimestrais que se destinam a capacitar professores para crianças e adolescentes.
Andreza herdou de sua mãe o espírito missionário. Além disso, ela é muito companheira de sua mãe, com quem forma uma dupla missionária, realizando um trabalho intenso e diferente. Juntas, elas vão de casa em casa, cantando e evangelizando as famílias da região onde vivem. A mãe fica com os adultos e Andreza atende as crianças. Por todas as partes elas dão estudos bíblicos a adultos e crianças.
Quando foi iniciado o Pequeno Grupo e sua mãe ficava com os adultos, surgiu na Andreza o desejo de paralelamente ficar com as crianças dos vizinhos que vinham para a reunião. Elas estão muito motivadas com a formação de novos líderes a fim de poderem formar outros Pequenos Grupos. Atualmente, a Andreza estuda a Bíblia com sete crianças e quatro adolescentes que já foram batizados como resultado do trabalho de seu Pequeno Grupo.
Será que a Andreza está guardando a Palavra de Deus em seu coração? Claro que sim! Você também pode fazê-lo. A Bíblia diz que Deus usou e que usará as crianças para propagarem Sua mensagem. Você também gostaria de ser um instrumento nas mãos do Senhor para levar outras pessoas ao reino dos céus?
Se esse for o seu desejo, Deus lhe dará as forças e a coragem necessárias por meio de Sua Palavra. Oremos. (Ore pelas decisões tomadas pelas crianças.)
Andreza tem doze anos e é uma adolescente que se destaca por sua dedicação e seu compromisso para com a salvação de outras pessoas. Ela vive em Araguaína, onde atua como professora da Escola Sabatina dos Primários e dirige dois Pequenos Grupos. Além disso, dá estudos bíblicos a outros adolescentes de sua idade. Quando tinha apenas 10 anos, começou a ensinar na Escola
Sabatina e depois de assumir essa função na igreja que frequenta,
sempre assiste às reuniões trimestrais que se destinam a capacitar professores para crianças e adolescentes.
Andreza herdou de sua mãe o espírito missionário. Além disso, ela é muito companheira de sua mãe, com quem forma uma dupla missionária, realizando um trabalho intenso e diferente. Juntas, elas vão de casa em casa, cantando e evangelizando as famílias da região onde vivem. A mãe fica com os adultos e Andreza atende as crianças. Por todas as partes elas dão estudos bíblicos a adultos e crianças.
Quando foi iniciado o Pequeno Grupo e sua mãe ficava com os adultos, surgiu na Andreza o desejo de paralelamente ficar com as crianças dos vizinhos que vinham para a reunião. Elas estão muito motivadas com a formação de novos líderes a fim de poderem formar outros Pequenos Grupos. Atualmente, a Andreza estuda a Bíblia com sete crianças e quatro adolescentes que já foram batizados como resultado do trabalho de seu Pequeno Grupo.
Será que a Andreza está guardando a Palavra de Deus em seu coração? Claro que sim! Você também pode fazê-lo. A Bíblia diz que Deus usou e que usará as crianças para propagarem Sua mensagem. Você também gostaria de ser um instrumento nas mãos do Senhor para levar outras pessoas ao reino dos céus?
Se esse for o seu desejo, Deus lhe dará as forças e a coragem necessárias por meio de Sua Palavra. Oremos. (Ore pelas decisões tomadas pelas crianças.)
O Garoto Está Vivo!
Lição 7 Jardim da Infância 14 de agosto de 2010
VERSO PARA DECORAR
“O Senhor […] protege os que nEle confiam.” Naum 1:7, NVI.
“O Senhor […] protege os que nEle confiam.” Naum 1:7, NVI.
Resumo da Lição
Deus enviou Elias a uma viúva que o alimentou, quando não havia alimento nem água suficientes durante um longo período de fome. Enquanto Elias permaneceu ali, o filho da viúva ficou doente e morreu. Ela ficou muito triste e contou a Elias o que aconteceu.
Elias pegou o menino e subiu para seu quarto e o colocou em sua cama. Ele se deitou sobre o corpo do menino e orou. Deus ouviu a oração de Elias e o menino ressuscitou. A viúva se alegrou e disse que agora sabia que Deus falou através de Elias. Esta lição fala sobre graça. A viúva e seu filho pertenciam a Deus. Ele cuidou de sua felicidade. Da mesma forma como a viúva ajudou Elias, Deus lhe mostrou Sua graça restaurando-lhe o filho à vida. Nós também pertencemos a Deus, e Ele também cuidará de nós.
Deus enviou Elias a uma viúva que o alimentou, quando não havia alimento nem água suficientes durante um longo período de fome. Enquanto Elias permaneceu ali, o filho da viúva ficou doente e morreu. Ela ficou muito triste e contou a Elias o que aconteceu.
Elias pegou o menino e subiu para seu quarto e o colocou em sua cama. Ele se deitou sobre o corpo do menino e orou. Deus ouviu a oração de Elias e o menino ressuscitou. A viúva se alegrou e disse que agora sabia que Deus falou através de Elias. Esta lição fala sobre graça. A viúva e seu filho pertenciam a Deus. Ele cuidou de sua felicidade. Da mesma forma como a viúva ajudou Elias, Deus lhe mostrou Sua graça restaurando-lhe o filho à vida. Nós também pertencemos a Deus, e Ele também cuidará de nós.
Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Personagens: Elias, filho da viúva (opcional), viúva (opcional)
Com antecedência, pedir que um adulto se vista com o traje de Elias e conte a história.
Recapitular a história da semana anterior para que as crianças se lembrem de que Deus cuidou de Elias, da viúva e do filho dela ao prover azeite e farinha para todos. Se for possível, usar os recipientes de azeite e farinha usados no sábado passado.
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Personagens: Elias, filho da viúva (opcional), viúva (opcional)
Com antecedência, pedir que um adulto se vista com o traje de Elias e conte a história.
Recapitular a história da semana anterior para que as crianças se lembrem de que Deus cuidou de Elias, da viúva e do filho dela ao prover azeite e farinha para todos. Se for possível, usar os recipientes de azeite e farinha usados no sábado passado.
Para um grupo maior, Elias pode contar uma história com a ajuda de uma “viúva” e de um “filho” da própria classe. Para grupos menores, dividir as crianças em pares (um filho e uma viúva) e pedir que se vistam com roupas dos tempos bíblicos e encenem a parte da história do filho morrendo (encenar o menino morto) e a viúva chorando. (Toalhas de rosto fazem bons turbantes.) Para cada grupo feito, Elias deve orar na frente da criança para que ela retorne à vida.
– Olá, meus amiguinhos! Eu sou Elias. Vocês se lembram de como Deus me guiou até uma viúva, na cidade de Sarepta? Eu já estou aqui há algum tempo. Estou hospedado em um pequeno quarto no andar superior da casa da mulher viúva. É bem mais confortável do que ficar acampado junto ao riacho de Querite.
Ainda não choveu, pois as pessoas ainda estão adorando o ídolo Baal. As pessoas por todos os lugares estão com fome. Mas na casa da viúva sempre há alimento, pois o Senhor prometeu que faria isso.
Diariamente, quando a viúva olha dentro de sua vasilha, ela encontra farinha para fazer pão.
E, cada dia, quando olha dentro de seu recipiente de azeite, encontra azeite. Todos os dias nós agradecemos a Deus por cuidar de nós.
A viúva tem um filho. Eu gosto dele. Algumas vezes, brinco com ele ou lhe conto histórias sobre Noé e seu grande barco.
Um dia, porém, o menino não se sentiu muito bem. A mulher pegou o filho ao colo e o acariciou.
Ela lhe deu água fresquinha para beber. Ela cantou cânticos suaves para ele. Mas seu filho piorava cada vez mais. Sua mãe fez tudo que pôde para ajudá-lo, mas ele morreu.
A viúva me procurou e me disse:
– Por que aconteceu isso?
As lágrimas escorriam-lhe pela face. Eu tentei consolá-la.
Finalmente, pedi que ela me entregasse o garoto. Eu o levei para cima, até meu quarto, e o coloquei em minha cama. Então, comecei a orar com muita fé. Eu disse a Deus o quanto a mãe do garoto havia sido bondosa para comigo. Ela me alimentara e deixara que eu ficasse em sua casa. Ela amava seu filho e precisava dele.
Deus me disse para eu deitar sobre o garoto. Eu fiz isto e continuei orando. Então, me levantei e andei pelo quarto. Novamente me deitei sobre o garoto e orei para que Deus o trouxesse de volta à vida.
Três vezes fiz aquela oração.
Após a terceira vez, o garoto voltou a respirar. Ele voltara à vida! Fiquei tão feliz que gritei de alegria. Eu o peguei pela mão e desci as escadas com ele e gritei para a mãe: – Venha ver! Seu filho está vivo!
A viúva deu um forte abraço no filho. Ela se sentou e tomou sua face entre as mãos. Ela olhou para os olhos do filho. Ela sorriu. Sorriu e chorou de alegria ao mesmo tempo. Ela me agradeceu e agradeceu a Deus. Sabia que Deus a amava e que havia tomado conta deles, e que Ele sempre cuidaria deles. Eu sei que Deus também sempre cuida de mim. E Ele sempre cuidará de vocês.
– Olá, meus amiguinhos! Eu sou Elias. Vocês se lembram de como Deus me guiou até uma viúva, na cidade de Sarepta? Eu já estou aqui há algum tempo. Estou hospedado em um pequeno quarto no andar superior da casa da mulher viúva. É bem mais confortável do que ficar acampado junto ao riacho de Querite.
Ainda não choveu, pois as pessoas ainda estão adorando o ídolo Baal. As pessoas por todos os lugares estão com fome. Mas na casa da viúva sempre há alimento, pois o Senhor prometeu que faria isso.
Diariamente, quando a viúva olha dentro de sua vasilha, ela encontra farinha para fazer pão.
E, cada dia, quando olha dentro de seu recipiente de azeite, encontra azeite. Todos os dias nós agradecemos a Deus por cuidar de nós.
A viúva tem um filho. Eu gosto dele. Algumas vezes, brinco com ele ou lhe conto histórias sobre Noé e seu grande barco.
Um dia, porém, o menino não se sentiu muito bem. A mulher pegou o filho ao colo e o acariciou.
Ela lhe deu água fresquinha para beber. Ela cantou cânticos suaves para ele. Mas seu filho piorava cada vez mais. Sua mãe fez tudo que pôde para ajudá-lo, mas ele morreu.
A viúva me procurou e me disse:
– Por que aconteceu isso?
As lágrimas escorriam-lhe pela face. Eu tentei consolá-la.
Finalmente, pedi que ela me entregasse o garoto. Eu o levei para cima, até meu quarto, e o coloquei em minha cama. Então, comecei a orar com muita fé. Eu disse a Deus o quanto a mãe do garoto havia sido bondosa para comigo. Ela me alimentara e deixara que eu ficasse em sua casa. Ela amava seu filho e precisava dele.
Deus me disse para eu deitar sobre o garoto. Eu fiz isto e continuei orando. Então, me levantei e andei pelo quarto. Novamente me deitei sobre o garoto e orei para que Deus o trouxesse de volta à vida.
Três vezes fiz aquela oração.
Após a terceira vez, o garoto voltou a respirar. Ele voltara à vida! Fiquei tão feliz que gritei de alegria. Eu o peguei pela mão e desci as escadas com ele e gritei para a mãe: – Venha ver! Seu filho está vivo!
A viúva deu um forte abraço no filho. Ela se sentou e tomou sua face entre as mãos. Ela olhou para os olhos do filho. Ela sorriu. Sorriu e chorou de alegria ao mesmo tempo. Ela me agradeceu e agradeceu a Deus. Sabia que Deus a amava e que havia tomado conta deles, e que Ele sempre cuidaria deles. Eu sei que Deus também sempre cuida de mim. E Ele sempre cuidará de vocês.
Encerramento
Orar pelas pessoas para quem as crianças enviarão os cartões, pedindo especialmente que Jesus cuide delas. Lembrar às crianças que devem orar por aquelas pessoas todos os dias.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).
Orar pelas pessoas para quem as crianças enviarão os cartões, pedindo especialmente que Jesus cuide delas. Lembrar às crianças que devem orar por aquelas pessoas todos os dias.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).
Pesado Demais Para Flutuar
Lição 7 dos Primários 14 de agosto de 2010
VERSO PARA DECORAR
“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão.” Mateus 7:7, NVI.
“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão.” Mateus 7:7, NVI.
Resumo da Lição
A escola dos profetas precisava de instalações maiores. Os alunos se reuniram com Eliseu e examinaram suas necessidades. Ele foi com eles às margens do rio Jordão para cortar troncos de árvores a fim de construir um novo edifício. Enquanto trabalhavam, o ferro do machado emprestado que um jovem estava usando saiu do cabo, caiu na água e afundou. Ele clamou por ajuda. Eliseu foi ver o lugar onde o ferro caiu. Então, jogou um pau na água e o ferro do machado flutuou na superfície da água, podendo assim ser recuperado.
Esta lição fala sobre graça. A história do machado que flutuou nos faz lembrar de que Deus Se preocupa com qualquer problema que enfrentamos, seja ele grande ou pequeno. Pede que levemos a Ele tudo que nos deixa preocupados. Ele cuidará disso da maneira que for melhor para nós.
A escola dos profetas precisava de instalações maiores. Os alunos se reuniram com Eliseu e examinaram suas necessidades. Ele foi com eles às margens do rio Jordão para cortar troncos de árvores a fim de construir um novo edifício. Enquanto trabalhavam, o ferro do machado emprestado que um jovem estava usando saiu do cabo, caiu na água e afundou. Ele clamou por ajuda. Eliseu foi ver o lugar onde o ferro caiu. Então, jogou um pau na água e o ferro do machado flutuou na superfície da água, podendo assim ser recuperado.
Esta lição fala sobre graça. A história do machado que flutuou nos faz lembrar de que Deus Se preocupa com qualquer problema que enfrentamos, seja ele grande ou pequeno. Pede que levemos a Ele tudo que nos deixa preocupados. Ele cuidará disso da maneira que for melhor para nós.
Lição Bíblica
Vivenciando a História
Com antecedência, colocar o “machado” no fundo da bacia com água. Colocar uma pedra ou algum outro objeto pesado sobre ele para que não flutue. Durante a história, ao descrever que um pau foi jogado na água, empurrar o peso para um lado de modo a fazer o “machado” flutuar.
Palavras: Ações:
machado ou ferro do machado dizer Tunc! Tunc!
Eliseu dizer homem de Deus
Se a Atividade Preparatória A foi feita na classe, dizer: Lembram-se de nossa experiência no início do programa de hoje, descobrindo coisas que flutuam e outras que não flutuam? (Sim.) Repetir a experiência com uma pedrinha e um pauzinho. Nossa história de hoje é sobre um machado que flutuou.
Certo dia, alguns rapazes que estudavam em uma escola especial dos profetas ouviram boas notícias. O profeta Eliseu [homem de Deus] estava vindo visitá-los. Eles poderiam conversar com ele e aprender com ele. E podiam contar-lhe que o edifício onde estavam ficando estava se tornando muito pequeno. Precisavam de um edifício maior.
Quando o profeta Eliseu [homem de Deus] chegou, eles conversaram com ele a respeito do assunto. Eliseu [homem de Deus] compreendeu, e concordou. Assim, separaram um dia especial para ir até as margens do rio Jordão. Ali cortariam troncos de árvores para construir a nova escola. Eles pediram que Eliseu [homem de Deus] fosse com eles. Um dos moços tomou emprestado um machado [Tunc! Tunc!]. Ele também desejava ajudar a construir o novo edifício da escola. Naquele dia, ele alegremente se uniu ao grupo de trabalho junto ao rio. Alguns derrubavam as árvores, outros as transformavam em tábuas. O profeta Eliseu [homem de Deus] trabalhava junto com eles. Enquanto trabalhavam, o profeta falava sobre o amor e cuidado de Deus.
Então, de repente, algo aconteceu. O moço com o machado [Tunc! Tunc!] emprestado, levantou-o ao ar. Mas, desta vez, o ferro do machado [Tunc! Tunc!] saiu do cabo e voou pelos ares!
Com um “splash!”, afundou na água do rio!
– Ai! meu senhor! – exclamou o moço. – O machado [Tunc! Tunc!] era emprestado! Eu não tenho como pagar por ele.
Seus amigos vieram correndo. Todos ficaram olhando para a água escura. Eliseu [homem de Deus] se apressou até a beira do rio. Mas ele também não conseguia ver o machado [Tunc! Tunc!] perdido na água.
– Onde caiu? – perguntou Eliseu [homem de Deus]. Tudo que o moço podia fazer era apontar para o lugar onde o machado [Tunc! Tunc!] caíra. Eliseu [homem de Deus] sorriu, voltou-se e olhou para as árvores ao redor. Encontrando um galho que parecia adequado, cortou um pedaço dele. Voltou até a beira do rio e jogou aquele pau onde o moço apontara.
O pau caiu na água com um suave “splash”. Então, bem devagar, o pau e o ferro do machado [Tunc! Tunc!] subiram até a superfície da água. [Fazer o “machado” na bacia de água flutuar.]
Todos suspiraram aliviados. Mas quem deu o maior suspiro foi o rapaz que perdera o machado [Tunc! Tunc!], pois poucos minutos antes se sentia fracassado.
Através de Eliseu [homem de Deus], Deus aproveitou aquele incidente para realizar um milagre.
Ele fez com que aquele dia comum se tornasse um dia inesquecível.
No fim do dia, todos os rapazes voltaram cansados para a escola, mas entusiasmados. Conversaram com Eliseu [homem de Deus] sobre o que acontecera. Tinham mais certeza do que nunca de que Deus os amava e cuidava deles. Agora compreendiam que não existe problema grande demais nem pequeno demais para colocarmos nas mãos de Deus.
Vivenciando a História
Com antecedência, colocar o “machado” no fundo da bacia com água. Colocar uma pedra ou algum outro objeto pesado sobre ele para que não flutue. Durante a história, ao descrever que um pau foi jogado na água, empurrar o peso para um lado de modo a fazer o “machado” flutuar.
Palavras: Ações:
machado ou ferro do machado dizer Tunc! Tunc!
Eliseu dizer homem de Deus
Se a Atividade Preparatória A foi feita na classe, dizer: Lembram-se de nossa experiência no início do programa de hoje, descobrindo coisas que flutuam e outras que não flutuam? (Sim.) Repetir a experiência com uma pedrinha e um pauzinho. Nossa história de hoje é sobre um machado que flutuou.
Certo dia, alguns rapazes que estudavam em uma escola especial dos profetas ouviram boas notícias. O profeta Eliseu [homem de Deus] estava vindo visitá-los. Eles poderiam conversar com ele e aprender com ele. E podiam contar-lhe que o edifício onde estavam ficando estava se tornando muito pequeno. Precisavam de um edifício maior.
Quando o profeta Eliseu [homem de Deus] chegou, eles conversaram com ele a respeito do assunto. Eliseu [homem de Deus] compreendeu, e concordou. Assim, separaram um dia especial para ir até as margens do rio Jordão. Ali cortariam troncos de árvores para construir a nova escola. Eles pediram que Eliseu [homem de Deus] fosse com eles. Um dos moços tomou emprestado um machado [Tunc! Tunc!]. Ele também desejava ajudar a construir o novo edifício da escola. Naquele dia, ele alegremente se uniu ao grupo de trabalho junto ao rio. Alguns derrubavam as árvores, outros as transformavam em tábuas. O profeta Eliseu [homem de Deus] trabalhava junto com eles. Enquanto trabalhavam, o profeta falava sobre o amor e cuidado de Deus.
Então, de repente, algo aconteceu. O moço com o machado [Tunc! Tunc!] emprestado, levantou-o ao ar. Mas, desta vez, o ferro do machado [Tunc! Tunc!] saiu do cabo e voou pelos ares!
Com um “splash!”, afundou na água do rio!
– Ai! meu senhor! – exclamou o moço. – O machado [Tunc! Tunc!] era emprestado! Eu não tenho como pagar por ele.
Seus amigos vieram correndo. Todos ficaram olhando para a água escura. Eliseu [homem de Deus] se apressou até a beira do rio. Mas ele também não conseguia ver o machado [Tunc! Tunc!] perdido na água.
– Onde caiu? – perguntou Eliseu [homem de Deus]. Tudo que o moço podia fazer era apontar para o lugar onde o machado [Tunc! Tunc!] caíra. Eliseu [homem de Deus] sorriu, voltou-se e olhou para as árvores ao redor. Encontrando um galho que parecia adequado, cortou um pedaço dele. Voltou até a beira do rio e jogou aquele pau onde o moço apontara.
O pau caiu na água com um suave “splash”. Então, bem devagar, o pau e o ferro do machado [Tunc! Tunc!] subiram até a superfície da água. [Fazer o “machado” na bacia de água flutuar.]
Todos suspiraram aliviados. Mas quem deu o maior suspiro foi o rapaz que perdera o machado [Tunc! Tunc!], pois poucos minutos antes se sentia fracassado.
Através de Eliseu [homem de Deus], Deus aproveitou aquele incidente para realizar um milagre.
Ele fez com que aquele dia comum se tornasse um dia inesquecível.
No fim do dia, todos os rapazes voltaram cansados para a escola, mas entusiasmados. Conversaram com Eliseu [homem de Deus] sobre o que acontecera. Tinham mais certeza do que nunca de que Deus os amava e cuidava deles. Agora compreendiam que não existe problema grande demais nem pequeno demais para colocarmos nas mãos de Deus.
Encerramento
Cantar “Meu Deus é Tão Grande” (ver p. 111, CD faixa 2). Convidar as crianças a entregarem seus problemas a Deus todos os dias.
Cantar “Meu Deus é Tão Grande” (ver p. 111, CD faixa 2). Convidar as crianças a entregarem seus problemas a Deus todos os dias.
Tem Perfume no Ar…
Lição 7 Juvenis 14 de agosto de 2010
Analisando
Dar tempo para respostas. Como você se sente quando alguém o perdoa? Como se sente quando você tem que perdoar alguém que o magoou? O que torna possível a você perdoar alguém? (Aceitar o amor de Deus em nossos corações.) Deus supre tanto a nossa necessidade de sermos perdoados e amados, como também nossa necessidade de perdoar e amar aos outros. Repitam comigo a mensagem central desta semana:
O AMOR DE DEUS NOS MOTIVA A SER AMOROSOS.
Verso Para Memorizar
“Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. [...] Nós amamos porque Ele nos amou primeiro.” 1 João 4:16, 19.
“Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. [...] Nós amamos porque Ele nos amou primeiro.” 1 João 4:16, 19.
Resumo da Lição
Jesus curou Simão fisicamente, mas ele ainda não estava curado no nível espiritual. Simão preparou uma grande festa, com Jesus e Lázaro como convidados de honra. Maria entrou silenciosamente na festa e começou a lavar os pés de Jesus com lágrimas e perfume, secando-os com seu próprio cabelo. Simão sentiu-se ultrajado e queria que Jesus condenasse aquela mulher. Mas, em vez disso, Jesus apontou gentil e discretamente o pecado de Simão, e disse que Maria aparentemente fizera muito mais coisas erradas, mas ainda assim demonstrara maior amor. A bondade de Jesus tocou o coração de Simão e ele se tornou um fiel seguidor do Mestre.
Esta lição fala sobre graça. Maria experimentou a graça cada uma das sete vezes que Jesus expulsou os demônios de seu corpo. Finalmente, ela permitiu que o Espírito Santo passasse a usá-la. Através de sua expressão de amor, Jesus pôde estender Sua graça também a Simão.
Jesus curou Simão fisicamente, mas ele ainda não estava curado no nível espiritual. Simão preparou uma grande festa, com Jesus e Lázaro como convidados de honra. Maria entrou silenciosamente na festa e começou a lavar os pés de Jesus com lágrimas e perfume, secando-os com seu próprio cabelo. Simão sentiu-se ultrajado e queria que Jesus condenasse aquela mulher. Mas, em vez disso, Jesus apontou gentil e discretamente o pecado de Simão, e disse que Maria aparentemente fizera muito mais coisas erradas, mas ainda assim demonstrara maior amor. A bondade de Jesus tocou o coração de Simão e ele se tornou um fiel seguidor do Mestre.
Esta lição fala sobre graça. Maria experimentou a graça cada uma das sete vezes que Jesus expulsou os demônios de seu corpo. Finalmente, ela permitiu que o Espírito Santo passasse a usá-la. Através de sua expressão de amor, Jesus pôde estender Sua graça também a Simão.
Dinâmica
B. Descobrindo o Cheiro
Com antecedência, mergulhar as bolas de algodão em líquidos fortes: água sanitária, ketchup, vinagre, antisséptico e perfume. Colocar as bolas de algodão em pequenos potes de plástico (ou vidro) fechados, para manter o cheiro. Numerar os potes. Dar aos
alunos papel e caneta. Pedir que cheirem cada pote e escrevam no papel a substância que eles acham que é. Quando todos tiverem terminado, ler as respostas e parabenizar os alunos que tiverem acertado mais.
Com antecedência, mergulhar as bolas de algodão em líquidos fortes: água sanitária, ketchup, vinagre, antisséptico e perfume. Colocar as bolas de algodão em pequenos potes de plástico (ou vidro) fechados, para manter o cheiro. Numerar os potes. Dar aos
alunos papel e caneta. Pedir que cheirem cada pote e escrevam no papel a substância que eles acham que é. Quando todos tiverem terminado, ler as respostas e parabenizar os alunos que tiverem acertado mais.
Analisando
Qual desses cheiros lembra o amor de Deus? (Aceitar as várias respostas; incentivar “o mais doce” ou o “mais forte” como respostas.) Vamos ler juntos 1 João 4:16, 19. (Procurar o texto na Bíblia e ler com os alunos.) Que cheiro tem uma bola de algodão seca? (Nada; cheira como aquilo com o que foi guardada.) Qual é o nosso “cheiro” quando estamos sem o amor de Deus? (Aquilo com que temos estado, ou com o que passamos tempo.) Como podemos espalhar o amor de Deus aos outros? (Primeiro, nós mesmos precisamos estar transbordando do amor de Deus, só então os outros poderão recebê-lo de nós.) Deus supre tanto a nossa necessidade de amar como a de sermos amados. A mensagem desta semana é:
O AMOR DE DEUS NOS MOTIVA A SER AMOROSOS.
Qual desses cheiros lembra o amor de Deus? (Aceitar as várias respostas; incentivar “o mais doce” ou o “mais forte” como respostas.) Vamos ler juntos 1 João 4:16, 19. (Procurar o texto na Bíblia e ler com os alunos.) Que cheiro tem uma bola de algodão seca? (Nada; cheira como aquilo com o que foi guardada.) Qual é o nosso “cheiro” quando estamos sem o amor de Deus? (Aquilo com que temos estado, ou com o que passamos tempo.) Como podemos espalhar o amor de Deus aos outros? (Primeiro, nós mesmos precisamos estar transbordando do amor de Deus, só então os outros poderão recebê-lo de nós.) Deus supre tanto a nossa necessidade de amar como a de sermos amados. A mensagem desta semana é:
O AMOR DE DEUS NOS MOTIVA A SER AMOROSOS.
Oração
Distribuir papel e caneta aos alunos e pedir que escrevam várias maneiras pelas quais experimentam pessoalmente o amor de Deus – diferentes maneiras pelas quais Deus demonstra Seu amor por eles. Quando terminarem, pedir que coloquem os papéis num envelope grande. Dar oportunidade para alguns voluntários tirarem um papel do envelope e ler para a classe. Ao final, agradeça a Jesus por sempre ter novas formas de demonstrar o quanto nos ama.
Distribuir papel e caneta aos alunos e pedir que escrevam várias maneiras pelas quais experimentam pessoalmente o amor de Deus – diferentes maneiras pelas quais Deus demonstra Seu amor por eles. Quando terminarem, pedir que coloquem os papéis num envelope grande. Dar oportunidade para alguns voluntários tirarem um papel do envelope e ler para a classe. Ao final, agradeça a Jesus por sempre ter novas formas de demonstrar o quanto nos ama.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Oferecer uma bola de algodão para todos que quiserem. Caminhar pela classe e oferecer-se para borrifar um pouco de perfume nas bolas de algodão. O que vocês pensariam se no meio do seu almoço de sábado alguém começasse a colocar perfume em vocês? Qual seria o resultado? Em nossa história de hoje, alguém
abriu um frasco de perfume e começou a jogar perfume nos pés de Jesus, bem no meio de um banquete.
Introduzindo a História Bíblica
Oferecer uma bola de algodão para todos que quiserem. Caminhar pela classe e oferecer-se para borrifar um pouco de perfume nas bolas de algodão. O que vocês pensariam se no meio do seu almoço de sábado alguém começasse a colocar perfume em vocês? Qual seria o resultado? Em nossa história de hoje, alguém
abriu um frasco de perfume e começou a jogar perfume nos pés de Jesus, bem no meio de um banquete.
Vivenciando a História
Pedir a alguns voluntários que leiam Lucas 7:36-47. Após cada verso, parar a leitura e pedir aos alunos que fechem os olhos e digam o que veem, ouvem e sentem. Incentivar as respostas mais criativas. Tratar todas as respostas com respeito, mas evitar resvalar para brincadeiras bobas.
Pedir a alguns voluntários que leiam Lucas 7:36-47. Após cada verso, parar a leitura e pedir aos alunos que fechem os olhos e digam o que veem, ouvem e sentem. Incentivar as respostas mais criativas. Tratar todas as respostas com respeito, mas evitar resvalar para brincadeiras bobas.
Analisando
O que Maria e Simão tinham em comum? O que tinham de diferente? Lembrem-se, a mensagem central desta semana é: O AMOR DE DEUS NOS MOTIVA A SER AMOROSOS.
O que Maria e Simão tinham em comum? O que tinham de diferente? Lembrem-se, a mensagem central desta semana é: O AMOR DE DEUS NOS MOTIVA A SER AMOROSOS.
Dinânica para Aplicação da Lição
Aplicação da Lição
Uma Cena Atual
Dividir os alunos em grupos pequenos. Pedir que cada grupo crie uma cena dos dias de hoje, mas semelhante à história de Maria, Jesus e Simão. Eles devem incluir a si mesmos na história.
(Exemplo: Um pode ser Simão, que está desconfiado de sua irmã, Maria, que parece estar ajudando o pai mais que o normal, após ter batido o carro da família.) Dar três a cinco minutos para criarem suas histórias.
Pedir que cada grupo conte sua história aos demais alunos da classe.
Uma Cena Atual
Dividir os alunos em grupos pequenos. Pedir que cada grupo crie uma cena dos dias de hoje, mas semelhante à história de Maria, Jesus e Simão. Eles devem incluir a si mesmos na história.
(Exemplo: Um pode ser Simão, que está desconfiado de sua irmã, Maria, que parece estar ajudando o pai mais que o normal, após ter batido o carro da família.) Dar três a cinco minutos para criarem suas histórias.
Pedir que cada grupo conte sua história aos demais alunos da classe.
Analisando
Dar tempo para respostas. Como você se sente quando alguém o perdoa? Como se sente quando você tem que perdoar alguém que o magoou? O que torna possível a você perdoar alguém? (Aceitar o amor de Deus em nossos corações.) Deus supre tanto a nossa necessidade de sermos perdoados e amados, como também nossa necessidade de perdoar e amar aos outros. Repitam comigo a mensagem central desta semana:
O AMOR DE DEUS NOS MOTIVA A SER AMOROSOS.
Encerramento
Quando realmente acreditarmos e aceitarmos que Jesus sempre escolhe amar as pessoas através de nós, aceitaremos Seu amor e estaremos dispostos a sermos usados por Ele. Vamos agradecer a Jesus por todas as formas de amor que Ele demonstra por nós a cada dia.
Quando realmente acreditarmos e aceitarmos que Jesus sempre escolhe amar as pessoas através de nós, aceitaremos Seu amor e estaremos dispostos a sermos usados por Ele. Vamos agradecer a Jesus por todas as formas de amor que Ele demonstra por nós a cada dia.
Provado Pelo Fogo
Lição 7 dos Adolescentes 14 de agosto de 2010Texto Bíblico: Romanos 1:8-17.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 13 e 14.
Verso Bíblico: 1 Tessalonicenses 5:16-18.
I. SINOPSE
Geralmente, as causas dos problemas que nos deixam para baixo são bem piores do que uma noite mal dormida. Quem sabe a mãe de alguém tenha sido diagnosticada de câncer e não tenha chance de chegar ao final do ano com vida. A solução não é apegar-se a uma fé superficial que diz: “Tudo bem, vamos continuar louvando a Deus e fingir que o câncer não é real.”
Não foi isso que Paulo e Silas fizeram em Atos 16:12-40. Trancados numa cela de prisão, eles não fingiram que estavam em um hotel luxuoso, tomando sorvete à beira da piscina. Em vez de fingir que aquela situação era irreal, eles escolheram enfrentá-la – mas, primeiro, reconheceram o poder de Deus. Um poder que é maior e muito mais sábio e repleto de amor do que eles mesmos ou a situação desafiadora que enfrentavam. Em Romanos 8:28, Deus nos assegura que tudo o que acontece conosco tem um propósito maior e divino. Talvez as situações que enfrentamos hoje sejam necessárias para o desenvolvimento de nosso caráter. Quem sabe a nossa experiência possa ajudar outra pessoa a fi nalmente confiar em Deus e tomar a decisão de aceitá-Lo como seu Salvador. As provações e as dificuldades que enfrentamos nos capacitam a compreender o sofrimento de outras pessoas que enfrentam situações semelhantes e, assim, tornamo-nos mais aptos a confortar e a fortalecer o próximo. Por todas essas razões, é muito importante lembrar que servimos a um Deus onisciente e
onipotente, que controla o Universo inteiro e que não permite que nada ocorra sem o Seu consentimento. Pode ser que você esteja enfrentando uma situação difícil, mas isso não muda o fato de que Deus ainda está no controle.
Geralmente, as causas dos problemas que nos deixam para baixo são bem piores do que uma noite mal dormida. Quem sabe a mãe de alguém tenha sido diagnosticada de câncer e não tenha chance de chegar ao final do ano com vida. A solução não é apegar-se a uma fé superficial que diz: “Tudo bem, vamos continuar louvando a Deus e fingir que o câncer não é real.”
Não foi isso que Paulo e Silas fizeram em Atos 16:12-40. Trancados numa cela de prisão, eles não fingiram que estavam em um hotel luxuoso, tomando sorvete à beira da piscina. Em vez de fingir que aquela situação era irreal, eles escolheram enfrentá-la – mas, primeiro, reconheceram o poder de Deus. Um poder que é maior e muito mais sábio e repleto de amor do que eles mesmos ou a situação desafiadora que enfrentavam. Em Romanos 8:28, Deus nos assegura que tudo o que acontece conosco tem um propósito maior e divino. Talvez as situações que enfrentamos hoje sejam necessárias para o desenvolvimento de nosso caráter. Quem sabe a nossa experiência possa ajudar outra pessoa a fi nalmente confiar em Deus e tomar a decisão de aceitá-Lo como seu Salvador. As provações e as dificuldades que enfrentamos nos capacitam a compreender o sofrimento de outras pessoas que enfrentam situações semelhantes e, assim, tornamo-nos mais aptos a confortar e a fortalecer o próximo. Por todas essas razões, é muito importante lembrar que servimos a um Deus onisciente e
onipotente, que controla o Universo inteiro e que não permite que nada ocorra sem o Seu consentimento. Pode ser que você esteja enfrentando uma situação difícil, mas isso não muda o fato de que Deus ainda está no controle.
II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Louvar a Deus quando está tudo bem em nossa vida talvez não chame a atenção das pessoas ao nosso redor. Louvar, porém, a Deus quando nossa vida está envolta em dificuldades e incertezas, certamente fará com que as pessoas parem para refletir. Deus está sempre trabalhando em nossa vida. Sempre. Muitas vezes não conseguimos entender, e muito menos descobrir a razão por trás do que está acontecendo conosco. Vemos apenas o problema e não sabemos o porquê de não conseguirmos sair dele.
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Louvar a Deus quando está tudo bem em nossa vida talvez não chame a atenção das pessoas ao nosso redor. Louvar, porém, a Deus quando nossa vida está envolta em dificuldades e incertezas, certamente fará com que as pessoas parem para refletir. Deus está sempre trabalhando em nossa vida. Sempre. Muitas vezes não conseguimos entender, e muito menos descobrir a razão por trás do que está acontecendo conosco. Vemos apenas o problema e não sabemos o porquê de não conseguirmos sair dele.
Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia revela que a Carta aos Romanos foi escrita em Corinto em algum momento do período de três meses que Paulo permaneceu ali. O apóstolo estava retornando à Palestina e levando consigo os donativos das igrejas da Macedônia e Acaia destinados aos irmãos pobres daquela região. Apesar de ter pregado em grandes cidades como Éfeso, Atenas e Corinto, Paulo ainda não tinha visitado e proclamado o evangelho na capital do império romano. Roma era a capital do império romano e os viajantes constantemente passavam por ali para ir a outras partes do reino. Quem sabe foi assim que a mensagem de Jesus Cristo foi disseminada pelo mundo inteiro. O texto bíblico de Romanos 1:17 na versão Almeida Revista e Atualizada diz: “A justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé.” Compare esse texto com as palavras “de
glória em glória” encontrada em 1 Coríntios 3:18 e as palavras “de força em força” de Salmo 84:7. A fé, ao ser exercitada, nos habilita a receber mais fé e assim por diante. Inicia-se, assim, o ciclo da vitória!
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia revela que a Carta aos Romanos foi escrita em Corinto em algum momento do período de três meses que Paulo permaneceu ali. O apóstolo estava retornando à Palestina e levando consigo os donativos das igrejas da Macedônia e Acaia destinados aos irmãos pobres daquela região. Apesar de ter pregado em grandes cidades como Éfeso, Atenas e Corinto, Paulo ainda não tinha visitado e proclamado o evangelho na capital do império romano. Roma era a capital do império romano e os viajantes constantemente passavam por ali para ir a outras partes do reino. Quem sabe foi assim que a mensagem de Jesus Cristo foi disseminada pelo mundo inteiro. O texto bíblico de Romanos 1:17 na versão Almeida Revista e Atualizada diz: “A justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé.” Compare esse texto com as palavras “de
glória em glória” encontrada em 1 Coríntios 3:18 e as palavras “de força em força” de Salmo 84:7. A fé, ao ser exercitada, nos habilita a receber mais fé e assim por diante. Inicia-se, assim, o ciclo da vitória!
III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Recorte algumas folhas de papel ou de cartolina no formato de marca-páginas. Distribua entre os alunos e oriente-os a lerem os textos bíblicos abaixo:
Salmo 34:1
Salmo 16:8-9
Salmo 90:1-2
Os alunos deverão selecionar um dos textos bíblicos acima e escrevê-lo no marca-páginas. Providencie fitas e outros materiais de artesanato e instrua-os a decorarem o marca-páginas da forma como desejarem. Incentive-os a guardarem o marca-páginas na Bíblia ou em seu quarto e a lerem o verso escolhido toda vez que sentirem dificuldade de enxergar o amor e o cuidado de Deus em meio aos problemas.
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Recorte algumas folhas de papel ou de cartolina no formato de marca-páginas. Distribua entre os alunos e oriente-os a lerem os textos bíblicos abaixo:
Salmo 34:1
Salmo 16:8-9
Salmo 90:1-2
Os alunos deverão selecionar um dos textos bíblicos acima e escrevê-lo no marca-páginas. Providencie fitas e outros materiais de artesanato e instrua-os a decorarem o marca-páginas da forma como desejarem. Incentive-os a guardarem o marca-páginas na Bíblia ou em seu quarto e a lerem o verso escolhido toda vez que sentirem dificuldade de enxergar o amor e o cuidado de Deus em meio aos problemas.
Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: “Durante a Revolta dos Boxeadores na China em 1900, os rebeldes invadiram a sede de uma missão, bloquearam todas as entradas, exceto uma, onde colocaram uma cruz deitada ao chão. Em seguida, avisaram aos reféns que todos aqueles que pisassem na cruz seriam libertados com vida, mas aqueles que se recusassem a fazê-lo morreriam a tiros. Morrendo de medo, os primeiros sete alunos pisaram na cruz e foram libertados, mas a oitava, uma jovem, recusou-se a cometer o sacrilégio. Ajoelhando-se ao lado da cruz em oração, rogando forças do alto, levantou-se e caminhou cuidadosamente ao redor da cruz e posicionou-se em frente aos atiradores.
Fortalecidos pelo seu exemplo, todos os noventa e dois alunos restantes fizeram o mesmo e posicionaram-se em frente ao pelotão de fuzilamento.” – Today in the Word, fevereiro de 1989, p. 17.
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: “Durante a Revolta dos Boxeadores na China em 1900, os rebeldes invadiram a sede de uma missão, bloquearam todas as entradas, exceto uma, onde colocaram uma cruz deitada ao chão. Em seguida, avisaram aos reféns que todos aqueles que pisassem na cruz seriam libertados com vida, mas aqueles que se recusassem a fazê-lo morreriam a tiros. Morrendo de medo, os primeiros sete alunos pisaram na cruz e foram libertados, mas a oitava, uma jovem, recusou-se a cometer o sacrilégio. Ajoelhando-se ao lado da cruz em oração, rogando forças do alto, levantou-se e caminhou cuidadosamente ao redor da cruz e posicionou-se em frente aos atiradores.
Fortalecidos pelo seu exemplo, todos os noventa e dois alunos restantes fizeram o mesmo e posicionaram-se em frente ao pelotão de fuzilamento.” – Today in the Word, fevereiro de 1989, p. 17.
Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Corrija com Amor (a) Você pode criticar o comportamento do aluno, mas nunca criticar o aluno.
(b) Nunca humilhe seu aluno. Há uma grande diferença entre corrigir e agredir.
(c) Seja um professor “5 para 1”. Toda vez que impuser uma consequência pelo mau comportamento de um aluno, ofereça-lhe cinco oportunidades para conquistar elogios de sua parte ou uma recompensa.
Corrija com Amor (a) Você pode criticar o comportamento do aluno, mas nunca criticar o aluno.
(b) Nunca humilhe seu aluno. Há uma grande diferença entre corrigir e agredir.
(c) Seja um professor “5 para 1”. Toda vez que impuser uma consequência pelo mau comportamento de um aluno, ofereça-lhe cinco oportunidades para conquistar elogios de sua parte ou uma recompensa.
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