domingo, 22 de janeiro de 2012

Filho Escolhido

Lição 2 dos Adolescentes 14 de janeiro de 2012

História Bíblica: 1 Reis 3, 4 e 10. Comentário: Profetas e Reis, capítulo 1.
I. SINOPSE
Unidos, venceremos – mas divididos, falharemos. Cerca de 800 anos se passaram desde que os israelitas cruzaram o rio Jordão até que o rei Nabucodonosor os levou cativos para a Babilônia. Geralmente, imaginamos os israelitas como um povo que permaneceu unido por todos esses anos. Porém, os reinados de Saul, Davi e Salomão foram bons enquanto duraram. Antes que Saul, da tribo de Benjamin, fosse ungido e coroado, a guerra civil quase havia exterminado sua tribo. Mesmo o reinado fabuloso de Davi foi marcado por inimigos sem fim, que ameaçavam seu direito ao trono. Primeiro, Davi foi ameaçado por membros de outras tribos e servos leais de Saul e, depois, por membros de sua própria família. O reinado de Salomão não foi apenas notável pela paz que Israel manteve com as nações vizinhas, mas também pela paz que reinou dentro da própria nação. Antes de perder a vida em batalha, Absalão, o irmão mais velho de Salomão, “conquistava o coração do povo de Israel” (2 Samuel 15:6) com sua boa aparência e seu carisma. Contudo, o jovem Salomão precisaria mais do que sorte ou uma boa aparência. Não há dúvida de que ter que enfrentar com inteligência o início conturbado de seu reinado contribuiu para que Salomão, acima de tudo, pedisse sabedoria. Na ocasião em que Salomão solucionou a disputa pela guarda da criança, ordenando que o bebê fosse cortado ao meio (o que fez com que a mãe verdadeira desistisse da criança e a mãe falsa prontamente concordasse com a ordem), todos “sentiram um grande respeito por ele, pois viram que Deus lhe tinha dado sabedoria para julgar com justiça”. 1 Reis 3:28. É motivo de grande respeito e admiração notar que Salomão manteve a nação unida por tanto tempo, porque, após a sua morte, ela se dividiu e nenhum outro foi capaz de uni-la novamente.
Ilustração
Conte esta ilustração em suas próprias palavras: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e Sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas.” Que palavras maravilhosas de serem vividas, mas será que, se pedirmos sabedoria a Deus para enfrentarmos o dia a dia, Ele nos concederá? No século 19, um pregador de Londres 13 6. Circule as palavras ou sentenças que melhor transmitem as várias emoções expressadas na história. 7. Que perguntas surgiram em sua mente após estudar esta história? Utilize as passagens a seguir como fontes alternativas relacionadas à lição desta semana: Tiago 1:5; Provérbios 2:1-5; 3:13-18 e Filipenses 1:9.
Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. Em Provérbios, a sabedoria está relacionada à vida religiosa. Os temas abordados em Provérbios foram resumidos em cinco pontos principais:
1. Toda ação tem uma consequência. No mundo de Deus, as boas ações resultam em bênçãos e as más ações, em consequências negativas ou em castigo. Deus é justo.
2. A maneira pela qual tratamos o próximo e nos relacionamos com Deus é tão importante quanto o conhecimento que temos de Sua palavra.
3. Deus nos dá o livre-arbítrio. Em contraste com a filosofia grega e o medo, não somos governados pelo destino. O grande benefício da sabedoria é que, quando as pessoas conhecem o bem, elas agem de acordo com seu conhecimento.
4. Em tudo o que fazemos, ou seguimos o caminho da justiça, ou a avenida da insensatez, com consequências garantidas.
5. O livro de Provérbios compara indivíduos opostos – o sábio e o insensato, o preguiçoso e o estudioso, o rico e o pobre. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” Esse é um texto muito familiar para a maioria dos cristãos. Embora os arqueólogos encontrem paralelismos entre muitos dos provérbios bíblicos e os “provérbios de sabedoria” dos manuscritos do Oriente Médio, somente a Bíblia descreve a sabedoria sendo propiciada através da adoração a Deus. Gerald Wheeler escreveu: “A grande diferença entre a sabedoria que não provém da Bíblia e aquela das Escrituras é que a primeira sabedoria contém ensinamentos que dizem que o homem pode ter sucesso através daquilo que faz. A Bíblia ensina que o sucesso verdadeiro vem dAquele a quem o homem rende adoração. [...] ‘O temor do Senhor/Deus’ é uma imagem fundamental e muito difundida. É a combinação do respeito, da reverência, da fé e da obediência – a vida do cristão como um todo ao relacionar-se com Deus. Ao viverem uma vida que expresse de forma concreta sua lealdade e sua fidelidade a Deus, os cristãos aceitam a direção divina, que é a única coisa que pode satisfazer a alma. Uma vida religiosa verdadeira provém apenas do próprio Deus.” – Wisdom: Timeless Treasures from Proverbs, p. 42. Review and Herald, 2000. O livro de Provérbios enfoca principalmente o comportamento exterior. Isso se dá porque os escritores bíblicos criam que aquilo que fazemos é o reflexo daquilo que somos. Observamos isso em Provérbios 6:16-19: “Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a Sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre os irmãos” (ARA). Palavras e feitos violentos são igualmente condenados em Provérbios: “Bater o leite dá manteiga; pancada no nariz faz sair sangue; provocar a raiva dá briga “ (30:33, NTLH.)
III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade e explique-a em suas próprias palavras. Divida os alunos em grupos e peça para reescreverem em suas próprias palavras provérbios específicos que possam ser aplicados a situações do dia a dia – na escola, com os pais e os irmãos ou com os amigos. Por exemplo, Provérbios 30:32 e 33; Provérbios 28:1, 6-8; Provérbios 13:20-22; Provérbios 11:4-6 e Provérbios 11:22-27.
Abalar a Terra?

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Os Amigos de Deus

Lição 2 Jardim da Infância 14 de janeiro de 2012


GRAÇA É o amor de Deus por nós.
VERSO PARA DECORAR “Façamos o homem à Nossa imagem.” Gênesis 1:26, NVI.
image
REFERÊNCIAS Gênesis 1:24-31; 2:4-23; 3:20; Patriarcas e Profetas, p. 45-47.
OBJETIVOS A criança deverá: SABER que Jesus criou pessoas para serem Suas amigas. SENTIR que Jesus deseja que cada um de nós seja Seu amigo. RESPONDER dizendo a Jesus que ela deseja ser Sua amiga.
MENSAGEM CENTRAL  Deus fez pessoas para serem Suas amigas.
Resumo da Lição
Deus criou Adão e Eva para serem Seus amigos. Ele criou Adão primeiro; depois Ele criou Eva para estar ao seu lado. Deus lhes deu um mundo belo e perfeito para desfrutarem. Ele deseja que nós também desfrutemos dessa maravilhosa dádiva da Sua graça. Esta lição fala sobre graça. Deus nos criou para sermos Seus amigos, para habitarmos, desfrutarmos e povoarmos a Terra que Ele criou para nós. Ele supriu todas as coisas que pudéssemos algum dia necessitar, e muitas outras coisas que talvez jamais necessitemos, mas que poderíamos apreciar.
Decoração da Sala
Ver lição 1. Se não foram incluídas pessoas nos cenários feitos, acrescentá-las nesta semana. Colocar uma gravura e Jesus no centro do quadro ou flanelógrafo, rodeado de crianças de diferentes grupos étnicos, ou utilizar fotos das crianças da classe. Intitular essa cena de “Amigos de Jesus”.
Lição BíBLica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 105, CD faixa 11).
Vivenciando a Histór ia
Deus contemplou satisfeito o belo mundo que havia criado. Era perfeito! Havia muito ar fresco para respirar! [Respirar profundamente e pedir que as crianças façam o mesmo.] O Sol quentinho brilhava sobre a Terra! [Levantar os braços acima da cabeça e formar um grande círculo. Pedir que as crianças façam o mesmo.] Ao anoitecer, milhões e milhões de estrelas brilhavam no céu. [Abrir e fechar rapidamente as mãos acima da cabeça, imitando estrelas a piscar, e pedir que as crianças façam o mesmo.] A Terra estava cheia de grama verdinha bem macia e árvores altas que pareciam querer alcançar o céu azul. Nos rios e mares, peixes fervilhavam esparramando água. [Juntar as palmas das mãos e mover de um lado para outro imitando peixes. Convidar as crianças a fazer o mesmo.] Lindos passarinhos voavam bem alto, enchendo o ar com seus alegres trinados. [Mover os braços como se estivesse voando e convidar as crianças a fazer o mesmo.] Cangurus e coelhinhos pulavam [dar pulinhos como coelho], gatinhos miavam [miar como gato], carneirinhos baliam [balir como carneiro], galos cantavam [cantar como galo] e cavalos galopavam [bater as mãos sobre a perna imitando o som de cavalos galopando]. Quando Deus terminou de criar todos os animais, Ele disse: “Quero que vocês tenham muitos filhotes e encham de animais o maravilhoso mundo que criei.” O mundo de Deus era perfeito. Mas Deus queria fazer mais uma coisa. Ele disse: “Façamos o homem à Nossa imagem.” E assim Deus Se curvou, juntou um punhado de terra e fez barro, juntando mais um punhado de terra e misturando bem. Então, ele modelou aquele barro e formou um homem. [Pedir à criança que deve representar Adão que se deite no chão, com os olhos fechados e fique sem se mexer.] Mas o homem ficou deitado na terra sem se mexer. Ele não tinha vida. [Se durante as Atividades Preparatórias as crianças da sua classe fizeram silhuetas de si mesmas em papel, apontar para elas e dizer que assim como as pessoas que elas fizeram, o homem estava deitado na terra, sem vida.] Então, Deus Se curvou sobre o homem e soprou vida em seu nariz. Deus fez algo que só Deus pode fazer. Não importando quanto eu ou você sopremos no nariz de uma boneca ou de uma pessoa feita de papel, nunca conseguiremos fazê-la viver. Mas Deus soprou vida no homem. [Pedir que a criança abra os olhos.] O homem, então, se espreguiçou. [Pedir que a criança se espreguice.] Ele abriu a boca. Sentou-se. [Pedir que a criança boceje e se sente.] E a primeira coisa que o homem viu, foi Deus. Deus observou os animais e percebeu que fizera para todos eles uma companheira, mas Adão não tinha uma companheira. Então, Deus disse a Adão: – Não é bom que você esteja sozinho. Vou fazer uma companheira para você. Assim, Adão se deitou novamente na terra, e Deus fez com que ele dormisse profundamente. [Pedir que a criança que representa Adão se deite no chão novamente e faça como se estivesse dormindo.] Enquanto Adão dormia, Deus tomou uma de suas costelas e com ela fez uma mulher. [Escolher uma criança para representar Eva.] Quando Adão acordou, viu a linda mulher que Deus criara. [Pedir que a criança que representa Adão se levante e lhe apresente a criança que representa Eva.] Adão e Eva formaram a primeira família que viveu naquele mundo novo. Deus abençoou Adão e Eva e lhes disse: – Tenham muitos filhos. Espalhem-se por todo o belo mundo que criei. Aproveitem tudo que fiz para vocês. Eu amo vocês e quero que Me amem também. Quero que sejamos amigos para sempre.
Encerramento
Terminar com uma oração curta, agradecendo a Jesus por ser nosso amigo especial. Cantar o “Cântico de Despedida” (ver p. 106, CD faixa 13).


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mais Forte que um Gigante

Lição 2 Juvenis 14 de janeiro de 2012

GRAÇA: Deus Se oferece por nós.
➥ Verso Para Memorizar “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.” Salmo 18:2.
➥ referências: 1 Samuel 17; Patriarcas e Profetas, p. 643-648.
➥ objetivos: O aluno deverá: Saber que Deus é vencedor. Ele conquista a vitória por nós. Sentir-se vitorioso porque Deus vence o combate contra o pecado. Responder alegrando-se porque Deus lhe dá vitória.
➥ Mensagem central Deus é o Vencedor. Ele conquista a vitória por nós.
Resumo da Lição
Os filisteus tinham um vencedor chamado Golias, um gigante, que continuamente zombava do acampamento israelita. Davi, um menino-pastor que tinha ido ao acampamento para levar provisões aos seus irmãos mais velhos, ficou surpreso ao ver que ninguém respondia aos insultos de Golias contra Deus. Ele se ofereceu para lutar com o gigante. O rei e outros protestaram, mas Davi relatou como Deus lhe ensinou que a batalha pertencia a Ele. Recusando a armadura do rei, Davi enfrentou o gigante em nome do Senhor. Golias foi derrotado e todo o exército de Israel se alegrou. Esta lição fala sobre graça. Deus Se ofereceu por nós através de Jesus, nosso vencedor. Ele lutou contra o inimigo e venceu a batalha da salvação em nosso favor. Quando compreendemos que a batalha já foi vencida, nos alegramos com a vitória assim como fizeram os soldados do exército de Saul.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica “Juvenis Net” Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a encenação. Apresentar a encenação. Analisando Vocês conhecem alguém que tenha sido socorrido por um improvável herói? O herói socorreu Ivan. Como Deus nos socorre? Vivenciando a História Pedir que os alunos abram a Bíblia 1 Samuel 17. Hoje vamos recapitular uma história conhecida de todos. Ela se encontra nos versos 1-50 desse capítulo. Para fazer isso precisaremos de um narrador e vários outros personagens para ler as partes de cada uma das pessoas envolvidas. Escolher pessoas para as seguintes partes: Narrador – ler todas as partes narrativas que não sejam palavras específicas de uma pessoa (talvez você mesmo queira fazer isso). Jessé – pai de Davi, Eliabe e outros irmãos. Quatro israelitas – cada um deve ler uma frase do verso 25. Outro israelita – para ler o verso 27. Eliabe – irmão mais velho de Davi. Rei Saul – comandante do exército israelita. Concluir a leitura no fim do verso 50. Quem venceu esta luta? Dar tempo para debate. Cuidadosamente levar os alunos a compreender que Deus conduziu Davi e lhe deu a vitória sobre Golias. O que mais queremos nos lembrar é de que
DEUS É O VENCEDOR. ELE CONQUISTA A VITÓRIA POR NÓS.
Explorando o Texto Bíblico
Distribuir entre os alunos os seguintes versos: Salmo 18:1-19 e 46-50. Pedir que cada aluno leia um verso em voz alta, como louvor a Deus. Dividir a classe em pequenos grupos. Dar a cada grupo, uma folha grande de papel e lápis. Pedir-lhes que desenhem uma representação do seu libertador ou vencedor – Deus – conforme Ele é descrito no Salmo 18, dando grandes vitórias. Analisando Quando os alunos estiverem prontos, pedir-lhes que partilhem com a classe o desenho que fizeram e expliquem que versos especificamente foram usados como inspiração. Deus foi um libertador e uma fortaleza para Davi e, através dele, para todo o exército israelita. Nosso Verso Para Memorizar, Salmo 18:2, diz que Deus é uma rocha e uma fortaleza (varia de uma versão da Bíblia para outra). E isso nos faz lembrar da mensagem central de hoje:
DEUS É O VENCEDOR. ELE CONQUISTA A VITÓRIA POR NÓS
aPLicação da Lição
Situação
Apresentar aos alunos a seguinte situação: Jonas tem sido membro da Escola Sabatina durante toda sua vida. Mas, ultimamente, ele tem tido dificuldade em acreditar que Deus o ama. No início do ano, a família de Jonas precisou mudar-se para outra cidade. Jonas orou pedindo que não precisasse se mudar e deixar seus amigos. Como ele acha que Deus não respondeu à sua oração, desistiu de orar. Jonas está confuso. Quais vocês diriam, são os “gigantes” de Jonas? (Solidão, dúvida, sentimento de separação de amigos e de Deus.) Como Jonas se sentiria se agisse como o exército israelita? (Derrotado, deprimido.) Como se sentiria se agisse como Davi? (Acreditaria que Deus pode superar os problemas.) O que Jonas deve fazer? (Contar a Deus exatamente o que sente, pedir que Deus derrote os “gigantes” que se defrontam com ele – a solidão e a incerteza.) Vocês acham que Deus pode conquistar a vitória nessa situação? Alguma vez vocês já enfrentaram um problema semelhante? Como fizeram ou poderiam fazer para entregar o problema nas mãos de Deus?
DEUS É O VENCEDOR. ELE CONQUISTA A VITÓRIA POR NÓS.



À Imagem de Deus

Lição 2 Primários 14 de janeiro de 2012
GRAÇA Deus sempre nos amou, mesmo antes de termos nascido.
VERSO PARA DECORAR “Criou Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27.
REFERÊNCIAS Gênesis 1:26-2:23; Patriarcas e Profetas, p. 45-47.
OBJETIVOS A criança deverá: SABER que ela foi criada à imagem de Deus. SENTIR-SE feliz por fazer parte da família de Deus. RESPONDER agradecendo a Deus porque lhe dá Seus presentes da graça cada dia.
MENSAGEM CENTRAL Deus me circunda com Seus presentes de amor.
Resumo da Lição
Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem para governar sobre terra, mar e ar. Ele derramou sobre eles lembranças de Seu amor e lhes deu domínio sobre tudo no mundo recém-criado. Deus criou Adão e Eva; juntos eles refl etiam completamente a imagem de seu Criador. Deus os cercou com beleza e presentes para mostrar-lhes quanto Ele os amava. Esta lição fala sobre graça. Quando Deus criou Adão e Eva, colocou-os em um belo larjardim e circundou-os com toques de Seu amor (graça). Hoje, Deus ainda Se deleita em circundar Seus fi lhos com toques de Seu amor e cuidado.
Lição BíBLica
Vivenciando a História
Dar a cada criança um pedaço de massa de modelar e deixá-las modelar Adão enquanto a história é contada. Deus havia criado o Sol e a Lua. Criara plantas, peixes, aves e animais. Ele olhou para todas as coisas e viu que tudo era bom. Mas Sua criação estava incompleta. Chegara o momento de criar pessoas. O modo de criar pessoas seria diferente do modo de criar outras criaturas e plantas. As pessoas seriam feitas à imagem de Deus, ou seja, semelhantes a Ele. Elas teriam domínio sobre os animais. Assim, Deus formou um homem do pó da terra. Modelou cuidadosamente o corpo do homem, seus dedos e artelhos, seus olhos, ouvidos e boca. Quando Deus terminou de modelar o homem, Ele Se curvou e soprou para dentro das narinas dele. E o homem começou a respirar! Abriu os olhos, sentou-se e olhou à sua volta. Deus sorriu para o primeiro homem e lhe deu o nome de Adão. Havia muito para fazer naquele dia. Deus disse a Adão que ele seria responsável por todos os animais. Seu primeiro trabalho seria dar nome a cada um dos animais. Com certeza, Adão riu ao ver os macacos pendurados nos galhos das árvores tagarelando uns com os outros. Ele deu um largo sorriso ao ver o elefante com sua longa tromba e suas enormes orelhas de abano. Parou para acariciar o acanhado gamo e brincar com o urso. Quando Adão terminou de dar nome aos animais, ficou pensativo. Todos os animais tinham uma companheira. Eles tinham criaturas semelhantes a eles que lhes faziam companhia. Eles podiam se comunicar e partilhar coisas. Mas não havia ninguém para fazer companhia a Adão. Deus disse: – Não é bom que o homem esteja só. Farei para ele uma companheira. Desta vez, Ele não modelou uma pessoa do pó da terra. Deus fez com que Adão dormisse profundamente. Então, tomou uma das costelas de Adão e criou uma mulher. Quando Adão acordou, Deus lhe apresentou a mulher. Adão ficou muito contente e disse: – Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada. E Adão chamou a primeira mulher, Eva. Deus andou com Adão e Eva pelo jardim, o lar que criara para eles. Ele sorriu quando Adão mostrou a Eva os animais e lhe disse seus nomes. No fim do dia, Deus contemplou tudo o que havia criado. Viu plantas, árvores, peixes, animais e Adão e Eva. Fora um bom dia! E Deus disse: “Eis que tudo é muito bom!”
Encerramento
Pedir às crianças que permaneçam em círculo e solicite que Deus as ajude durante a semana a refletir Seu amor àqueles que as rodeiam.


sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O Rapaz e o Cordeiro

Lição 1 7 de janeiro de 2012 Juvenis

GRAÇA: Deus Se oferece por nós.
➥ Verso Para Memorizar “Abraão deu àquele lugar o nome de ‘O Senhor Proverá’. Por isso até hoje se diz: ‘No monte do Senhor se proverá.’” Gênesis 22:14.
➥ Referências: Gênesis 22:1-14; Patriarcas e Profetas, p. 145-155; História da Redenção, p. 79-83.
➥ Objetivos: O aluno deverá: Saber que Jesus deu a própria vida por ele para que ele pudesse ter salvação. Sentir-se agradecido pelo dom divino da graça através de Jesus. Responder aceitando o dom divino da graça através de Jesus.
➥ Mensagem central: Graça é Deus colocar-Se em nosso lugar.
Resumo da Lição
Deus ensinou a Abraão acerca da graça, pedindo-lhe que sacrificasse seu único filho, o filho da promessa. Abraão e seu filho foram ao Monte Moriá, em obediência à ordem de Deus. Quando Isaque perguntou onde estava o animal para o sacrifício, Abraão simplesmente respondeu: “Deus proverá.” Justamente quando Abraão estava para cravar a faca em Isaque, Deus o deteve e lhe mostrou o cordeiro preso pelos chifres a um arbusto. Abraão deu um novo nome ao lugar: “O Senhor Proverá.” Esta lição fala sobre graça. Graça é aquilo que Deus faz por nós e que não podemos fazer por nós mesmos. Deus é o herói desta história, não Abraão. A lição principal da graça é que o próprio Deus providencia o sacrifício. Jesus morreu em nosso lugar. Pela graça, Deus nos dá salvação.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
“Juvenis Net”
Providenciar para os seis alunos: roteiros, imitações de computador, etiquetas e/ou bandeiras com os nomes dos participantes de “Juvenis Net”. Cada semana do trimestre, a lição pode ser introduzida pelos alunos apresentando a encenação de “Juvenis Net”. Funcionará melhor se for entregue o roteiro aos alunos escolhidos com uma semana de antecedência, e for pedido que decorem e ensaiem a encenação. Poderá também ser entregue o roteiro no sábado de manhã, antes do início da Escola Sabatina para que eles tenham tempo de ler o roteiro com antecedência e, combinem como fazer uma boa encenação. (Não é preciso usar as mesmas crianças todas as semanas.) Os roteiros podem ser encontrados no fim deste Auxiliar. Apresentar “Juvenis Net” à classe. “Juvenis Net” é um grupo internacional imaginário de crianças de 11 a 14 anos de idade que se comunicam regularmente por e-mail. Emiko e Darren se encontram em uma sala cristã de bate-papo e descobrem que ambos são adventistas do sétimo dia. Então, eles criam uma sala de bate-papo para juvenis e adolescentes adventistas e outros se unem a eles. Sempre que podem, eles se reúnem pela internet. Ulla, é uma garota de 11 anos de idade, da Suécia. Ivan, é um garoto de 12 anos, da Rússia. Tendai, é um garoto de 12 anos, de Zimbábue. Ana, é uma garota de 13 anos de idade, do Brasil. Darren, é um garoto de 13 anos, da Austrália. Emiko, é uma garota de 14 anos, do Japão. Cenário: Arrumar os alunos e seus “computadores” em carteiras ou cadeiras viradas como se fossem mesinhas, caso não haja mesinhas disponíveis. Pedir que enquanto leem ou apresentam sua parte, façam como se estivessem digitando no teclado de um computador. Sugestões para os “computadores” 1. Usar pedaços de papelão dobrados, imitando computadores Laptop com o nome de cada participante e o nome de seu país de origem, ou a bandeira, fixados no “computador”. O “computador” pode ser colocado na frente de cada participante de modo que seus colegas de classe possam identificá-los. 2. Conseguir imitações de computador de fornecedores de produtos de informática para lojas do ramo. 3. Verificar com membros da sua igreja que trabalham com informática se eles têm gabinetes vazios e teclados que poderiam emprestar para a classe durante os próximos três meses. Verificar também com escolas ou casas comerciais sobre a disponibilidade destes. 4. Criar uma atividade na Escola Sabatina ou alguma outra reunião de grupo de jovens nas quais os alunos possam “montar” computadores de papelão ou isopor. 5. Pedir aos alunos que possuem computadores Laptop, ou cujos pais os possuam, os tragam à classe. 6. Permitir aos alunos que usem a imaginação para conseguir seu próprio computador.
Encerramento
Encerrar com uma oração de agradecimento a Deus porque Ele Se coloca em nosso lugar. Pedir que Seu Santo Espírito esteja com cada aluno durante a próxima semana ao partilhar as boas-novas da graça de Deus. Que eles continuem a estudar a história de Isaque e do cordeiro.

2 Comments:

Tia Rose® said...

Parabéns pelo excelente trabalho. Deus continue abençoando. Bjs docinhos

António Je. Batalha said...

Irmã estive a ver algumas coisas em seu blog, e dou graças por haver pessoas que se interessam em divulgar a Palavra de nosso Deus. Desejo deixar um convite, tenho um blog com o nome de Peregrino e Servo, se desejar fazer parte, eu ficaria radiante em tê-la como minha amiga virtual, isto é, se desejar, se não, ficamos amigos na mesma. Decerto irei retribuir seguindo o seu blog também. Um obrigado e muita paz e graça do Senhor Jesus.

O maior acontecimento da história do mundo!!! A volta de JESUS!!!

Como chegar a IASD de Miguel Couto

Alguns trabalhos que já fiz...


MADRINHA do blog "Artes" da Vânia

MADRINHA do blog "Artes" da Vânia
Malu Lacerda, mulher vitoriosa em CRISTO JESUS. Amiga nas horas em que precisei, amiga que divide, ensina e que sempre que possível ajuda. Que Jesus te abenço te dando muita paz, saúde e $uce$$o e que sua família permaneça aos pés do SALVADOR... Escolhi vc para madrinha do blog, porque entre muitas que conheço usa sua inteligência voltada para a educação das crianças de DEUS e além disso é minha irmã em CRISTO JESUS e isso é muito importante. Bjinhos no seu coração.

EU AMO!!!

EU AMO!!!

Aqui vc encontra tudo para o seu blog!!!