sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
O Rapaz e o Cordeiro
 Lição 1     07 de janeiro de 2012 Juvenis


GRAÇA: Deus Se oferece por nós. 
➥  Verso Para Memorizar “Abraão deu àquele lugar o nome de ‘O Senhor  Proverá’. Por isso até hoje se diz: ‘No monte do Senhor se proverá.’”  Gênesis 22:14. 
➥ Referências: Gênesis 22:1-14; Patriarcas e Profetas, p. 145-155; História da Redenção, p. 79-83. 
➥  Objetivos: O aluno deverá: Saber que Jesus deu a própria vida por ele  para que ele pudesse ter salvação. Sentir-se agradecido pelo dom divino  da graça através de Jesus. Responder aceitando o dom divino da graça  através de Jesus. 
➥ Mensagem central: Graça é Deus colocar-Se em nosso lugar. 
Resumo da Lição 
Deus  ensinou a Abraão acerca da graça, pedindo-lhe que sacrificasse seu  único filho, o filho da promessa. Abraão e seu filho foram ao Monte  Moriá, em obediência à ordem de Deus. Quando Isaque perguntou onde  estava o animal para o sacrifício, Abraão simplesmente respondeu: “Deus  proverá.” Justamente quando Abraão estava para cravar a faca em Isaque,  Deus o deteve e lhe mostrou o cordeiro preso pelos chifres a um arbusto.  Abraão deu um novo nome ao lugar: “O Senhor Proverá.” Esta lição fala  sobre graça. Graça é aquilo que Deus faz por nós e que não podemos fazer  por nós mesmos. Deus é o herói desta história, não Abraão. A lição  principal da graça é que o próprio Deus providencia o sacrifício. Jesus  morreu em nosso lugar. Pela graça, Deus nos dá salvação.
Estudo da Lição 
Introduzindo a História Bíblica 
“Juvenis Net”
Providenciar  para os seis alunos: roteiros, imitações de computador, etiquetas e/ou  bandeiras com os nomes dos participantes de “Juvenis Net”. Cada semana  do trimestre, a lição pode ser introduzida pelos alunos apresentando a  encenação de “Juvenis Net”. Funcionará melhor se for entregue o roteiro  aos alunos escolhidos com uma semana de antecedência, e for pedido que  decorem e ensaiem a encenação. Poderá também ser entregue o roteiro no  sábado de manhã, antes do início da Escola Sabatina para que eles tenham  tempo de ler o roteiro com antecedência e, combinem como fazer uma boa  encenação. (Não é preciso usar as mesmas crianças todas as semanas.) Os  roteiros podem ser encontrados no fim deste Auxiliar. Apresentar  “Juvenis Net” à classe. “Juvenis Net” é um grupo internacional  imaginário de crianças de 11 a 14 anos de idade que se comunicam  regularmente por e-mail. Emiko e Darren se encontram em uma sala cristã  de bate-papo e descobrem que ambos são adventistas do sétimo dia. Então,  eles criam uma sala de bate-papo para juvenis e adolescentes  adventistas e outros se unem a eles. Sempre que podem, eles se reúnem  pela internet. Ulla, é uma garota de 11 anos de idade, da Suécia. Ivan, é  um garoto de 12 anos, da Rússia. Tendai, é um garoto de 12 anos, de  Zimbábue. Ana, é uma garota de 13 anos de idade, do Brasil. Darren, é um  garoto de 13 anos, da Austrália. Emiko, é uma garota de 14 anos, do  Japão. Cenário: Arrumar os alunos e seus “computadores” em carteiras ou  cadeiras viradas como se fossem mesinhas, caso não haja mesinhas  disponíveis. Pedir que enquanto leem ou apresentam sua parte, façam como  se estivessem digitando no teclado de um computador. Sugestões para os  “computadores” 1. Usar pedaços de papelão dobrados, imitando  computadores Laptop com o nome de cada participante e o nome de seu país  de origem, ou a bandeira, fixados no “computador”. O “computador” pode  ser colocado na frente de cada participante de modo que seus colegas de  classe possam identificá-los. 2. Conseguir imitações de computador de  fornecedores de produtos de informática para lojas do ramo. 3. Verificar  com membros da sua igreja que trabalham com informática se eles têm  gabinetes vazios e teclados que poderiam emprestar para a classe durante  os próximos três meses. Verificar também com escolas ou casas  comerciais sobre a disponibilidade destes. 4. Criar uma atividade na  Escola Sabatina ou alguma outra reunião de grupo de jovens nas quais os  alunos possam “montar” computadores de papelão ou isopor. 5. Pedir aos  alunos que possuem computadores Laptop, ou cujos pais os possuam, os  tragam à classe. 6. Permitir aos alunos que usem a imaginação para  conseguir seu próprio computador.
Encerramento 
Encerrar  com uma oração de agradecimento a Deus porque Ele Se coloca em nosso  lugar. Pedir que Seu Santo Espírito esteja com cada aluno durante a  próxima semana ao partilhar as boas-novas da graça de Deus. Que eles  continuem a estudar a história de Isaque e do cordeiro.
  Um Novo Mundo
 Lição 1 Primários 7 de janeiro de 2012 
    
    GRAÇA Deus sempre nos amou, mesmo antes de termos nascido. 
VERSO PARA DECORAR “No princípio criou Deus os céus e a Terra.” Gênesis 1:1. 
REFERÊNCIAS Gênesis 1:1-25; Patriarcas e Profetas, p. 44, 45. 
OBJETIVOS  A criança deverá: SABER que Deus criou o mundo e tudo que nele há.  SENTIR-SE feliz por Deus ter criado tantas coisas lindas para nos  alegrar. RESPONDER alegremente ao focalizar o amor de Deus na natureza. 
MENSAGEM CENTRAL “Deus é amor” está escrito em tudo que Ele criou. 
Resumo da Lição 
Deus  criou nosso mundo em seis dias e descansou no sétimo. Cada ato criativo  de Deus foi um passo para o seguinte. Sem o firmamento, as estrelas não  teriam onde ficar suspensas. Os animais não poderiam existir sem solo  seco e vegetação. Tudo é um toque do amor de Deus, constantemente nos  lembrando de que, como seres humanos, somos preciosos a Ele. Esta lição  fala sobre graça. Deus criou um belo mundo para ser o lar do ser humano.  Ele nos deu tudo de que possivelmente precisaríamos. Embora a criação  tenha sido danificada pelo pecado, ela ainda fala do amor de Deus.
Decoração da Sala 
Montar  uma exposição e alguém para demonstrar. Pedir que as crianças tragam  seus tesouros “naturais” para a exposição. Criar um quadro de anúncios.  Mostrar os sete dias da criação: Luz, estrelas, animais, criaturas  marinhas, aves, árvores, flores e pessoas. Providenciar plantas e galhos  em vasos com terra para dar a impressão de um jardim.
Lição BíBLica 
Vivenciando a História 
Antes  de contar a história, escurecer a sala tanto quanto possível. [Classe  no escuro.] Deus olhou para aquele espaço escuro e cheio de água. Estava  na hora de colocar em ação Seu plano para a Terra. E disse Deus: – Haja  luz. De repente, houve luz brilhante. [Acender a lanterna.] Então, Ele  separou a luz da escuridão. E chamou à luz, dia e à escuridão, noite.  Este foi o primeiro dia da Criação. [Apagar a lanterna.] Em seguida,  Deus olhou à Sua volta. Água cobria todas as coisas. Ele falou e as  águas se separaram formando o ar que é chamado de firmamento. [Um  auxiliar respingará água com o borrifador.] O firmamento separava a água  da terra e a água das nuvens. Este foi o segundo dia da Criação. Deus  olhou novamente para aquele mundo cheio de água, e disse: – Ajuntem-se  as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. [Pedir  que as crianças peguem um pouco de terra e a coloque no tabuleiro.]  Enquanto Ele falava, aconteceu. Deus chamou à porção seca “terra” e às  águas “mares”. Ele olhou para a terra e o mar e viu que isso era bom.  [Afofar a terra.] Depois, Ele disse: – Que a terra produza relva, ervas e  árvores. Que a relva e as ervas produzam sementes segundo a sua espécie  e que as árvores produzam frutos segundo a sua espécie. [Crianças  colocam ramos/folhas na areia/terra.] E Deus olhou para toda relva,  ervas e árvores e achou que tudo era bom. Este foi o terceiro dia da  Criação. [Apagar as luzes.] Deus olhou para o céu e disse: – Haja  luzeiros no céu, para fazer separação entre o dia e a noite; sejam eles  para iluminar a terra e para definir estações, dias e anos. Assim, Deus  fez os dois grandes luminares: o Sol e a Lua. O Sol cuja luz era mais  forte para brilhar durante o dia. A Lua cuja luz era mais fraca, para  brilhar à noite. [Colocar o molde vazado em formato de estrelas no foco  da lanterna e piscá-la. Para maior efeito ter diversas luzes.] Deus  também fez as estrelas. Ele olhou para o Sol, a Lua e as estrelas e viu  que tudo era bom. Este foi o quarto dia da Criação. [Apagar as luzes.]  Então, Deus disse: – Povoem-se as águas de seres viventes; e voem as  aves no firmamento e encham o ar com seu alegre canto. [Mostrar peixes e  aves ou gravuras deles.] E Deus olhou para os grandes animais marinhos e  todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas. Olhou  também para todas as aves que voavam e disse: – Sejam férteis e  multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipliquem-se as aves na  terra. Esse foi o quinto dia da Criação. – Produza a terra seres  viventes: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a  sua espécie – disse Deus. [Mostrar animais ou gravuras deles.] E assim  se fez. E viu Deus que isso era bom. Então, Deus disse: – Façamos o  homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança; tenha ele domínio  sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais  domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam  pela terra. Criou Deus o homem e a mulher e os abençoou dizendo: – Sejam  férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os  peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se  movem pela terra. Deus olhou para todas as coisas que criara e eis que  tudo era muito bom. Esse foi o sexto dia da Criação. Deus criou o mundo  em seis dias. Quando terminou de deixá-lo bem bonito, deu-o a Adão e Eva  para que cuidassem dele. Ainda hoje, Deus gosta muito de nos dar  presentes maravilhosos. Ao vermos as coisas maravilhosas da natureza,  vamos nos lembrar de agradecer a Deus os Seus presentes tão  maravilhosos.
Encerramento 
Reunir  os alunos em círculo. Vamos terminar agradecendo a Deus todas as coisas  maravilhosas que Ele fez. Eu começarei e, então, daremos a volta ao  círculo. Quando chegar a sua vez, apenas digam o nome daquilo pelo qual  deseja agradecer a Deus.
  Como Tudo Começou
 Jardim da Infância

Lição 1
7 de janeiro de 2012

Lição 1
7 de janeiro de 2012
GRAÇA É o amor de Deus por nós. 
VERSO PARA DECORAR “De us viu que tudo o que havia feito era muito bom.” Gênesis 1:31, NTLH. 
REFERÊNCIAS Gênesis 1; Patriarcas e Profetas, p. 44; Caminho a Cristo, p. 9-15. 
OBJETIVOS  A criança deverá: SABER que Deus criou um mundo maravilhoso para  mostrar Seu amor por nós. SENTIR-SE querida e amada por Jesus. RESPONDER  dizendo a Jesus que ela O ama. 
MENSAGEM CENTRAL Deus fez um mundo maravilhoso porque Ele me ama.
Resumo da Lição 
Durante  a semana da Criação, Deus fez um mundo maravilhoso. Do primeiro ao  quinto dia da semana da Criação, Ele prepara um lar ideal. No sexto dia,  Ele cria os animais. Deus, então, contemplou tudo que havia criado e  afi rmou que era bom. (A criação de Adão e Eva e do sábado serão  estudadas na próxima lição.) Esta lição fala sobre graça. O amor de Deus  é demonstrado à humanidade através de tudo que Ele criou. Nós nos  revigoramos no dom da Sua graça concedido gratuitamente, o qual expressa  Seu amor por nós. Embora a beleza original da Terra tenha sido danifi  cada pelo pecado, ainda desfrutamos muitas bênçãos de Sua graça, pois o  solo supre nossa necessidade de alimento e nos oferece lugares belos  para apreciar.
Decoração da Sala
  Em um quadro ou flanelógrafo, montar uma cena intitulada “Deus fez um  mundo maravilhoso porque Ele me ama”. Incluir gravuras de coisas que  Deus criou. Montar um outro quadro intitulado “Louvo a Deus pela  Criação”. Pedir às crianças que façam desenhos das coisas que elas mais  gostam dentre o que foi criado por Deus. Enfeitar a parede com sete  círculos que ilustrem os sete dias da Criação. Pendurar no teto móbiles  com gravuras ou recortes de sol, lua e estrelas, animais, flores, etc.  Arranjar uma mesa com coisas interessantes da natureza que as crianças  possam olhar e manusear como conchas, sementes, etc.
Lição BíBLica 
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 105, CD faixa 11). 
Vivenciando a Histór ia 
Nossa  lição de hoje conta como Deus fez o mundo e tudo o que nele há. Deus  viu que as coisas que Ele fez eram boas. Pedir às crianças que se  assentem embaixo das mesas cobertas ou da caixa, ou que fechem bem os  olhos. Antes de Deus começar a criar o mundo não havia nada nele. Era  escuro demais. Não havia Sol, Lua, animais nem belas plantas. Só se  ouvia o barulho das águas. [Tocar a gravação do som das águas, se  estiver disponível. Sentar-se em silêncio, no escuro ou com os olhos  fechados, durante uns dois minutos.] Então, Deus disse: “Haja luz.” E a  luz apareceu! Essa foi a primeira coisa que Deus criou. [Pedir às  crianças que saiam de debaixo da mesa ou caixa, ou abram os olhos.] Como  é bom ficar onde há luz, não é verdade? Mas Deus sabia que  precisaríamos também de um pouco de escuridão, por isso, Ele criou o dia  e a noite. Assim terminou o primeiro dia da Criação. No segundo dia,  Deus criou o ar que precisamos para respirar. Vocês podem ver o ar? Como  sabemos que ele existe? Nós podemos sentir o ar em nosso pulmão quando  respiramos. [Pedir que as crianças segurem a respiração tanto quanto  puderem; ver quem consegue segurar mais tempo.] Podemos também ver o  espaço que o ar ocupa dentro de uma bolha ou de um balão. [Fazer bolhas  de sabão ou encher um balão e deixar escapar o ar.] No segundo dia, Deus  fez o ar. E, no fim do dia, “Deus viu que isso era muito bom!” No  terceiro dia, Deus disse: “Que a água que está debaixo do céu se ajunte  num só lugar e que apareça a terra seca!” Agora, em vez de apenas água, a  Terra tinha uma porção seca, o solo marrom. Mas isso não era tudo. Deus  falou novamente, e a terra ficou coberta de um lindo verde, com gramas e  árvores. Daí, apareceram lindas flores vermelhas, alaranjadas, roxas e  amarelas que se inclinavam gentilmente com a brisa. As plantas e árvores  começaram a produzir frutas gostosas. [Distribuir frutas e legumes  artificiais; depois, dar a cada criança uma planta ou flor, e também uma  folha; ou pedir-lhes que façam de conta que são flores]. O que vocês  acham que Deus viu quando olhou para todas essas coisas lindas e  gostosas à Sua volta? “Deus viu que isso era bom!” O que vemos durante o  dia lá no céu? O Sol! [Levar as crianças a uma janela para ver a luz do  sol. Cuidar para que não olhem diretamente para o Sol.] E o que vemos  lá no céu, durante a noite? A Lua e as estrelas. [Ajudar as crianças a  formar com as mãos um grande círculo acima da cabeça para representar a  Lua; depois abrir e fechar rapidamente as mãos para imitar estrelas  piscando.] No quarto dia, Deus fez com que o Sol brilhasse durante o  dia, e de noite, a Lua e as estrelas começassem a brilhar no céu. O que  acham que Deus pensou a respeito do Sol, da Lua e das estrelas? “Deus  viu que isso era bom!” Então, a Terra estava muito bonita, mas ainda era  um lugar muito silencioso e sem movimento. Bem, uma mudança estava para  acontecer! No quinto dia, Deus falou novamente, dizendo: “Que as águas  fiquem cheias de todo tipo de criaturas vivas, e que na Terra haja aves  que voem!” Assim, apareceram peixes na água dos rios e dos mares e  pássaros de todas as cores voavam no céu. [Deixar que as crianças imitem  pássaros a voar ou peixes a nadar. Levantar o rosto alegre e dizer  juntos:] “Deus viu que isso era bom!” Quando o sexto dia amanheceu, Deus  falou novamente. Desta vez,Ele criou os animais que vivem sobre a  Terra. [Distribuir animais de brinquedo para as crianças e permitir que  uma de cada vez fale o nome do animal e imite o som daquele animal; ou  pedir que as crianças imitem diferentes animais e deixem a classe  adivinhar que animal estão imitando.] Quando Deus contemplou o belo  mundo que havia criado, deu um sorriso de satisfação. O que Ele viu?  “Deus viu que isso era bom!”
Encerramento 
Terminar  com uma oração curta, agradecendo a Deus pelo mundo maravilhoso que Ele  criou: tantas coisas diferentes que podemos ouvir, ver, provar, tocar e  cheirar. Cantar o “Cântico de Despedida” (ver p. 106, CD faixa 13).
  ROL DO BERÇO







0 Comments:
Post a Comment