sábado, 7 de janeiro de 2012

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O Rapaz e o Cordeiro

Lição 1     07 de janeiro de 2012 Juvenis

GRAÇA: Deus Se oferece por nós.
➥ Verso Para Memorizar “Abraão deu àquele lugar o nome de ‘O Senhor Proverá’. Por isso até hoje se diz: ‘No monte do Senhor se proverá.’” Gênesis 22:14.
➥ Referências: Gênesis 22:1-14; Patriarcas e Profetas, p. 145-155; História da Redenção, p. 79-83.
➥ Objetivos: O aluno deverá: Saber que Jesus deu a própria vida por ele para que ele pudesse ter salvação. Sentir-se agradecido pelo dom divino da graça através de Jesus. Responder aceitando o dom divino da graça através de Jesus.
➥ Mensagem central: Graça é Deus colocar-Se em nosso lugar.
Resumo da Lição
Deus ensinou a Abraão acerca da graça, pedindo-lhe que sacrificasse seu único filho, o filho da promessa. Abraão e seu filho foram ao Monte Moriá, em obediência à ordem de Deus. Quando Isaque perguntou onde estava o animal para o sacrifício, Abraão simplesmente respondeu: “Deus proverá.” Justamente quando Abraão estava para cravar a faca em Isaque, Deus o deteve e lhe mostrou o cordeiro preso pelos chifres a um arbusto. Abraão deu um novo nome ao lugar: “O Senhor Proverá.” Esta lição fala sobre graça. Graça é aquilo que Deus faz por nós e que não podemos fazer por nós mesmos. Deus é o herói desta história, não Abraão. A lição principal da graça é que o próprio Deus providencia o sacrifício. Jesus morreu em nosso lugar. Pela graça, Deus nos dá salvação.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
“Juvenis Net”
Providenciar para os seis alunos: roteiros, imitações de computador, etiquetas e/ou bandeiras com os nomes dos participantes de “Juvenis Net”. Cada semana do trimestre, a lição pode ser introduzida pelos alunos apresentando a encenação de “Juvenis Net”. Funcionará melhor se for entregue o roteiro aos alunos escolhidos com uma semana de antecedência, e for pedido que decorem e ensaiem a encenação. Poderá também ser entregue o roteiro no sábado de manhã, antes do início da Escola Sabatina para que eles tenham tempo de ler o roteiro com antecedência e, combinem como fazer uma boa encenação. (Não é preciso usar as mesmas crianças todas as semanas.) Os roteiros podem ser encontrados no fim deste Auxiliar. Apresentar “Juvenis Net” à classe. “Juvenis Net” é um grupo internacional imaginário de crianças de 11 a 14 anos de idade que se comunicam regularmente por e-mail. Emiko e Darren se encontram em uma sala cristã de bate-papo e descobrem que ambos são adventistas do sétimo dia. Então, eles criam uma sala de bate-papo para juvenis e adolescentes adventistas e outros se unem a eles. Sempre que podem, eles se reúnem pela internet. Ulla, é uma garota de 11 anos de idade, da Suécia. Ivan, é um garoto de 12 anos, da Rússia. Tendai, é um garoto de 12 anos, de Zimbábue. Ana, é uma garota de 13 anos de idade, do Brasil. Darren, é um garoto de 13 anos, da Austrália. Emiko, é uma garota de 14 anos, do Japão. Cenário: Arrumar os alunos e seus “computadores” em carteiras ou cadeiras viradas como se fossem mesinhas, caso não haja mesinhas disponíveis. Pedir que enquanto leem ou apresentam sua parte, façam como se estivessem digitando no teclado de um computador. Sugestões para os “computadores” 1. Usar pedaços de papelão dobrados, imitando computadores Laptop com o nome de cada participante e o nome de seu país de origem, ou a bandeira, fixados no “computador”. O “computador” pode ser colocado na frente de cada participante de modo que seus colegas de classe possam identificá-los. 2. Conseguir imitações de computador de fornecedores de produtos de informática para lojas do ramo. 3. Verificar com membros da sua igreja que trabalham com informática se eles têm gabinetes vazios e teclados que poderiam emprestar para a classe durante os próximos três meses. Verificar também com escolas ou casas comerciais sobre a disponibilidade destes. 4. Criar uma atividade na Escola Sabatina ou alguma outra reunião de grupo de jovens nas quais os alunos possam “montar” computadores de papelão ou isopor. 5. Pedir aos alunos que possuem computadores Laptop, ou cujos pais os possuam, os tragam à classe. 6. Permitir aos alunos que usem a imaginação para conseguir seu próprio computador.
Encerramento
Encerrar com uma oração de agradecimento a Deus porque Ele Se coloca em nosso lugar. Pedir que Seu Santo Espírito esteja com cada aluno durante a próxima semana ao partilhar as boas-novas da graça de Deus. Que eles continuem a estudar a história de Isaque e do cordeiro.

Um Novo Mundo

Lição 1 Primários 7 de janeiro de 2012

GRAÇA Deus sempre nos amou, mesmo antes de termos nascido.
VERSO PARA DECORAR “No princípio criou Deus os céus e a Terra.” Gênesis 1:1.
REFERÊNCIAS Gênesis 1:1-25; Patriarcas e Profetas, p. 44, 45.
OBJETIVOS A criança deverá: SABER que Deus criou o mundo e tudo que nele há. SENTIR-SE feliz por Deus ter criado tantas coisas lindas para nos alegrar. RESPONDER alegremente ao focalizar o amor de Deus na natureza.
MENSAGEM CENTRAL “Deus é amor” está escrito em tudo que Ele criou.
Resumo da Lição
Deus criou nosso mundo em seis dias e descansou no sétimo. Cada ato criativo de Deus foi um passo para o seguinte. Sem o firmamento, as estrelas não teriam onde ficar suspensas. Os animais não poderiam existir sem solo seco e vegetação. Tudo é um toque do amor de Deus, constantemente nos lembrando de que, como seres humanos, somos preciosos a Ele. Esta lição fala sobre graça. Deus criou um belo mundo para ser o lar do ser humano. Ele nos deu tudo de que possivelmente precisaríamos. Embora a criação tenha sido danificada pelo pecado, ela ainda fala do amor de Deus.
Decoração da Sala
Montar uma exposição e alguém para demonstrar. Pedir que as crianças tragam seus tesouros “naturais” para a exposição. Criar um quadro de anúncios. Mostrar os sete dias da criação: Luz, estrelas, animais, criaturas marinhas, aves, árvores, flores e pessoas. Providenciar plantas e galhos em vasos com terra para dar a impressão de um jardim.
Lição BíBLica
Vivenciando a História
Antes de contar a história, escurecer a sala tanto quanto possível. [Classe no escuro.] Deus olhou para aquele espaço escuro e cheio de água. Estava na hora de colocar em ação Seu plano para a Terra. E disse Deus: – Haja luz. De repente, houve luz brilhante. [Acender a lanterna.] Então, Ele separou a luz da escuridão. E chamou à luz, dia e à escuridão, noite. Este foi o primeiro dia da Criação. [Apagar a lanterna.] Em seguida, Deus olhou à Sua volta. Água cobria todas as coisas. Ele falou e as águas se separaram formando o ar que é chamado de firmamento. [Um auxiliar respingará água com o borrifador.] O firmamento separava a água da terra e a água das nuvens. Este foi o segundo dia da Criação. Deus olhou novamente para aquele mundo cheio de água, e disse: – Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. [Pedir que as crianças peguem um pouco de terra e a coloque no tabuleiro.] Enquanto Ele falava, aconteceu. Deus chamou à porção seca “terra” e às águas “mares”. Ele olhou para a terra e o mar e viu que isso era bom. [Afofar a terra.] Depois, Ele disse: – Que a terra produza relva, ervas e árvores. Que a relva e as ervas produzam sementes segundo a sua espécie e que as árvores produzam frutos segundo a sua espécie. [Crianças colocam ramos/folhas na areia/terra.] E Deus olhou para toda relva, ervas e árvores e achou que tudo era bom. Este foi o terceiro dia da Criação. [Apagar as luzes.] Deus olhou para o céu e disse: – Haja luzeiros no céu, para fazer separação entre o dia e a noite; sejam eles para iluminar a terra e para definir estações, dias e anos. Assim, Deus fez os dois grandes luminares: o Sol e a Lua. O Sol cuja luz era mais forte para brilhar durante o dia. A Lua cuja luz era mais fraca, para brilhar à noite. [Colocar o molde vazado em formato de estrelas no foco da lanterna e piscá-la. Para maior efeito ter diversas luzes.] Deus também fez as estrelas. Ele olhou para o Sol, a Lua e as estrelas e viu que tudo era bom. Este foi o quarto dia da Criação. [Apagar as luzes.] Então, Deus disse: – Povoem-se as águas de seres viventes; e voem as aves no firmamento e encham o ar com seu alegre canto. [Mostrar peixes e aves ou gravuras deles.] E Deus olhou para os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas. Olhou também para todas as aves que voavam e disse: – Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipliquem-se as aves na terra. Esse foi o quinto dia da Criação. – Produza a terra seres viventes: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie – disse Deus. [Mostrar animais ou gravuras deles.] E assim se fez. E viu Deus que isso era bom. Então, Deus disse: – Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus o homem e a mulher e os abençoou dizendo: – Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra. Deus olhou para todas as coisas que criara e eis que tudo era muito bom. Esse foi o sexto dia da Criação. Deus criou o mundo em seis dias. Quando terminou de deixá-lo bem bonito, deu-o a Adão e Eva para que cuidassem dele. Ainda hoje, Deus gosta muito de nos dar presentes maravilhosos. Ao vermos as coisas maravilhosas da natureza, vamos nos lembrar de agradecer a Deus os Seus presentes tão maravilhosos.
Encerramento
Reunir os alunos em círculo. Vamos terminar agradecendo a Deus todas as coisas maravilhosas que Ele fez. Eu começarei e, então, daremos a volta ao círculo. Quando chegar a sua vez, apenas digam o nome daquilo pelo qual deseja agradecer a Deus.

Como Tudo Começou

Jardim da Infância

Lição 1
7 de janeiro de 2012
GRAÇA É o amor de Deus por nós.
VERSO PARA DECORAR “De us viu que tudo o que havia feito era muito bom.” Gênesis 1:31, NTLH.
image
REFERÊNCIAS Gênesis 1; Patriarcas e Profetas, p. 44; Caminho a Cristo, p. 9-15.
OBJETIVOS A criança deverá: SABER que Deus criou um mundo maravilhoso para mostrar Seu amor por nós. SENTIR-SE querida e amada por Jesus. RESPONDER dizendo a Jesus que ela O ama.
MENSAGEM CENTRAL Deus fez um mundo maravilhoso porque Ele me ama.
Resumo da Lição
Durante a semana da Criação, Deus fez um mundo maravilhoso. Do primeiro ao quinto dia da semana da Criação, Ele prepara um lar ideal. No sexto dia, Ele cria os animais. Deus, então, contemplou tudo que havia criado e afi rmou que era bom. (A criação de Adão e Eva e do sábado serão estudadas na próxima lição.) Esta lição fala sobre graça. O amor de Deus é demonstrado à humanidade através de tudo que Ele criou. Nós nos revigoramos no dom da Sua graça concedido gratuitamente, o qual expressa Seu amor por nós. Embora a beleza original da Terra tenha sido danifi cada pelo pecado, ainda desfrutamos muitas bênçãos de Sua graça, pois o solo supre nossa necessidade de alimento e nos oferece lugares belos para apreciar.
Decoração da Sala
Em um quadro ou flanelógrafo, montar uma cena intitulada “Deus fez um mundo maravilhoso porque Ele me ama”. Incluir gravuras de coisas que Deus criou. Montar um outro quadro intitulado “Louvo a Deus pela Criação”. Pedir às crianças que façam desenhos das coisas que elas mais gostam dentre o que foi criado por Deus. Enfeitar a parede com sete círculos que ilustrem os sete dias da Criação. Pendurar no teto móbiles com gravuras ou recortes de sol, lua e estrelas, animais, flores, etc. Arranjar uma mesa com coisas interessantes da natureza que as crianças possam olhar e manusear como conchas, sementes, etc.
Lição BíBLica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 105, CD faixa 11).
Vivenciando a Histór ia
Nossa lição de hoje conta como Deus fez o mundo e tudo o que nele há. Deus viu que as coisas que Ele fez eram boas. Pedir às crianças que se assentem embaixo das mesas cobertas ou da caixa, ou que fechem bem os olhos. Antes de Deus começar a criar o mundo não havia nada nele. Era escuro demais. Não havia Sol, Lua, animais nem belas plantas. Só se ouvia o barulho das águas. [Tocar a gravação do som das águas, se estiver disponível. Sentar-se em silêncio, no escuro ou com os olhos fechados, durante uns dois minutos.] Então, Deus disse: “Haja luz.” E a luz apareceu! Essa foi a primeira coisa que Deus criou. [Pedir às crianças que saiam de debaixo da mesa ou caixa, ou abram os olhos.] Como é bom ficar onde há luz, não é verdade? Mas Deus sabia que precisaríamos também de um pouco de escuridão, por isso, Ele criou o dia e a noite. Assim terminou o primeiro dia da Criação. No segundo dia, Deus criou o ar que precisamos para respirar. Vocês podem ver o ar? Como sabemos que ele existe? Nós podemos sentir o ar em nosso pulmão quando respiramos. [Pedir que as crianças segurem a respiração tanto quanto puderem; ver quem consegue segurar mais tempo.] Podemos também ver o espaço que o ar ocupa dentro de uma bolha ou de um balão. [Fazer bolhas de sabão ou encher um balão e deixar escapar o ar.] No segundo dia, Deus fez o ar. E, no fim do dia, “Deus viu que isso era muito bom!” No terceiro dia, Deus disse: “Que a água que está debaixo do céu se ajunte num só lugar e que apareça a terra seca!” Agora, em vez de apenas água, a Terra tinha uma porção seca, o solo marrom. Mas isso não era tudo. Deus falou novamente, e a terra ficou coberta de um lindo verde, com gramas e árvores. Daí, apareceram lindas flores vermelhas, alaranjadas, roxas e amarelas que se inclinavam gentilmente com a brisa. As plantas e árvores começaram a produzir frutas gostosas. [Distribuir frutas e legumes artificiais; depois, dar a cada criança uma planta ou flor, e também uma folha; ou pedir-lhes que façam de conta que são flores]. O que vocês acham que Deus viu quando olhou para todas essas coisas lindas e gostosas à Sua volta? “Deus viu que isso era bom!” O que vemos durante o dia lá no céu? O Sol! [Levar as crianças a uma janela para ver a luz do sol. Cuidar para que não olhem diretamente para o Sol.] E o que vemos lá no céu, durante a noite? A Lua e as estrelas. [Ajudar as crianças a formar com as mãos um grande círculo acima da cabeça para representar a Lua; depois abrir e fechar rapidamente as mãos para imitar estrelas piscando.] No quarto dia, Deus fez com que o Sol brilhasse durante o dia, e de noite, a Lua e as estrelas começassem a brilhar no céu. O que acham que Deus pensou a respeito do Sol, da Lua e das estrelas? “Deus viu que isso era bom!” Então, a Terra estava muito bonita, mas ainda era um lugar muito silencioso e sem movimento. Bem, uma mudança estava para acontecer! No quinto dia, Deus falou novamente, dizendo: “Que as águas fiquem cheias de todo tipo de criaturas vivas, e que na Terra haja aves que voem!” Assim, apareceram peixes na água dos rios e dos mares e pássaros de todas as cores voavam no céu. [Deixar que as crianças imitem pássaros a voar ou peixes a nadar. Levantar o rosto alegre e dizer juntos:] “Deus viu que isso era bom!” Quando o sexto dia amanheceu, Deus falou novamente. Desta vez,Ele criou os animais que vivem sobre a Terra. [Distribuir animais de brinquedo para as crianças e permitir que uma de cada vez fale o nome do animal e imite o som daquele animal; ou pedir que as crianças imitem diferentes animais e deixem a classe adivinhar que animal estão imitando.] Quando Deus contemplou o belo mundo que havia criado, deu um sorriso de satisfação. O que Ele viu? “Deus viu que isso era bom!”
Encerramento
Terminar com uma oração curta, agradecendo a Deus pelo mundo maravilhoso que Ele criou: tantas coisas diferentes que podemos ouvir, ver, provar, tocar e cheirar. Cantar o “Cântico de Despedida” (ver p. 106, CD faixa 13).



ROL DO BERÇO
image

0 Comments:

O maior acontecimento da história do mundo!!! A volta de JESUS!!!

Como chegar a IASD de Miguel Couto

Alguns trabalhos que já fiz...


MADRINHA do blog "Artes" da Vânia

MADRINHA do blog "Artes" da Vânia
Malu Lacerda, mulher vitoriosa em CRISTO JESUS. Amiga nas horas em que precisei, amiga que divide, ensina e que sempre que possível ajuda. Que Jesus te abenço te dando muita paz, saúde e $uce$$o e que sua família permaneça aos pés do SALVADOR... Escolhi vc para madrinha do blog, porque entre muitas que conheço usa sua inteligência voltada para a educação das crianças de DEUS e além disso é minha irmã em CRISTO JESUS e isso é muito importante. Bjinhos no seu coração.

EU AMO!!!

EU AMO!!!

Aqui vc encontra tudo para o seu blog!!!