Filho Escolhido
 Lição 2 dos Adolescentes 14 de janeiro de 2012

História Bíblica: 1 Reis 3, 4 e 10. Comentário: Profetas e Reis, capítulo 1.

História Bíblica: 1 Reis 3, 4 e 10. Comentário: Profetas e Reis, capítulo 1.
I. SINOPSE 
Unidos,  venceremos – mas divididos, falharemos. Cerca de 800 anos se passaram  desde que os israelitas cruzaram o rio Jordão até que o rei  Nabucodonosor os levou cativos para a Babilônia. Geralmente, imaginamos  os israelitas como um povo que permaneceu unido por todos esses anos.  Porém, os reinados de Saul, Davi e Salomão foram bons enquanto duraram.  Antes que Saul, da tribo de Benjamin, fosse ungido e coroado, a guerra  civil quase havia exterminado sua tribo. Mesmo o reinado fabuloso de  Davi foi marcado por inimigos sem fim, que ameaçavam seu direito ao  trono. Primeiro, Davi foi ameaçado por membros de outras tribos e servos  leais de Saul e, depois, por membros de sua própria família. O reinado  de Salomão não foi apenas notável pela paz que Israel manteve com as  nações vizinhas, mas também pela paz que reinou dentro da própria nação.  Antes de perder a vida em batalha, Absalão, o irmão mais velho de  Salomão, “conquistava o coração do povo de Israel” (2 Samuel 15:6) com  sua boa aparência e seu carisma. Contudo, o jovem Salomão precisaria  mais do que sorte ou uma boa aparência. Não há dúvida de que ter que  enfrentar com inteligência o início conturbado de seu reinado contribuiu  para que Salomão, acima de tudo, pedisse sabedoria. Na ocasião em que  Salomão solucionou a disputa pela guarda da criança, ordenando que o  bebê fosse cortado ao meio (o que fez com que a mãe verdadeira  desistisse da criança e a mãe falsa prontamente concordasse com a  ordem), todos “sentiram um grande respeito por ele, pois viram que Deus  lhe tinha dado sabedoria para julgar com justiça”. 1 Reis 3:28. É motivo  de grande respeito e admiração notar que Salomão manteve a nação unida  por tanto tempo, porque, após a sua morte, ela se dividiu e nenhum outro  foi capaz de uni-la novamente.
Ilustração 
Conte  esta ilustração em suas próprias palavras: “Buscai em primeiro lugar o  reino de Deus e Sua justiça e todas as outras coisas vos serão  acrescentadas.” Que palavras maravilhosas de serem vividas, mas será  que, se pedirmos sabedoria a Deus para enfrentarmos o dia a dia, Ele nos  concederá? No século 19, um pregador de Londres 13 6. Circule as  palavras ou sentenças que melhor transmitem as várias emoções  expressadas na história. 7. Que perguntas surgiram em sua mente após  estudar esta história? Utilize as passagens a seguir como fontes  alternativas relacionadas à lição desta semana: Tiago 1:5; Provérbios  2:1-5; 3:13-18 e Filipenses 1:9. 
Apresentando o Contexto e o Cenário 
Use  as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos.  Explique em suas próprias palavras. Em Provérbios, a sabedoria está  relacionada à vida religiosa. Os temas abordados em Provérbios foram  resumidos em cinco pontos principais: 
1. Toda  ação tem uma consequência. No mundo de Deus, as boas ações resultam em  bênçãos e as más ações, em consequências negativas ou em castigo. Deus é  justo. 
2. A maneira pela qual tratamos o  próximo e nos relacionamos com Deus é tão importante quanto o  conhecimento que temos de Sua palavra. 
3. Deus  nos dá o livre-arbítrio. Em contraste com a filosofia grega e o medo,  não somos governados pelo destino. O grande benefício da sabedoria é  que, quando as pessoas conhecem o bem, elas agem de acordo com seu  conhecimento. 
4. Em tudo o que fazemos, ou seguimos o caminho da justiça, ou a avenida da insensatez, com consequências garantidas. 
5.  O livro de Provérbios compara indivíduos opostos – o sábio e o  insensato, o preguiçoso e o estudioso, o rico e o pobre. “O temor do  Senhor é o princípio da sabedoria.” Esse é um texto muito familiar para a  maioria dos cristãos. Embora os arqueólogos encontrem paralelismos  entre muitos dos provérbios bíblicos e os “provérbios de sabedoria” dos  manuscritos do Oriente Médio, somente a Bíblia descreve a sabedoria  sendo propiciada através da adoração a Deus. Gerald Wheeler escreveu: “A  grande diferença entre a sabedoria que não provém da Bíblia e aquela  das Escrituras é que a primeira sabedoria contém ensinamentos que dizem  que o homem pode ter sucesso através daquilo que faz. A Bíblia ensina  que o sucesso verdadeiro vem dAquele a quem o homem rende adoração.  [...] ‘O temor do Senhor/Deus’ é uma imagem fundamental e muito  difundida. É a combinação do respeito, da reverência, da fé e da  obediência – a vida do cristão como um todo ao relacionar-se com Deus.  Ao viverem uma vida que expresse de forma concreta sua lealdade e sua  fidelidade a Deus, os cristãos aceitam a direção divina, que é a única  coisa que pode satisfazer a alma. Uma vida religiosa verdadeira provém  apenas do próprio Deus.” – Wisdom: Timeless Treasures from Proverbs, p.  42. Review and Herald, 2000. O livro de Provérbios enfoca principalmente  o comportamento exterior. Isso se dá porque os escritores bíblicos  criam que aquilo que fazemos é o reflexo daquilo que somos. Observamos  isso em Provérbios 6:16-19: “Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a  Sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam  sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam  a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que  semeia contendas entre os irmãos” (ARA). Palavras e feitos violentos são  igualmente condenados em Provérbios: “Bater o leite dá manteiga;  pancada no nariz faz sair sangue; provocar a raiva dá briga “ (30:33,  NTLH.)
III. ENCERRAMENTO 
Atividade 
Encerre  com uma atividade e explique-a em suas próprias palavras. Divida os  alunos em grupos e peça para reescreverem em suas próprias palavras  provérbios específicos que possam ser aplicados a situações do dia a dia  – na escola, com os pais e os irmãos ou com os amigos. Por exemplo,  Provérbios 30:32 e 33; Provérbios 28:1, 6-8; Provérbios 13:20-22;  Provérbios 11:4-6 e Provérbios 11:22-27.
  quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Os Amigos de Deus
 Lição 2 Jardim da Infância 14 de janeiro de 2012

 
         

GRAÇA É o amor de Deus por nós. 
VERSO PARA DECORAR “Façamos o homem à Nossa imagem.” Gênesis 1:26, NVI. 
REFERÊNCIAS Gênesis 1:24-31; 2:4-23; 3:20; Patriarcas e Profetas, p. 45-47. 
OBJETIVOS  A criança deverá: SABER que Jesus criou pessoas para serem Suas amigas.  SENTIR que Jesus deseja que cada um de nós seja Seu amigo. RESPONDER  dizendo a Jesus que ela deseja ser Sua amiga. 
MENSAGEM CENTRAL  Deus fez pessoas para serem Suas amigas. 
Resumo da Lição 
Deus  criou Adão e Eva para serem Seus amigos. Ele criou Adão primeiro;  depois Ele criou Eva para estar ao seu lado. Deus lhes deu um mundo belo  e perfeito para desfrutarem. Ele deseja que nós também desfrutemos  dessa maravilhosa dádiva da Sua graça. Esta lição fala sobre graça. Deus  nos criou para sermos Seus amigos, para habitarmos, desfrutarmos e  povoarmos a Terra que Ele criou para nós. Ele supriu todas as coisas que  pudéssemos algum dia necessitar, e muitas outras coisas que talvez  jamais necessitemos, mas que poderíamos apreciar.
Decoração da Sala 
Ver  lição 1. Se não foram incluídas pessoas nos cenários feitos,  acrescentá-las nesta semana. Colocar uma gravura e Jesus no centro do  quadro ou flanelógrafo, rodeado de crianças de diferentes grupos  étnicos, ou utilizar fotos das crianças da classe. Intitular essa cena  de “Amigos de Jesus”.
Lição BíBLica 
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 105, CD faixa 11). 
Vivenciando a Histór ia 
Deus  contemplou satisfeito o belo mundo que havia criado. Era perfeito!  Havia muito ar fresco para respirar! [Respirar profundamente e pedir que  as crianças façam o mesmo.] O Sol quentinho brilhava sobre a Terra!  [Levantar os braços acima da cabeça e formar um grande círculo. Pedir  que as crianças façam o mesmo.] Ao anoitecer, milhões e milhões de  estrelas brilhavam no céu. [Abrir e fechar rapidamente as mãos acima da  cabeça, imitando estrelas a piscar, e pedir que as crianças façam o  mesmo.] A Terra estava cheia de grama verdinha bem macia e árvores altas  que pareciam querer alcançar o céu azul. Nos rios e mares, peixes  fervilhavam esparramando água. [Juntar as palmas das mãos e mover de um  lado para outro imitando peixes. Convidar as crianças a fazer o mesmo.]  Lindos passarinhos voavam bem alto, enchendo o ar com seus alegres  trinados. [Mover os braços como se estivesse voando e convidar as  crianças a fazer o mesmo.] Cangurus e coelhinhos pulavam [dar pulinhos  como coelho], gatinhos miavam [miar como gato], carneirinhos baliam  [balir como carneiro], galos cantavam [cantar como galo] e cavalos  galopavam [bater as mãos sobre a perna imitando o som de cavalos  galopando]. Quando Deus terminou de criar todos os animais, Ele disse:  “Quero que vocês tenham muitos filhotes e encham de animais o  maravilhoso mundo que criei.” O mundo de Deus era perfeito. Mas Deus  queria fazer mais uma coisa. Ele disse: “Façamos o homem à Nossa  imagem.” E assim Deus Se curvou, juntou um punhado de terra e fez barro,  juntando mais um punhado de terra e misturando bem. Então, ele modelou  aquele barro e formou um homem. [Pedir à criança que deve representar  Adão que se deite no chão, com os olhos fechados e fique sem se mexer.]  Mas o homem ficou deitado na terra sem se mexer. Ele não tinha vida. [Se  durante as Atividades Preparatórias as crianças da sua classe fizeram  silhuetas de si mesmas em papel, apontar para elas e dizer que assim  como as pessoas que elas fizeram, o homem estava deitado na terra, sem  vida.] Então, Deus Se curvou sobre o homem e soprou vida em seu nariz.  Deus fez algo que só Deus pode fazer. Não importando quanto eu ou você  sopremos no nariz de uma boneca ou de uma pessoa feita de papel, nunca  conseguiremos fazê-la viver. Mas Deus soprou vida no homem. [Pedir que a  criança abra os olhos.] O homem, então, se espreguiçou. [Pedir que a  criança se espreguice.] Ele abriu a boca. Sentou-se. [Pedir que a  criança boceje e se sente.] E a primeira coisa que o homem viu, foi  Deus. Deus observou os animais e percebeu que fizera para todos eles uma  companheira, mas Adão não tinha uma companheira. Então, Deus disse a  Adão: – Não é bom que você esteja sozinho. Vou fazer uma companheira  para você. Assim, Adão se deitou novamente na terra, e Deus fez com que  ele dormisse profundamente. [Pedir que a criança que representa Adão se  deite no chão novamente e faça como se estivesse dormindo.] Enquanto  Adão dormia, Deus tomou uma de suas costelas e com ela fez uma mulher.  [Escolher uma criança para representar Eva.] Quando Adão acordou, viu a  linda mulher que Deus criara. [Pedir que a criança que representa Adão  se levante e lhe apresente a criança que representa Eva.] Adão e Eva  formaram a primeira família que viveu naquele mundo novo. Deus abençoou  Adão e Eva e lhes disse: – Tenham muitos filhos. Espalhem-se por todo o  belo mundo que criei. Aproveitem tudo que fiz para vocês. Eu amo vocês e  quero que Me amem também. Quero que sejamos amigos para sempre.
Encerramento 
Terminar  com uma oração curta, agradecendo a Jesus por ser nosso amigo especial.  Cantar o “Cântico de Despedida” (ver p. 106, CD faixa 13).
  terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Mais Forte que um Gigante
 Lição 2 Juvenis 14 de janeiro de 2012

      
         

GRAÇA: Deus Se oferece por nós.
➥  Verso Para Memorizar “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o  meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o  meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.” Salmo 18:2. 
➥ referências: 1 Samuel 17; Patriarcas e Profetas, p. 643-648. 
➥  objetivos: O aluno deverá: Saber que Deus é vencedor. Ele conquista a  vitória por nós. Sentir-se vitorioso porque Deus vence o combate contra o  pecado. Responder alegrando-se porque Deus lhe dá vitória. 
➥ Mensagem central Deus é o Vencedor. Ele conquista a vitória por nós. 
Resumo da Lição 
Os  filisteus tinham um vencedor chamado Golias, um gigante, que  continuamente zombava do acampamento israelita. Davi, um menino-pastor  que tinha ido ao acampamento para levar provisões aos seus irmãos mais  velhos, ficou surpreso ao ver que ninguém respondia aos insultos de  Golias contra Deus. Ele se ofereceu para lutar com o gigante. O rei e  outros protestaram, mas Davi relatou como Deus lhe ensinou que a batalha  pertencia a Ele. Recusando a armadura do rei, Davi enfrentou o gigante  em nome do Senhor. Golias foi derrotado e todo o exército de Israel se  alegrou. Esta lição fala sobre graça. Deus Se ofereceu por nós através  de Jesus, nosso vencedor. Ele lutou contra o inimigo e venceu a batalha  da salvação em nosso favor. Quando compreendemos que a batalha já foi  vencida, nos alegramos com a vitória assim como fizeram os soldados do  exército de Saul.
Estudo da Lição 
Introduzindo  a História Bíblica “Juvenis Net” Com antecedência, dar as cópias do  roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a  encenação. Apresentar a encenação. Analisando Vocês conhecem alguém que  tenha sido socorrido por um improvável herói? O herói socorreu Ivan.  Como Deus nos socorre? Vivenciando a História Pedir que os alunos abram a  Bíblia 1 Samuel 17. Hoje vamos recapitular uma história conhecida de  todos. Ela se encontra nos versos 1-50 desse capítulo. Para fazer isso  precisaremos de um narrador e vários outros personagens para ler as  partes de cada uma das pessoas envolvidas. Escolher pessoas para as  seguintes partes: Narrador – ler todas as partes narrativas que não  sejam palavras específicas de uma pessoa (talvez você mesmo queira fazer  isso). Jessé – pai de Davi, Eliabe e outros irmãos. Quatro israelitas –  cada um deve ler uma frase do verso 25. Outro israelita – para ler o  verso 27. Eliabe – irmão mais velho de Davi. Rei Saul – comandante do  exército israelita. Concluir a leitura no fim do verso 50. Quem venceu  esta luta? Dar tempo para debate. Cuidadosamente levar os alunos a  compreender que Deus conduziu Davi e lhe deu a vitória sobre Golias. O  que mais queremos nos lembrar é de que 
DEUS É O VENCEDOR. ELE CONQUISTA A VITÓRIA POR NÓS.
Explorando o Texto Bíblico 
Distribuir  entre os alunos os seguintes versos: Salmo 18:1-19 e 46-50. Pedir que  cada aluno leia um verso em voz alta, como louvor a Deus. Dividir a  classe em pequenos grupos. Dar a cada grupo, uma folha grande de papel e  lápis. Pedir-lhes que desenhem uma representação do seu libertador ou  vencedor – Deus – conforme Ele é descrito no Salmo 18, dando grandes  vitórias. Analisando Quando os alunos estiverem prontos, pedir-lhes que  partilhem com a classe o desenho que fizeram e expliquem que versos  especificamente foram usados como inspiração. Deus foi um libertador e  uma fortaleza para Davi e, através dele, para todo o exército israelita.  Nosso Verso Para Memorizar, Salmo 18:2, diz que Deus é uma rocha e uma  fortaleza (varia de uma versão da Bíblia para outra). E isso nos faz  lembrar da mensagem central de hoje: 
DEUS É O VENCEDOR. ELE CONQUISTA A VITÓRIA POR NÓS
aPLicação da Lição 
Situação 
Apresentar  aos alunos a seguinte situação: Jonas tem sido membro da Escola  Sabatina durante toda sua vida. Mas, ultimamente, ele tem tido  dificuldade em acreditar que Deus o ama. No início do ano, a família de  Jonas precisou mudar-se para outra cidade. Jonas orou pedindo que não  precisasse se mudar e deixar seus amigos. Como ele acha que Deus não  respondeu à sua oração, desistiu de orar. Jonas está confuso. Quais  vocês diriam, são os “gigantes” de Jonas? (Solidão, dúvida, sentimento  de separação de amigos e de Deus.) Como Jonas se sentiria se agisse como  o exército israelita? (Derrotado, deprimido.) Como se sentiria se  agisse como Davi? (Acreditaria que Deus pode superar os problemas.) O  que Jonas deve fazer? (Contar a Deus exatamente o que sente, pedir que  Deus derrote os “gigantes” que se defrontam com ele – a solidão e a  incerteza.) Vocês acham que Deus pode conquistar a vitória nessa  situação? Alguma vez vocês já enfrentaram um problema semelhante? Como  fizeram ou poderiam fazer para entregar o problema nas mãos de Deus? 
DEUS É O VENCEDOR. ELE CONQUISTA A VITÓRIA POR NÓS.
  À Imagem de Deus
 Lição 2 Primários 14 de janeiro de 2012 
 
         
GRAÇA Deus sempre nos amou, mesmo antes de termos nascido. 
VERSO PARA DECORAR “Criou Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27. 
REFERÊNCIAS Gênesis 1:26-2:23; Patriarcas e Profetas, p. 45-47. 
OBJETIVOS  A criança deverá: SABER que ela foi criada à imagem de Deus. SENTIR-SE  feliz por fazer parte da família de Deus. RESPONDER agradecendo a Deus  porque lhe dá Seus presentes da graça cada dia. 
MENSAGEM CENTRAL Deus me circunda com Seus presentes de amor.
Resumo da Lição 
Deus  criou o homem e a mulher à Sua imagem para governar sobre terra, mar e  ar. Ele derramou sobre eles lembranças de Seu amor e lhes deu domínio  sobre tudo no mundo recém-criado. Deus criou Adão e Eva; juntos eles  refl etiam completamente a imagem de seu Criador. Deus os cercou com  beleza e presentes para mostrar-lhes quanto Ele os amava. Esta lição  fala sobre graça. Quando Deus criou Adão e Eva, colocou-os em um belo  larjardim e circundou-os com toques de Seu amor (graça). Hoje, Deus  ainda Se deleita em circundar Seus fi lhos com toques de Seu amor e  cuidado.
Lição BíBLica
Vivenciando a História 
Dar  a cada criança um pedaço de massa de modelar e deixá-las modelar Adão  enquanto a história é contada. Deus havia criado o Sol e a Lua. Criara  plantas, peixes, aves e animais. Ele olhou para todas as coisas e viu  que tudo era bom. Mas Sua criação estava incompleta. Chegara o momento  de criar pessoas. O modo de criar pessoas seria diferente do modo de  criar outras criaturas e plantas. As pessoas seriam feitas à imagem de  Deus, ou seja, semelhantes a Ele. Elas teriam domínio sobre os animais.  Assim, Deus formou um homem do pó da terra. Modelou cuidadosamente o  corpo do homem, seus dedos e artelhos, seus olhos, ouvidos e boca.  Quando Deus terminou de modelar o homem, Ele Se curvou e soprou para  dentro das narinas dele. E o homem começou a respirar! Abriu os olhos,  sentou-se e olhou à sua volta. Deus sorriu para o primeiro homem e lhe  deu o nome de Adão. Havia muito para fazer naquele dia. Deus disse a  Adão que ele seria responsável por todos os animais. Seu primeiro  trabalho seria dar nome a cada um dos animais. Com certeza, Adão riu ao  ver os macacos pendurados nos galhos das árvores tagarelando uns com os  outros. Ele deu um largo sorriso ao ver o elefante com sua longa tromba e  suas enormes orelhas de abano. Parou para acariciar o acanhado gamo e  brincar com o urso. Quando Adão terminou de dar nome aos animais, ficou  pensativo. Todos os animais tinham uma companheira. Eles tinham  criaturas semelhantes a eles que lhes faziam companhia. Eles podiam se  comunicar e partilhar coisas. Mas não havia ninguém para fazer companhia  a Adão. Deus disse: – Não é bom que o homem esteja só. Farei para ele  uma companheira. Desta vez, Ele não modelou uma pessoa do pó da terra.  Deus fez com que Adão dormisse profundamente. Então, tomou uma das  costelas de Adão e criou uma mulher. Quando Adão acordou, Deus lhe  apresentou a mulher. Adão ficou muito contente e disse: – Esta, sim, é  osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher,  porque do homem foi tirada. E Adão chamou a primeira mulher, Eva. Deus  andou com Adão e Eva pelo jardim, o lar que criara para eles. Ele sorriu  quando Adão mostrou a Eva os animais e lhe disse seus nomes. No fim do  dia, Deus contemplou tudo o que havia criado. Viu plantas, árvores,  peixes, animais e Adão e Eva. Fora um bom dia! E Deus disse: “Eis que  tudo é muito bom!”
Encerramento 
Pedir  às crianças que permaneçam em círculo e solicite que Deus as ajude  durante a semana a refletir Seu amor àqueles que as rodeiam.
  sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
O Rapaz e o Cordeiro
 Lição 1 7 de janeiro de 2012 Juvenis


GRAÇA: Deus Se oferece por nós. 
➥  Verso Para Memorizar “Abraão deu àquele lugar o nome de ‘O Senhor  Proverá’. Por isso até hoje se diz: ‘No monte do Senhor se proverá.’”  Gênesis 22:14. 
➥ Referências: Gênesis 22:1-14; Patriarcas e Profetas, p. 145-155; História da Redenção, p. 79-83. 
➥  Objetivos: O aluno deverá: Saber que Jesus deu a própria vida por ele  para que ele pudesse ter salvação. Sentir-se agradecido pelo dom divino  da graça através de Jesus. Responder aceitando o dom divino da graça  através de Jesus. 
➥ Mensagem central: Graça é Deus colocar-Se em nosso lugar. 
Resumo da Lição 
Deus  ensinou a Abraão acerca da graça, pedindo-lhe que sacrificasse seu  único filho, o filho da promessa. Abraão e seu filho foram ao Monte  Moriá, em obediência à ordem de Deus. Quando Isaque perguntou onde  estava o animal para o sacrifício, Abraão simplesmente respondeu: “Deus  proverá.” Justamente quando Abraão estava para cravar a faca em Isaque,  Deus o deteve e lhe mostrou o cordeiro preso pelos chifres a um arbusto.  Abraão deu um novo nome ao lugar: “O Senhor Proverá.” Esta lição fala  sobre graça. Graça é aquilo que Deus faz por nós e que não podemos fazer  por nós mesmos. Deus é o herói desta história, não Abraão. A lição  principal da graça é que o próprio Deus providencia o sacrifício. Jesus  morreu em nosso lugar. Pela graça, Deus nos dá salvação.
Estudo da Lição 
Introduzindo a História Bíblica 
“Juvenis Net”
Providenciar  para os seis alunos: roteiros, imitações de computador, etiquetas e/ou  bandeiras com os nomes dos participantes de “Juvenis Net”. Cada semana  do trimestre, a lição pode ser introduzida pelos alunos apresentando a  encenação de “Juvenis Net”. Funcionará melhor se for entregue o roteiro  aos alunos escolhidos com uma semana de antecedência, e for pedido que  decorem e ensaiem a encenação. Poderá também ser entregue o roteiro no  sábado de manhã, antes do início da Escola Sabatina para que eles tenham  tempo de ler o roteiro com antecedência e, combinem como fazer uma boa  encenação. (Não é preciso usar as mesmas crianças todas as semanas.) Os  roteiros podem ser encontrados no fim deste Auxiliar. Apresentar  “Juvenis Net” à classe. “Juvenis Net” é um grupo internacional  imaginário de crianças de 11 a 14 anos de idade que se comunicam  regularmente por e-mail. Emiko e Darren se encontram em uma sala cristã  de bate-papo e descobrem que ambos são adventistas do sétimo dia. Então,  eles criam uma sala de bate-papo para juvenis e adolescentes  adventistas e outros se unem a eles. Sempre que podem, eles se reúnem  pela internet. Ulla, é uma garota de 11 anos de idade, da Suécia. Ivan, é  um garoto de 12 anos, da Rússia. Tendai, é um garoto de 12 anos, de  Zimbábue. Ana, é uma garota de 13 anos de idade, do Brasil. Darren, é um  garoto de 13 anos, da Austrália. Emiko, é uma garota de 14 anos, do  Japão. Cenário: Arrumar os alunos e seus “computadores” em carteiras ou  cadeiras viradas como se fossem mesinhas, caso não haja mesinhas  disponíveis. Pedir que enquanto leem ou apresentam sua parte, façam como  se estivessem digitando no teclado de um computador. Sugestões para os  “computadores” 1. Usar pedaços de papelão dobrados, imitando  computadores Laptop com o nome de cada participante e o nome de seu país  de origem, ou a bandeira, fixados no “computador”. O “computador” pode  ser colocado na frente de cada participante de modo que seus colegas de  classe possam identificá-los. 2. Conseguir imitações de computador de  fornecedores de produtos de informática para lojas do ramo. 3. Verificar  com membros da sua igreja que trabalham com informática se eles têm  gabinetes vazios e teclados que poderiam emprestar para a classe durante  os próximos três meses. Verificar também com escolas ou casas  comerciais sobre a disponibilidade destes. 4. Criar uma atividade na  Escola Sabatina ou alguma outra reunião de grupo de jovens nas quais os  alunos possam “montar” computadores de papelão ou isopor. 5. Pedir aos  alunos que possuem computadores Laptop, ou cujos pais os possuam, os  tragam à classe. 6. Permitir aos alunos que usem a imaginação para  conseguir seu próprio computador.
Encerramento 
Encerrar  com uma oração de agradecimento a Deus porque Ele Se coloca em nosso  lugar. Pedir que Seu Santo Espírito esteja com cada aluno durante a  próxima semana ao partilhar as boas-novas da graça de Deus. Que eles  continuem a estudar a história de Isaque e do cordeiro.
 
 
 

 
 

 
 
 




 
 
 

 
 

 
 
 
 

 
2 Comments:
Parabéns pelo excelente trabalho. Deus continue abençoando. Bjs docinhos
Irmã estive a ver algumas coisas em seu blog, e dou graças por haver pessoas que se interessam em divulgar a Palavra de nosso Deus. Desejo deixar um convite, tenho um blog com o nome de Peregrino e Servo, se desejar fazer parte, eu ficaria radiante em tê-la como minha amiga virtual, isto é, se desejar, se não, ficamos amigos na mesma. Decerto irei retribuir seguindo o seu blog também. Um obrigado e muita paz e graça do Senhor Jesus.
Post a Comment